Navegando por Autor "Mazaro, Rosana Mara"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise comparativa entre estrutura e conteúdo dos planos de Marketing Turístico dos destinos Natal, Rio Grande do Norte e Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-07) Gonçalves, Marília Barbosa; Mazaro, Rosana Mara; Mazaro, Rosana Mara; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Araújo, Maria Valéria Pereira deA presente monografia objetiva realizar uma análise comparativa entre os planos de marketing turístico dos destinos Natal, Rio Grande do Norte e Brasil, a fim de compreender como essas ferramentas estão estruturadas e alinhadas, caracterizando-se como uma pesquisa do tipo exploratória. Enquanto à abordagem do problema compreende a uma pesquisa qualitativa, por meio de análise documental, em que foram analisados 04 (quatro) planos de marketing turístico da cidade do Natal, do Estado do Rio Grande do Norte (RN) e dois planos brasileiros, sendo denominado Aquarela 2020 e Experiências do Brasil, tendo como amostra o período do ano de 2009 a 2016. Os resultados da pesquisa evidenciaram a estruturação documental dos planos de marketing turístico de cada destino, o alinhamento dos objetivos e ações, e a comparação entre as análises SWOT dos documentos que utilizaram do instrumento em seu diagnóstico.Dissertação Análise da relação causal entre imagem de destinos, qualidade, satisfação e fidelidade: um estudo de acordo com a percepção do turista nacional no destino turístico Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-05) Chagas, Márcio Marreiro das; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Netto, Alexandre Panosso; ; http://lattes.cnpq.br/3071575734587237Esta dissertação pretendeu analisar a relação causal entre a Qualidade dos Serviços Turísticos, a Satisfação com os atributos e de forma global, a Fidelidade e a Imagem de Destinos Turísticos. Para tanto, se realizou um estudo exploratório-descritivo, do tipo Survey, com enfoque analítico quantitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionário aplicado junto aos turistas nacionais no Aeroporto Internacional Augusto Severo e na Rodoviária da Cidade do Natal, principais locais de entrada e saída de turistas. A composição amostral foi aleatória simples chegando-se ao número final de 400 turistas entrevistados. Dentre os principais resultados, encontra-se um diagnóstico da qualidade dos componentes do destino turístico Natal. Observou-se, também, que são noves as dimensões da percepção de qualidade dos produtos e serviços turísticos de Sol e Praia, ou seja, Praias e Facilidades, Equipamentos Públicos, Restauração, Serviços de Transportes, Equipamentos do Hotel, Serviços do Hotel, Entretenimento e Atrativos, Acesso ao Hotel e Hospitalidade. Além disso, concluiu-se que a Imagem Prévia do Destino Turístico exerce pouca influência direta junto a Satisfação do Consumidor, e apenas indireta no Comportamento Pós-Compra (Fidelidade). Enquanto que a Imagem Complexa exerce influência forte e direta tanto no processo de Satisfação do Consumidor quanto no de Fidelização dele, as dimensões da qualidade encontradas também se apresentaram como fortes influenciadoras de ambos os fatoresTese Atributos de competitividade para destinos turísticos aplicados á Unidade de Conservação: proposição de framework para análise e orientação estratégica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-06) Munguambe, Maria Albertina Pinto Rodrigues; Mazaro, Rosana Mara; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; http://lattes.cnpq.br/2329688209145737; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; Marques Júnior, Sérgio; Cardoso, Lucília Maria Ferreira Alves; Azevedo, Hélsio Amiro Motany de AlbuquerqueEmbora a competitividade de destinos turísticos tenha ganhado protagonismo entre os temas que compõem as agendas de acadêmicos e governantes nas ultimas décadas, gerando a proposição de robustos modelos de referência e contribuindo para sua definição e delimitação teórica, quando transportados para o campo da aplicação a diferentes contextos, ou, a de um atrativo turístico especifico, como é o caso UCs, requerem a adequação de seus critérios e atributos às especificidades do atrativo em si mesmo. A fim de contribuir com esta adequação, esta pesquisa propõe uma estrutura de referência para análise da competitividade de UC enquanto atrativos turísticos, capaz de captar, tanto atributos condicionantes da competitividade já consolidados para destinos, quanto aqueles que possam traduzir o contexto e as especificidades do atrativo turístico na UC. A pesquisa é conduzida usando uma metodologia qualitativa em duas etapas: a primeira foi dedicada ao “trabalho de gabinete” para análise e compilação de modelos já consolidados na temática, a partir da qual foi construído o framework conceitual dos atributos de competitividade aplicados a UC proposta na tese, constituído de 4 dimensões 13 