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Navegando por Autor "Menezes, Matheus da Silva"

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    Tese
    Uma abordagem multiobjetivo para o problema da realização da radioterapia de intensidade modulada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-10) Medeiros, Hudson Geovane de; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/6075528442511848; Goldbarg, Marco César; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4440595486888973; Menezes, Matheus da Silva; http://lattes.cnpq.br/7790866637385232; Obal, Thalita Monteiro; http://lattes.cnpq.br/7574246674522809
    Os algoritmos são parte essencial no planejamento da radioterapia, que, sob o ponto de vista da otimização, pode ser dividido em três sub-problemas. A definição dos ângulos de disparo e o mapa de dosagem para cada ângulo são dois deles. Este trabalho estuda o terceiro problema, que é chamado de problema da realização. Ele consiste em definir uma sequência de configurações para um dispositivo (chamado colimador multilâminas) que corretamente entregará a radiação ao paciente. Um modelo comum para este problema é a decomposição de uma matriz em uma soma ponderada de (0-1)-matrizes, chamadas segmentos, em que cada linha pode apenas ter 1s consecutivos. Cada segmento corresponde a uma configuração do colimador. Outras restrições aos segmentos podem ser também consideradas. O problema abordado neste trabalho possui três objetivos. O primeiro é minimizar a soma de coeficientes associados aos segmentos. O segundo minimiza a quantidade de segmentos. O terceiro minimiza o deslocamento das lâminas. Este trabalho investiga e apresenta algoritmos para duas variantes do problema: irrestrita e restrita por colisão de lâminas. Um novo algoritmo guloso e aleatório – GRA – foi desenvolvido inicialmente para a versão irrestrita e então estendido para a versão restrita. Seus resultados foram comparados a outros algoritmos propostos na literatura, sob os pontos de vista mono e multiobjetivo. No problema irrestrito, os experimentos demonstram que o GRA possui desempenho superior aos demais algoritmos em todos os indicadores analisados. No caso restrito, o GRA apresentou resultados competitivos, sobretudo no segundo objetivo, em que teve o melhor desempenho.
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    Dissertação
    Algoritmo evolucionário de múltiplas populações híbridas aplicado ao problema da árvore geradora mínima com restrição de grau multiobjetiva
    (2017-02-17) Marques, Raimundo Leandro Andrade; Goldbarg, Marco César; ; ; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro;
    O problema da árvore geradora mínima com restrição de grau multiobjetiva, vem sendo estudado por pesquisadores da área de otimização combinatória há pouco mais de uma década, em grande parte por sua ampla aplicação em problemas práticos relacionados à modelagem de redes. Esse problema é considerado NP-difícil, ainda em sua versão mono-objetiva, para um grau de restrição de pelo menos = 3. Esse trabalho propõe a resolução do problema através de um algoritmo evolucionário chamado AEMPH. Essa abordagem utiliza-se de arquivos externos compartilhados e de diferentes técnicas de otimização multiobjetiva executadas paralelamente, visando uma melhor cobertura do espaço de busca. As técnicas escolhidas para sua implementação foram o MPAES, o NSGA2, e o SPEA2, as quais também foram utilizadas para comparação de desempenho computacional. Foram realizados 5040 testes ao todo, envolvendo instâncias de 3 diferentes tipos, com tamanhos variando entre 50 e 1000 vértices. Devido à natureza multiobjetiva do problema, os resultados dos experimentos são expressos através dos indicadores de qualidade hipervolume e épsilon binário, e avaliados quanto a sua significância através do teste estatístico de Mann-Whitney
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    Dissertação
    Algoritmos de solução para o problema do caixeiro viajante com passageiros e quota
    (2017-07-31) Silva, Jean Gleison de Santana; Goldbarg, Marco Cesar; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; http://lattes.cnpq.br/1656745066243779; Gouvea, Elizabeth Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901; Menezes, Matheus da Silva; http://lattes.cnpq.br/7790866637385232
    O Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros e Quota pertence à classe de Problemas do Caixeiro Viajante com Quota. Neste problema, considera-se uma vantagem econômica quando o caixeiro, viajando em um veículo privado, embarca passageiros que passam a dividir as despesas da viagem com ele. O modelo pode representar situações reais onde o motorista tem uma rota de visita de cidade predefinida, na qual a cada cidade está associado um bônus, sendo demandada a coleta de um valor mínimo desses bônus, na função objetivo da variante investigada leva-se em conta a possibilidade da redução dos custos do caixeiro embarcando pessoas em seu veículo. Um modelo matemático, seis algoritmos evolucionários, um GRASP e um heurístico são apresentados para o problema. O comportamento dos algoritmos propostos é analisado em um experimento computacional com 48 instâncias.
