Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Medeiros, Edna Batista de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana: perspectivas e discussão teórico-metodológica sobre o cotidiano escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05) Medeiros, Edna Batista de; Medeiros, Janaina Luciana de; Mayara Ferreira de Farias; Medeiros, Janaina Luciana de; Farias, Mayara Ferreira de; Medeiros, Joelson Severino de
    Ensejando a concretização do reconhecimento da identidade, história e cultura de um grupo étnico, o presente trabalho possibilitou reconhecimento, igualdade das raízes africanas da nação brasileira. Outrossim, objetivou-se discutir questões relacionadas à inserção do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, sobre a relevância e necessidade da aplicabilidade da temática no contexto escolar, na procura por valorizar os sujeitos e sua cultura. Neste contexto, pensou-se na seguinte questão problema: trabalhar e inseridos no cotidiano da sala de aula para que haja a real inserção do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana? Assim, a pesquisa em questão, utilizou como metodologias: a pesquisa qualitativa e bibliográfica, em revistas, livros e sites que abordavam sobre a mesma ou temática semelhante. A fundamentação teórica, por sua vez, pautou se na ótica de autores como: Abreu (2007), Azevedo Neto (2009), Brasil (2003, 2004, 2008), Bittencourt (2004), Cavalleiro (2005, 2011), Carvalho (2006), Freire (1992), Fonseca (2003), Gomes (2001), Menezes (2002), Rosa (2006), Santos (2005), Santos (1987), dentre outros. A intervenção pedagógica foi, por conseguinte, realizada em sala de aula na “Escola Municipal Paulino Batista de Araújo”, na qual procurou-se mostrar a Lei 10.639/03 no contexto escolar, na busca por valorizar o ensino da diversidade cultural afro-brasileira e africana no cotidiano da Instituição supracitada. Como principais resultados, destacam-se: uma contação de história, com enredo simples, o tema da inclusão do negro e da diversidade valorizando o negro e sua identidade, bem como, slides.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM