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Dissertação A abordagem Educação Steam como potencializadora de letramento estatístico no sétimo ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-24) Appelt, Veridiana Kelin; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/5620943280320754; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; Lopes, Roseli de DeusO letramento estatístico, presente no currículo de Matemática, está relacionado a habilidades de coleta, organização, representação, interpretação e análise de dados baseados em conceitos, fatos e procedimentos presentes no cotidiano discente para julgamentos e tomadas de decisão. Tal competência está alinhada à abordagem Educação STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), considerada inovadora por tratar de forma interdisciplinar problemas reais com ênfase no protagonismo discente, a partir de práticas investigativas e criativas. Esta pesquisa busca responder à seguinte questão: Como habilidades relacionadas ao letramento estatístico são mobilizadas em uma prática de educação STEAM? Para tanto, definiu-se como objetivo geral: Analisar a mobilização de habilidades relacionadas ao letramento estatístico por estudantes do sétimo ano a partir de uma prática baseada na abordagem STEAM. A partir dele, delinearam-se três objetivos específicos: i) Levantar experiências na Educação Básica fundamentadas na Educação STEAM que viabilizem o desenvolvimento do letramento estatístico; ii) Implementar uma prática pedagógica baseada na abordagem STEAM para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao letramento estatístico; e iii) Analisar a mobilização de habilidades estatísticas a partir de prática STEAM. A fundamentação teórica está ancorada no letramento estatístico, especialmente nos conceitos e procedimentos relativos às habilidades do sétimo ano do Ensino Fundamental, assim como na conceituação e caracterização de práticas pedagógicas em abordagem STEAM para Educação Básica. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada na Pesquisa-Ação, que permite análise e intervenção de problemas do contexto da pesquisadora a partir de etapas que configuram a investigação. Inicialmente, foi realizada a descrição do contexto da pesquisa, na qual participaram dezoito estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do município do Natal/RN. Posteriormente, como plano de ação, realizou-se uma prática STEAM, ancorada na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com propósito de desenvolver habilidades estatísticas dos estudantes. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a observação participante, diário de campo, além de fotografias, vídeos e gravador de áudio. Os resultados ratificaram a pertinência de práticas STEAM para o desenvolvimento do letramento estatístico em razão de promover conclusões fundamentadas em análise. A partir da implementação da prática STEAM, com a produção de um carregador público de celular alimentado por energia solar, promoveu engajamento discente, pela construção de algo em prol da comunidade e a apropriação de conceitos estatísticos de forma ativa, além de outras habilidades socioemocionais. A experiência propiciou inovação na organização das aulas, com ampliação dos espaços de aprendizagem por meio da utilização de outros ambientes como extensão da sala de aula. Os resultados também demonstram a relevância da parceria com outros profissionais que possuem familiarização com conceitos de eletrônica e carpintaria, como foi o caso desta pesquisa. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma sequência de ensino que norteou a prática e um guia de aplicação de práticas STEAM.Dissertação A abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades de Geometria no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Lourenço, Roberia Silva da Penha; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; https://orcid.org/0009-0002-3540-9909; http://lattes.cnpq.br/8019572036140851; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Magalhães, Ismênia Blavatsky dePesquisas mostram que os estudantes apresentam dificuldade em utilizar a Geometria em diferentes contextos e situações reais, consequência do histórico de um ensino compartimentado, baseado em técnicas de memorização de fórmulas e na resolução de questões padronizadas. A abordagem STEAM (acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é uma alternativa, pois considera, além dos conhecimentos das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, também, as habilidades e competências desenvolvidas pelos discentes de forma interdisciplinar e transdisciplinar para a resolução de problemas do mundo real. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Como a abordagem STEAM pode resultar no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio em Geometria? O objetivo geral deste trabalho é: Analisar o desenvolvimento de distintas habilidades pelos discentes no ensino de Geometria com a abordagem STEAM no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: i) Mapear as competências e habilidades do ensino de Geometria da BNCC alinhadas à abordagem STEAM; ii) Desenvolver a prática pedagógica utilizando a abordagem STEAM no ensino de Geometria no segundo ano do Ensino Médio; iii) Avaliar as competências e habilidades de Geometria mobilizadas pelos estudantes; iv) Elaborar material didático do ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio para professores de Matemática. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, seguindo o modelo de pesquisa-ação, e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a elaboração da sequência didática. Utilizou-se, como instrumentos de coleta de dados, diário de bordo, questionários e aulas com gravações multimidiáticas. Também, foram utilizados o documento da BNCC, as habilidades de Hoffer e o modelo Van Hiele para avaliar o desempenho do pensamento geométrico dos alunos durante a pesquisa. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de Natal/RN. Os produtos educacionais oriundos da pesquisa foram dois materiais didáticos: i) Uma sequência didática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio; e ii) Um guia didático para professores de Matemática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio. Os resultados desta pesquisa demonstram que houve uma multiplicidade de ganhos para os estudantes, como a retomada de conteúdos curriculares de anos anteriores de distintas etapas da Educação Básica, o envolvimento de diversos componentes curriculares, como Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Artes, e abordou as cinco unidades temáticas da Matemática (Geometria, Probabilidade e Estatística, Álgebra, Números e Grandeza e Medidas). Isto é, a abordagem STEAM oportunizou integrar distintas subáreas da Matemática e possibilitou a integração da Matemática com as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Linguagens e suas Tecnologias dentro de uma situação real. Os estudantes foram cientistas, criativos, inovadores, críticos e protagonistas na construção