atributos e 24 indicadores. Na segunda etapa é a validação da framework pela aplicação em 3 UCs em Moçambique caracterizando o estudo multi-caso. As técnicas utilizadas foram análise documental, compilação de dados de fontes secundárias, pesquisa de campo, por meio de visitas presencial para levantamento de dados in loco, entrevistas com gestores, legisladores e outros atores das UCs. A leitura e interpretação dos dados foram feitas com base em técnicas como análise de conteúdo, pela interpretação de dados primários e secundários extraídos do levantamento, estudos de casos individual - Màgoé, Gorongosa e Limpopo, em Moçambique, África. Os resultados permitiram extrair algumas conclusões a respeito da temática e contexto das condições competitivas e de sustentabilidade das UCs estudadas. A fremework se mostrou adequada na preposição de atributos que contribuíram para aferir a competitividade turísticas das UCs e que reflitam as premissas da sustentabilidade e as especificidade e complexidade das UCs, permite avaliar a evolução da situação das UCs no atendimento dos atributos, comparação entre si e individual, frente a critérios internacionais de competitividade de destinos, mapear a diferença de situações ou realidades nas UCs analisadas quanto a capacidade de competitividade turística bem como revelar o potencial e trajetórias rumo a posições competitivas mais robustas em termos de competitividade do destino, sendo neste contexto constatado o Parque da Gorongosa com uma situação competitividade forte, o Parque de Limpopo situação competitiva mais vulnerável e finalmente o Parque Màgoé mais afastado dos critérios ou menos competitivo. Por isso considerado um modelo teórico valido a um destino como UC.Dissertação Competitividade de destinos turísticos e o imperativo sustentável: avaliação de dimensões e atributos condicionantes no Pólo Costa das Dunas, RN, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-30) Cerqueira, Liz Rodrigues; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/1330720228005230; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; Trigo, Luiz Gonzaga Godoi; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706272H2Estar disponível como destino turístico é uma condição necessária, mas não suficiente para a expansão e êxito da atividade do turismo. Para ser bem-sucedido, o turismo requer investimentos, insumos, planejamento e gestão adequados, como qualquer outra atividade econômica. Um dos objetivos fundamentais da gestão de destino é entender como a competitividade de um destino turístico pode ser melhorada e sustentada. A posição competitiva do turismo pode ser mensurada, medida e avaliada por diversos modelos. Avaliar os indicadores da competitividade de um destino turístico envolve uma análise multivariada, que vai desde aspectos ligados diretamente a atividade do turismo em si a fatores indiretos. Trata-se de elementos que se inter-relacionam e que, juntos, vão apontar a condição competitiva desse destino. A partir da definição e caracterização da competitividade, sustentabilidade e gestão no âmbito dos destinos turísticos, entendidos como os principais conceitos deste estudo, são apresentados os principais modelos teóricos e metodológicos de avaliação de competitividade de destinos turísticos da literatura atual e representam o estado da questão no tratamento científico do tema. Tais modelos, concebidos por pesquisadores de diversos países e aplicados em diferentes destinos turísticos, são confrontados quanto a sua estrutura, indicadores considerados e localidades em que foram aplicados. O objetivo deste estudo foi conhecer e avaliar a condição de competitividade turística do destino Pólo Costa das Dunas, a partir dos atributos condicionantes de desempenho superior do modelo de avaliação da competitividade turística de destinos Competenible, proposto por Mazaro, e que se adéquam às exigências do mercado internacional consciente da força e importância da sustentabilidade. A condição de competitividade do destino turístico potiguar Pólo Costa das Dunas foi moderada. As potencialidades e debilidades competitivas do destino Pólo Costa das Dunas reveladas através das dezenas de atributos sustentáveis do modelo Competenible apontaram lineamentos e iniciativas que podem ser tomadas no sentido de orientar decisões estratégicas relacionadas ao seu planejamento e gestão. Nesse sentido, este estudo deve servir como suporte ao planejamento estratégico e de gestão a longo prazo do setor e como instrumento determinante para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas, investimentos setorial, monitoramento dos processos, planejamento estratégico, direcionamento e controle do desenvolvimento turístico local e regional de destinosArtigo Conocimiento científico en ciencias sociales y proposición de modelos en turismo(2011) Mazaro, Rosana MaraDissertação “Criatividade em campo”: uso da mídia social como ferramenta estratégica