Navegando por Autor "Melo, Elda Silva do Nascimento"
Agora exibindo 1 - 20 de 81
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância da inteligência emocional para os processos de ensino e aprendizagem: impactos pedagógicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Costa, Indara Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira; Ribeiro, Cynara Teixeira; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Melo, Elda Silva do NascimentoO presente trabalho objetiva discutir as contribuições do conceito de inteligência emocional para o ofício do pedagogo, considerando tanto sua formação acadêmica quanto sua prática profissional. Trata-se de tema considerado extremamente relevante para a Pedagogia na medida em que atualmente diversas pesquisas e experiências educacionais revelam as influências desse tipo de inteligência sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar o objetivo supracitado foi empreendido um estudo teórico para situar o contexto de surgimento deste conceito e os avanços teóricos e metodológicos alcançados até o presente momento: desde a concepção unitária de inteligência apresentada por Alfred Binet (1905 apud 2011) até a sua pluralização proposta por Howard Gardner (1995) e posteriormente por Daniel Goleman (2011).Tal estudo revelou também as possíveis contribuições do professor com vistas ao desenvolvimento desse tipo de inteligência; algumas práticas já existentes nessa perspectiva e os elementos que estão relacionados à incorporação da inteligência emocional nos currículos escolares. A partir de tais elementos, constatou-se que o trabalho pedagógico com a inteligência emocional potencializa o processo educativo desde o seu planejamento até a intervenção didático-pedagógica, tanto no que diz respeito aos processos mentais quanto às interações ocorridas no ambiente educacional. Nesse sentido, ressalta-se que esse deve ser um objeto de estudo permanente na formação e atuação docente.Tese Acesso e permanência na educação superior: representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN que mudaram de curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Silva, Telma Elita da; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Almeida Neto, Luiz Mello de; ; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A educação superior foi abordada sobre o tema acesso e permanência em uma instituição pública. O objetivo principal deste estudo foi analisar a constituição das representações sociais de estudantes ingressantes no CCSA/UFRN, que mudaram de curso, sobre o acesso e permanência na educação superior em uma instituição pública. Um estudo desenvolvido a partir da observação da microevasão como um fenômeno social no contexto do CCSA/UFRN, no período de 2013 a 2018, após a adesão da instituição ao REUNI. Com a pesquisa foi possível identificar o espalhamento do fenômeno por toda a instituição. Trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo, com uma abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram recolhidos pelo preenchimento de um questionário on-line por 39 participantes e por 07 entrevistas. Analisados à luz da Teoria das Representações Sociais e de narrativas autobiográficas. Como resultados foram encontrados alguns destaques no perfil dos narradores em relação ao perfil geral. O acesso e a permanência, como objeto de representações sociais, foram compreendidos a partir dos indícios representacionais sobre os eixos ingresso, desistência e reescolha e das narrativas autobiográficas. Gerando a tese: a microevasão se estabelece por processos avaliativos (juízo) da educação superior, do curso evadido e do novo curso matriculado e por processos de reflexão autobiográfica. Esses retrospectivos e prospectivos da (re)descoberta de si e de uma nova profissão almejada. Contribuindo, portanto, para um olhar positivo da microevasão, considerando o cenário investigado, e de uma preocupação para a gestão universitária no que se refere às práticas pedagógicas, ao processo de orientação acadêmica e à gestão das vagas ociosas.Anais Anais do evento Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN 2021: livro de resumos(UFRN, 2023-02-23) Melo, Elda Silva do Nascimento; Tintin, Ricelle Fernandes QueirozLivro de resumos do evento "Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN 2021", realizado em Natal, de 01 a 02 de dezembro de 2021.Anais Anais do evento VI Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN: livro de resumos(EDUFRN, 2024-07-15) Melo, Elda Silva do Nascimento; Nogueira, Cinthya Muyrielle da Silva; Tintin, Ricelle Fernandes QueirozLivro de resumos do evento "VI Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN", realizado em Natal, de 29 a 30 de novembro de 2022.Dissertação Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Nascimento Júnior, Reinaldo Tamandaré do; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/4826720142184991; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875O presente estudo busca analisar a atuação do Técnico em Assuntos Educacionais das Unidades Institucionais e Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à avaliação institucional via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as suas relações estabelecidas com o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como foco a problemática da avaliação institucional, num prisma de representação social atribuída por parte dos agentes envolvidos, em especial, os Técnicos em Assuntos Educacionais. É um