de conhecimentos, e aprimoraram as habilidades socioemocionais e cognitivas. Este trabalho auxiliou professores de Matemática da Educação Básica no uso de práticas pedagógicas mais ativas por meio de problemas reais e de interesse dos alunos.Dissertação A abordagem steam para desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes com altas habilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-19) Brito, Stella Layse da Silva Lima; Maia, Dennys Leite; Reis, Juliana Teixeira da Câmara; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/8297443560308405; Viana, Flávia Roldan; Castro, Juscileide Braga deO desenvolvimento de habilidades socioemocionais é necessário para a garantia de uma formação integral do indivíduo, fornecendo base para formar cidadãos críticos e reflexivos. Nesse sentido, a abordagem STEAM, acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics, envolve um trabalho interdisciplinar entre essas áreas do conhecimento. Quando utilizada em conjunto com a metodologia ativa Abordagem Baseada em Projetos (ABPROJ), a prática STEAM propõe a realização de projetos em que os estudantes são incentivados a encontrar soluções para problemas complexos do mundo real. Nesse processo, mediado pelo professor, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas, práticas e também socioemocionais. Pessoas com altas habilidades podem ter dificuldade de desenvolver habilidades socioemocionais o que acarreta um potencial distanciamento entre estudantes com superdotação e as escolas regulares. Intervindo na realidade desse público, o Programa Talento Metrópole, iniciativa do Instituto Metrópole Digital (IMD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), propõe uma formação para estudantes com Altas Habilidades/Superdotação em Tecnologia da Informação (TI). Diante do exposto, este trabalho tem como questão de pesquisa: “Como o uso da abordagem STEAM, por meio da realização de projetos, pode auxiliar estudantes com altas habilidades da Educação Básica a desenvolverem habilidades socioemocionais?” Com o objetivo de responder a questão foi definido como objetivo geral: Analisar uma prática investigativa e criativa, utilizando a abordagem STEAM, para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com estudantes do Programa Talento Metrópole. Para tanto, os objetivos específicos foram: i) Investigar habilidades socioemocionais que podem ser exploradas a partir da abordagem STEAM; ii) Desenvolver um projeto investigativo e criativo com um grupo de estudantes do programa Talento Metrópole; e iii) Identificar habilidades socioemocionais desenvolvidas pelos discentes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) durante a prática. iv) Elaborar um guia didático para orientar professores sobre abordagem STEAM com estudantes com Altas Habilidades para desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A pesquisa foi conduzida com foco em uma abordagem qualitativa, fundamentando-se com elementos da pesquisa-ação. Ela foi realizada no contexto do programa Talento Metrópole, em uma turma que tem como público-alvo dez estudantes da Educação Básica com AH/SD. Os dados foram gerados por meio de observação participante das aulas do programa, registros fotográficos e escritos da realização do projeto e grupos focais. Para a prática, foram formados dois grupos que elaboraram projetos com o tema “Acessibilidade”, um grupo trabalhou na confecção de um tênis para pessoas cegas com sensor que indicasse obstáculos e outro com o desenvolvimento de impressora braille de baixo custo. Como produto técnico deste estudo de Mestrado Profissional, além da prática planejada e realizada, foi elaborado um guia didático que tem como público-alvo professores, a fim de apresentar uma referência para a utilização da abordagem STEAM em sala de aula com estudantes com AH/SD. Os resultados evidenciam que as habilidades socioemocionais de pensamento crítico, criatividade, colaboração, conectividade, comunicação e cidadania foram mobilizadas amplamente durante a prática STEAM para estudantes com AH/SD, contribuindo para a formação integral desses estudantes enquanto cidadãos críticos, reflexivos e criativos. Além disso, as dez competências gerais requeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram trabalhadas em cada etapa de desenvolvimento dos projetos, indicando a relevância da prática em um contexto de ensino e aprendizagem inclusivo.Apresentado em Evento Análise de planos de aula com uso de objetos de aprendizagem para matemática(2018-06) Silva, Ana Cláudia Nunes; Souza Filho, Mauro Cavalcante de; Maia, Dennys LeiteEste artigo tem como objetivo analisar planos aula para o ensino de Matemática, produzidos por professores em exercício e alunos das licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, no decorrer de formações realizadas, ao longo do ano de 2017, sobre o uso da plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA). Os participantes eram vinculados a cinco municípios do Rio Grande do Norte, totalizando 204 contemplados. Os resultados apontam, no tocante aos planos válidos, a prevalência da perspectiva construcionista de uso do OA 58,1% do total, assim como chama a atenção o fato de 29,5% do total de planos apresentar os objetivos centrados no professor e não para o aluno, o que será analisado mais cuidadosamente em trabalhos futuros.Dissertação APPDAC: um protótipo de aplicativo para a prática do ciclo investigativo e letramento estatístico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Lima, Eli Sales Muniz; Maia, Dennys Leite; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/8532827687804659; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Castro Filho, José Aires deAlunos se adequam a novas tecnologias e ao mundo digital de forma mais satisfatória do que os professores. Nesse sentido, as metodologias ativas se encaixam com os avanços dessas tecnologias ao buscar maior autonomia do aluno. Isso é fundamental sobretudo em disciplinas que, historicamente, carregam o estigma de difícil, como é a Matemática. Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) configuram-se como alternativas para auxiliar os professores no oferecimento de outras representações acerca do assunto estudado, que podem ser mais objetivas, dinâmicas e interativas. Estudos comprovam a escassez de REDs para auxílio no ensino de Tratamento da Informação, ainda que o meio pelo qual os alunos mais acessam os recursos são os dispositivos móveis. Como uma metodologia ativa para auxiliar no ensino de Estatística, o ciclo investigativo coloca os alunos na posição de pesquisador para produção de uma investigação estatística. A presente pesquisa visa responder a pergunta "Como otimizar o tempo, por meio de um aplicativo, a prática do ciclo investigativo?". Para tentar responder essa pergunta, o trabalho visa projetar um protótipo de aplicativo móvel para otimizar o desenvolvimento do letramento estatístico por meio da prática do PPDAC. Para esse desafio, os objetivos específicos foram: I) Identificar, em outros aplicativos, características técnicas e pedagógicas necessárias a um Recurso Educativo Digital (RED) para auxiliar no Desenvolvimento do Letramento Estatístico; II) Prototipar, em telas de baixa fidelidade, um RED para o trabalho com o Ciclo Investigativo; e III) validar o protótipo em tela com especialistas (Professores e Pesquisadores da Rede de Educação Matemática no Nordeste (REM-NE)) com conhecimento do Ciclo Investigativo. Para Identificação e Prototipação, foi utilizada a Metodologia do Design Science Research, cuja qual, necessita de validação e para isso foi utilizada a metodologia Delfos, assim foram recebidas 19 respostas, que ao fim resultou em uma amostra dos efeitos encontrados na transformação digital de fases do Ciclo Investigativo do presencial para o digital (com e sem internet). Foi notado dificuldade em fases como a Problematização e a Conclusão por características discursivas desta, o que melhor seria feito em caráter presencial. Contudo, auxiliaria o professor na implementação do Ciclo Investigativo com os alunos obtendo maior consenso entre os avaliadores Além disso, foi frisada também a necessidade de formação de professores acerca do ciclo investigativo e a maturidade necessária para a cobertura da sua prática por outros meios.Dissertação Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para desenvolver as habilidades de comunicação e colaboração na educação a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-17) Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/0794352880785211; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Bezerra, Edneide da ConceiçãoA Educação a Distância (EaD) ainda é marcada pela utilização de métodos tradicionais de ensino, ambiente virtual de aprendizagem com instrução programada que não atendem às competências essenciais do século XXI, representada pelos 4Cs (critical thinking; collaboration; communication and creativity). A exposição tradicional de conteúdos, com ênfase em atividades individuais e questionários avaliativos, tendem a gerar atividades repetitivas e de pouca aplicação prática e que se distanciam das habilidades essenciais dos 4Cs. A manutenção dessas práticas faz refletir acerca do desenvolvimento de habilidades necessárias para os futuros administradores, como a comunicação e a colaboração. Nessa perspectiva, a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode possibilitar uma imersão no contexto de atuação de um administrador, por meio da resolução de problemas inerentes ao ambiente organizacional. Partindo disso, esta pesquisa contribui com a problemática, apontando para o uso da ABP como uma alternativa eficiente para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e colaboração. Assim, buscou-se por meio desta pesquisa responder a seguinte questão orientadora: A Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e colaboração dos estudantes do curso de Administração Pública, na modalidade EaD? Partindo desta questão, a pesquisa apresentou como objetivo geral: Analisar as habilidades relacionadas à comunicação e colaboração, a partir da ABP no curso de Administração Pública EaD da UFRN. Para perseguir esse objetivo, buscou-se: a) Conhecer a situação atual dos estudantes com relação às habilidades de comunicação e colaboração. b) Planejar a execução de uma disciplina no curso de Administração Pública EaD da UFRN, em conjunto com o professor-formador, a partir das etapas da ABP; c) Mediar e aplicar, em conjunto com os tutores da disciplina, as etapas e as atividades baseadas na ABP; d) Analisar as participações dos estudantes na disciplina. A fundamentação teórica da dissertação abrange os fundamentos da Educação a Distância, da Comunicação e Colaboração e da Aprendizagem Baseada em Problema, além da apresentação de uma Revisão Sistemática de Literatura. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e descritiva, com nuances de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: a observação, questionários e entrevista. Como produto educacional, a pesquisa apresentou um guia didático com as sequências dos momentos do ciclo de aprendizagem da ABP aplicadas em uma disciplina EaD. A partir da aplicação do ciclo de aprendizagem da ABP, juntamente às atividades propostas, realizou-se a análise dos dados por categorias temáticas, revelando que a ABP proporcionou o desenvolvimento de processos cognitivos para resolução de problemas reais, a autonomia e a interação entre os estudantes e o trabalho em grupo, requerendo para isso habilidades de comunicação e colaboração. Dessa forma, a pesquisa colaborou ao refletir sobre a inserção de novas práticas pedagógicas na EaD, permitindo aos estudantes dessa modalidade experiências significativas.TCC Compatibilidade entre as ferramentas VLibras e HandTalk com plataformas de ensino de programação Scratch e Code.Org(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Oliveira, Amanda Maria Domingos de Oliveira; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; https://orcid.org/0000-0002-5284-2221; http://lattes.cnpq.br/3279011855900079; Maia, Dennys Leite; Souza, CéliaEste trabalho analisa a eficácia das ferramentas VLibras e HandTalk quando integradas com plataformas de ensino de programação, como Scratch e Code.Org, no contexto do ensino de pensamento computacional para estudantes surdos, conforme a Competência 5 da BNCC e o ODS 4 - Educação de qualidade. Este estudo tem como objetivo avaliar como essas tecnologia assistiva (TA) se comportam em ambientes de aprendizagem de programação e demonstrar como se dá o uso desses recursos para usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudo revela que, apesar das ferramentas VLibras e HandTalk proporcionarem acessibilidade através da tradução para as línguas de sinais, a integração com Scratch e Code.Org apresenta limitações. No caso do HandTalk, a limitação está no fato de ser uma ferramenta freemium, cuja parte gratuita limita-se a um dicionário disponível apenas para tablets e smartphones. O estudo constatou que a compatibilidade entre essas ferramentas e os portais de programação apresentam pouca ou nenhuma efetividade quando integradas. Isso significa que os recursos disponibilizados pelas ferramentas de tradução não são totalmente aproveitados dentro das plataformas de ensino de programação, dado que essas plataformas não foram desenvolvidas para ser acessível em línguas de sinais, prejudicando a experiência educacional dos alunos e professores surdos.Dissertação Construindo saberes docentes: formação continuada em competências digitais para a promoção da autonomia docente e integração das tecnologias no ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-12) Cavalcante, Raquel de Lima Silva; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; https://orcid.org/0000-0002-5565-439X; http://lattes.cnpq.br/0140962017323671; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Nunes, Isabel Dillmann; Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta deAs tecnologias digitais fazem parte do cotidiano e precisam ser incluídas nos ambientes escolares, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, há uma desconexão entre as diretrizes nacionais e o cotidiano escolar, sendo ausência de formação continuada para os professores um dos principais fatores, pois muitos dos quais demonstram não apenas a falta de domínio, mas uma significativa insegurança quanto ao uso dessas tecnologias no contexto pedagógico. Diante desse cenário, este estudo investiga como uma formação continuada com foco no desenvolvimento de competências digitais pode contribuir para a autonomia docente e a integração de tecnologias digitais no ensino em uma escola pública municipal? Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo desenvolver uma formação continuada em competências digitais para estimular a autonomia docente e a integração das tecnologias no ensino para os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ana Rita Trigueiro. Como objetivos específicos são apresentados: i) Investigar o nível das competências digitais dos professores da escola; ii) Planejar, junto aos professores, uma proposta de formação continuada; iii) Implementar a formação continuada proposta; iv) Avaliar as contribuições da formação continuada realizada. A fundamentação teórica deste estudo aborda a formação continuada de professores, competências digitais e tecnologias digitais da informação e comunicação e a integração dessas tecnologias no ensino. Quanto à sua natureza, esta pesquisa é aplicada com abordagem qualitativa e caráter exploratório. Foi adotada a pesquisa participante, pois a pesquisadora esteve ativamente envolvida durante todo o processo. Metodologicamente foi utilizado o design instrucional contextualizado para o planejamento, criação e avaliação da formação. A formação foi intitulada “Construindo Saberes: formação de professores em competências digitais" e teve uma carga horária de 20 horas. Durante a aplicação da formação, foram utilizadas a Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos, entre outras metodologias ativas, para estimular a interação, a aprendizagem prática e significativa. Em cada encontro da formação os professores foram incentivados a conhecer novas ferramentas digitais e a explorar o seu potencial pedagógico. Como atividades, os docentes produziram artefatos educacionais e planos de aulas integrando as tecnologias digitais para suas turmas. Ao término da formação, os dados coletados por meio do diagnóstico inicial, dos diários de bordo dos participantes, dos artefatos educacionais e planos de aula foram tabulados e analisados no software Maxqda, a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Como produto tecnológico, o programa de formação foi disponibilizado por meio do Google Classroom e um e-book com os módulos da formação. Os resultados demonstraram que a formação continuada não apenas promoveu uma maior autonomia e segurança entre os professores, mas também os incentivou ativamente a experimentar e a incorporar novas ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. A introdução das tecnologias digitais de informação e comunicação nas áreas de ensino emergiu como uma consequência direta e significativa deste processo formativo. Entretanto, a infraestrutura inadequada da escola foi um dos principais obstáculos para a integração das tecnologias no ensino.Artigo Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais(2016) Carvalho, Rodrigo Lacerda; Castro Filho, José Aires de; Maia, Dennys Leite; Pinheiro, Joserlene LimaA cada vez que os computadores chegam nas escolas, fica evidente que o ponto crucial é a formação de professores para que possam integrar as tecnologias aos processos pedagógicos. Nesta pesquisa utilizaremos estes recursos no ensino do campo conceitual das estruturas multiplicativas. Assim, o nosso objetivo é analisar o conhecimento matemático dos futuros professores, para o ensino de estruturas multiplicativas com suporte das tecnologias digitais. Para tanto, elegemos a pesquisa colaborativa para conduzir os passos metodológicos deste trabalho. Na análise dos dados constatamos as contribuições do campo conceitual das estruturas multiplicativas para a compreensão do conceito de função linear e evidenciamos que o objeto de aprendizagem “Equilibrando Proporções” é relevante para o entendimento do conceito de grandezas diretamente proporcionais e de função linearDissertação Coordenadoras pedagógicas da educação infantil: formação para uso das ferramentas digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-22) Souza, Caroline Carlos Bezerra Moreira de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/6825022252015277; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Aquino, Lucelio Dantas de; Moreira, Keila CruzA pandemia da COVID-19 trouxe desafios inesperados para o mundo. Para os docentes, tais desafios evidenciaram a necessidade de adentrar definitivamente no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC. Em face disso, os docentes que exercem a função de coordenadores pedagógicos tiveram um impacto quanto a sua responsabilidade em realizar formações, assegurar vínculo com a comunidade escolar, acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, entre outras atribuições. Diante disso, foi desenvolvido um curso de formação para o uso das tecnologias digitais para coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil (CODEI), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim/RN. O curso fez parte desta pesquisa de mestrado, cuja pesquisadora é assessora técnica da referida coordenadoria. Nesse contexto, objetivou-se analisar as contribuições da formação continuada para o uso das tecnologias digitais no fazer docente do coordenador pedagógico da Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: diagnosticar as necessidades formativas das coordenadoras pedagógicas relativas às TDIC; desenvolver uma formação para as coordenadoras pedagógicas, a partir das necessidades formativas identificadas no diagnóstico; apontar e discutir as possibilidades do uso das ferramentas digitais no cotidiano do coordenador pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características de uma pesquisa-ação, envolvendo as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN. O estudo teve como referência os autores Buzato (2006), Formosinho (2002), Pimenta (1996) e Sarmento (2000). Os dados analisados indicaram contribuições para a prática do coordenador pedagógico no que se refere ao uso das ferramentas digitais, assim como a realização de ações formativas nas unidades de ensino da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, para o uso das tecnologias digitais. Como desdobramento da formação, aponta-se a inclusão da proposta formativa no Plano da Ação da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN. Finalmente, como produto, um e-book orientador com a proposta do curso de formação.Dissertação Cultura maker como estratégia para desenvolver habilidades de leitura e escrita em estudantes: uma proposta de sequência didática para os anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Sousa, Maressa Maria Lemos de; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; https://orcid.org/0000-0003-1559-4537; http://lattes.cnpq.br/0714505277491071; Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Fernandes, Kleber TavaresAs habilidades da leitura e escrita constituem-se como um alicerce para o bom desempenho dos alunos em todas as atividades escolares, bem como, na construção de diversos conhecimentos indispensáveis para o crescimento cognitivo, social e cultural. Contudo, o baixo nível de aprendizado em Leitura e Escrita no Brasil é evidenciado pelos índices de avaliações de aprendizagens nacionais e internacionais. Essa problemática intensificou-se no contexto da pandemia da COVID-19, em que muitos estudantes das escolas públicas tiveram que lidar com a falta de infraestrutura e acesso à internet para acompanhar as aulas. Diante desse cenário, torna-se necessário a adoção de uma abordagem pedagógica que promova práticas de leitura e escrita de maneira inovadora, significativa e lúdica no ambiente escolar. Nesse sentido, a Cultura Maker se apresenta como alternativa para promover aprendizagens baseadas em práticas relevantes ao aluno, incentivando seu engajamento e sua criatividade mediante a participação ativa em experiências práticas. Portanto, buscou-se por meio desta pesquisa responder a questão que guiou tal estudo: A Cultura Maker pode contribuir para desenvolver habilidades de leitura e escrita em alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do EF? Orientando-se por essa questão apresentou-se como objetivo geral: Desenvolver uma Sequência Didática baseada na Cultura Maker que vise contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do EF de uma escola da rede pública. Como aporte teórico, esta dissertação abrange os fundamentos da Educação Maker, da Aprendizagem Criativa e das práticas de leitura e escrita por meio de textos significativos. O estudo também inclui uma Revisão Sistemática da Literatura. A metodologia adotada apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e procedimentos de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: observação, questionário, produções dos alunos e entrevista. Como resultado, a pesquisa apresenta a SD, enquanto produto educacional, que contribui para a inserção da Cultura Maker no ensino de Língua Portuguesa, permitindo sua disseminação e aperfeiçoamento. Além de apontar que a abordagem proporcionou uma prática envolvente de aprendizado que estimulou a criatividade dos estudantes e os motivou nas produções textuais, mobilizando assim suas habilidades de leitura e escrita. Logo, o estudo pode colaborar para o repensar das práticas pedagógicas, abrindo espaço para a exploração de novas oportunidades no processo de ensino e aprendizagem, conectando os estudantes com temas relevantes e significativos, e evidenciando os benefícios que a Cultura Maker pode oferecer para a educação.Dissertação Cultura maker: uma nova possibilidade no processo de ensino e aprendizagem(2019-11-20) Azevêdo, Luciana de Sousa; Gomes, Apuena Vieira; ; ; Maia, Dennys Leite; ; Nunes, Isabel Dillmann; ; Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de;A tecnologia da informação e comunicação, quando bem aplicada, facilita o aprendizado, tornandose assim, uma ferramenta considerada com um grande potencial no processo de ensino e aprendizagem, pois ela proporciona ao aluno a construção do seu próprio conhecimento de forma ativa e colaborativa. Fundamentada no construcionismo de Papert, surge a Cultura Maker, que apresenta a proposta de uma educação baseada em competências como pensamento criativo, resolução de problemas, comunicação, cooperação e colaboração. Esta pesquisa busca investigar como a Cultura Maker pode proporcionar uma aprendizagem mais significativa no processo de ensino e aprendizagem por meio da aplicação de uma sequência didática. Sendo assim, tem como objetivo geral analisar o uso da Cultura Maker com os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental por meio da utilização de uma sequência didática com abordagem em Matemática; e como objetivos específicos, elaborar uma sequência didática para uso na sala Maker; aplicar a sequência didática com o professor; e identificar as contribuições da Cultura Maker no processo de ensino e aprendizagem. Quanto à natureza, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada. A abordagem metodológica é considerada qualitativa e quanto aos objetivos, que possui nuances na pesquisa exploratória e na pesquisa-ação. Para realização da pesquisa foi desenvolvida uma sequência didática e aplicada com os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. Após a aplicação da sequência didática os alunos responderam a um questionário com perguntas fechadas e o professor a um com perguntas abertas. Em seguida, foi realizada uma entrevista com o professor e os alunos mais participativos. A pesquisa foi realizada em uma escola particular, situada em Parnamirim/RN, que possui uma sala Maker e onde a pesquisadora atua. A investigação destaca que o uso da sala Maker atrelado ao uso da sequência didática, fomenta a autonomia, o trabalho colaborativo, incentiva a resolução de problemas, o pensamento crítico, o engajamento dos estudantes e o gerenciamento do tempo, possibilitando assim, o desenvolvimento de habilidades que não são trabalhadas no ensino tradicional. Com isso, o desenvolvimento de projetos práticos, através da Cultura Maker, pode oportunizar o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem, tornando a Cultura Maker um caminho possível para ser desenvolvido no sistema educacional vigente.Dissertação Desenvolvimento de habilidades matemáticas com a inclusão do pensamento computacional nas escolas de ensino fundamental(2019-11-18) Câmara, Fábio Sampaio dos Santos; Madeira, Charles Andrye Galvão; ; ; Campos, André Mauricio Cunha; ; Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza; ; Maia, Dennys Leite;Atualmente, não há como dissociar o uso dos computadores para otimizar diversas atividades à nossa volta. Porém, a escola, que é o agente transformador da sociedade e que vem passando por transformações mediante métodos pedagógicos para dinamizar e sistematizar os processos de ensino e aprendizagem, não consegue acompanhar os avanços das tecnologias digitais que auxiliam o ensino e a produção do conhecimento em sala de aula. Pesquisas constatam que a utilização de recursos digitais, em consonância com o currículo escolar, contribui no processo de ensino e aprendizagem, na resolução de problemas e na colaboração entre os alunos, estimulando diversas competências consideradas importantes para o século 21. Neste contexto se insere o Pensamento Computacional, que é derivado dos fundamentos da Ciência da Computação e vem sendo implantado em muitas escolas no mundo, se mostrando como um recurso complementar à sala de aula para tornar o processo de aquisição de habilidades em resolução de problemas mais estimulante e eficaz. Este trabalho realiza um estudo para investigar o quanto o Pensamento Computacional impacta no processo da aprendizagem de habilidades relacionadas