de marketing dos destinos sedes da Copa 2014(2013-12-20) Goncalves, Marilia Barbosa; Mazaro, Rosana Mara; ; ; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; Abreu, Nelsio Rodriguess;A vida nunca mais será a mesma depois do boom das mídias sociais, nem para indivíduos, nem para organizações. Por combinar uma porção de atributos de atratividades aos usuários, logo as mídias sociais se transformaram num instrumento de comunicação poderoso. Disciplinas como o marketing rapidamente incorporaram o uso das mídias como ferramentas de promoção, comunicação e relacionamento com seus públicos. O turismo é um dos setores que se apropriaram dessas mídias. Para grandes organizações empresariais do setor, o uso das mídias sociais já se tornou questão estratégica. Por sua vez, os destinos turísticos parecem responder com menos celeridade, porém a tendência é de que sua participação no composto de marketing das destinações seja predominante frente às mídias convencionais. Os estudos sobre o uso das mídias em turismo estão centrados tanto na perspectiva do consumidor, como é o caso de Fotis (2012), Xiang & Gretzel (2009), como na perspectiva organizacional e de utilização pelos destinos, em que se destacam pesquisadores como Lee (2010), Lange-Faria e Elliot (2012), entre outros. Mas o grande nome neste campo teórico da pesquisa em Tecnologia da Informação e Turismo, sem dúvidas, é o de Buhalis, que vem dando grande ênfase em suas publicações às mídias sociais e turismo. A pesquisa foi baseada num modelo de monitoramento proposto por Hays, Page e Buhalis (2012), que buscou explorar o uso das mídias sociais como ferramenta estratégica de marketing de destinos pelas DMOs dos top 10 países mais visitados por turistas no mundo. Nesta mesma perspectiva e interesse, tem-se como objetivo compreender e estabelecer padrões de uso mais efetivo das mídias sociais como ferramenta de marketing dos destinos turísticos brasileiros, utilizando como mostra as 12 cidades-sedes da Copa 2014. A pesquisa tem caráter exploratório-descritivo, utiliza de fontes bibliográficas e eletrônicas, e segue em sua metodologia uma abordagem quali-quantitativa. A coleta e tabulação dos dados foram realizadas através de instrumento de coleta manual e do software Microsoft Excel, respectivamente. Aplica as técnicas de Avinash Kaushik e do próprio Facebook para medir o nível de engajamento dos usuários. Dentre os principais pontos analisados estão: formas de uso, identidade visual da página e engajamento dos usuários. Por se tratar de pesquisa em ambiente virtual, os sujeitos da pesquisa foram representados pelas 12 cidades-sedes da Copa e suas respectivas fan pages oficiais de turismo ou de prefeituras no Facebook. Os resultados obtidos permitem identificar as principais características das formas de uso das fan pages oficiais dos destinos, além de demonstrar que estas poderiam ser melhor exploradas, a fim de gerar maior audiência e engajamento dos usuários.Dissertação Descobrindo novas ofertas: recursos histórico-culturais e oportunidades de inovação em turismo para a região do Marco/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-20) Gehrke, Bernardo Meister; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/1410001740612157; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; ; http://lattes.cnpq.br/5356037408083015; Carvalho, André Luiz Piva de; ; http://lattes.cnpq.br/4087151610159927Tendo como referência os fundamentos dos sistemas regionais de inovação (RIS) e nas diretrizes políticas definidas no programa de regionalização implantado pelo governo federal, este estudo se concentrou na análise da denominada "Região do Marco", litoral norte do Polo Costa das Dunas-RN, a fim de indicar de que forma os recursos histórico-culturais podem fundamentar inovação no turismo na região, aqui representada pelos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. A pesquisa tem caráter descritivo, utilizando metodologia qualitativa no levantamento e análise de informações, configurando-se, ainda, como um estudo de caso. Os dados foram levantados a partir de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada e, principalmente, pelo método de observação participante. Os resultados mostram uma grande diversidade de recursos culturais na região, tanto materiais como imateriais, que contudo se encontram desarticulados, e precisam ser trabalhados para que possam ser incluídos na cadeia produtiva do turismo. A principal oportunidade de inovação diz respeito à volta do Marco à região, monumento de valor inestimável, com a construção de um memorial. Pela relevância do monumento e pela evidenciação da região, concluímos que a volta do Marco ao seu local de origem, em articulação com os demais recursos culturais, poderá atrair um fluxo de turistas culturais, caracterizando-se assim, como sugere a teoria, como inovação de mercado ou nicho, em um região dominada pelo turismo de sol e mar e de esportes