Navegando por Autor "Mendonça, Ariane Rochelle"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar(2016-07-29) Mendonça, Ariane Rochelle; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; http://lattes.cnpq.br/3606354737293761; http://lattes.cnpq.br/0927140871286467; Nascimento, Hostina Maria Ferreira do; https://orcid.org/0000-0003-2403-9236; http://lattes.cnpq.br/6441332554593185; Valadares, Juarez Melgaço; http://lattes.cnpq.br/5496035029896028; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869O presente trabalho traça uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental e visava fomentar um processo de Reorientação Curricular Via Tema Gerador. Esse processo é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes do Brasil e tomando por base o Tema Gerador e pressupostos freireanos. A premissa ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo temático dos alunos. Como objetivo desta pesquisa realizamos uma análise desse processo verificando quais os fatores que levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”. A escrita desta dissertação baseia-se nos princípios Freireanos na medida em que considera a compreensão do estudo local como parte da organização do conhecimento, com vistas á problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. Visando a organização e sistematização desse estudo, fora realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim, analise de arquivos e documentos (atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município). De forma que esse trabalho buscou descrever as estratégias e práticas educativas para processos de formação fundamentados em propostas progressistas, assim como problematizar entraves e empecilhos que inviabilizam e rompem a concretização do trabalho coletivo com vistas à emancipação dos sujeitos.TCC Atendimento a educandos com necessidades educacionais especiais: desafios da coordenação pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-26) Santos, Janecleide da Nóbrega Freitas dos; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto; Almeida, Felipe de Lima; Mendonça, Ariane RochelleEste artigo tem por objetivo apresentar reflexões relacionadas ao trabalho da equipe gestora de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Natal/RN, a fim proporcionar atendimento adequado a educandos com necessidades educacionais especiais, abordando especificamente as atribuições da gestão na instituição e sua função articuladora dos processos relacionais junto aos diversos atores que compõem a escola, refletindo questões desafiadoras do cotidiano escolar onde a realidade apresentada difere do atendimento necessário à formação integral dos educandos. O caminho metodológico utilizado insere-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento e instrumento de construção de dados observação do cotidiano escolar e aspectos referentes à acessibilidade, como também entrevista semiestruturada com as gestoras. A análise dos dados deu-se através da consulta as politicas públicas para educação especial traçando também um dialogo com literaturas referentes à temática, assim como referenciais teóricos ligados a coordenação escolar. Considerando a complexidade das ações da gestão para atendimento educacional especial e o contexto escolar.TCC Ensino público e ensino privado: atuação do coordenador pedagógico e as relações de poder(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Silva, Karen Michelle Lima da; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Mendonça, Ariane Rochelle; Carvalho, Rozicleide Bezerra deO presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com quatro coordenadoras pedagógicas de escolas públicas e privadas, por meio de análise das respostas do questionário semiestruturado, tendo como questionamento de partida: “Como o coordenador pedagógico lida com as relações de poder no seu cotidiano?”