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    TCC
    An algorithmic approach for the quadratic travelling salesman problem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Aquino, João Victor Malheiros Farias de; Maia, Sílvia Maria Monteiro Diniz; Menezes, Matheus da Silva; Coelho, Roberta de Souza; Marques, Thiago Soares
    Esta monografia explora a aplicação de algoritmos exatos e metaheurísticos para resolver o Problema do Caixeiro Viajante Quadrático (PCVQ). O PCVQ é uma variante do Problema do Caixeiro Viajante em que a função de custo é quadrática, dependendo de cada sequência de 3 cidades visitadas. Essa variante surgiu como um modelo de um problema real em bioinformática, mas também tem algumas aplicações em robótica. Implementamos um algoritmo de Busca Tabu para lidar com o PCVQ. Adicionalmente, a heurística de inserção mais barata também foi implementada. Um experimento computacional foi projetado para avaliar e comparar o desempenho das abordagens propostas em relação à qualidade da solução e ao tempo de execução. A comparação dos algoritmos (meta)heurísticos apresentados com algoritmos genético e memético da literatura é relatada. Outro experimento, envolvendo algoritmos exatos como força bruta, branch and bound e programação dinâmica, todos utilizando as mesmas ideias empregadas no PCV, também é reportado. Os resultados fornecem informações sobre os pontos fortes e fracos de cada algoritmo, auxiliando pesquisadores e profissionais na escolha de métodos adequados para resolver o PCVQ.
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    Tese
    Aplicação do operador OWA com meta-heurísticas nos problemas da otimização de ângulo de feixe e da intensidade em IMRT
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-26) Cezario, Sidemar Fideles; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; https://orcid.org/0000-0001-9786-7134; http://lattes.cnpq.br/8487580946899407; Fernandes, Islame Felipe da Costa; Menezes, Matheus da Silva; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; Souza, Thatiana Cunha Navarro de
    A utilização da radioterapia no tratamento do câncer é de suma importância para o combater essa doença. O desafio reside em atingir a dose mínima prescrita para o tumor, ao mesmo tempo em que se evita a exposição dos órgãos saudáveis a níveis de radiação superiores aos limites permitidos. Um dos principais enfoques terapêuticos nesse campo é a teleterapia de intensidade modulada (IMRT). Esse trabalho se propôs a otimizar o Problema da Otimização de Ângulo de Feixe e a Otimização do Mapa de Fluências utilizando algoritmos meta-heurísticos. São apresentados três algoritmos: algoritmo genético, memético OWA-OMF e memético multimodelos. Todos são utilizados em combinação com modelos de programação matemática. Esses modelos incluem a utilização do operador Ordered Weighted Averaging (OWA). O memético multimodelos utiliza diferentes funções OWA para determinar o melhor mapa de fluência de uma solução. Os algoritmos foram comparados usando um novo indicador de qualidade composto por dois novos índices propostos neste trabalho. Testes estatísticos foram conduzidos para comparar a eficácia desses algoritmos, revelando a superioridade do algoritmo memético multimodelos sobre os demais. Com esses algoritmos, foi possível encontrar soluções clinicamente viáveis para a maioria das instâncias.
