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Navegando por Autor "Mata, Adala Nayana de Sousa"

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    Dissertação
    Assistência de enfermagem obstétrica ao trabalho de parto e nascimento: percepção de puérperas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-13) Monteiro, Maria Diane Braga Dantas; Braga, Liliane Pereira; Lucena, Eudes Euler de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; ; http://lattes.cnpq.br/6462466181279709; Mata, Adala Nayana de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da;
    No tocante à satisfação das mulheres, a literatura científica prioriza uma avaliação quantitativa desses aspectos, tornando-se difícil levantar dados diretos e subjetivos sobre a opinião das mulheres acerca da qualidade do cuidado ofertado durante o parto e nascimento. Assim, a relevância deste estudo está em, através da percepção das puérperas em relação a assistência de enfermagem obstétrica ao trabalho de parto e nascimento, analisar a prática da enfermagem obstétrica, mais especificamente em um hospital onde esta é tida como referência. O objetivo geral desta pesquisa é analisar a percepção de puérperas acerca da assistência ao trabalho de parto e nascimento prestada pela enfermagem obstétrica. Trata-se de estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, que utilizou a técnica da entrevista, através da aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado nos meses de fevereiro e março de 2020. Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da FACISA/UFRN. As perguntas fechadas estabeleceram o perfil sociodemográfico das mulheres, bem como descreveram características obstétricas e neonatais, e elencaram ações/intervenções realizadas pela enfermagem. A questão aberta fez referência à percepção das puérperas à respeito da assistência de enfermagem obstétrica durante o trabalho de parto e nascimento. Foi realizado o delineamento do perfil sociodemográfico e obstétrico das mulheres assistidas na instituição que representou o campo deste estudo, bem como o estabelecimento de categorias que caracterizassem a percepção das entrevistadas sobre a assistência prestada. Os dados quantitativos foram analisados através de estatística descritiva, e, os dados qualitativos por meio da Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) na modalidade Análise Categorial. A maioria das participantes mantinha um relacionamento estável, possuía nível fundamental completo e eram primigestas. Foram formadas quatro categorias de respostas, intituladas: enfermeiro como figura de apoio, enfermagem possibilitando a humanização do parto, a enfermagem favorecendo a fisiologia do parto, e parto natural sem intervenções desnecessárias versus sensação de desamparo. Os resultados apontam para uma reflexão sobre a utilização de intervenções no parto institucionalizado, sendo essencial enfatizar que o uso rotineiro das mesmas deve ter a justificativa de reduzir desfechos negativos, não havendo evidências que respaldem o seu uso. Desta forma, essa pesquisa mostrou a importância de analisar a assistência através da voz das usuárias, valorizando a subjetividade do momento que representa o parto. Ressalta-se a importância de qualificar mais detalhadamente indicadores relacionados as intervenções, o que poderá favorecer pesquisas mais direcionadas a assistência da equipe multiprofissional.
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    TCC
    Atuação da psicologia na atenção primária à saúde no período de pandemia: uma revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-10) Silva, Myria Juscilania Maraco; Mata, Adala Nayana de Sousa; Braga, Liliane Pereira; Oliveira, Ana Santana dos Santos
    O cenário pandêmico causado pelo coronavírus (COVID-19) trouxe uma grande limitação com relação a atuação dos profissionais da saúde. No que se diz respeito às práticas dos profissionais da Psicologia, mudanças foram necessárias em termos de avaliação e intervenções, nas diversas áreas, principalmente no que se refere à Atenção Primária à Saúde, tendo em vista que esta é considerada a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde. Este trabalho trata-se de uma revisão de escopo elaborado de acordo com metodologia de scoping review (estudo de escopo) recomendada pelo Instituto Joanna Briggs que teve por objetivo analisar a atuação da psicologia no contexto da atenção primária durante a pandemia por COVID-19. As bases de dados utilizadas foram MEDLINE® (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online /PubMed); LILACS® (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe/BVS – Biblioteca Virtual em Saúde); Portal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Foram encontrados 84 estudos e após leitura do título e resumo, 45 estudos foram excluídos e 28 selecionados para análise do texto completo. Desses estudos, 3 foram incluídos para a análise nessa revisão. Como resultado foi possível evidenciar que a atuação profissional se deu desde a reorganização de serviços já ofertados, até a inserção de novas formas de atuação principalmente no que se refere a realização de trabalho virtual e telatendimento, passando pelas dificuldades enfrentadas no trabalho, como sucateamento do setor saúde, insegurança e medo de contaminação, insuficiência de Equipamentos de Proteção Individual. Conclui-se que os profissionais de psicologia que atuaram na atenção primária durante a pandemia realizaram trabalhos importantes e relevantes para a continuidade do cuidado nos serviços, mesmo com as dificuldades encontradas, reorganizando e adaptando seus modos de atuação em período de emergência em saúde.