. Os objetivos específicos desse trabalho são: identificar a existência de gestão horizontal (democrática) ou vertical (hierárquica); reconhecer a importância das relações interpessoais no âmbito escolar; entender a autonomia do coordenador pedagógico dentro da sua função. A metodologia utilizada para a composição desse trabalho é de abordagem qualitativa. Para isso, esse artigo está dividido da seguinte forma: incialmente foi feito um ressignificação histórica sobre a criação da função do coordenador pedagógico e as suas atribuições segundo a Lei 5.692/71 e a LDBEN 9.394/96, em seguida uma breve discussão sobre as relações de poder existentes no âmbito escolar e como elas influenciam na autonomia do coordenador pedagógico, por fim, a análise dos dados coletados durante a pesquisa. Autores como Lima e Santos (2007), Silva (2010), Niskier (1971), Vasconcelos (2009), dão base para a sustentação teórica desse trabalho. Os resultados parciais da pesquisa apontam que nas instituições de ensino privadas, há presença de um poder hierárquico que exerce influência nas ações realizadas pelo coordenador pedagógico, enquanto nas instituições de ensino públicas, há um exercício de uma gestão democrática, que busca ouvir as opiniões de todos em prol do melhor para a escola.TCC O fracasso escolar: algumas considerações sobre o papel da escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-10) Mendonça, Jonas Alves Bezerra de; Costa, Gilberto Ferreira; Marisa Narciso Sampaio; Costa, Gilberto Ferreira; Sampaio, Marisa Narciso; Mendonça, Ariane RochelleA presente monografia apresenta reflexões teóricas acerca do tema fracasso escolar. Tem como objetivo principal compreender alguns aspectos que provocam o fracasso escolar, entendendo-o enquanto fenômeno complexo, parte de um sistema político e educacional amplo, complexo e diverso. A construção desses entendimentos se deu a partir de pesquisa bibliográfica na qual foram levantados materiais que discutem a temática com vistas à construção de um primeiro entendimento acerca do fenômeno. Contribuíram com essa construção autores como Arroyo, (2000). Bernad Charlot (2000), Phillipe Perrenoud (2001), entre outros. O trabalho nos permite constatar que o fracasso escolar ainda se constitui, na atualidade, como um problema marcante na educação brasileira. Entre outras inúmeras formas de enfrentamento do problema apontamos que uma delas deve se dar a partir da construção de políticas de inclusão dos sujeitos ao ambiente escolar, além da construção de concepções escolares e de formação dos estudantes que valorizem suas culturas e suas realidades.TCC A importância do coordenador pedagógico na implantação do novo Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-27) Morais, Monique Andrade; Souza, Paulo Roberto Lima de; Souza, Paulo Roberto Lima de; Mendonça, Ariane Rochelle; Caballero, DeniseEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a um coordenador pedagógico de uma escola estadual do RN no processo de IMPLANTAÇÃO do Novo Ensino Médio. Para isso, se faz necessário transitar pela história da criação da função de coordenador pedagógico e de como a educação brasileira iniciou-se, entendendo o surgimento do Ensino Médio e as dificuldades encontradas nestes últimos anos da educação básica, para assim, poder analisar com um olhar mais atento a mudança proposta pela lei 13.415/2017 que modifica a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 com relação ao Ensino Médio. Desta maneira, com a necessidade da modificação das escolas para atender este novo modelo de educação e colocando o coordenador pedagógico como protagonista desse processo, foi aplicado um questionário com caráter qualitativo que visou compartilhar as experiências vivenciadas pela coordenadora pedagógica de uma Escola Pública da Rede Estadual, localizada no município do Natal/RN.Tese Pedagogia do movimento: o saber-fazer-poder nas experiências do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento - GEPEM - UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Mendonça, Ariane Rochelle; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; http://lattes.cnpq.br/0927140871286467; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Porto, Rita de Cassia Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/6379742024980515; Santiago, Maria Eliete; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Pinheiro, Rosa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037Esta pesquisa trata do desenvolvimento da Pedagogia do Movimento no âmbito do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), tendo como base as falas de seus membros acerca dos seus itinerários formativos. Partimos da seguinte questão: quais os sentidos atribuídos à Pedagogia do Movimento por professores, participantes em diferentes momentos da história do GEPEM? Tomo por base itinerários formativos de um Grupo e, no processo de escrita de um movimento autoreflexivo, trago as minhas vivências e construções de saberes experienciados desde a graduação, projetos de extensão, pesquisa e dissertação do mestrado. Partimos, assim, do pressuposto de que as trajetórias de apropriação dos princípios estruturantes