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    Dissertação
    Caixeiro viajante elétrico com passageiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-25) Sales, Ravelly Oliveira dos Santos; Goldbarg, Marco César; ; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; ; http://lattes.cnpq.br/1260983626068388; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; Menezes, Matheus da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7790866637385232
    O campo de pesquisa da logística tem observado o crescente uso de veículos elétricos em diferentes ramos, incluindo o de transporte de passageiros. O PCVEP é um problema de logística que mescla elementos do conhecido Problema do Caixeiro Viajante (PCV), do Problema do Caixeiro Viajante com Passageiros (PCVP) e do Problema do Caixeiro Viajante Elétrico com Janela de Tempo (PCVEJT), além de considerar também, restrições para o incremento ou recarga da autonomia de deslocamento e o fato de a autonomia ser sensível à quantidade de passageiros embarcados no veículo, todas intrínsecas à própria problemática e que dificultam ainda mais a capacidade de resolução do problema. A realização deste trabalho consistiu na pesquisa e no estudo de Problemas de Roteamento de Veículos Elétricos (PRVE) e de problemas que abordam questões de ridesharing. No primeiro momento, realizou-se o levantamento bibliográfico dos trabalhos que abordam e solucionam as questões acima apontadas para a devida formulação e descrição do PCVEP. Por conseguinte, por se tratar de um problema inédito, criou-se um banco de instâncias euclidianas para a problemática, parte aleatória e parte adaptada da TSPLIB. Como métodos solucionadores ao PCVEP, desenvolveu-se um conjunto de algoritmos heurísticos, ingênuos e hibridizados, para a devida ancoragem dos experimentos. Ainda, um outro conjunto de algoritmos meta-heurísticos foi desenvolvido para o PCVEP, um procedimento guloso aleatorizado, melhorado através de uma busca em vizinhança variável descendente, e um algoritmo de colônia de formigas multi-formigas, com formigas que admitem em seu processo resolutivo, características próprias do PCVEP, como estações de recarga, distância entre localidades e carregamento de passageiros. O PCVEP é um PRVE, que traz à tona importantes questões de sustentabilidade, promovendo a minimização da emissão de gases causadores do efeito estufa na atmosfera, reduzindo o tráfego nas grandes cidades, e, também, incentivando a socialização entre as pessoas.
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    Tese
    Grafos fuzzy intervalares n-dimensionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Milfont, Thadeu Ribeiro Benício; Bedregal, Benjamin Rene Callejas; Mezzomo, Ivan; 72569891053; http://lattes.cnpq.br/8141562673945467; http://lattes.cnpq.br/4601263005352005; http://lattes.cnpq.br/2915577053596288; Santiago, Regivan Hugo Nunes; http://lattes.cnpq.br/7536988783793885; Menezes, Matheus da Silva; http://lattes.cnpq.br/7790866637385232; Reiser, Renata Hax Sander; http://lattes.cnpq.br/3283691152621834; Paiva, Rui Eduardo Brasileiro; http://lattes.cnpq.br/8240653963150965
    Um grafo fuzzy, a grosso modo, é uma relação fuzzy entre os elementos de um conjunto não vazio. Eles são ideais para modelar dados incertos referentes a este conjunto. Existem varias extensões de grafos fuzzy, para diversas lógicas fuzzy como: grafos fuzzy intervalares, grafos fuzzy hesitantes e grafos fuzzy intuicionistas. As aplicações destes conceitos são vastas: análise de agrupamento, classificação de padrões, teoria de banco de dados, ciências sociais, redes neurais, análise de decisão, entre outras. Por outro lado, originalmente ordens admissíveis foram introduzidas no contexto de conjuntos fuzzy intervalares por H. Bustince e outros, e desde então têm sido amplamente investigadas. Recentemente, esta noção foi estudada em outros tipos de conjuntos fuzzy, como conjuntos fuzzy intuicionistas intervalares, conjuntos fuzzy hesitantes típicos, conjuntos fuzzy multidimensionais e conjuntos fuzzy n-dimensionais. Neste contexto, este trabalho propõe estender os grafos fuzzy de Rosenfeld para os grafos fuzzy intervalares n-dimensionais baseados nos conjuntos fuzzy n-dimensionais, assim como, para os grafos fuzzy intervalares n-dimensionais admissíveis, os quais equipamos com um espaço semi-vetorial ordenado admissível. Apresentamos alguns métodos para gerar ordens admissíveis nos conjuntos fuzzy n-dimensionais e o conceito de funções de agregação n-dimensionais com respeito a uma ordem admissível. Estendemos o conceito de espaço semi-vetorial ordenado em um semi-corpo dos números reais não-negativos para um semi-corpo fraco arbitrário. Definimos em um conjunto de grafos fuzzy intervalares n-dimensionais admissíveis o conceito de espaço semi-vetorial ordenado, com isso, introduzimos neste conjunto o conceito de função de agregação de grafos fuzzy intervalares n-dimensional admissíveis. Várias propriedades destes conceitos foram investigadas, além de apresentar algumas aplicações em problemas de: eficiência energética, determinar o melhor caminho entre duas cidades e trafego de pessoas.