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    Dissertação
    Cultura de segurança do paciente em um município de pequeno porte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-23) França, Raquel Raiza Ferreira de; Piuvezam, Grasiela; Santos, Viviane Euzebia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; ; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; ; http://lattes.cnpq.br/2623673179352486; Mata, Adala Nayana de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Saraiva, Cecilia Olivia Paraguai de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/1716286540870612
    Introdução: No contexto atual, torna-se relevante instituir serviços de saúde seguros e focados no fortalecimento da cultura de segurança do paciente, substituindo a culpa e a punição pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde. A pesquisa surgiu da necessidade de discutir ações voltadas para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente no contexto de um município de pequeno porte no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Objetivo: Realizar um ciclo interno de melhoria da qualidade voltado para a cultura de segurança do paciente sob a perspectiva dos profissionais dos serviços de saúde da atenção primária e hospitalar do município de Grossos, RN. Método: Ciclo de Melhoria realizado no biênio 2019-2020, do tipo antes e depois. Público alvo: profissionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família, das equipes Estratégia Saúde da Família, Hospital municipal e Gestores de saúde, totalizando 58 profissionais. Foi utilizado o questionário “Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária”, que avaliou doze dimensões da cultura de segurança do paciente: Comunicação aberta, Comunicação sobre o erro, Troca de informações com outras instituições, Padronização dos processos, Aprendizagem organizacional, Percepção geral de segurança e qualidade, Suporte da liderança, Acompanhamento do cuidado, Segurança e problemas de qualidade, Treinamento da equipe, Trabalho em equipe, e Pressão e ritmo de trabalho. Para cada avaliação foram calculados os intervalos de confiança de 95% para as estimativas de conformidades e estimados os valores de melhoria absoluta e relativa. As diferenças em conformidades antes e depois foram testadas para a significância estatística e calculado o valor Z para a hipótese alternativa de existência de melhoria. A análise ainda identificou as “fortalezas” da cultura de segurança com percentual de respostas positivas igual ou superior a 75% e as “fragilidades” inferiores a 50%. Resultados: Houve aumento significativo no percentual de cumprimento observados ao final do ciclo de sete para nove das doze dimensões da cultura de segurança do paciente avaliadas, com melhoria absoluta total de 6,2%. Aumento nas dimensões reconhecidas como positivas de seis para nove e redução nas frágeis de seis para três. Conclusão: A realização do ciclo de melhoria esteve associada a um aumento na taxa de cumprimento das dimensões e critérios analisados, redução das não conformidades e predomínio do caratér positivo na percepção da cultura de segurança pelos profissionais.
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    Tese
    Fatores associados à mortalidade de pessoas idosas por Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Silva Júnior, Danyllo do Nascimento; Piuvezam, Grasiela; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; http://lattes.cnpq.br/5188361199420386; Medeiros, Gidyenne Christine Bandeira Silva de; Parra, Eva Vegue; Merlos, Eloina Valero; Nascimento, Ellany Gurgel Cosme do
    Introdução: A pandemia de COVID-19, desencadeada pelo coronavírus SARS-CoV-2, representou uma crise sem precedentes na saúde pública global, com impactos particularmente severos na população idosa. Desde sua origem em Wuhan, China, no final de 2019, a doença remodelou radicalmente o cotidiano e o funcionamento da sociedade em escala global, resultando em um número alarmante de mortes e perturbações econômicas e sociais significativas. A COVID-19 pode se manifestar de maneira assintomática ou sintomática, com a gravidade variando desde nenhum sintoma até complicações respiratórias graves, especialmente entre as pessoas idosas. A idade avançada tem sido identificada como um fator de risco significativo para manifestações graves e complicações da doença, em parte devido aos componentes fisiológicos do envelhecimento, que afetam a eficácia do sistema imunológico. Assim, a população idosa tornou-se um grupo particularmente suscetível aos efeitos devastadores da COVID-19. Objetivo: Analisar os fatores associados à mortalidade de pessoas idosas por COVD-19. Metodologia: Foram aplicadas diferentes abordagens teórico-metodológicas, estando a organização por artigos da seguinte forma: (a) Fatores associados à mortalidade de idosos por COVID-19: protocolo de revisão sistemática e meta-análise; (b) Fatores associados à mortalidade de pessoas idosas por COVID-19: uma revisão sistemática com dados mundiais; (c) Análise espacial dos fatores socioeconômicos e demográficos associados à mortalidade de pessoas idosas por COVID-19 no Brasil. Resultados: Os resultados desta tese destacam a influência significativa de fatores biológicos e clínicos na mortalidade de idosos afetados pela COVID-19 em todo o mundo. A idade avançada emerge como um fator crucial, com taxas de mortalidade aumentando progressivamente com o avanço da idade. A presença de comorbidades, como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, desempenha um papel preponderante no desfecho fatal da doença. O estado funcional comprometido também se mostra como um importante preditor de mortalidade, evidenciando a importância da avaliação geriátrica na identificação de fatores prognósticos. As manifestações clínicas e alterações laboratoriais, como dispneia, febre, tosse e elevação de marcadores inflamatórios, também estão significativamente associadas à gravidade da doença e ao aumento da mortalidade em idosos. Além disso, mulheres mostraram maior sobrevivência devido a diferenças biológicas e comportamentais. Minorias raciais/étnicas e indivíduos de baixo status socioeconômico enfrentaram maiores riscos, refletindo desigualdades estruturais. Esses achados ressaltam a necessidade de uma abordagem clínica multidisciplinar e personalizada para o manejo eficaz da COVID-19 em pacientes idosos, levando em consideração não apenas as condições clínicas, mas também o estado funcional e os fatores de risco individuais. Considerações finais: Este estudo destacou que a idade avançada é um fator crítico para a mortalidade de idosos pela COVID-19, influenciado por condições socioeconômicas e de saúde. O estudo enfatiza a necessidade de políticas públicas integradas para mitigar essas disparidades e promover a equidade em crises de saúde futuras.