à Matemática no Ensino Fundamental, uma vez que precisamos encontrar alternativas para ajudar a melhorar os resultados insatisfatórios dos alunos brasileiros nesta disciplina. Espera-se, com esta investigação, contribuir para a discussão acerca do pensamento computacional ser um meio para a melhoria significativa dos estudantes no processo de aprendizagem em habilidades de matemáticas.Dissertação Design instrucional contextualizado no serviço público federal: um guia para o planejamento de ações de desenvolvimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-04) Silva, Micheli Gomes da; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; https://orcid.org/0009-0009-2214-3786; http://lattes.cnpq.br/5813185338171248; Granja, Brunna Carvalho Almeida; Silva, Bruno Leonardo Bezerra da; http://lattes.cnpq.br/9608136405260523; Maia, Dennys LeiteEsta pesquisa versa sobre o planejamento do Programa de capacitação e qualificação dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Considerando a necessidade crescente de aprendizagem contínua nas organizações, destacamos a importância de um planejamento eficiente para a oferta de ações de formação continuada de qualidade que atendam às demandas institucionais e aos interesses dos servidores. Desse modo, investigamos como questão de pesquisa: quais estratégias podem favorecer o planejamento de propostas formativas que atendam a complexidade da formação continuada no setor público e tornem esse processo mais eficiente e dinâmico? O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um modelo de planejamento, fundamentado no design instrucional contextualizado, para as ações de desenvolvimento no serviço público. Na fundamentação teórica deste estudo, debatemos a formação continuada no serviço público, o planejamento da formação continuada, a inovação no planejamento e o Design instrucional contextualizado. Para essa investigação será realizada uma pesquisa participante, tendo em vista a integração da pesquisadora com o ambiente social do objeto de estudo. No tocante aos objetivos, se constitui como exploratória por buscar aprofundar os conhecimentos relativos ao fenômeno analisado. Para tanto, realizamos um diagnóstico da realidade da DCEP, utilizando como instrumento a análise documental, a observação participante e a análise SWOT; elaboramos o modelo de planejamento, a partir do diagnóstico construído, da análise da literatura e fundamentado nas orientações do design instrucional contextualizado e, por fim, realizamos a avaliação do modelo de planejamento com a equipe DCEP, procedendo com uma análise colaborativa e a aplicação de um questionário por meio do Google Formulário. Adotamos a abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado do objeto delimitado, e a natureza aplicada por buscar intervir em problemática vivenciada na realidade social em estudo. Assim, buscamos construir um modelo de planejamento que possa contribuir para a melhoria na qualidade das ações de desenvolvimento dos servidores da UFRN. Como resultados deste estudo, produzimos um modelo de planejamento fundamentado no design instrucional contextualizado, partindo do diagnóstico da realidade da DCEP. Na avaliação inicial deste modelo, observamos sua coerência com as necessidades da unidade e viabilidade para sua implementação. O modelo elaborado fomenta processos contínuos de avaliação e aperfeiçoamento das atividades formativas disponibilizadas aos servidores, bem como, propicia a revisão constante do próprio fluxo de planejamento. Entre as contribuições desse modelo ressaltamos as possibilidades para promover a eficácia no planejamento das ações formativas por possibilitar uma visão mais completa do todo e permitir analisar melhor quais etapas ou procedimentos podem ser aperfeiçoadas para gerar os resultados desejados. Somado a isso, produzimos um guia de orientação, no formato e-book, sobre o modelo de planejamento para subsidiar o gerenciamento das ações formativas e auxiliar na integração de novos servidores a equipe DCEP. Por fim, os elementos resultantes desta pesquisa são oportunidades importantes para refletirmos e investirmos na qualidade das ações de desenvolvimento ofertadas aos servidores. No entanto, indicamos a necessidade de mais estudos na área que foque, principalmente, na realidade prática das equipes que gerenciam esses projetos formativos e nas necessidades educacionais dos servidores.Dissertação Design Thinking como metodologia para a formação continuada dos professores de Matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-06) Oliveira, Juliana Lacerda da Silva; Andrade, Adja Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; ; http://lattes.cnpq.br/2638676908886957; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Maia, Dennys Leite; ; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Basso, Marcus Vinicius de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/5478310789654878O objeto de estudo deste trabalho é investigar se a abordagem do Design Thinking é uma proposta interessante para modelagem de um curso de formação em EAD e se as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores durante a formação trazem mudanças na prática em sala de aula. Para responder a estas hipóteses de pesquisa foi construído um modelo de formação continuada baseada no Design Thinking para os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Macaíba, contextualizado às suas necessidades buscando a promoção do desenvolvimento profissional a partir da reflexão de suas práticas. Para delinear todo percurso, utilizamos como base o Design Thinking para Educadores (Instituto Educadigital, 2014) cinco etapas: Descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução. Cada etapa do Design Thinking, irá compor uma etapa da formação a ser contemplada. A iniciativa de se utilizar o Design Thinking é propor pensar e criar juntos, colaborativamente uma formação na qual os envolvidos sintam-se contemplados, fazendo com que cada sujeito seja ativo e também responsável pelo caminhar da formação. Além disso, a formação em serviço indica um caminho no qual o professor não precisa afastar-se de sua prática pedagógica, permitindo implementar o que está aprendendo. A pesquisa delineia-se como uma pesquisa-ação, segue a abordagem da pesquisa é qualitativa e quanto à natureza caracteriza-se por ser uma pesquisa aplicada. Como procedimentos e instrumentos, foram considerados os grupos focais, questionário e entrevistas. A principal contribuição do referido trabalho foi a utilização da abordagem de Design Thinking adotado de forma mais efetiva na construção de um modelo de formação de professores e a reflexão de suas práticas pedagógicas.Dissertação Destsign: sistema web para em escrita em signwriting(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-21) Medeiros, Alex Alves de; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; http://lattes.cnpq.br/2048860918161224; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Bregonci, Aline de MenezesA língua portuguesa, na modalidade escrita, é uma segunda língua para o sujeito surdo sinalizante da Língua de sinais brasileira (Libras). Essas duas línguas se estruturam em modalidades diferentes: a língua portuguesa é uma língua oral-auditiva e a língua de sinais é uma língua visuoespacial. A Libras é a forma como os surdos se expressam e se comunicam de maneira natural no país, e por eles estarem inseridos em uma sociedade baseada na língua ouvinte, faz com que a obtenção de conhecimento através de leitura e escrita seja algo de difícil acesso uma vez que poucas são as vias disponibilizadas para tais finalidades em sua língua materna, além disso, os surdos apresentam lacunas no domínio do português justamente por essa língua ser baseada no ser ouvinte. Dessa forma, o presente trabalho, através de uma abordagem qualitativa-interpretativa e usando o método do Design Science Research (DSR), teve como objetivo desenvolver um sistema web para proporcionar a escrita de sinais em SignWriting, que é um formato amplamente difundido no Brasil e no mundo, para proporcionar a pessoa surda um ambiente em que ela possa escrever em um sistema de escrita ancorado na sua língua materna. A solução apresenta como diferencial a escrita de sinais em sequência e de como organizá-los. Para avaliação, os instrumentos utilizados foram atividades práticas e um questionário aplicados no CAS Natal e também de forma online com participantes de outros estados. Dessa forma, foram realizados testes de usabilidade e avaliação do software com 8 participantes sendo 6 surdos e 2 ouvintes cuja análise dos resultados se mostrou satisfatória na medida que a usabilidade, de um modo geral, foi bem avaliada e que os participantes consideraram que o software contribui para o fortalecimento do SignWriting e de criação de materiais nesse sistema de escrita.Dissertação A educação estatística na perspectiva do ensino híbrido: uma experiência para o desenvolvimento do letramento estatístico com alunos do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Rocha, Stênio Lúcio da; Maia, Dennys Leite; ; ; Gomes, Apuena Vieira; ; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; ; Cazorla, Irene Mauricio;As mudanças despertadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) têm conquistado espaço e promovido pesquisas na Educação para a promover inovação nas práticas de ensino, em especial relacionadas à Matemática. Neste sentido, a metodologia ativa do Ensino Híbrido pode ressignificar a prática pedagógica para o desenvolvimento do letramento estatístico pelo aluno, oportunizando- formação integral e aprendizagem com mais significado para compreensão e interferência na realidade. A questão central desta investigação é: como desenvolver o letramento estatístico por meio de uma sequência de ensino baseada no Ensino Híbrido para alunos concluintes do Ensino Médio da modalidade regular? Assim, o objetivo geral da pesquisa é: Analisar as contribuições de uma sequência de ensino para o desenvolvimento do letramento estatístico baseada no Ensino Híbrido, em uma escola pública de Baraúna/RN com alunos concluintes do Ensino Médio da modalidade regular. Para alcançar tal objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: i) Levantar experiências e condições na escola para utilização do Ensino Híbrido; ii) Diagnosticar as habilidades discentes acerca da Estatística iii) Desenvolver uma sequência de ensino para abordar os conceitos da Estatística baseada na metodologia do Ensino Híbrido para promoção do letramento estatístico; e iv) Avaliar as contribuições pedagógicas de uma experiência com Ensino Híbrido na Educação Estatística em uma escola pública da rede estadual do RN, para ampliação dos saberes e habilidades do letramento estatístico. A discussão teórica fundamenta-se em estudos de Educação Matemática e Educação Estatística e em Metodologias Ativas com foco no Ensino Híbrido e suas modalidades. Por meio da abordagem qualitativa, o método da pesquisa se baseia na pesquisa-ação, pois propiciou ao professor-pesquisador investigar uma problemática do seu contexto de atuação. A pesquisa aconteceu na Escola Estadual João de Abreu, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Ao final da pesquisa foi possível constatar que a metodologia do Ensino Híbrido contribui para o desenvolvimento da sequência de ensino, flexibilizando os espaços e tempos para aquisição do conhecimento, favorecendo a mediação dos conteúdos explorados por meio de uma aprendizagem mais ativa. Com isso, promoveu ganhos no desenvolvimento do letramento estatístico dos sujeitos investigados, por meio de atividades que conduziam os educandos assumir uma postura mais ativa, crítica e reflexiva diante dos conceitos estudados contribuindo para uma formação cidadã. Além disso, propiciou identificar possibilidades para integração do Ensino Híbrido com as TDICs na aprendizagem da Estatística. Espera-se que essa pesquisa sirva de base para aperfeiçoamento do ensino de conceitos matemáticos e fortaleça a construção dos campos da Educação Matemática e EstatísticaArtigo Ensinar matemática com o uso de tecnologias digitais: uma análise a partir da representação social de estudantes de pedagogia(2014) Maia, Dennys Leite; Barreto, Marcilia ChagasPesquisas atestam que o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógica contribui para os processos de ensino e de aprendizagem em diversas áreas, como a Matemática. Para tanto, os professores devem saber utilizá-las. Políticas públicas de disseminação das tecnologias digitais na escola têm privilegiado a formação docente em serviço. Neste trabalho o foco é a formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi, para o ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais. Considerando os espaços curriculares reduzidos para aquela formação, procuramos entender que conhecimentos esses estudantes utilizarão para nortear futuras práticas de ensino de Matemática, com uso de recursos presentes nas escolas. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais, a partir da Teoria do Núcleo Central, que permite identificar os sistemas central e periférico, estruturantes da representação social. O principal instrumento de coleta de dados foi o teste de associação livre de palavras, aplicado a 123 estudantes, durante a disciplina Matemática II para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ofertada a partir do sexto semestre. Para a análise dos dados utilizamos um software especifico - EVOC. A representação social acerca do ensino de Matemática com uso de tecnologias digitais pelos estudantes de Pedagogia da UECE dá relevo ao recurso digital em detrimento do professor. Além disso, revelamos a necessidade sentida pelos sujeitos de formação para a utilização pedagógica das tecnologias digitais. Concluímos que o referido curso, instância responsável pela formação científica dos futuros pedagogos, não tem exercido influência efetiva na construção dessa representaçãoDissertação Ensino e aprendizado remoto habilitados por tecnologias durante a Covid-19: sentidos e vivências de alunos e professores de áreas urbanas e rurais da