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    Tese
    GRASP-VNS baseado em modelos e indicadores para dois problemas no planejamento de radioterapia de intensidade modulada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-26) Marques, Thiago Soares; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/4141868906729982; Medeiros, Hudson Geovane de; Menezes, Matheus da Silva; Silva, Paulo Henrique Asconavieta da; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro
    A radioterapia de intensidade modulada é um tipo de tratamento contra o câncer amplamente utilizado. O planejamento deste tipo de tratamento envolve dois problemas computacionais complexos relacionados à escolha dos ângulos dos feixes para irradiar o paciente e a intensidade que cada feixe deve possuir de modo que as células cancerígenas sejam mortas e, ao mesmo tempo, evitar atingir regiões com tecidos saudáveis. Meta-heurísticas são amplamente utilizadas para lidar com problemas complexos. Muitas vezes, a hibridização de meta-heurísticas resulta em métodos ainda mais eficazes do que as meta-heurísticas usadas isoladamente. No contexto da hibridização, existem ainda as matheurísticas, que são uniões de meta-heurísticas com programação matemática. É neste contexto que a pesquisa relatada neste trabalho está inserida. É proposto um algoritmo que hibridiza as metaheurísticas GRASP (Greedy Random Adaptive Search Procedure) e VNS (Variable Neighborhood Search) com modelos de programação matemática para lidar com os dois problemas citados. Uma terceira abordagem baseada em aprendizado de autômatos também foi explorada para determinar a ordem de execução das vizinhanças do VNS, denominada GRASP-VNS-IA. Dentre os quatro modelos utilizados, dois são propostos neste trabalho. A avaliação das soluções produzidas pelo algoritmo é realizada através de um indicador que agrega quatro indicadores, três deles propostos neste trabalho. O GRASPVNS é comparado ao GRASP e ao GRASP-VNS-IA. Os algoritmos foram testados em um conjunto de dez instâncias de câncer de fígado conhecidas por serem desafiadoras. A avaliação dos resultados produzidos pelos algoritmos é feita por indicadores de qualidade e histogramas. Testes estatísticos foram utilizados para suportar as conclusões sobre o comportamento dos algoritmos.
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    Dissertação
    Hibridização de meta-heurísticas com métodos baseados em programação linear para o problema do caixeiro alugador
    (2018-02-02) Rios, Brenner Humberto Ojeda; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; ; Goldbarg, Marco César; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro;
    O Problema do Caixeiro Viajante com Aluguel de Carros, ou simplesmente Problema do Caixeiro Alugador (PCA), é uma generalização do clássico Problema do Caixeiro Viajante (PCV) onde seu tour de visitas pode ser decomposto em caminhos contíguos que podem ser percorridos com diferentes carros alugados. O objetivo é determinar o circuito hamiltoniano que resulte em um custo final mínimo, considerando a penalização paga em cada troca de veículos no tour. A penalização é o custo de retornar o carro até a cidade onde foi alugado. O PCA está classificado como um problema NP-difícil. O presente trabalho estuda a variante mais usada na literatura do PCA que é: completo, total, irrestrito, sem repetição, livre e simétrico. O foco da pesquisa são os procedimentos híbridos que combinam meta-heurísticas e métodos baseados na Programação Linear. São hibridizados: algoritmos científicos (ScA), descida em vizinhança variável (VND), busca local adaptativa (ALSP) e uma nova variante do ALSP chamada busca local adaptativa iterativa (IALSP). As seguintes técnicas são propostas para lidar com o PCA: ScA+ALSP, ScA+IALSP e ScA+VND+IALSP. É proposto um modelo de programação inteira mista para o PCA o qual é usado no ALSP e no IALSP. Testes não paramétricos são usados para comparar os algoritmos em um conjunto de instâncias da literatura.