estudo de caráter qualitativo, realizado com base na observância de referenciais bibliográficos e produções da área, com destaque para autores como Moscovici (2002, 2003), Jodelet (1989, 2002) e Arruda (2002, 2005), no que diz respeito à representação social, além do emprego de questionários, aplicação de entrevista e da Técnica de Associação Livre de Palavras para fins de análise descritiva e de conteúdo, conforme aponta Bardin (1977). Como resultado, aponta não haver uma representação social sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em si, visto que há apenas um mero discurso circulante no trabalho ou, no máximo, uma representação individual e de profissional da área. No processo de avaliação, parece predominar apenas um atendimento ao marco legal; carecendo de ser mais aprimorado. A pesquisa também evidencia que o tema carece de um melhor aporte teórico.Livro Caderno de Monitoria 5: relatos de experiência: projetos premiados 2016(EDUFRN, 2019-04-02) Melo, Elda Silva do Nascimento; Tintin, Ricelle Fernandes QueirozEsta obra é uma publicação direcionada à divulgação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e do Programa Complementar de Estudos do Ensino Médio (PROCEEM), com foco na iniciação à docência na graduação, sendo esta sua quinta edição. Coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFRN, os mencionados programas de ensino contribuem para fortalecer e qualificar a formação inicial dos discentes.Dissertação Campo educacional e representação social da formação docente :o olhar dos agentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-12) Melo, Elda Silva do Nascimento; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779910U0; Machado, Laêda Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792784Y4; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033A formação docente tem sido alvo de diversas mudanças, sendo delineada de acordo com inúmeros formatos e modelos através de tempos e espaços diversificados, compondo assim, estatutos e propostas curriculares diferentes em diferentes níveis de qualificação. Buscou-se neste trabalho, pontuar as principais discussões que permeiam a formação docente, pautadas na visão de autores da atualidade. Através da Teoria das Representações Sociais buscou-se ainda, desvelar e conhecer como percebem e reagem os agentes diretamente envolvidos com esse processo, ou seja, os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Natal/RN, considerando-se que, em muitos casos, essa formação exige o repensar das políticas de formação. Adotamos também, os conceitos de campo e campo educacional apresentados pela praxiologia de Pierre Bourdieu. A adoção de tais conceitos se deu por considerarmos que se trata de um instrumental teórico possibilitador da apreensão dos fenômenos sociais, tanto no plano macro quanto micro. Assim, não se perde de vista o geral e, particularmente, as nuances de cada contexto ou situação específica. No percurso metodológico utilizou-se para a coleta de dados o Teste de Associação Livre de Palavras, e a Entrevista Semi-Estruturada, além de fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. O tratamento e análise dos dados foram realizados com a ajuda dos softwares: SPSS Statistical Package for Social Sciences e EVOC; e o método de Análise Categorial de Conteúdo. A combinação dos conceitos e técnicas supra citados fez-se necessária tendo em vista apreender tantos os aspectos de ordem qualitativa como quantitativa, buscando assim, um leque maior de contribuições e de validação dos resultados, os quais evidenciaram, dentre outros elementos menos salientes, a existência de uma representação social da formação docente como: conhecimentos - teóricos e da prática; uma necessidade - imposta pelas disputas simbólicas do campo social; capacitação e compromisso. Reconhecemos a relevância das reflexões aqui tratadas, porém conscientes de que este é apenas um dos enfoques possíveis ao temaTCC O campo epistêmico da Educomunicação e a sua oferta de Graduação no Brasil/(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; https:// orcid.org/0000-0001-6857-7947; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4776264Z1; Pinheiro, Mirian Moema Filgueira; Melo, Elda Silva do NascimentoA experiência dos processos comunicativos é a base para a formação do pensamento do ser humano. O objeto de estudo da monografia é o campo epistêmico da educomunicação e o seu formato nas ofertas de cursos de graduação no Brasil desde 2013. A questão que move a pesquisa é: como se configura o campo epistêmico da educomunicação e as suas ofertas de cursos de graduação no Brasil? O objetivo geral da monografia é compreender a teorização que apoia o campo epistêmico da educomunicação, bem como, analisar as ofertas dos cursos de graduação em educomunicação oferecidos no Brasil a partir das dimensões: contexto histórico, referencial teórico, currículo, organização e funcionamento dos cursos. Metodologicamente, o estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e do tipo netnográfica pois se desenvolveu integramente em ambiente on-line (SOARES; STANGEL, 2021). As técnicas utilizadas priorizaram a revisão bibliográfica, a análise documental e a entrevista semi-estruturada (GIL, 2002). Os sujeitos colaboradores da investigação foram os dois (02) coordenadores das graduações de educomunicação que ocorrem na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. A análise dos achados da investigação faz uso da técnica de