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    Dissertação
    Fatores influenciadores na escolha pela medicina de família e comunidade por estudantes do sertão do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-18) Salles, Renata de Abreu Neves; Braga, Liliane Pereira; Azevedo, George Dantas de; 67381286491; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; http://lattes.cnpq.br/5697819885416876; Mata, Adala Nayana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Emerick, Ludmila Barbosa B. R.
    Esta dissertação descreve alguns fatores que influenciam a escolha pela especialidade de Medicina de Família e Comunidade por estudantes das primeiras turmas do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sediada em Caicó, região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores que influenciam a escolha da Medicina de Família e Comunidade por estudantes do Sertão do Rio Grande do Norte. Trata-se de pesquisa exploratória, com coleta de dados por meio de aplicação de questionário semiestruturado junto a 23 alunos da graduação do 9º, 10º, 11o e 12º períodos, assegurando-se representatividade de cada período do internato. Os resultados retratam a análise das respostas dos 23 estudantes do curso de Medicina entrevistados, conforme questionário com 17 perguntas. A maioria da amostra é do sexo masculino, metade dos estudantes tem 25 anos ou menos e apenas 25% dos estudantes tem mais de 27 anos e 60,87% são provenientes de escola particular. Quanto à origem geográfica dos estudantes, 82,61% provém do interior de um estado e 17,39% da região metropolitana e 95,65% foram admitidos na universidade por meio de alguma política de inclusão do governo federal. Os resultados do estudo demonstram que os estudantes que optam pela Medicina de Família e Comunidade o fazem por convicções pessoais, que podem ter influência do projeto pedagógico do curso, mas também têm raízes anteriores, na história de vida dos estudantes. A pesquisa apresenta relevância por ser inédita, contribuindo com possíveis ajustes na própria Escola Multicampi de Ciências Médicas e espera-se que este estudo inspire outros interessados na área de MFC, para que possam contribuir na escolha da MFC como carreira para que a especialidade conquiste cada vez mais espaço no cenário da saúde brasileira.
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    TCC
    Guia prático de abordagem clínico-comportamental como ferramenta do processo de trabalho do nutricionista na atenção primária à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Silva, Igor Gondin da; Bezerra, Daniellle Soares; https://orcid.org/ 0000-0002-8369-1593; http://lattes.cnpq.br/3326923223329337; Garcia, Ligia Rejane Siqueira; Mata, Adala Nayana de Sousa
    O crescente consumo de alimentos hipercalóricos, com alto teor de açúcares, gorduras saturadas, sódio e outros aditivos químicos, resultou no marco da transição nutricional no Brasil, contribui com o crescente percentual de Doença Crônicas Não-transmissíveis (DCNTs) na população. Sabendo-se da importância e influência da alimentação sobre o processo de saúde-doença-cuidado dos indivíduos e coletividades, estudos ressaltam que intervenções nutricionais apresentam uma maior resolutividade quando são pautadas no comportamento, nas necessidades e crenças da população-alvo, já que a mudança de comportamento tem papel importante na promoção de hábitos saudáveis e na aderência às condutas. Diante disso, a elaboração de ferramentas funcionais a partir da compreensão dos desafios técnico- assistenciais da prática profissional na rede da Atenção Primária à Saúde, voltados na perspectiva do profissional nutricionista poderá oferecer subsídios iniciais para a realização e fomento de tomadas de condutas, discussões e/ou ações que amplie o campo de visão, considerando o modelo biopsicossocial. O presente trabalho objetivou elaborar e validar um guia com abordagem comportamental, voltado para a prática clínica de nutricionistas desenvolvido no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Esse processo deu-se por quatro fases: fase 1 - identificação das necessidades encontradas na assistência nutricional prestadas em Unidades Básicas de Saúde de Caicó, município do Rio Grande do Norte; fase 2 - elaboração, edição e diagramação do conteúdo preliminar do guia; fase 3 - elaboração do layout completo do guia e fase 4 - validação do guia, sendo para esta última fase necessária a participação de profissionais nutricionistas que atuaram como avaliadores/peritos do guia produzido. A elaboração do guia e sua respectiva validação por peritos da área de nutrição resultou na conclusão do material de forma adequada/ totalmente adequada (IVC geral 0,98) para sua utilização por nutricionistas no âmbito da APS, sendo considerado funcional para prática da assistência nutricional com enfoque na abordagem comportamental.