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    Tese
    Investigação da adição de métodos de aprendizado e programação matemática em uma arquitetura de hibridização de meta-heurísticas para problemas de otimização com decisões em múltiplos níveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-02) Machado, Murilo Oliveira; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; Almeida, Carolina de Paula; Sabry, Gustavo de Araújo; Fernandes, Islame Felipe da Costa; Menezes, Matheus da Silva; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901
    A hibridização de meta-heurísticas é um tópico que vem sendo estudado por diversos pesquisadores dado ao seu potencial de produzir heurísticas mais eficientes do que aquelas baseadas em uma única técnica. Tal hibridização, entretanto, não é uma tarefa fácil, uma vez que existem diversas maneiras de operacionalizá-la. A tarefa se torna ainda mais difícil quando existem três ou mais métodos meta-heurísticos a serem hibridizados ou quando se deseja adicionar métodos de Programação Matemática, construindo, assim, matheurísticas. Diversos métodos foram propostos para hibridizar meta-heurísticas, incluindo algumas técnicas que automatizam a hibridização, como é o caso de arquiteturas multi-agentes. Um pequeno número dessas arquiteturas se utiliza de técnicas de aprendizado e um número ainda mais restrito lida com matheurísticas. Este trabalho estende os recursos da Arquitetura Multiagentes para Hibridização de Meta-heurísticas incluindo técnicas de aprendizado e de Programação Matemática. A forma da aplicação das técnicas de aprendizado é inovadora contemplando a escolha feita pelos agentes de heurísticas a serem aplicadas em diferentes momentos da busca. Este trabalho propõe uma nova forma de hibridização hierárquica para problemas de Otimização Combinatória que possuem múltiplos níveis de decisão. As propostas algorítmicas são testadas no Caixeiro Viajante Alugador com Passageiros e no Problema de Cabeamento em Usinas Eólicas. Esses problemas pertencem à classe NP-difícil e exigem a tomada de decisão em mais de um nível. No caso do Caixeiro Viajante Alugador com Passageiros a tomada de decisão se dá em três níveis: rota, tipos de carros utilizados e atendimento de demanda por caronas. No caso do cabeamento em usinas eólicas são exigidas decisões do local de cabeamento e tipo de cabo a ser empregado em cada trecho. Os experimentos para o Caixeiro Viajante Alugador com Passageiros foram feitos para três classes de instâncias, em um total de noventa e nove casos de teste com tamanho variando de 4 a 80 cidades, 2 a 5 veículos e 10 a 240 pessoas demandando transporte. O Problema de Cabeamento em Usinas Eólicas foi alvo de experimentos que envolveram um conjunto de 200 instâncias. Essas instâncias são simulações de situações reais desenvolvidas em colaboração com especialistas da área. As abordagens propostas neste trabalho são comparadas a algoritmos do estado-da-arte para ambos os problemas.
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    Tese
    Investigação de modelos e algoritmos para o problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros e lotação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Bastos, Ranmsés Emanuel Martins; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvêa; Menezes, Matheus da Silva; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/2569092352488218; Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga; Goldbarg, Marco César; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro
    O Problema do Caixeiro Viajante com Múltiplos Passageiros e Lotação constitui uma generalização do Problema do Caixeiro Viajante que lhe adiciona características do mundo real, transformando-o em um problema de ridesharing com restrições de roteamento. Nessa modalidade, o caixeiro oferece caronas a terceiros ao longo da rota visando compartilhar os custos da viagem. As ligações entre cidades podem conter pedágios do tipo High-Occupancy, no qual há isenção da tarifa caso o veículo esteja com todos os assentos ocupados. Quando cobradas, as despesas de pedágio são inteiramente pagas pelo caixeiro. Os demais custos são divididos igualmente entre o caixeiro e todos os passageiros que ocupam assentos em seus respectivos percursos. O objetivo do PCV-MPL é encontrar o ciclo Hamiltoniano com o menor custo, calculado pela soma das despesas arcadas pelo caixeiro. Tais características promovem a eficiência no uso do espaço urbano e a redução das emissões de gases de efeito estufa, dado o incentivo para compartilhamento do meio de transporte com um número maior de pessoas. Esta tese apresenta o estudo deste novo problema de otimização combinatória, iniciando pela análise da relação existente com outros modelos na literatura. Em seguida, é abordada a formulação matemática do problema com diversas variantes para representação de suas restrições. Por fim, são criados algoritmos para encontrar soluções de boa qualidade em curto espaço de tempo. Com o intuito de realizar experimentos computacionais, é realizada a geração de um banco de instâncias artificiais e a implementação dos métodos de solução. Dez modelos matemáticos são implementados no solver Gurobi para estabelecer um padrão de referência, determinando soluções ótimas para as instâncias e comparando diferentes técnicas de formulação, incluindo restrições lazy e funções lineares piecewise. São propostos também procedimentos para manipular soluções e dez algoritmos heurísticos desenvolvidos com base nas meta-heurísticas Algoritmo Genético, Memético e Transgenética Computacional e na técnica de aprendizado por reforço Q-learning. Três experimentos computacionais são conduzidos: o primeiro controlado pelos parâmetros de iteração máxima, o segundo com limite absoluto de avaliações da função objetivo e o terceiro com limite de avaliações da função objetivo relativo à descoberta da última melhor solução. O ajuste de parâmetros é executado de modo automático pela ferramenta irace. Uma análise estatística baseada no teste Friedman Aligned Ranks indicou um desempenho superior do algoritmo híbrido unindo a Transgenética Computacional, o Algoritmo Memético e a técnica Q-learning.