à velaDissertação Determinantes de competitividade de destinos turísticos aplicados aos roteiros regionais: uma avaliação do roteiro Seridó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-25) Batista, Saulo Gomes; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/4472031870569213; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9A atividade turística vem ganhando representatividade por movimentar e estimular a economia, sobretudo, por possibilitar a geração de emprego e renda, permitindo, assim, oportunidades de crescimento para as localidades onde o turismo se desenvolve. Diante disso, o presente estudo intitulado Determinantes de competitividade de destinos turísticos aplicados aos roteiros regionais: uma avaliação do Roteiro Seridó/RN, aborda a temática da competitividade no turismo e tenta compreender o cenário deste roteiro. O objetivo central do estudo é avaliar as condições da competitividade turística no Roteiro Seridó/RN, de acordo com referenciais e determinantes globais de competitividade para destinos turísticos, tendo como objetivos específicos: delimitar dimensões do modelo de referência para utilização na avaliação de competitividade do Roteiro Seridó/RN; identificar os níveis de governança e competitividade nos municípios definidos na amostra que compõem o referido Roteiro; e analisar em que medida as condições de competitividade do Roteiro correspondem aos referenciais globais de competitividade de destinos turísticos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo e utilizou a combinação de técnicas quantiqualitativas, de acordo com o previsto e requisitado na aplicação do instrumento de avaliação denominado Compet&enible Model. Para o levantamento de dados foram realizadas visitas técnicas e coleta em fontes secundárias, principalmente na pesquisa documental. A análise dos dados foi pautada nos registros e documentos e no uso da estatística descritiva simples para a pontuação dos elementos oferecidos pelo Compet&enible Model. Os resultados permitiram conhecer as reais condições de competitividade do roteiro frente aos atributos de competitividade global para destinos turísticos: na dimensão I, Governança, atingiu 17 pontos, classificado como em estruturação e na dimensão II, Competitividade, atingiu 10 pontos, classificado em débil . Estes resultados evidenciam a necessidade de um maior envolvimento dos atores que compõem a cadeia produtiva do turismo no Polo Seridó/RN, para que as ações, programas e projetos sejam colocados em prática. Espera-se que, assim, o turismo seja considerado uma atividade importante para o desenvolvimento local e global, servindo de referência para a gestão futura de roteiros, orientando novas diretrizes políticas, de planejamento e organização para uma melhor competitividadeDissertação Gestão participativa em unidades de conservação e representatividade da atividade turística: o caso da área de proteção ambiental dos Recifes de Corais (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-23) Paiva, Naia Valeska Maranhão de; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/2902793440696058; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Silva, Sidcley D'sordi Alves Alegrini da; ; http://lattes.cnpq.br/8473658062060982Unidades de Conservação são áreas com limites definidos cuja função é a conservação da biodiversidade. A gestão participativa, nessas áreas, é garantida através da Lei do SNUC (9.985/00) e do Decreto nº 4.340/02 que consolidaram o direito da participação das populações na criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação. Uma das formas desse direito ser exercido é através da participação nos conselhos gestores da unidade de conservação. O presente trabalho analisa os mecanismos e processos de gestão participativa, sob o enfoque da atuação do conselho gestor, da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (Aparc), que é uma unidade de conservação que apresenta o turismo como uma das principais atividades desenvolvidas no local, por meio da caracterização dos princípios da gestão participativa aplicados na implantação e gestão da Aparc, como também da análise da participação dos representantes no conselho gestor e sua atuação em relação às propostas para o turismo. Para isso, procede-se a um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Para essa análise, foram revisados vários documentos da Aparc e de seu conselho gestor, desde a sua oficialização, em 2001, até a última reunião do conselho realizada em 2013, documentos esses compreendendo 55 atas, listas de presenças, decretos e leis. Utilizou-se, ainda, como métodos de coleta, a observação direta durante as reuniões do conselho e entrevistas de caráter semiestruturado com conselheiros e ex-conselheiros. Os resultados mostraram que os processos e mecanismos de uma gestão participativa na Aparc foram atendidos parcialmente, podendo ser considerada uma prática em construção, necessitando