grande Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Souza, Luana Campos Gines Lorena de; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; https://orcid.org/0000-0001-8710-2955; http://lattes.cnpq.br/3484904141013341; Norte, Carlos Eduardo; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493A pandemia da COVID-19 trouxe imensos desafios para todos os setores no Brasil e no mundo. Na tentativa de reduzir a ampla disseminação do vírus, medidas de isolamento e prevenção foram adotadas pelos países. Na Educação, tais medidas significaram o fechamento de escolas e, com a interrupção de aulas presenciais, adotou-se o ensino remoto emergencial. Porém, sabe-se que o acesso à internet foi e ainda é variável, o que impactou sobremaneira a trajetória de muitos estudantes em 2020 e 2021, notadamente aqueles que vivem em áreas rurais. A necessidade sobre o aprofundamento do estudo das tecnologias educacionais nas práticas pedagógicas, rural e urbana, advém da carência de que professores têm de pensar novas estratégias metodológicas no âmbito escolar, considerando os espaços como coprodutores de sentidos. Ademais, faz-se necessário compreender as vivências dos estudantes imersos nesta nova realidade. Certamente, as mudanças no ensino devido à ocorrência da pandemia da COVID-19 geraram impactos e mudanças na organização das aulas, do fazer pedagógico, nos sentidos sobre o aprender, todos ainda pouco investigados. Portanto, surge a seguinte questão de pesquisa: Quais os sentidos e vivências dos alunos e professores, de áreas urbanas e rurais da grande Natal, sobre o uso das tecnologias no enfrentamento à pandemia da COVID-19? Diante disso, elencou-se o seguinte objetivo geral: Analisar os sentidos e vivências dos alunos e professores, oriundos de diferentes realidades, sendo estas urbanas e rurais da grande Natal, sobre o papel das tecnologias no enfrentamento à pandemia da COVID-19; e os específicos: i) Caracterizar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em tempos de pandemia da COVID-19; ii) Identificar as possíveis dificuldades e possibilidades do uso das tecnologias durante a pandemia e iii) Elaborar e-book com as produções dos alunos de zonas urbanas e rurais a partir de suas experiências. Para tal, optou-se como metodologia investigativa pela abordagem qualitativa, e devido ao interesse em investigar diversas variáveis que podem atuar sobre o fenômeno foi escolhido o estudo multicaso, com aplicação de entrevistas estruturadas para alunos e professores de 4° e 5° anos de escolas públicas de Natal/RN e Ceará-Mirim/RN, além da técnica do desenho-estória com tema para os alunos. Quanto às transcrições das entrevistas, estas foram submetidas à análise temática. Como produto final foi elaborado e-book, com os desenhos dos alunos, caracterização dos territórios pesquisados (zona rural de Ceará-Mirim e zona urbana de Natal), além dos resultados e discussão da pesquisa aplicada com as crianças, compilando-se uma produção inovadora por unir sentidos e vivências de crianças das zonas urbana e rural, de baixo custo e fácil compartilhamento.Dissertação O ensino e aprendizagem de conceitos químicos por meio da abordagem STEAM na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Soares, Raíza de Araújo Domingos; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; http://lattes.cnpq.br/3768644861934814; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Silva Júnior, Carlos Neco da; https://orcid.org/0000-0001-9015-1934; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Martins, Lilian Cassia BacichO Ensino de Química tem importância para a formação de cidadãos, e mesmo estando presente em nosso entorno, os estudantes sentem dificuldade em observar os fenômenos químicos ao seu redor, principalmente quando o ensino é descontextualizado da realidade, priorizando a memorização. Na busca por repensar o modelo de ensino tradicional, a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) emerge como uma possibilidade para o desenvolvimento de práticas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo buscou responder à seguinte questão de pesquisa: Quais os impactos promovidos pela implementação da abordagem STEAM no Ensino de Conceitos Químicos, com destaque para a Química Orgânica? A partir desse questionamento, originou-se o seguinte objetivo geral: Identificar os impactos da abordagem STEAM no Ensino de conceitos Químicos, com foco no Ensino de Química Orgânica. A partir desse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram originados: I) identificar as competências e habilidades relativas ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo da Química Orgânica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC); II) implementar sequência didática para o Ensino da Química Orgânica com abordagem STEAM e ABP; III) analisar a sequência de ensino da Química Orgânica a partir da abordagem STEAM; e IV) construir um material didático para Professores de Química. Para discussão dos pressupostos teóricos, foram levados em consideração aspectos relacionados à abordagem STEAM, a reflexão acerca do Ensino de Química Orgânica, as dificuldades de aprendizagem e a relação da abordagem STEAM com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A presente proposta utilizou uma metodologia de natureza qualitativa e suas etapas foram construídas de acordo com os procedimentos de uma pesquisa-ação. Foi utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolvimento da sequência didática que foi aplicada em uma Escola Estadual localizada em Natal-RN. Os participantes foram os alunos de uma turma de 2° ano. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o diário de bordo, incluindo registros textuais e multimidiáticos, e o diário reflexivo elaborado pelos estudantes, utilizando a plataforma padlet. Os produtos educacionais deste estudo foram uma sequência didática de Química Orgânica para o Ensino Médio para construção de uma Horta escolar, utilizando a abordagem STEAM, e um material didático voltado para professores de Química. Os resultados desta pesquisa demonstram que o uso da abordagem STEAM em conjunto com a ABP permitiu desenvolver o conteúdo de introdução à Química Orgânica, contemplando definição, estudo das cadeias carbônicas, nomenclatura, Representação de estruturas moleculares, Hidrocarbonetos, além de outros conteúdos de forma integrada, partindo da necessidade do projeto, como estudos dos polímeros naturais e sintéticos, funções inorgânicas e nutrientes essenciais. Essa abordagem permitiu aos estudantes perceberem a relação dos conteúdos educacionais com o seu projeto e aplicações no cotidiano. Os estudantes tornaram-se protagonistas do processo de aprendizagem e desenvolveram habilidades de planejamento, pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a implementação de práticas inovadoras no contexto da educação básica, inspirando abordagens que permitam cada vez mais aos estudantes a compreensão dos conceitos por meio de vivências mais ativas no espaço escolar.
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