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Navegando por Autor "Medeiros, Lutemberg Lima de"

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    Tese
    Alfabetização científica e tecnológica: uma matriz paradigmática para avaliação de abordagens na educação cientifica brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Medeiros, Lutemberg Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Nunes, Albino Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/4868160595711539; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Mazze, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; Silva, Márcia Gorette Lima da; Leite, Rosana Franzen
    Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemplem a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em termos epistemológicos e pedagógicos e seus desdobramentos concernentes ao exercício da cidadania, forjada em uma atual conjuntura sociopolítica da humanidade complexa, imersa em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abrangendo ainda, de forma preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória. Nossa hipótese é que a ACT, no contexto brasileiro, possui múltiplas concepções e práticas de ensino condizentes com a polissemia do termo. Face ao exposto, nesta pesquisa, objetivamos analisar como a Pesquisa em Educação em Ciências concebe a ACT e é retroalimentada por estas concepções. Para alcançar a meta supracitada, buscamos: (I) identificar elementos estruturantes de propostas e concepções de ACT na literatura; (II) elaborar uma matriz teórica para caracterizar a ACT, e (III) validar a matriz no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A matriz paradigmática, enquanto ferramenta teórico-metodológica, além de referencial teórico, é também o referencial metodológico (Sánchez Gamboa, 2012) para a análise paradigmática da produção científica. A validação do conteúdo da matriz se deu pela referencialização (Figari, 1996), orquestrando um quadro de referências para sua avaliação. Por sua vez, os níveis paradigmáticos (metodológico, teórico, epistemológico e ontológico) da matriz, que nos permitem instituir três tipos de abordagens da ACT, foram validados pelo levantamento bibliográfico na BDTD. O processo de validação transcorreu à medida que a matriz proposta efetivamente auxiliou na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Os resultados sinalizam as potencialidades de aplicação do constructo, ao passo que também foi possível apontar algumas limitações. Notadamente, a matriz proposta permitiu identificar tendências, congruências, bem como disparidades e lacunas, possibilitando uma análise abrangente do campo investigado. Este processo revelou, em particular, os fatores que podem contribuir para o silenciamento da tecnologia no silogismo e para a externalização de um desequilíbrio entre as teorias pedagógicas e epistemológicas. Além disso, permitiu a visualização das repercussões destas discrepâncias, especialmente considerando suas implicações diretas.
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    Produto Educacional
    Luís, Câmara, Ação: uma expedição no museu científico de cascudo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-22) Medeiros, Lutemberg Lima de; Cabral, Carla Giovana
    Unidade de Ensino que aqui será pormenorizada é o resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É um Produto Educacional (PE). Trata-se, sobretudo, de um material orientador para que você, professor/a de Ciências da Natureza da Educação Básica, possa desenvolver atividades de ensino e aprendizagem fundamentadas na promoção e na avaliação de indicadores de alfabetização científica e tecnológica. São atividades desenvolvidas no diálogo entre espaços escolares e museus de ciências
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    Dissertação
    Storytelling como estratégia de mediação e alfabetização científica no Museu Câmara Cascudo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-22) Medeiros, Lutemberg Lima de; Cabral, Carla Giovana; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/4868160595711539; Palharini, Luciana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/4547482388427152; Silva, Márcia Gorette Lima da; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Sousa, Rute Alves de; http://lattes.cnpq.br/1912747149638024
    A alfabetização científica é um processo que transcende espaços institucionalizados, ocorrendo ao longo da vida das pessoas e é compreendido como um direito de todos e todas os/as cidadãos/cidadãs. No campo da educação em ciências, pesquisadores/as e educadores/as têm concebido o conceito de alfabetização científica a partir de vieses distintos, os quais devem ser observados para que seja compreendido em diversas situações e ocasiões, ou seja, de forma contextualizada. Apontamos ainda que afloram diferentes formas de avaliar essa alfabetização dos/as estudantes, sendo necessário estabelecer indicadores dessas habilidades adequados a cada realidade sociocultural. Nesse contexto, consideramos que os espaços não formais podem contribuir na promoção da alfabetização científica da população e de estudantes da educação básica, o que implicaria em pensar em ações educativas propicias a esses espaços e, consequentemente, na criação de um novo olho olhar sobre tempos, exposições, formas de interagir, materiais, linguagem, de modo a fomentar a aproximação entre as culturas estudantil e científica. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a construção de narrativas criativas, as storytellings, envolvendo os objetos em exposição do Museu Câmara Cascudo pode aproximar os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma cultura científica compreendida no seio das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para tanto, na sequência didática desenvolvida como produto educacional utiliza-se uma abordagem temática sobre fósseis, na perspectiva de compreender a evolução da vida na Terra, organizada nos três Momentos Pedagógicos. Entretanto, a pandemia de Covid-19 que se estabeleceu também no Brasil acarretou a suspensão das aulas em escolas e outras instituições educacionais e o fechamento temporário do Museu Câmara Cascudo, sem falar nas mudanças bruscas e drásticas na vida das pessoas. Esse fato extraordinário nos obrigou a modificar a estrutura do produto educacional, que é apresentado em duas versões: a original e a versão adaptada ao ensino remoto. Os resultados indicam que fatores que emergem das desigualdades sociais têm afetado e excluído estudantes das atividades escolares, com reflexos negativos nas taxas de participação nas aulas e atividades. Condições formativas, sociais e emocionais desfavoráveis de professores/as também foram diagnosticadas. Na aplicação do material educativo adaptado ao ensino remoto, possíveis dificuldades de aprendizagem associadas aos conceitos de evolução e tempo geológico foram verificadas.
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