de um maior comprometimento das entidades que compõem o conselho gestor. Em relação ao turismo, é uma atividade debatida em conselho desde sua criação, sendo assunto de pauta de todas as reuniões, cujos representantes do setor apresentaram maiores índices de frequência, necessitando, porém, de um maior entendimento entre todos os envolvidos no processo para que o turismo desenvolvido na Aparc seja consciente, sustentável, participativo e economicamente democrático.Tese Inovação em organizações turísticas: uma proposta de modelo organizacional de avaliação em inovação turística - MODITUR(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Batista, Saulo Gomes; Mazaro, Rosana Mara; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/028024084903732; ; http://lattes.cnpq.br/4472031870569213; Pinheiro, Isabelle de Fátima Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7928150617098313; Milito, Marcelo Chiarelli; ; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Silva, Sidcley Dsordi Alves Alegrini da; ; http://lattes.cnpq.br/8473658062060982A inovação tem se destacado como o principal elemento diferenciador das organizações que buscam aumentar sua competitividade e se diferenciar mercadologicamente. Diante disso, a presente tese intitulada Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação turística – MODITUR, aborda a temática inovação em organizações turísticas, tenta compreender como ocorre a inovação e quais as dimensões necessárias para mensurar tal ação em ambientes organizacionais de turismo. O objetivo geral desta tese é propor um modelo de avaliação da inovação em organizações turísticas – MODITUR, a partir da compreensão das dimensões teóricas no âmbito deste tema em organizações turísticas, e tem como objetivos específicos: a) caracterizar as dimensões teóricas, constructos do modelo de avaliação de inovação; b) Validar as dimensões do modelo; c) propor o modelo metodológico de avaliação de inovação para organizações turísticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa e com técnica de amostragem do tipo não probabilístico intencional, que utilizou 17 especialistas/pesquisadores da área de turismo, de acordo com o previsto e requisitado pelo instrumento metodológico propositivo da tese. Já quanto aos resultados, permitiram compreender que o turismo é um fenômeno que passa por constantes transformações em âmbito organizacional e que a inovação precisa fazerse presente dentro das organizações turísticas, levando em consideração as dimensões previstas pelo modelo. Diante do exposto, conclui-se que a mencionada temática em organizações turísticas precisa de mais proposições teóricas e de novos estudos para que organizações possam investir em inovação e consiga competir em âmbito local e global. Para tanto, acredita-se que proposições teóricas e empíricas deste estudo possibilitem reflexões de novos estudos em inovação e contribuam para o desenvolvimento de pessoas e localidades com potencial turístico de maneira responsável.Dissertação Inovação nos empreendimentos turísticos: uma análise das práticas na cadeia produtiva turística do município de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-28) Soares, Juliana Cristina de Moura; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; ; http://lattes.cnpq.br/5222948683844595; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Alves, Maria Lucia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Fernandes, Antônio Jânio; ; http://lattes.cnpq.br/4136479808014274; Enders, Wayne Thomas; ; http://lattes.cnpq.br/4030501657361234Considerando a necessidade e dificuldade de sobrevivência em um ambiente globalizado e competitivo, a inovação, considerada uma ferramenta do empreendedorismo, pode auxiliar tanto na criação de valor e eficiência dos produtos, serviços e administração, quanto na sustentabilidade das empresas e destinos. Assim, o objetivo principal deste estudo foi identificar as práticas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva turística no município de Tibau do Sul/RN. Para alcançá-lo foram definidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a cadeia produtiva do turismo de Tibau do Sul; identificar as formas de inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo no município; identificar fatores relacionados com o tipo e nível de inovação; descrever o ambiente em relação à inovação e situar a inovação nos empreendimentos da cadeia produtiva do turismo em Tibau do Sul à luz da literatura relevante existente. Foram investigadas trinta empresas dos segmentos: agenciamento, gastronomia, hospedagem, lazer e entretenimento, transporte e uma consultoria turística. O estudo se caracterizou como sendo uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualiquantitativa, feita através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As técnicas utilizadas foram: frequência, média, porcentagem, análise de conglomerados, correlação, análise de