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    Tese
    MOSCA/D: algoritmos científicos multiobjetivo baseados em decomposição
    (2018-08-17) Felipe, Denis; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; ; Goldbarg, Marco César; ; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Delgado, Myriam Regattieri de Biase da Silva;
    Este trabalho apresenta uma versão multiobjetivo dos Algoritmos Científicos baseada em decomposição (MOSCA/D). Tal abordagem é uma nova meta-heurística inspirada pelos processos da pesquisa científica para resolver problemas de otimização multiobjetivo. O MOSCA/D usa o conceito de tema para direcionar o esforço computacional da busca para regiões promissoras do espaço objetivo, fixando diferentes variáveis de decisão em cada iteração. Um modelo probabilístico baseado na estatística TF-IDF auxilia a escolha de tais variáveis. Experimentos computacionais aplicaram o MOSCA/D a 16 instâncias do problema da mochila multidimensional multiobjetivo (MOMKP) com até 8 objetivos. Os resultados foram comparados ao NSGA-II, SPEA2, MOEA/D, MEMOTS, 2PPLS, MOFPA e HMOBEDA, cobrindo três algoritmos multiobjetivo clássicos, dois algoritmos do estado da arte do problema e dois algoritmo publicados mais recentemente para o problema, respectivamente. Testes estatísticos mostraram evidências de que o MOSCA/D pode competir com outras abordagens consolidadas da literatura e pode agora ser considerado o novo algoritmo do estado da arte para o MOMKP em instâncias com mais de dois objetivos, considerando os indicadores de qualidade hipervolume e epsilon.
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    TCC
    O papel do farmacêutico no âmbito do SUS: um enfoque à assitência farmacêutica dos serviços prestados na atenção primária de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-02) Lopes Segundo, Michael David; Silva, Júlio César Mendes; http://lattes.cnpq.br/2946359272575158; Silva, Júlio César Mendes; Menezes, Matheus da Silva; Oliveira, Fábio Cristiano Araújo
    A Assistência Farmacêutica (AF) é baseada em um conjunto de atividades direcionadas ao paciente, com ações voltadas à promoção, proteção e recuperação à saúde, tanto individual como coletiva. Na Atenção Primária de Saúde, os farmacêuticos, com relação às suas atividades, serviços e atribuições, atuam como técnicos gerenciais ou clínicos assistenciais. Dentre essas atividades, emprega-se o Ciclo de Assistência Farmacêutica, com foco ao apoio do cuidado de pessoas com problemas de saúde e situações especiais, rastreamento em saúde, educação em saúde, conciliação de medicamentos, revisão farmacoterapêutica, acompanhamento farmacoterapêutico e serviços de vacinação. O objetivo deste trabalho foi descrever a importância do farmacêutico perante as principais portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção primária à saúde com enfoque nos seus serviços tanto gerenciais como assistenciais. Os dados coletados foram organizados a partir de uma revisão da literatura em diferentes fontes bibliográficas, analisando pesquisas eletrônicas onde os artigos tivessem sua publicação entre os anos de 2002 a 2022. Foi utilizado palavras chaves “Assistência farmacêutica”, “Sistema Único de Saúde”, “Atenção Primária de Saúde” e “Unidade Básica de Saúde” para busca dos artigos, com publicação em português e inglês. Os achados mostraram que é através do SUS, que a maiorias das pessoas tem seu primeiro contato com a promoção à saúde, sendo garantida através dos principais estabelecimentos em saúde como UBSs, farmácias básicas e postos de saúde. Além disso, é essencial a participação do farmacêutico na gestão de serviços gerenciais e serviços clínico assistenciais com enfoque nos medicamentos para o desenvolvimento de atividades de qualidade e segurança voltadas aos cuidados farmacêuticos do paciente.