análise temática desenvolvida por Minayo (2007). Os resultados da monografia revelam que a educomunicação se constitui em um campo epistêmico consolidado no Brasil, afirmam que os cursos de graduação em educomunicação são ofertas estruturantes para a formação de profissionais impulsionadores de desenvolvimento humano e social, bem como, ressaltam que o pensamento do teórico Paulo Freire é um contributo que deve ser mais valorizado para o maior fortalecimento e difusão da educomunicação como campo epistêmico.Dissertação Concepções e práticas de professoras da Educação Infantil de um CMEI de Natal/RN em relação à sexualidade das crianças: reflexões sobre a formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-25) Souza, Maria de Fátima Dantas de; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Oliveira, Jacyene Melo de; ; Soares, Júlio Ribeiro; ; Nascimento, Zaeth Aguiar do;O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções das/os professoras/es em relação à sexualidade infantil e seus modos de agir diante de situações que envolvem manifestações sexuais das crianças nas escolas de educação infantil. O referencial teórico utilizado foram os estudos de Freud e de Foucault acerca dos temas sexualidade infantil e sexualidade, respectivamente, além de documentos norteadores da educação, da educação infantil e de referências para um trabalho com a sexualidade no âmbito educacional. Foi realizada uma investigação que contemplou uma etapa de pesquisa bibliográfica, realizada no Portal de Periódicos CAPES, com o intuito de investigar trabalhos que discutem práticas de professores de educação infantil no tocante às manifestações da sexualidade das crianças no contexto escolar, publicados entre os anos de 2008 e 2018; e outra de levantamento empírico com catorze professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal/RN, sendo este último caracterizado como do tipo descritivo e de natureza qualitativa. No levantamento empírico, foram utilizadas como técnicas de pesquisa uma roda de conversa, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam concepções das docentes em relação à sexualidade infantil majoritariamente pautadas em valores religiosos e pessoais, bem como a ideia preconcebida de que crianças não devem apresentar manifestações sexuais. Quando as docentes se deparam com tais manifestações, muitas vezes recorrem a ameaças e punições, tratando a questão fortemente no âmbito individual, sem incluir toda a turma no debate. Além disso, a relação entre escola e família para a abordagem desse tema é insuficiente, sendo o âmbito familiar encarado como último recurso para situações que a escola não consegue resolver. Houve consenso acerca das lacunas formativas existentes para a realização de um trabalho pedagógico com a sexualidade das crianças e acerca da ausência de discussões sobre tal temática na própria instituição. Esse último dado aponta para a necessidade de repensar os currículos dos cursos de formação inicial e as ofertas de formação continuada, colocando em evidência este objeto de estudo relativamente pouco visibilizado no meio educacional. As conclusões apontam que o trabalho pedagógico com a sexualidade das crianças no âmbito escolar torna-se ainda mais relevante diante do contexto atual que estamos vivendo no Brasil, em que testemunhamos graves retrocessos políticos no que tange à implementação de uma educação não sexista e que respeite a diversidade em todas as suas formas.Dissertação O curso de licenciatura em química da UFRN: uma proposta de análise das questões específicas da avaliação do ENADE (2011 e 2014) em termos de operações cognitivas(2019-12-13) Medeiros, Maria da Guia da Silva; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Silveira, Helder Eterno da;Para acompanhar o desenvolvimento da educação superior no Brasil foi criado, entre outros indicadores, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que faz o diagnóstico dos estudantes quanto aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, competências e habilidades adquiridas pelos graduandos durante a formação. A partir deste instrumento, nosso problema de pesquisa se relaciona com o nível das operações cognitivas exigidas na resolução das questões do ENADE e se estas refletem as mudanças nas estruturas curriculares. Quer dizer, que elementos orientadores à análise das questões do ENADE, dos relatórios e da estrutura curricular podem subsidiar um olhar ao Projeto Pedagógico do curso de Química – Licenciatura em termos de operações cognitivas de alta ordem e, consequentemente, uma melhor formação profissional? Para tentar responder ao nosso problema, foi preciso estruturar a pesquisa nos seguintes objetivos específicos: (a) analisar as questões aplicadas nas provas do ENADE 2011 e 2014 para formação de professores em Química a partir de um quadro orientador de competências, habilidades, conhecimentos específicos do campo disciplinar da química; (b) classificar as operações cognitivas exigidas e nível de dificuldade para realização de cada questão; (c) comparar os resultados obtidos com os expressos nos relatórios do curso e com componentes curriculares da UFRN. Trata-se de uma pesquisa de análise documental à qual foram selecionadas 05 questões que foram aplicadas na prova de 2011, e 07 questões aplicadas na prova 2014. Todas com componente específico voltado para à licenciatura em Química, ou seja, relacionadas ao Ensino de Química. Para a análise, foi elaborado um quadro orientador