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Navegando por Autor "Melo, Maria Eduarda de Carvalho"

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    TCC
    Inteligência artificial no ensino superior: um estudo das percepções e práticas docentes na FELCS/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-05) Melo, Maria Eduarda de Carvalho; Souza Neto, Pio Marinheiro de; Kelsiane de Medeiros Lima; https://orcid.org/0000-0002-1758-9435; http://lattes.cnpq.br/7952530822947090; Marcelo Henrique Neves Pereira; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396
    Este artigo analisa as percepções e práticas dos docentes da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) quanto ao uso da inteligência artificial (IA) no ensino superior. A pesquisa, de abordagem qualiquantitativa, utilizou um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicadas a professores dos cursos de Administração, Turismo, Letras e Engenharia de Produção. Os resultados revelam que, embora a aplicação prática da IA ainda seja limitada, os docentes demonstram grande interesse em capacitação e reconhecem o potencial da tecnologia para otimizar processos pedagógicos, personalizar o ensino e aumentar a motivação dos estudantes. Ao mesmo tempo, apontam desafios como a falta de formação específica, barreiras institucionais e preocupações éticas. Conclui-se que a integração da IA no ensino superior demanda políticas de formação docente e diretrizes éticas, mantendo o professor como mediador essencial do processo educativo.
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