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Navegando por Autor "Mendes, Andreia Regina Moura"

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    Tese
    Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
    (2014-07-28) Mendes, Andreia Regina Moura; Chianca, Luciana de Oliveira; ; ; Lopes Júnior, Edmilson; ; Paiva, Irene Alves de; ; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; Tavares, Tatiana Aires;
    A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.
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    TCC
    Quadrilha Estilizada Junina São João: ensino não formal de dança a partir de processos coreográficos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-10) Souza, Nádson Brandão de; Vieira, Marcílio de Souza; Mendes, Andreia Regina Moura; Otelo, Renata Celina de Morais
    O presente artigo tem como objetivo compreender o processo coreográfico da quadrilha estilizada Junina São João da cidade de Natal-RN, no ano de 2019, se constituindo como um estudo de caráter qualitativo/participativo, como também analisa as relações entre ensino-aprendizagem, metodologia e didática enquanto ensino não formal em Dança, que ocorrem nessa manifestação cultural, através de um relato de experiência da participação do autor desta pesquisa nesse processo enquanto brincante/pesquisador,e enfatizar a importância dessa manifestação no cenário cultural potiguar, enquanto um processo cultural e educativo em projetos artísticos.O arcabouço teórico promoveu o diálogo entre os seguintes autores (as): CHIANCA(2007) sobre os estudos a respeito da história das quadrilhas, e GOHN(2015) com suas pesquisas sobre o conceito de educação não formal.
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