de matriz própria de referência de competências, habilidades, operações cognitivas e conhecimentos específicos do campo disciplinar, e para classificar as operações cognitivas e o nível de dificuldade exigidas nas questões, assumiu-se o referencial da Taxonomia de Alonso. Das questões analisadas, identificam-se operações cognitivas de várias ordens e grau de dificuldade máxima e mínima, sendo identificado grau de dificuldade mínima presente apenas em uma questão da prova 2011. Em oposição ao grau de dificuldades encontradas, foi verificado o Índice de facilidade, dado disponibilizado pelo Inep, que qualifica as questões em função da análise estatística do número de acertos. Outro ponto observado foi a estrutura curricular do curso de Química da UFRN, verificando que a mesma se encontra coerente com exigências na prova do ENADE. Apesar de preliminar, os resultados sinalizam elementos que contribuem com discussões nas estruturas curriculares dos cursos de formação para professores em química.Dissertação De Bacharel a Professor: o ser docente no ensino universitário(2019-08-28) Dantas, Anne Cristine da Silva; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Silva, Rosalia de Fátima e;A transformação que vem ocorrendo na contemporaneidade vem mudando o cenário das instituições de ensino superior e seus agentes. As políticas assertivas de expansão e democratização vão configurando um novo perfil de alunos e por consequência dos profissionais que são formados nessas instituições. Diante dessas mudanças, a formação dos docentes universitários passa a ser objeto de estudo, visto que, a esses são confiados à formação desses profissionais. O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem o objetivo de analisar como foi constituído o ser docente dos professores bacharéis do ensino superior. Foi produzido a partir de um grupo de investigação formado por docentes bacharéis do quadro efetivo da UFRN, com jornadas de trabalho de 20h semanais e que exercem sua profissão de formação, concomitantemente, fora da universidade. Enquadra-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aplicação de ferramentas para a coleta e análise de dados, apresentada de forma descritiva, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, além de entrevista semiestruturada, sendo necessário chegar a descrições detalhadas, fazendo uso de gravador para isso e utilizando como instrumento para analise de dados a Analise de Conteúdos de Bardin (2011). Foi tido como resultado o encontro de três categorias que envolve o ser docente: formador de futuras gerações; ensinar; doação e ainda acreditam que sua experiência profissional é fator significativo para serem docentes. A concepção do ser docente para esse professor bacharel é que mesmo com a falta de cursar disciplinas de cunho didático-pedagógico em sua formação inicial, constroem seu ser docente através de outras competências e habilidades construídas ao longo de sua pratica, mas vêem a necessidade de um aprofundamento na formação pedagógica.Dissertação Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental: o caso da rede municipal de ensino do Natal/RN(2019-08-27) Bezerra, Andrea Rossely da Fonseca; Ramalho, Betânia Leite; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; ; ; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Diniz, Adriana Valéria Santos; ; Bormann, Maria Aliete Cavalcante;O presente trabalho trata da distorção idade-série de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, segunda etapa da Educação Básica brasileira. A investigação teve por objetivo analisar os fatores que impactam no fenômeno da distorção idade-série, na rede municipal de ensino do Natal/RN, sob a perspectiva de estudantes, de 15 a 17 anos, professores e coordenadores pedagógicos. Este estudo, com abordagem qualitativa, tem aporte teóricometodológico fundamentado em alguns autores da teoria histórico-cultural, de L. S. Vygotsky, e nas concepções de J. Dewey. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionário (com perguntas fechadas e abertas), ficha de identificação, entrevistas semiestruturadas e documentos oficiais (arquivos escolares). A pesquisa foi realizada em três escolas municipais da cidade do Natal, com 46 estudantes, 03 professores e 03 coordenadores pedagógicos. A condução do tratamento dos dados coletados, a análise e interpretação foi orientada pelos estudos de Bardin (1977) e Franco (2012), que tratam da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos evidenciaram que os fatores internos à escola predominam na construção do fenômeno investigado e apontaram indícios de que as dificuldades dos alunos assimilarem os conhecimentos curriculares da Matemática e da Língua Portuguesa são as principais causas do atraso no fluxo escolar, gerando a distorção idade-série; ressalta-se, também, que, no processo de alfabetização, se instaura um conjunto de dificuldades que irão interferir nas aprendizagens posteriores; a ausência de ações efetivas para a correção de fluxo, nos anos finais do Ensino Fundamental, contribui para a recorrência da distorção idade-série; existe uma imagem estigmatizada desses estudantes que parece impedir que sejam vistos como indivíduos capazes de ter sucesso escolar e se desenvolver como cidadãos. Do processo analítico e respectivos resultados, são apresentadas algumas proposições para minimizar a distorção idade-série na rede municipal do Natal.Tese A docência na educação infantil: representações sociais dos professores cursistas do proinfantil do Estado do Rio Grande do Norte sobre o trabalho docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-13) Aguiar, Ana Maria Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/1919917745460678; ; http://lattes.cnpq.br/5074578824504931; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; Barbosa, Ivone Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/8032275045906128; Sales, Luís Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/3467660796249780; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://lattes.cnpq.br/4006015131926244O objetivo geral desta pesquisa é identificar e analisar representações sociais dos (as) professores(as) cursistas do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil - PROINFANTIL - UFRN/MEC sobre o trabalho docente, buscando identificar seus elementos constituintes e compreender a dinâmica da sua organização. Partimos do pressuposto que esses (as) professores (as) trabalham fundamentalmente, nas Instituições de Educação Infantil, com conhecimentos do senso comum e referentes culturais inerentes ao ser / fazer docente na concepção de educação guardiã / assistencialista para garantir a integridade física das crianças, provocando uma cisão entre o cuidar e o educar. A partir desse objetivo geral, elegemos como objetivos específicos: identificar as condições sociais, econômicas e culturais desses (as) professores (as); identificar o que é trabalho docente para eles (as) bem como identificar quais as implicações psicossociais acionadas pelas RS sobre trabalho docente que apontam para tensões entre a formação e o exercício docente como atividade profissional. Como fundamentação teórica optamos pela Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), Jodelet (2001); Especificidades do Trabalho docente na Educação Infantil: Kramer (2002; 2006); Oliveira-Formosinho (2007); Zilma de Oliveira (2007), Formação Docente: Ramalho, Nuñez e Galthier (2003) e Tardif e Lessard (2008), Análise de conteúdo: Bardin (2004). Como procedimento metodológico, escolhemos a teoria do Núcleo Central, desenvolvida por Jean Claude Abric (2000). Contribuíram para o alcance desse objetivo os 171 professores (as) que concluíram o Proinfantil no RN ao participarem da TALP com justificativas. O corpus decorrente das evocações em torno das palavras sugeridas pela Fundação Carlos Chagas: dar aula, professor, aluno e acrescentada a palavra Educação Infantil, foram submetidas a um tratamento com o auxílio do software EVOC (2000), identificando o núcleo central. Os resultados apontam as palavras mais evocadas e significativas: Planejamento, criança, educar, cuidar e brincar. Indicando que para esses (as) professores (as) o trabalho docente na Educação Infantil precisa ter uma sistematização pedagógica para educar as crianças. Essas palavras correspondem à especificidade do ser/fazer docente na Educação Infantil. No entanto, os dados revelam que é um trabalho com características diferentes do trabalho docente em outras etapas de ensino.Tese O "engodo" e a rede de sentidos: representações sociais de professores sobre o currículo da EJA(2018-08-29) Santos, Veridiano Maia dos; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Rey, Fernando Luiz Gonzalez; ; Machado, Laêda Bezerra; ; Domingos Sobrinho, Moisés; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; Silva, Rosalia de Fátima e;O objetivo desta pesquisa é analisar as representações sociais dos professores sobre o currículo do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. O contexto desta iniciativa acadêmica está fincado na realidade cotidiana desta modalidade do Ensino Fundamental na qual se destacam questões como a desistência discente, o fechamento de turmas nas escolas e o trabalho docente no dia a dia escolar. A Educação de Jovens e Adultos congrega potencialidades e tensões que se fazem presentes entre os seus atores, especialmente, no grupo docente. Com base na fundamentação teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, por meio de sua abordagem da sociogênese, trata-se de um estudo que analisa, descreve e discute as representações sociais dos professores sobre o currículo articulando o olhar destes profissionais à ideia de uma rede representacional que se costura em diversas dimensões que estão presentes no cotidiano escolar a partir do saber e do fazer docente, seus contrastes, subjetividades, tensões e afetos. Analisamos e refletimos entre as diferentes dimensões do trabalho docente que se tangenciam ao currículo, revelando seu universo consensual, em meio às relações de poderes nos contextos construtivos representacionais sobre o currículo na EJA. Em relação a este objeto de estudo, nos amparamos em reflexões e referenciais teóricos que estudam o fenômeno das representações sociais, e em postulados que versam sobre esta modalidade do Ensino Fundamental e também em concepções curriculares de autores nacionais e estrangeiros. No processo empírico trabalhamos sensivelmente com entrevistas semiestruturadas e entrevistas coletivas como técnicas dentro do amparo da pesquisa qualitativa, onde os resultados destes procedimentos foram consideravelmente avaliados pela análise de conteúdo, em seus aspectos de análise de registro e de contexto. Este trabalho se desenvolveu em três escolas do município do Natal/RN, contando com a participação de doze professores do segundo segmento da citada modalidade de ensino escolar. De modo geral, consideramos que os professores