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    Tese
    Problema de roteamento e escalonamento de profissionais de saúde no atendimento domiciliar com priorização no atendimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-29) Campos, Júlia Madalena Miranda; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; Menezes, Matheus da Silva; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/1991511606860283; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; Sabry, Gustavo de Araújo; Souza, Thatiana Cunha Navarro de
    O serviço de atendimento domiciliar caracteriza-se como uma modalidade de assistência à saúde composta por um conjunto de ações de prevenção, reabilitação e tratamento de doenças prestadas em domicílio. Com o surgimento da Covid-19, o atendimento domiciliar tornou-se ainda mais presente, substituindo ou complementando a internação hospitalar, oferecendo uma modalidade de atendimento mais humanizada às pessoas com quadro clínico estável que necessitam de cuidados médicos. O agendamento e o roteamento dos profissionais de saúde que realizam tais atendimentos possuem alguns desafios, dentre eles: atender pacientes no período do horário de trabalho dos profissionais de saúde, ter uma equipe de profissionais de tamanho adequado, garantir a satisfação dos pacientes e profissionais, economizar gastos com a frota de veículos que transportam os profissionais, etc. Este trabalho apresenta uma nova variante do problema onde os pacientes são divididos em dois grupos em relação ao atendimento: prioritários e opcionais. Os pacientes prioritários devem ser atendidos obrigatoriamente no horizonte de planejamento definido. É desejável que os clientes opcionais também sejam atendidos. O objetivo é maximizar a receita recebida pelos atendimentos descontados os custos de transporte dos profissionais. Este trabalho apresenta um modelo de Programação Linear Inteira para o problema. O modelo é implementado e testado em um conjunto de instâncias também propostas neste trabalho. Na variante abordada aqui, cada profissional é transportado por um veículo. Este trabalho também apresenta uma revisão abrangente da literatura sobre o Problema de Roteamento e Escalonamento de Profissionais de Saúde, incluindo uma análise experimental dos modelos matemáticos com objetivo de minimização de distância percorrida pelos profissionais de saúde. A análise visa avaliar a eficiência e aplicabilidade de tais modelos no contexto do problema estudado.
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    Tese
    O problema do caixeiro alugador com coleta de bonus: um estudo algoritmico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-21) Menezes, Matheus da Silva; Goldbarg, Marco César; ; http://lattes.cnpq.br/1371199678541174; ; http://lattes.cnpq.br/7790866637385232; Gouvêa, Elizabeth Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; Luna, Henrique Pacca Loureiro; ; http://lattes.cnpq.br/4967240163248619; Delgado, Myriam Regattieri de Biase da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4166922845507601
    Este trabalho apresenta uma nova variante do problema do Caixeiro Alugador ainda não descrita na literatura, denominada de Caixeiro Alugador com Coleta de Prêmios. Neste problema são disponibilizados um conjunto de vértices, cada um com um bônus associado e um conjunto de veículos. O objetivo do problema é determinar um ciclo que visite alguns vértices coletando, pelo menos, um bônus pré-de nido e minimizando os custos de viagem através da rota, que pode ser feita com veículos de diferentes tipos. É apresentada uma formulação matemática e implementada em um solver produzindo resultados em sessenta e duas instâncias. O problema proposto também é objeto de um estudo algorítmico experimental baseado na aplicação de quatro metaheurísticas de solução, representando adaptações do melhor do estado da arte em programação heurística. Nesse trabalho também apresentamos a constituição de novos operadores que exploram as vizinhanças do problema, procedimentos construtivos e adaptações, criados especifi camente para o problema abordado. Experimentos computacionais comparativos e testes de desempenho são realizados sobre uma amostra de 80 instâncias, visando oferecer um algoritmo de solução competitivo para o problema. Conclui-se que algoritmos com abordagem memética, transgen ética e evolucionária híbrida obtiveram resultados competitivos nos testes efetuados. Palavras-chave: Caixeiro Alugador com Coleta de Prêmios. Metaheurísticas. GRASP/VNS. Algoritmo Memético. Transgenética Computacional. Computação Evolucionária
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    Tese
    Problema do caixeiro viajante alugador com passageiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-12) Sabry, Gustavo de Araújo; Goldbarg, Marco César; ; ; Goldbarg , Elizabeth Ferreira Gouveia; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Silva, Paulo Henrique Asconavieta da; ; Souza, Thatiana Cunha Navarro de;