variância, Teste T e a técnica não paramétrica de Kruskal Wallis. Os resultados da pesquisa indicaram que: não foi possível identificar com precisão o tamanho e características dos segmentos de atividade pertencentes à cadeia produtiva do turismo do município; os empreendedores se consideram relativamente mais inovadores em produto, serviço, administração e desempenho global, do que seus concorrentes locais, por meio de práticas relacionadas, principalmente, à inovação em produto; o segmento que mais inovou em produto foi agenciamento, em administração foi hospedagem e tanto em serviço como em desempenho global da inovação foi a consultoria turística; diversos fatores como tempo de funcionamento, idade do entrevistado e participação no mercado estão relacionados com o nível e tipo de inovação; no geral, os empreendedores pretendem investir em algum tipo de inovação nos próximos anos e possuem interesse sobre o tema; foi possível estabelecer uma relação entre as aplicações dos empreendedores e os conceitos de inovação enfocados na literatura. Face ao exposto, os empreendimentos da cadeia produtiva de Tibau do Sul devem explorar melhor o elemento inovação, aliando suas ações às tendências do perfil do consumidor para que possam, assim, ser mais competitivos e sustentáveis.Dissertação Melhoria de desempenho e ISO 9000: um estudo em empresas brasileiras do setor hoteleiro na perspectiva do Balanced Scorecard(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-07-26) Pizzato, Leonardo da Costa; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; ; http://lattes.cnpq.br/0345362973276791; Mazaro, Rosana Mara; ; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Araújo, Renato Samuel Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/8844681795357306Este trabalho tem por objetivo analisar o grau de contribuição do sistema de gestão da qualidade ISO 9000:2000 para o desempenho das empresas brasileiras do setor hoteleiro sob as quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Inicialmente, é realizada uma pesquisa bibliográfica a cerca dos temas: Balanced Scorecard e ISO 9000. Posteriormente, é realizado um levantamento de dados com o uso de questionário. Foram considerados como objeto de pesquisa todos os hotéis brasileiros certificados com a norma ISO 9001:2000 onze empreendimentos. Para todos os onze empreendimentos foi encaminhado um questionário através de e-mail ou fax. Desses, foi obtido retorno de oito questionários, representando sete empresas respondentes. Uma empresa enviou dois questionários: um respondido por gerente, outro por dirigente. Um dos questionários foi descartado pois, a exceção de uma questão, as respostas foram auferidas sempre em um mesmo grau, sugerindo falta de atenção e a análise devida. Assim, a amostra resumiu-se a seis empresas, representando 54,55% do universo de empresas hoteleiras no Brasil com certificação ISO 9001:2000 válida. Em todas as perspectivas do Balanced Scorecard foram verificadas melhorias significativas no desempenho da maior parte dos hotéis respondentes. Contudo, a perspectiva de aprendizado e crescimento e a perspectiva de processos internos foram as mais beneficiadas pela certificaçãoArtigo Modelos de competitividad para destinos turísticos en el marco de la sostenibilidad(2008) Mazaro, Rosana Mara; Varzin, GiovaniArtigo Movimentos globais e cenários em turismo: uma realidade dinâmica, uma viagem ao futuro(2012) Trigo, Luiz Gonzaga Godoi; Mazaro, Rosana MaraTese "Nada sobre nós, sem nós": o debate sobre acessibilidade no contexto do desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis em destinos costeiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Lamas, Suellen Alice; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/6071263211226854; Mazaro, Rosana Mara; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; Sonaglio, Kerlei Eniele; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; Tomé, Marcello; Chagas, Márcio Marreiro das; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317; Irving, Marta de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/1912229324377473Um destino turístico não deveria ser considerado como sustentável se não for acessível, visto que esses são temas convergentes por abordarem questões em comum, como: participação social, cidadania, direitos humanos, entre outros. Com base nesse pressuposto e diante da existência de uma lacuna identificada na literatura, o objetivo central da tese foi investigar como se expressa na literatura e nas políticas públicas a conexão entre turismo e acessibilidade em destinos costeiros, a partir da premissa de sustentabilidade, a fim de delinear as bases de um instrumento que possa gerar subsídios para políticas públicas com esse enfoque e contribuir para categorizar esses destinos. Orientando-se por concepções teóricofilosóficas multiparadigmáticas, o arcabouço metodológico da tese envolveu fases distintas com diferentes