comunicam e articulam saberes ao construírem uma rede representacional que está imbricada ao currículo desta citada modalidade do Ensino Fundamental; de forma estreita, o coletivo docente representa o currículo da Educação de Jovens e Adultos familiarizando-o ao modelo do Ensino Regular, objetivando-o ao materializá-lo à imagem do conteúdo disciplinar. Os achados deste complexo estudo que problematiza o campo representacional docente nos mostra que os professores se guiam em práticas por um conhecimento ordinário no seu cotidiano pedagógico, em meio a diversas e distintas especificidades que a EJA demanda. Portanto, é preciso uma tomada de consciência a partir de reflexões e ações pedagógicas que direcionem os atores deste processo de escolarização dos sujeitos para se caminhar em direção a novas possibilidades curriculares no processo de ensino e de aprendizagem nas instituições de ensino formal.Dissertação Ensino e aprendizagem em sociologia: representações de professores da rede pública estadual de Natal(2016-07-22) Oliveira, Sheyla Charlyse Rodrigues de; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/9242114944135098; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Oliveira, Amurabi Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/8355859619672329; Toscano, Geovania da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://lattes.cnpq.br/4006015131926244A presença efetiva da Sociologia enquanto disciplina da educação básica, no estado do Rio Grande do Norte, encontra-se atrelada à obrigatoriedade advinda com a lei do ano de 2008. A intermitência que antecede esse período ocasionou, na licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, assim como em licenciaturas de outras IES, certo distanciamento entre a realidade da educação básica e o percurso formativo perpetrado no ambiente acadêmico, interferindo diretamente nas concepções de ensino/aprendizagem erigidas pelos docentes. Com o intento de relacionar os saberes aprendidos por meio da formação inicial e as concepções sobre o ensino e a aprendizagem em Sociologia na escola básica, investigamos 21 professores da referida disciplina, atuantes na rede estadual do município de Natal, a respeito de suas representações sobre o ensino e a aprendizagem sociológicos. Nesse sentido, fizemos um exame da estrutura curricular da licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, esteio formativo dos sujeitos investigados, além das análises dos elementos que estruturaram os núcleos centrais das representações sobre ensino e sobre aprendizagem. Para tanto, como aporte metodológico utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), entrevistas semiestruturadas e observações com registro em diário de campo, além da Teoria das Representações Sociais (TRS), Análise de Conteúdo e a Abordagem Estrutural como principais referências teórico-analíticas. Dessa forma, guiamo-nos essencialmente pela formação docente, relações de ensino/aprendizagem e representações sociais, dimensões conceituais perseguidas nessa pesquisa, objetivando evidenciar o caráter relacional entre elas, compreendendo o percurso formativo como determinante às relações do processo educativo e às elaborações representacionais. Os dados, nesse sentido, mostram que as representações dos professores de Sociologia sobre o ensino e aprendizagem da disciplina organizam-se em torno de uma postura de crítica e desvelamento das relações sociais, mas que se estruturam também a partir do imperativo da realidade objetiva e todas as problemáticas que advém dessa. O discurso da transformação e intervenção social por meio da disciplina é recorrente, sendo-lhe atribuído um papel monumental diante das condições em que ela é operada na escola básica. As representações docentes sobre ensino/aprendizagem em Sociologia, portanto, ancoram-se numa prática comprometida com uma intervenção social que parece ser prerrogativa somente dessa disciplina, questões que devem subsidiar as discussões na formulação/reformulação dos currículos que formam estes professores, de modo a situá-los na realidade do ensino/aprendizagem sociológicos buscando uma maior consonância entre a formação inicial e a prática docente.Tese Entre a arena e os bastidores: da prática em desenvolvimento à práxis pedagógica do Técnico em Assuntos Educacionais no âmbito do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-25) Coutinho, Ticiana Patrícia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; http://lattes.cnpq.br/6976576638013560; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Melo, Elda Silva do Nascimento; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Araújo, Hilda Mara Lopes; Cabral, Carmen Lúcia de OliveiraEsse estudo trata dos saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais no contexto do IFRN e se apresenta como que uma grande síntese reflexiva dos sentidos atribuídos por TAE as suas práticas e de saberes por elas mobilizados. Nessa pesquisa objetivamos compreender os saberes e ações envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica de Técnicos em Assuntos Educacionais e apreender os processos de produção de saberes em seu cotidiano. Partimos da seguinte questão: quais os saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Pressupomos que os saberes envolvidos na prática pedagógica dos TAE emergem da práxis, ou seja, da reflexão que esses profissionais fazem sobre sua ação produzindo saberes multirreferenciados. Tomamos como unidade de referência as