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Navegando por Autor "Martins, Orleans Silva"

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    Dissertação
    Determinantes da satisfação e lealdade dos discentes de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis do Brasil: um estudo a partir da perspectiva do European Customer Satisfaction Index (ECSI)
    (2018-05-22) Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Melo, Clayton Levy Lima de; ; ; Lima, Diogo Henrique Silva de; ; Martins, Orleans Silva;
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o modelo de satisfação European Customer Satisfaction Index (ECSI), adaptado para a perspectiva discente, representa os determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com os estudantes dos 29 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis em funcionamento, que são avaliados pela CAPES. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado composto por 44 questões baseadas no modelo ECSI. Foram coletadas 331 respostas de 26 programas de pós-graduação que, após o tratamento dos dados, resultaram em 311 dados válidos para análise, alcançando cerca de 90% dos programas ativos. Na análise dos dados, verificou-se inicialmente os pressupostos estatísticos para a aplicação da análise multivariada para, em seguida, executar as Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória e, posteriormente, a Modelagem de Equações Estruturais com a aplicação dos softwares IBM SPSS® 21.0 e Amos Graphics® 18.0. O estudo atendeu aos critérios estatísticos para sua validação e com as reespecificações realizadas, utilizando o método de Máxima Verossimilhança, o modelo conceitual de satisfação discente alcançou adequados índices de ajustamento de qualidade e se mostrou estável, adequado diante da amostra estudada, explicando 96,6% da variação da lealdade e 80,6% da satisfação dos pós-graduandos em Ciências Contábeis do Brasil. Ademais, a análise dos objetivos específicos concluiu, com base nos resultados apresentados, que o modelo de satisfação ECSI apresentou-se adequado para analisar a satisfação e a lealdade dos alunos da pós-graduação brasileira, bem como as outras dimensões que integram o modelo (imagem, expectativas, qualidade percebida, e valor percebido), que foram mantidas, conforme o modelo concebido originalmente. Por fim, a investigação dos objetivos específicos constatou que o gênero, a modalidade do curso (mestrado/doutorado) e a região de origem do programa são atributos que acarretaram divergência na percepção dos fatores e trajetórias estruturais que integram o modelo de satisfação discente.
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    Tese
    Ensaios sobre a atuação do Conselho de Administração em companhias listadas no Novo Mercado da B3
    (2019-05-08) Freitas Neto, Raimundo Marciano de; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; ; Barbosa, Alexandro; ; Almeida, Vinício de Souza e; ; Martins, Orleans Silva; ; Nakamura, Wilson Toshiro;
    A presente tese teve três objetivos principais, articulados na forma de três artigos interconectados, que partilham a temática do papel do Conselho de Administração (CA) nas firmas do Novo Mercado da bolsa de valores brasileira e que o inferem de acordo com a análise de conteúdo das atas das reuniões dos Conselhos, usando um esquema de classificação baseado na metodologia de Schwartz-Ziv e Weisbach (2013). O primeiro trata da análise do papel do Conselho de Administração sob a ótica das teorias da Agência, da Riqueza Socioemocional e da Abordagem Legalista. Verificou-se que o papel predominantemente exercido pelos Conselhos é o de gerenciamento das companhias, em oposição a ênfase nas atividades de monitoramento, esperada à luz da Teoria da Agência. Esse resultado se sustenta mesmo em empresas familiares, divergindo dos argumentos teóricos preconizados pela Riqueza Socioemocional, e não aparenta ser influenciado significativamente pela presença de blockholders. Além disso, notou-se que as demandas da Lei das Sociedades Anônimas em relação à forma de atuação dos Conselhos representam menos da metade da atividade reportada por eles, de forma que não se pode argumentar ser o fator determinante para a caracterização do perfil. Por fim, observou-se que não há um padrão associativo entre a composição do Conselho e o perfil de atuação predominante, sugerindo que atributos como quantidade de membros, independência e diversidade de gênero são insuficientes para direcionar as atividades dos Conselhos. O segundo objetivo foi identificar se os Conselhos de Administração de firmas brasileiras têm apresentado determinado nível de isomorfismo institucional e qual a influência do compartilhamento de conselheiros sobre esse processo. Foi verificado que os perfis de atuação dos CA são estatisticamente diferentes entre si, tanto quando a análise é realizada com todo o conjunto de empresas do Novo Mercado, ou quando individualizada por setor. Além disso, não foi detectada relevância do interlock para a definição da similaridade de funções entre os CA, e, assim, não foram encontradas fortes evidências da presença das formas isomórficas coercitiva, mimética e normativa. O terceiro objetivo foi analisar a influência do perfil de atuação predominante do Conselho de Administração sobre o custo de capital próprio e de terceiros, à luz da Hipótese da Redistribuição de Riquezas e da argumentação das teorias da Agência e da Dependência de Recursos. Para o custo de capital próprio, foi identificado que a frequência das reuniões é um fator fundamental para a efetividade da atuação dos conselhos, e que a ênfase na atividade supervisória pode representar a redução desse custo. Não foi identificada relação sistemática entre o custo de capital de terceiros e a forma de atuação dos Conselhos de Administração. Assim, também não se pôde constatar que há percepção convergente entre credores e acionistas, e as evidências não permitem asseverar que o Asset Substitution Problem é um problema real para o mercado brasileiro, posto que não há sinais contrários em relação às práticas de Governança Corporativa. Dessa forma, sugere-se que a adoção de uma postura dos CA orientada ao monitoramento pode produzir melhor estrutura de capital, já que beneficia pelo menos uma das classes de stakeholders da companhia.
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    Artigo
    A Gestão estratégica de custos nas organizações do terceiro setor: um estudo de caso no Estado da Paraíba
    (2008) Martins, Orleans Silva; Pedrosa Neto, Carlos; Araújo, Aneide Oliveira
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    Dissertação
    Previsão de lucros nas fases dos ciclos econômicos: evidências das firmas de capital aberto do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, Rafaela Rodrigues da; Mota, Renato Henrique Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-8439-7540; http://lattes.cnpq.br/6602112968915730; Martins, Orleans Silva; Freitas Neto, Raimundo Marciano de; http://lattes.cnpq.br/8096228816976057
    Considerando o papel dos analistas de mercado como intermediários da informação entre empresas e investidores, enquanto agentes capazes de reduzir a assimetria de informação e contribuir com o funcionamento do mercado de capitais, o presente projeto de pesquisa objetiva analisar a influência dos ciclos econômicos nas previsões de lucros reportadas pelos analistas de mercado. Para isso, foram coletadas informações acerca das previsões de lucros publicadas pelos analistas de mercado e informações contábil-financeiras das empresas que negociam suas ações na B3 , bem como informações referentes ao ambiente econômico durante o período de 2010 a 2021, por meio da base de dados da Eikon Refinitiv. As propriedades das previsões de lucros a serem testadas nesse estudo são: (a) acurácia das previsões e (b) viés de previsões (pessimismo/otimismo), enquanto que os ciclos econômicos foram medidos através das variações do PIB, para classificação dos ciclos em quatro fases: expansão, recessão, contração e recuperação, conforme Schumpeter (1939). Para a análise de dados, foi realizada a estimação de quatro modelos econométricos utilizando a técnica de modelagem estatística de dados em painel desbalanceado. Os resultados apontam que as previsões dos lucros dos analistas de mercado são sensíveis aos ciclos econômicos. Os resultados apontam que as informações são mais acuradas em períodos de alta da economia (recuperação e expansão), sendo ainda mais forte no período de recuperação econômica. Apontaram ainda que durante o período de recessão da economia, as previsões são mais otimistas.
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