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    Dissertação
    Implantação de sala para cuidados emergenciais em obstetrícia: a construção de um protocolo para um hospital público de pequeno porte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-28) Silva, Polyana Lorena Santos da; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; http://lattes.cnpq.br/8994749096169203; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda de Holanda da
    O presente estudo foi pensado a partir da inquietação no serviço hospitalar frente ao alto índice de cesarianas, ausência de protocolos assistenciais na unidade e falta de ambiência para os atendimentos emergenciais no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó. Nesse contexto, teve como objetivo geral construir ferramenta normativa de ensino, do tipo protocolo, para implantação de uma sala para cuidados emergenciais no setor da obstetrícia do Hospital do Seridó, município de Caicó, estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente, trata-se de uma revisão de literatura, integrativa, descritiva, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, baseandose em estudos, protocolos e documentos que normatizem a assistência obstétrica. A busca na literatura foi realizada entre os meses de abril e julho de 2021, por intermédio da BVS, utilizando-se as seguintes bases de dados: LILACS, SCIELO, MEDLINE, utilizando os descritores: Protocolo, Obstetrícia e Emergência, e através de busca dirigida, por intermédio do google acadêmico, utilizando as palavras chave: Sala de Estabilização, Protocolo e Obstetrícia. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, elencados para delimitar o estudo, foi possível identificar um total de 85 estudos. A seleção dos estudos ocorreu conforme os títulos, resumos e conteúdo integral, sendo selecionados 4 estudos para compor o trabalho. Os resultados foram apresentados através de fluxograma do material obtido, analisados, confrontados e discutidos mediante a construção de quadros-resumo e categorias de análise. A partir do estudo, foi possível considerar que se verificou uma dificuldade de encontrar material acerca da temática em questão, evidenciou-se a importância da assistência padronizada, baseada em evidências e pautada em aporte teórico, de modo a reduzir os riscos, as complicações, os índices de mortalidade materna, e relevância em proporcionar uma assistência obstétrica qualificada, efetiva e segura. Considerando que a inexistência de ferramentas normativas do ensino são fatores de risco para o agravamento das intercorrências e lesões frente as urgências e emergências obstétricas.
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    Artigo
    Nontechnical skills training in intensive care units: protocol for a systematic review and meta-analysis
    (Plos One, 2023) Piuvezam, Grasiela; Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Mata, Adala Nayana de Sousa; Bezerra, Isaac Newton Machado; Capucho, Helaine Carneiro; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Perez, Paloma Echevarrıa; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251
    This study is aimed at describing a protocol for a systematic review and meta-analysis to assess the effect of nontechnical skills training on the acquisition of knowledge, skills or attitudes, and changes in behavior at the workplace, of healthcare professionals working in intensive care units (ICUs), as well as the effect on outcomes at an organizational level. We will search for original studies in the PubMed/Medline, Scopus, Web of Science, Science Direct, EMBASE and PsycINFO databases. Studies with a clinical trial or quasi-experimental design will be included. Two reviewers will independently screen and assess the included studies, with any disagreements being resolved by a third reviewer. We will summarize the findings using a narrative approach and, if possible, conduct a quantitative synthesis (meta-analysis). We will conduct the protocol following the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses Protocols (PRISMA-P) guidelines. The review will summarize the current evidence on nontechnical skills training in ICUs, examining satisfaction with the training program, improvements in knowledge about nontechnical skills and the adoption of safety behaviors, as well as improvement in outcomes for the organization, such as mortality rates, length of stay and cost indicators. We expect that the systematic review could indicate effective strategies for training ICU professionals in nontechnical skills and also determine whether these strategies really improve the safety culture and professional knowledge and behaviors, as well as patient outcomes and safety
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    Dissertação
    Pandemia da Covid-19 e população idosa no Brasil: anos de vida perdidos e efeitos na expectativa de vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-30) Marques, Marilane Vilela; Piuvezam, Grasiela; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; http://lattes.cnpq.br/5618090105044533; Parra, Eva Vegue; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; D'Orsi, Eleonora
