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Navegando por Autor "Machado, Renata Nogueira"

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    Dissertação
    A construção de sentidos por Indicadores Não Manuais em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): um estudo baseado em frames
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Machado, Renata Nogueira; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/8038798549284072; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Santos, Ricardo Yamashita; ; http://lattes.cnpq.br/3306875710446682
    A expressividade das pessoas que se comunicam por meio das línguas de sinais geralmente é algo que chama bastante atenção. Nesse sentido, foi o interesse em investigar qual a influência dos movimentos feitos pelo corpo (expressão do rosto, direcionamento do olhar, movimento dos ombros, cabeça, tronco e similares) e que não estão relacionados às mãos, que conduziu este estudo, que tem como objetivo verificar como e em que medida esses indicadores não manuais contribuem na construção de sentido do discurso em Libras. Portanto, escolhemos um sinal da Libras (como não possui uma equivalência exata no português, foi demonstrado por imagens na introdução) e examinamos o seu uso em três vídeos, disponíveis no Youtube, com diálogos de pessoas sinalizantes, surdas e ouvintes, envolvendo diferentes situações. Respaldados na abordagem ecológico-cognitiva da linguagem (DUQUE, 2017) e ancorados na teoria de frames (FILLMORE, 1982; Duque 2015, jogos de linguagem (WITTGENSTEIN, 1953; DUQUE, 2016) verificamos que são os indicadores não manuais que vão conduzir interlocução fazendo com que os envolvidos partilhem dos mesmos jogos de linguagem, servindo como gatilho para o acionamento dos frames. A principal evidência é o fato de que são esses indicadores que trarão as informações indispensáveis para a compreensão do enunciado, mas que não foram explícitas por meio dos componentes manuais.
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    TCC
    O design de serviços como ferramenta para o estudo de contextos de ensino e aprendizagem do aluno Surdo: uma observação do curso de Letras - LIBRAS da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Andrade, Sofia de Andrade e; Cunha, Luiza Falcão Soares; Cunha, Luiza Falcão Soares; Oliveira, Lorena Gomes Torres de; Machado, Renata Nogueira
    Nos últimos 10 anos, a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente acadêmico tem aumentado. No entanto, essas pessoas ainda têm muitos obstáculos durante sua trajetória no ensino superior. Este trabalho compreende um estudo de caso do contexto de ensino e aprendizagem da pessoa Surda no curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), utilizando o Design de Serviços e abordagem de Design Centrado no Humano para identificar e compreender as dificuldades e potencialidades dos alunos em questão. Ferramentas do Design Thinking voltado para o Design de Serviços foram utilizadas no processo, auxiliando na percepção de seis problemas que atrapalham no percurso do Surdo no ensino superior, gerando duas sugestões de resolução: a reorganização da sala de aula e a implantação do programa PET.
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