falas de 10 TAE atuantes em 10 campi diferentes do IFRN. Para alcançar o objetivo da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva e elegemos como princípios teórico metodológicos a multirreferencialidade, os sentidos como sociais e culturais e os conceitos de configuração de interdependência. Os resultados revelam que os saberes envolvidos no desenvolvimento da prática pedagógica dos TAE decorem: a) dos saberes acumulados ao longo de suas experiências; b) emergem da atuação deles no IFRN, imersos nas especificidades institucionais com seus dilemas e desafios; e c) resultam da reflexão que eles fazem a partir de sua prática, ou seja, da sua práxis produzindo saberes multirreferenciados. São saberes que se caracterizam por serem pragmáticos, se mobilizarem a partir da prática, da realização de uma tarefa; são políticos, ou seja, estão relacionados a uma ação intencional e correspondem a uma prática reflexiva e são saberes hermenêuticos e críticos – se configurando como saberes que surgem de processos formativos tanto individuais como coletivos. Os saberes dos TAE que emergem da análise de suas falas, são frutos do movimento de pensar sobre sua ação, refletem saberes constituídos em seus percursos formativos em diferentes espaços de atuação, mas são mobilizados essencialmente a partir da prática realizada na instituição.Dissertação Estágio curricular obrigatório para universitários com deficiência: contexto e vozes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-09) Ávila, Giuliana Maria Gonçalves; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/9237395039688813; Kranz, Cláudia Rosana; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272; Melo, Elda Silva do Nascimento; Martins, Lisie Marlene da Silveira Melo; Pletsch, Márcia DeniseA atual política educacional no contexto brasileiro preconiza a garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino. Como consequência, constata-se, nos últimos anos, um aumento significativo no acesso de estudantes com deficiência na Educação Superior. No entanto, observa-se, no acompanhamento desse público pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dificuldades relativas às experiências de estágio curricular obrigatório de estudantes com deficiência, no que diz respeito a barreiras que interferem no pleno desenvolvimento de competências profissionais e inclusão desses estudantes. Diante dessa problemática, a presente pesquisa adota uma abordagem de métodos mistos convergentes, de caráter exploratório e descritivo, tendo como objetivo geral analisar as experiências de graduados com deficiência quanto à acessibilidade vivenciada em estágios curriculares obrigatórios nos cursos de graduação da UFRN. Para o alcance desse objetivo, utilizamos como instrumentos a análise documental e questionário online, cujos dados coletados de natureza quantitativa foram analisados a partir da estatística descritiva, e os oriundos das perguntas abertas do questionário a partir da Análise Temática teórica, com base nos temas: estrutura do estágio e barreiras e aspectos facilitadores. Além disso, também foi proposta a atualização da cartilha de estágios da UFRN, caracterizada como um produto educacional, haja vista o caráter profissional desse mestrado. No período do recorte temporal da pesquisa, o total de egressos com deficiência da UFRN que foram acompanhados pela SIA oriundos de cursos com estágio obrigatório na estrutura curricular foi de 54, dos quais 14 (25,9%) participaram. A análise e discussões dos resultados foram direcionadas para a realidade da amostra estudada, sem inferência estatística. De forma geral, os resultados ressaltaram o enfrentamento de barreiras nas suas diferentes dimensões pelos egressos com deficiência nas atividades de estágio curricular obrigatório, sendo relatadas barreiras como: o capacitismo, ausência de transporte acessível, ausência de mediadores da comunicação para usuários de LIBRAS, predominância do “ouvintivismo”, ausência de autonomia de locomoção segura e orientada nos espaços e ausência de materiais e instrumentos acessíveis. Além disso, evidenciaram-se como aspectos facilitadores ou barreiras, a depender da forma como se apresentem: participação do estudante na definição do local de estágio, avaliação das condições do campo de estágio, inclusive as de acessibilidade, atuação pedagógica do professor orientador de estágio, políticas institucionais de formação docente continuada e proposta pedagógica do estágio vinculada ao Projeto Pedagógico de Curso. Por fim, foi elaborada uma proposta de Cartilha de Estágio para a UFRN, com apoio e parceria da Pró-reitoria de Graduação, com a proposta de ser um documento orientador para todas as partes envolvidas no estágio, agregando, de forma transversalizada, considerações sobre inclusão e acessibilidade, bem como orientações sobre os aspectos facilitadores e barreiras destacados em nossa pesquisa.Dissertação Estratégias de sobrevivência no ensino superior na educação a distância: os estudantes de pedagogia (UFRN)(2018-08-30) Silva, Danniela Ernesto de Lima e; Ferreira, Adir Luiz; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Santos, Fábio Alexandre Araújo dos; ; Silva, Rosalia de Fátima e;As transformações contemporâneas influenciadas pelos recursos tecnológicos modificaram o contexto social, especificamente a educação que incorporou novas formas de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca colaborar na área da Educação a Distância, especificamente