    A pandemia gerada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), iniciada em dezembro de 2019 tem sido caracterizada pela síndrome aguda respiratória severa (SARS), dentre outros acometimentos relevantes à saúde das pessoas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a carga da pandemia Covid-19 na população idosa do Brasil, ao estimar a curva de mortalidade por COVID-19 para o ano de 2020 observando os anos de vida perdidos e efeitos na expectativa de vida. Trata-se de estudo ecológico de múltiplos grupos, cuja unidade de análise é composta pelos municípios do Brasil. A população do estudo é de pessoas com 60 anos e mais. Os dados de óbitos foram extraídos de forma secundária por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Os resultados do presente estudo mostram que existem diferenciais na mortalidade por Covid-19 entre as regiões do Brasil. O grupo etário mais afetado foi de 80 anos e mais. E o sexo masculino tendo maior ocorrência de óbitos. A partir da estatística espacial foi verificada a correlação entre a Taxa de Mortalidade Padronizada por Covid-19 e as variáveis socioeconômicas do estudo: Razão de renda dos 10% mais ricos/40% mais pobres, índice de Gini, Taxa de desocupação-18anos e mais, % Densidade>2, índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Razão de dependência, Taxa de envelhecimento, Taxa de analfabetismo25 anos e mais, % de vulneráveis à pobreza, Domicílio vulnerável e dependente de idoso, Domicílio vulnerável e com idoso. No que diz respeito aos anos de vida perdidos, as regiões sudeste e nordeste se destacaram com maior número absoluto de perdas de anos potenciais. As estimativas produzidas pelas tábuas de múltiplos decrementos apresentaram alterações importantes nas taxas específicas de mortalidade, nas probabilidades de mortes, na razão de sobrevivência e na expectativa de vida para todas as idades tanto para o sexo masculino quanto para o sexo feminino caso não houvesse registros de óbitos em decorrência da COVID-19. Quanto aos ganhos em anos na esperança de vida sem as mortes por COVID-19 por região em 2020 no país, esta pesquisa evidenciou que os maiores ganhos ocorreram para as regiões Norte e Centro-Oeste, chegando a mais de 2 anos em ganhos considerando a ausência de mortes para a doença. Este estudo poderá apoiar planejamentos/ações estratégicas voltadas ao enfrentamento da Covid-19.
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    Dissertação
    Qualidade de vida, funcionalidade e morbidade referida : avaliação em idosos na atenção básica de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-20) Mata, Adala Nayana de Sousa; Maia, Eulália Maria Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; ; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708368Z6&dataRevisao=null; Dias, Cristina Maria de Souza Brito; ; http://lattes.cnpq.br/3528859018436620
    Transformações demográficas e epidemiológicas levaram a um aumento na população de idosos no mundo, e tornaram as doenças crônicas o principal problema de saúde nessa população, com consequências para a independência e a autonomia, e interferindo no estilo de vida e nas atividades diárias, podendo diminuir o bem-estar e a qualidade de vida. Desta forma, há uma necessidade urgente na investigação multidisciplinar da qualidade de vida, entendida como um conceito multidimensional e subjetivo, bem como os fatores a ela associados, como hábitos de saúde, presença de condições crônicas e capacidade funcional. Sob uma perspectiva qualitativa, o Artigo 1 traz a avaliação e a percepção dos idosos sobre sua qualidade de vida. O Artigo 2, por sua vez, apresenta os resultados mais amplos da pesquisa quantitativa, sendo possível verificar que a idade, a presença de doenças crônicas e a depressão se mostraram associados com a qualidade de vida. Desta maneira, discute-se a necessidade do planejamento de ações e estratégias de saúde, com enfoque interdisciplinar, considerando o contexto ambiental e a realidade familiar dos idosos, promovendo qualidade ao processo de envelhecer
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    Dissertação
    Realidade virtual no contexto do ensino médico: análise do conceito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Lima, Arthur Rodrigues; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; Mata, Adala Nayana de Sousa; Araújo, Marilia Souto de
    O estudo teve por objetivo analisar o conceito de realidade virtual (RV) no ensino médico. Trata-se de uma análise conceitual baseado na metodologia sugerida por Walker & Avant. As etapas metodológicas foram desenvolvidas a partir de uma revisão de escopo, conforme a proposta do Joanna Briggs Institute (JBI). A busca na literatura foi realizada nas bases de dados: PUBMED, PMC, SciELO, Google Scholar, LILACS, MEDLINE, IBECS e CUMED, mediante o uso do descritor “Realidade Virtual” e sua respectiva tradução para inglês e espanhol. A amostra final foi composta por 49 estudos. Foram identificados oito atributos, oito antecedentes e dezesseis consequentes do fenômeno estudado. Dois casos foram construídos para uma melhor clarificação do conceito analisado, sendo um caso contrário e um caso modelo. Por fim, construiu-se a seguinte definição: a RV é uma tecnologia para simulação, desenvolvida a partir de softwares que promovem a interação e a imersão em ambiente virtual, de modo tridimensional, com ou sem uso de avatares. Trata-se de um recurso seguro, acessível, flexível, possivelmente econômico e eticamente recomendado. Promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades médicas e interprofissionais, oferta aumento do conhecimento, confiança, satisfação e melhoria com os resultados de aprendizagem. A compreensão amplificada de RV ao contexto médico poderá contribuir na melhoria de processos de ensino aprendizagem em saúde, bem como refletir numa melhor formação e qualificação profissional.