pesquisas bibliográficas, documental e de campo. A relevância da presente proposta se justifica pela possibilidade e necessidade de atualização e avanço dos instrumentos avaliativos existentes de desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis, que devem ser orientados por um viés cada vez mais social e inclusivo. Os contributos diretos desta tese incluem a proposição teórica do termo “sustentabilidade acessível” e seus desdobramentos empíricos que são operacionalizados pela Matriz Avaliativa de Sustentabilidade Acessível para Destinos Costeiros (MASA) cujos resultados culminam no Índice de Sustentabilidade Acessível (ISA) que pode sinalizar o quão próximos eles estão de ser tornar efetivamente um destino que desenvolve um turismo sustentável. A fim de validar a MASA, os indicadores que o compõe, foram aplicados em Natal/RN, destino costeiro de relevância nacional. Essa verificação empírica permitiu atestar, preliminarmente, a viabilidade desse instrumento, posto que propiciou resultados consubstanciados ao que se propõe na MASA. Ele requer, porém, ampla aplicação em outros destinos costeiros, além de acompanhamento continuado para eventuais ajustes, visto que instrumentos de avaliação devem ser ferramentas suscetíveis às constantes adequações sociais. Desse modo, a tese busca contribuir para o planejamento turístico ao trazer a reflexão de que pensar o turismo em bases sustentáveis não significa decodificá-lo como um segmento, mas provocar mudança comportamental profunda considerando-o como via para inclusão social.Tese A participação social na governança do turismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-17) Nascimento, Edson Domingos; Mazaro, Rosana Mara; http://lattes.cnpq.br/0280240849037322; http://lattes.cnpq.br/7426831568134448; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; Fratucci, Aguinaldo Cesar; Carbone, Fábio; Milito, Marcelo ChiarelliA governança no turismo se apresenta como um tipo de gestão compartilhada entre o poder público, o setor privado e a sociedade. Neste cenário, a participação social é compreendida como fator relevante na elaboração e na execução de ações para o desenvolvimento do turismo, tornando-se um conceito ‘politicamente correto’, com respaldo no discurso acadêmico e nas diretrizes das políticas públicas. No entanto, observa-se que a investigação sobre a participação social e os seus efeitos no contexto dos destinos e regiões turísticas, encontra-se incipiente, há escassez de debate e compreensão sobre os tipos de participação praticados nos espaços e instrumentos da gestão pública do turismo. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é analisar a participação social nas Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRs). Para viabilizar metodologicamente a pesquisa, utilizou-se uma abordagem multiparadigmática, com a adoção de métodos mistos, esteados em instrumentos e procedimentos qualitativos e quantitativos. A área de estudo atende a três regiões turísticas consolidadas no Programa de Regionalização do Turismo (PRT); Seridó – RN; Nascentes das Gerais e Canastra – MG; e Uva e Vinho - RS. A presente proposta tem como relevância ampliar o debate sobre a participação social no desenvolvimento de políticas públicas do turismo, e contribuir para a compreensão da gestão nas regiões turísticas, ao identificar as variáveis da participação e as dimensões da governança, e como elas impactam nos resultados para o desenvolvimento do turismo regional. Como resultado, a pesquisa possibilitou verificar que há múltiplas experiências de governança no Brasil, e que a participação social não é discutida nas regiões turísticas, e sim, consentida como ‘validade universal’ pela maioria da literatura, alojadas nas recomendações do Ministério do Turismo, no discurso politicamente correto de atores, ou ainda, na compreensão superficial daqueles que estão envolvidos com o turismo, sua pratica ocorre de forma pulverizada, inserida ou orbitando as IGRs, desempenhando papel coadjuvante no processo de gestão. Em relação aos preditores da participação, identificou-se quatro variáveis comuns aos casos analisados: apego ao lugar, orgulho da região, benefícios individuais e confiança.Tese Potencial turístico de destinos: proposição de um modelo de avaliação com base nos recursos endógenos(2019-09-05) Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas; Mazaro, Rosana Mara; Marques Júnior, Sérgio; ; ; ; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; Nascimento, Marcos Antonio Leite do; ; Leal, Sérgio Rodrigues;Recurso e atrativo são conceitos utilizados constantemente no campo do conhecimento do turismo e aplicados nos estudos sobre potencial turístico. Ainda que a natureza e a origem desses conceitos apresentem raízes e significados distintos, de acordo com o observado, são tratados indiscriminadamente como sinônimos. Recurso turístico, na essência do termo e na lógica do planejamento