com a investigação das estratégias de sobrevivência social que os estudantes do curso de pedagogia à distância, no polo Natal, na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram durante o período de sua formação. O estudo faz um resgate histórico da institucionalização da modalidade educacional a distância, partindo do seu surgimento mundial até chegar à UFRN. Na pesquisa se explora os resultados do questionário virtual aplicado com dez estudantes da turma utilizando a ferramenta Google forms. As análises, a partir da codificação descritiva e analítica das respostas dos estudantes no questionário, orientaram o campo de interpretações sobre os significados pessoais e pedagógicos dos conteúdos revelados. Além disso, essas interpretações também estão inspiradas na experiência da própria autora, que fez parte do mesmo grupo de estudantes investigados, numa abordagem sociobiográfica sustentada pelos conceitos de experiência próxima e de experiência distante.Tese Estudo do pensamento sistêmico de licenciandos em química ao justificarem reações químicas: contribuições do sistema teórico de P. Ya. Galperin(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Pereira, Luiz Fernando; Nunez, Isauro Beltran; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Amaral, Edenia Maria Ribeiro do; Melo, Elda Silva do Nascimento; Libâneo, José Carlos; Silva, Márcia Gorette Lima daEsta tese apresenta uma experiência de diagnóstico formativo realizada com o objetivo de caracterizar os níveis de desenvolvimento do pensamento sistêmico de licenciandos em Química na etapa de conclusão do curso, como um tipo de pensamento profissional docente (PPD), quando justificam a ocorrência ou não das reações químicas em determinadas condições. Utiliza-se como referencial teórico-metodológico o Sistema Teórico da Formação Sistêmica do Pensamento Conceitual de P. Ya. Galperin e o Enfoque Sistêmico Funcional-Estrutural de Z. A. Reshetova. Esses referenciais foram adotados por seu potencial para o diagnóstico do pensamento sistêmico, como uma atividade orientadora sistêmica, de forma controlada e de acordo com qualidades predeterminadas. A experiência de diagnóstico formativo foi realizada em cinco encontros com 12 licenciandos matriculados na Disciplina Estágio Supervisionado de Formação de Professores IV do curso de Licenciatura em Química, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram provas pedagógicas, questionário de avaliação e protocolos de análise das atividades. A análise dos dados revelou que, de forma geral, os licenciandos apresentam dificuldades para definir o conceito de reação química e para representar e visualizar as relações sistêmicas na forma de esquemas conceituais sistêmicos. Constatou-se ainda dificuldades dos licenciandos para relacionar e sintetizar informações de modo a justificar porque as reações químicas ocorrem ou não, o que resultou em baixos níveis de pensamento sistêmico quando resolveram as tarefas do diagnóstico. Os resultados obtidos ressaltam a importância de integrar esse tipo de análise nos cursos de formação de professores, visando ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, que é relevante não apenas para compreender o tema reações químicas, mas a Química de forma geral.Dissertação Evasão no ensino superior: a socialização acadêmica interrompida no mundo universitário da UFRN(2019-06-28) Moreira, Franklandia Leite; Ferreira, Adir Luiz; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Santos, Fábio Alexandre Araújo dos; ; Silva, Rosália de Fátima e;Esse estudo tem como temática central a discussão sobre evasão e socialização. Com uma abordagem qualitativa, foi-se projetada uma pesquisa de campo que tem como sujeitos os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Cento de Ciências Exatas e da Terra – CCET, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na primeira etapa de investigação, amparados pela metodologia etnográfica, foram feitos registros das impressões oriundas das observações em um diário de campo, registro fotográfico e a aplicação de cento e quarenta e sete questionários com discentes em seu percurso temporal de quatro anos, organizados da seguinte forma: os alunos dos 1º, 2º e 3º períodos, foram categorizados como calouros (ou seja, estudantes que estão no início de seus cursos); os discentes dos 4º, 5º, 6º período, classificados como intermediários (alunos que estão na metade da graduação) e, por fim, os graduandos dos 7º e 8º períodos, categorizados como veteranos (universitários em fase de conclusão). Na segunda etapa, foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas, cujos sujeitos foram três estudantes evadidos dos cursos de Química, de Física e de Estatística (um indivíduo evadido de cada curso) e três discentes matriculados em cada graduação, seguindo a ordem dos períodos acima descrita (um calouro, um intermediário e um veterano). Na terceira etapa, posterior a coleta de dados, foram feitas as análises de todo o material e, consequente, o trabalho dissertativo, que revelou-se ser um fator sugestivo de algumas fragilidades nesse percurso acadêmico. A partir desses dados foi possível criar o conceito de socialização acadêmica interrompida. Ainda no cenário da escrita, utilizou-se a metodologia sociobiográfica (FERREIRA, 2006) que proporciona a realização de recortes da nossa trajetória acadêmica, uma vez que nos colocamos na condição de aluna evadida e lançamos mão de fragmentos relevantes dessa experiência.