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    Dissertação
    Sífilis congênita: análise epidemiológica e intervenção educacional na atenção primária à saúde no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Dantas, Laryssa Karolyne da Costa; Rodrigues Neto, João Firmino; Mata, Adala Nayana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/6168035663769198; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da; Lucena, Eudes Euler de Souza
    A sífilis congênita é uma doença bacteriana grave, que é prevenida pela detecção e tratamento adequado de gestantes com sífilis durante o pré-natal. Diante do aumento dos casos de sífilis congênita no mundo, observa-se falhas na implementação das políticas públicas de saúde no combate à sífilis, no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Aliado a isso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) por envolver processos de aprendizado e aprimoramento profissional baseados nas necessidades cotidianas dos serviços de saúde, promove a mudança das práticas assistenciais e se torna aliada nesse cenário. Realizou-se a análise da distribuição temporal, espacial e a caracterização dos casos notificados de sífilis congênita em um hospital referência na assistência materno-infantil da 5ª Região de Saúde do RN e, a partir disso, foi implementada intervenção educacional com profissionais de saúde da APS no combate à transmissão vertical da sífilis em um município com maior vulnerabilidade à ocorrência de casos na região. Para isso, foi efetivado, inicialmente, um estudo observacional, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, de caráter documental e retrospectivo, sobre a análise da distribuição temporal e espacial e a caracterização dos casos de sífilis congênita notificados pelo Huab entre junho de 2016 e 2023. Foram analisadas 307 fichas de notificação de sífilis congênita do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Após a análise dos dados, foi selecionado o município de Bom Jesus – RN, para implementação de intervenção educacional – a oficina “Combatendo a sífilis da gestação ao nascimento”. O estudo epidemiológico mostrou uma progressão crescente de casos de sífilis congênita entre junho de 2016 e 2023, com uma taxa de crescimento das notificações de 64,58%. Os municípios com maiores taxas médias de incidência de sífilis congênita (por 1.000 nascidos vivos) foram São Bento do Trairi (23,6), São Pedro (23,4), Lajes Pintadas (23,2) e Bom Jesus (22,4). Além disso, identificamos que, a partir de 2019, o diagnóstico da sífilis gestacional foi feito predominantemente no momento do parto, demonstrando a fragilidade da assistência pré-natal ofertada na região estudada. Em seguida, implementamos a intervenção educacional, que objetivou a sensibilização e a capacitação de diferentes classes de profissionais de saúde atuantes na APS no combate à sífilis e à sífilis congênita, em que discutimos com os profissionais sobre a situação epidemiológica da sífilis, etiopatogenia da doença, diagnóstico (clínico e laboratorial), tratamento, notificação compulsória e monitoramento dos casos. Portanto, a identificação de áreas com maiores taxas de incidência de sífilis congênita na 5ª Região do Saúde do RN possibilitou o reconhecimento de áreas com maior vulnerabilidade à transmissão vertical da sífilis na região. Observou-se maior transmissibilidade da sífilis da mãe para a criança em mulheres de 20 a 29 anos, com baixa escolaridade, de raça parda, residentes na zona urbana, que realizaram prénatal, cujos parceiros sexuais não realizaram tratamento adequado. Assim, estratégias de EPS voltadas a profissionais de saúde que atuam na APS são aliadas na transformação desse cenário, por possibilitar maior qualificação do pré-natal.