da Pedagogia do Movimento implicam em um saber–fazer-poder, em um processo tenso e dialógico, com potenciais de bloqueio e de mudanças. Trato de processos, de experiências que envolvem a história de um Grupo, mas, especialmente, do que caracterizará a gestação, a discussão dos princípios estruturantes e que configurarão a Pedagogia do Movimento. Mobilizanos nesta pesquisa: (a) compreender os sentidos atribuídos às relações entre as categorias estruturantes do saber-fazer-poder e o conjunto de experiências formativas do GEPEM/UFRN, e; (b) analisar processos que ligam o pressuposto do saber-fazer-poder do GEPEM a experiências desenvolvidas pelos sujeitos do grupo. Esses objetivos remetem à prática pedagógica no GEPEM, atrelando-se aos pressupostos freireanos e considerando a articulação entre teoria e prática na construção da ação e da produção do conhecimento. A metodologia aplicada neste trabalho resultou dos dispositivos da entrevista compreensiva. Os princípios metodológicos foram se dando na ocorrência da costura da escrita pela junção de autores, interlocutores e do próprio processo de quem com eles reflete auxiliando em alguns apontamentos. A análise revelou que legados de resistências e de metodologias comprometidas se incorporam nos princípios formativos do GEPEM, revelando a exposição de uma práxis que guarda em si a dinâmica de uma pedagogia do movimento, que se realiza numa fonte metodológica dialógica, a que chamamos Saber-Fazer-Poder.TCC Tecnologias comunicacionais móveis contemporâneas: uma revisão de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-06) Medeiros, Fernanda Karoline Soares de; Almeida, Felipe de Lima; Almeida, Felipe de Lima; Souza, Paulo Roberto Lima de; Mendonça, Ariane RochelleAs tecnologias comunicacionais móveis estão cada vez mais atrativas e disponíveis para o público infantil. Sob esta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo realizar um levantamento das publicações científicas brasileiras em base de dados de domínio público sobre o uso das tecnologias comunicacionais móveis na infância. A pesquisa encontra-se fundamentada teoricamente a partir das contribuições de autores relacionados à temática das tecnologias e da infância conectada, como Castells (1999), Buckingham (2007), Belloni (2009) e Bona (2010). Como uma revisão bibliográfica de caráter analítico, nos ancoramos na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A análise dos dados nos sugere que é necessária, para além da ressignificação da identidade infantil na contemporaneidade, uma maior inserção das tecnologias digitais no contexto educacional, bem como maiores discussões e contribuições que abarquem a influência das tecnologias nos modos de ‘ser criança’ atualmente.TCC A utilização dos recursos visuais e audiovisuais como ferramentas que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Silva, Márcia Raquel Duarte da; Mendonça, Ariane Rochelle; Mendonça, Ariane Rochelle; Silva, Ildisnei Medeiros da; Souza, Paulo Roberto Lima deO presente artigo teve como objetivo esclarecer e analisar questões acerca do uso dos recursos visuais e audiovisuais na prática do ensino fundamenta nos anos iniciais como suporte pedagógico. Trata-se de um pesquisa qualitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, foi realizada com quatro professores de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, além do uso da analise de literaturas embasadas no tema proposto. De modo, que este trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: introduzindo sobre a educação junto a tecnologia, dentre ela os recursos visuais e audiovisuais, no ensino fundamental nos iniciais, pincelando o avanço das tecnologias e sua chegada ao cenário educacional, e posteriormente, tratando sobre a formação de professores necessária para o uso dos recursos em sala de aula e os desafios enfrentados para tal utilização na prática, sendo problematizados através das falas dos entrevistados da pesquisa. Foi possível constatar que a apropriação dos recursos visuais e audiovisuais na prática de ensino pelos professores, pode tornar o conteúdo dinâmico, interativo e atrativo, favorecendo uma aprendizagem significativa, considerando o papel que é desempenhado pelo professor através da sua prática de ensino, o contexto no qual docente e aluno estão inserido. Os autores que deram sustentação a esta pesquisa foram Rocha (1998), Polito (1997), Justino (2012), Moran (2013), Perrenoud (2000), Vygotsky (1993), Cunha (2001), Bonzamini e Bastos (2009), Sant’anna (2004).