turístico, é a base do potencial, podendo ou não ser transformado em atrativo, o que representa algo modificado e já qualificado para acesso e uso. Poucos são os estudos acadêmicos que se preocupam com a distinção e a aplicação adequada do termo, e esta indiscriminação conceitual tem importantes implicações nos estudos de potencial turístico, tanto no campo do conhecimento científico, quanto em seu campo de aplicação na proposição de soluções para a gestão e a competitividade de destinos. Portanto, esta tese tem como objetivo principal contribuir para a demarcação conceitual de potencial turístico de forma mais precisa e discriminada, por meio da proposição de uma metodologia de avaliação de potencial turístico de destino, com base em seus recursos endógenos. Para o desenvolvimento da tese, baseou-se nos fundamentos e diretrizes de metodologias qualitativas, utilizando-se de diversas técnicas de levantamento e análise de dados, tais como pesquisa bibliográfica para a delimitação dos termos potencial e recurso turístico, Focus Group para a depuração dos termos e composição do primeiro esboço conceitual da metodologia, técnica Delphi com especialistas para a delimitação conceitual do termo e refinamento da estrutura de avaliação de potencial turístico proposta. A discussão demonstrou que há diferentes e divergentes interpretações do significado de potencial turístico e que a aplicação indiscriminada do termo, que é extensiva ao conceito de recurso e de atrativo, resulta em diferentes e complexas metodologias de avaliação, impossibilitando, assim, a comparação de seus resultados. A análise em profundidade do conteúdo das principais metodologias encontradas e de suas diferentes aplicações permitiu categorizar o uso de potencial como sinônimo de atrativo, de oferta e de mercado, mas quase nunca como significado estrito de potencial na essência do termo. Esta revelação também permitiu entender que o uso indiscriminado – tanto teórico quanto prático – tem levado a importantes distorções em sua aplicação e que a avaliação de potencial tem sido seriamente comprometida por esta negligência conceitual. Para os estudos de competitividade de destinos, as implicações são ainda mais agudas, uma vez que não permitem comparação de resultados nem apresentam isonomia de indicadores, muito menos de forma de cálculo objetivo. A proposição da estrutura conceitual que pode servir para a avaliação de potencial turístico defendida nesta tese foi validada pela aplicação em dois diferentes locais no Rio Grande do Norte e demonstrou ser adequada para uso na identificação de valor intrínseco de recursos turísticos endógenos de um local, podendo seus resultados apoiar a tomada de decisão de gestores no tocante ao desenvolvimento futuro do destino, orientando o investimento público para a transformação desse potencial em atrativo concreto.TCC Turismo de aventura e a sua relação com a sustentabilidade: um estudo em Pipa/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-06) Santos, Noêmia Karolaine da Silva; Mazaro, Rosana MaraO turismo de aventura é um dos segmentos que detêm uma grande demanda de praticantes, devido à crescente busca por uma atividade que seja considerada “ecologicamente correta” e sendo ela aliada a novas experiências, esse segmento desponta e consegue englobar esses aspectos entre vários outros. Atualmente o crescimento da atividade turística se tornou em várias localidades a base da sua economia local, o aumento dessa atividade, acarreta vários impactos, sejam positivos ou negativos. Diante desses fatos, o objetivo geral consiste em compreender se as atividades do turismo de aventura atendem aos requisitos da sustentabilidade na dimensão ambiental. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo e foi realizado na localidade de Pipa/ RN. Utilizou-se como técnicas de pesquisa a observação simples e observação participante, sendo os dados levantados por meio de documentos e registros diversos, sites na web, publicações em jornais e revistas informativas, visita in loco e na experiência de realização prática das atividades. Foi constatado que Pipa dispõe de uma variedade de atividades de aventura, sendo seu principal foco as atividades praticadas em Terra, seguida de atividades na água e quase inexistente atividades praticadas no ar. Apesar da localidade ser um destino que recebe um número expressivo do turismo de massa, foi notado que existe a consciência dos seus residentes, das empresas e projetos que visam propagar a educação ambiental para os seus visitantes. Visto que Pipa está inserida em um contexto geográfico bastante rico em recursos naturais, da sua fauna e flora, a preocupação com a sustentabilidade é um elemento chave em sua competitividade turística.TCC Turismo de base comunitária como alternativa para a geração de emprego e renda: o caso da Bomba do Hemetério em Recife/PE(Turismo, 2012) Oliveira, Tatiana Patrizia da Rocha; Mazaro, Rosana Mara