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    Dissertação
    Tecnologia educacional para comunicação segura no contexto da passagem de plantão hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Costa, Gabrielle Morais Arruda; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; http://lattes.cnpq.br/4615749766344167; Braga, Liliane Pereira; Piuvezam, Grasiela; Tinoco, Jéssica Dantas de Sá
    A passagem de plantão é uma ferramenta estratégica utilizada para organização do trabalho da equipe de enfermagem e possibilita assegurar a continuidade da assistência ao paciente durante a troca de turno entre as equipes. A ocorrência de falhas nesse processo pode ocasionar prejuízos na assistência e danos à saúde dos pacientes, que podem ser superadas através da técnica correta de comunicação, protocolos pré-estruturados e padronizados, promoção do respeito mútuo entre profissionais, educação permanente e atualização profissional contínua. Sendo assim, este estudo tem como objetivo principal desenvolver uma tecnologia educacionalpara o treinamento de equipes de enfermagem no contexto da passagem de plantão hospitalar para melhoria da segurança do paciente. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de cunho metodológico, para construção de tecnologia educacional audiovisual, em duas etapas: Etapa 1: Revisão de Escopo; Etapa 2: Construção de vídeo educacional. Para a revisão de escopo, com base no método Joanna Briggs, seguiram-se as fases: identificação da questão de pesquisa;identificação dos estudos relevantes; seleção de estudo; mapeamento de dados; agrupamento, resumo e relato dos resultados. Para identificação das pesquisas elegíveis foram utilizados os descritores: Nursing Team, handover, shift handover e hospital, buscados nas bases eletrônicas:Pubmed, Science Direct, EMBASE, Web of Science e Scopus. Para a segunda etapa de construção do vídeo, desenvolveu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do conteúdo do vídeo; e construção e edição do vídeo. Na primeira etapa da pesquisa, a revisão de escopo apresentou 8 estudos elegíveis que apontaram a utilização de vídeos e a simulação clínica como estratégias eficazesde treinamento, sendo a ferramenta ISBAR/SBAR a mais utilizada para sistematização do conteúdo. Dessa forma, para construção do vídeo, as informações sobre os itens importantes para a passagem de plantão identificados na revisão de escopo foram utilizadas para a construção do roteiro do cenário, na qual o contexto da transição do plantão em enfermaria hospitalar ocorre com o um diálogo entre dois enfermeiros, com conteúdo baseado no ISBAR/SBAR. O vídeo foi construído através do site www.powtoon.com, um software de animação gratuito para construção de vídeos. Utilizouse a modalidade gratuita disponibilizadapelo site, na categoria “explicador animado”. O produto final deste estudo segue disponível para visualização pelo link do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=80gJ2vV5tgM&rel=0 e pelo endereço do próprio site de criação: https://www.powtoon.com/online- presentation/dc2X6qjJACX/mestrado/. Conclui-se que a identificação dos principais métodos de treinamento para transformação e melhoria do processo da passagem de plantão bem como a comunicação efetiva na segurança do paciente e o seu conhecimento poderá guiar intervenções de melhoria dos processos de trabalho. E que o desenvolvimento de uma tecnologia educacional, como vídeos, pode facilmente ser acessados pelos profissionais de saúde, orientando-os na modificação de habilidades e atitudes que promovam a melhoria dos seus processos de trabalho, durante a passagem de plantão.
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    Tese
    Tecnologias leves para a promoção das habilidades de comunicação na atenção primária à saúde
    (2019-12-06) Mata, Adala Nayana de Sousa; Piuvezam, Grasiela; ; ; Grosseman, Suely; ; Santos, Gilberto Martins; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; Rosendo, Tatyana Maria Silva de Souza;
    Habilidades de comunicação constituem como importante ferramenta para sistemas e serviços de saúde centrados no paciente. A relação profissional-paciente eficaz deve considerar as necessidades do paciente, colocando-o como sujeito ativo no processo de decisão dos seus cuidados de saúde. A melhoria do cuidado pode ser estimulada por meio de avaliação e treinamento em habilidades de comunicação que permitam mudanças de comportamento na prática clínica. O presente estudo tem como objetivo desenvolver tecnologias para a melhoria das habilidades de comunicação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Estrutura-se em modelo metodológico de duas fases. A fase 1 contempla o estudo de Revisão Sistemática e o processo de Adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12), e a fase 2, a construção do programa de promoção das habilidades de comunicação. A execução da Revisão Sistemática foi desenvolvida para fornecer informações científicas sobre os treinamentos em habilidades de comunicação eficazes para a melhoria da autoeficácia de profissionais de saúde. Foram incluídos 5 estudos clínicos que investigam a eficácia de treinamentos de habilidades de comunicação, por meio de busca em 8 bases de dados, sendo extraídas informações sobre tempo, conteúdo e métodos de avaliação empregados. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Risk of Bias pelo software RevMan. A revisão apontou que os programas contemplam conteúdos relacionados aos conceitos básicos de comunicação, contextualizados a realidade em que os profissionais estão inseridos, e centrados no paciente. Utilizam estratégias de aprendizagem centrada no aluno, como vídeos e role play, apontando melhoria nas habilidades de comunicação após a intervenção. O processo de adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12) foi realizado por meio de metodologia padrão, por meio das etapas: equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica (traduções, retraduções, apreciação formal, discussão e síntese e pré-teste), equivalência operacional e idiomática e equivalência de mensuração, por meio da análise da consistência interna pelo Alpha de Cronbach (α) e análise fatorial exploratória. Foi produzido um instrumento viável ao contexto brasileiro, que após alguns ajustes foi considerado válido, apresentando alta consistência interna (α = 0,946), e a análise fatorial apontando um único fator dominante no SE-12, com alta correlação entre os itens. A fase 2 se constitui da construção de um programa de treinamento de habilidades de comunicação para profissionais de saúde, composto por 2 módulos de conteúdos, que devem abordar conceitos básicos e temas específicos de comunicação, por meio de metodologias ativas de aprendizagem. O programa deve ser executado através de 3 encontros em cada módulo, com acompanhamento em 12 meses. A avaliação dos participantes deve acontecer em seis momentos, por meio do Questionário de Autoeficácia (SEbr-12) e a Escala Jefferson de Empatia. A sistematização das evidências científicas, a construção de uma medida precisa e útil para avaliar a autoeficácia de comunicação de profissionais de saúde, e a proposta de um programa de intervenção em habilidades de comunicação podem instrumentalizar os processos de melhoria que tem como foco o cuidado centrado ao paciente.
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    Dissertação
    Treinamento de habilidades não-técnicas em unidades de terapia intensiva: uma revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Pimenta, Isac Davidson Santiago Fernandes; Piuvezam, Grasiela; Mata, Adala Nayana de Sousa; https://orcid.org/0000-0003-3929-2082; http://lattes.cnpq.br/8921465279478859; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251; http://lattes.cnpq.br/0391780760729166; https://orcid.org/0000-0002-8246-0603; http://lattes.cnpq.br/5690328210437372; Martínez, Daniel Guillén; Mirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa; https://orcid.org/0000-0002-1385-2849; http://lattes.cnpq.br/0211762022010569; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245
    Habilidades não-técnicas consistem em habilidades sociais, pessoais e cognitivas que podem influenciar a segurança e a eficiência na realização de tarefas. Estudos apontam que em unidades de terapia intensiva, a maioria dos incidentes de segurança tem a baixa performance nessas habilidades como causa-raiz, sendo os programas de treinamento uma alternativa para resolução desse problema. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar o efeito da implementação de programas de habilidades não-técnicas em unidades de terapia intensiva a partir do modelo de avaliação de programas de treinamento de Kirkpatrick que inclui a reação ao treinamento, aprendizado, comportamentos e resultados organizacionais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, registrada na plataforma PROSPERO sob o código: CRD42021244769. Foram considerados para revisão artigos originais publicados nas seguintes bases/portais: Pubmed/Medline, Scopus, Web of Science, Science Direct, CINHAL, EMBASE e PsycINFO. Foram incluídos estudos do tipo ensaios clínicos randomizados, quase-experimentais com grupo controle e do tipo antes e depois. O risco de viés para os estudos incluídos foi avaliado utilizando as ferramentas Risk of Bias 2, Risk of Bias in Nonrandomized Studies of Interventions e NHI Assessment Tool for Before and After Studies. Duas duplas de revisores selecionaram e avaliaram os trabalhos de maneira independente, e em caso de discordâncias, um quinto revisor foi consultado. De um universo de 3976 documentos identificados nas bases/portais, 14 estudos foram incluídos na revisão. Na dimensão reação, os participantes avaliam os programas de treinamento como úteis, ainda que as estratégias de ensino implementadas tenham sido diversas. Os efeitos sobre a dimensão aprendizado foram explorados por apenas um estudo e não foram significativos. Foi identificada uma relação positiva entre a adoção de programas de treinamento de habilidades não-técnicas e a melhoria de comportamentos de trabalho em equipe, consciência situacional, liderança e comunicação. Na dimensão de resultados, indicadores de cultura de segurança do paciente, bem como de tempo de permanência e mortalidade não foram alterados de maneira significativa e a melhoria de indicadores de processo foi limitada. A análise do risco de viés apontou uma baixa qualidade metodológica, ligada majoritariamente a forma de aferição dos desfechos, predominantemente autoreferida. A adoção dos programas de treinamento de habilidades não-técnicas em unidades de terapia intensiva mostra efeitos ainda limitados, mas que podem contribuir com o currículo de formação profissional existente.
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