    Este trabalho apresenta uma nova variante do Problema do Caixeiro Viajante ainda não descrita na literatura, denominada de Problema do Caixeiro Viajante Alugador com Passageiros. Neste problema são disponibilizados um conjunto de cidades, um conjunto de veículos e um conjunto de passageiros em potencial. O tour do caixeiro pode ser realizado utilizando diferentes automóveis, ou seja, o problema engloba o processo de aluguel de veículos. O modelo proposto também inclui elementos relacionados ao compartilhamento dos assentos do veículos utilizado, ou seja, nas cidades podem haver pessoas interessadas em viajar para um determinado destino e dispostas a dividir os custos com o caixeiro enquanto estão embarcadas no veículo. O objetivo do problema é determinar, em um grafo, o ciclo Hamiltoniano de menor custo considerando as trocas de veículos e os embarques de passageiros durante o percurso. O problema é composto por várias decisões interligadas: a sequência das cidades visitadas, a ordem dos carros utilizados, as cidades onde os automó- veis devem ser alugados/devolvidos, bem como o esquema de embarque dos passageiros. A de nição do problema proposto neste trabalho envolve a combinação de dois conceitos importantes que estão sendo amplamente utilizados no setor de transportes: o aluguel e o compartilhamento de veículos. São propostas três formulações de programação inteira mista. Estas formulações são linearizadas utilizando técnicas diferentes, resultando em seis modelos lineares. Estes modelos são implementados em um solver e validados. Além disso, também são apresentadas três heurísticas ingênuas e três meta-heurísticas para solucionar o problema. Experimentos computacionais comparativos e testes de desempenho são realizados sobre uma amostra de 90 instâncias. Os resultados obtidos são comparados e as conclusões são reportadas.
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    Tese
    Problema do caixeiro viajante com coleta opcional de bônus, tempo de coleta e passageiros
    (2019-12-13) Lopes Filho, José Gomes; Goldbarg, Marco César; ; ; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Silva, Paulo Henrique Asconavieta da; ; Souza, Thatiana Cunha Navarro de;
    O presente trabalho introduz uma variante do Problema do Caixeiro Viajante com Coleta de Bônus, denominada de Problema do Caixeiro Viajante com Coleta Opcional de Bônus, Tempo de Coleta e Passageiros (PCVP-BoTc). É uma variante de roteamento com coleta seletiva que mesclada elementos de ridesharing. O objetivo é otimizar as receitas do motorista que, seletivamente, de ne quais tarefas de entrega ou coleta serão executadas em sua rota. O efeito econômico da coleta é modelado através de um bônus. O modelo aplica-se na solução de sistemas híbridos de roteamento com tarefas de rota e transporte solidário. O motorista pode compartilhar assentos no carro de forma a ratear os custos de rota enquanto realiza suas tarefas selecionadas. Os passageiros são protegidos por restrições de valor máximo de rateio e tempo máximo de duração da viagem. A coleta de bônus demanda um tempo especí co em cada localidade afetando a duração da rota e interligando-se com o embarque de passageiros. Quatro formulações matemáticas não-lineares, sendo duas quadráticas, são apresentadas para o problema. As formulações quadráticas foram validadas através de um experimento computacional empregando um solver matemático. Sete algoritmos heurísticos são propostos, sendo seis algoritmos metaheurísticos híbridos. As implementações das formulações foram testadas em 48 instâncias e os algoritmos sobre 96 instâncias.
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    Tese
    O problema do caixeiro viajante com cota, múltiplos passageiros, transporte incompleto e tempo de coleta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-18) Silva, Bruno de Castro Honorato; Goldbarg, Marco Cesar; ; ; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; Cabral, Lucídio dos Anjos Formiga; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Silva, Paulo Henrique Asconavieta da; ; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro;
    O Problema do Caixeiro Viajante com Cota, Múltiplos Passageiros, Transporte Incompleto e Tempo de Coleta é uma nova versão do Problema do Caixeiro Viajante com Cota em que o vendedor usa um sistema de compartilhamento de viagens flexível para minimizar os custos de viagem enquanto visita alguns vértices para satisfazer uma cota pré-estabelecida. É apresentado um modelo matemático em que se consideram restrições operacionais relacionadas à capacidade do veículo, tempo de viagem, limitações de passageiros e penalidades por viagens que não atendam aos requisitos dos passageiros. Abordagens exatas e heurísticas são propostas para resolução do problema.
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    Dissertação
    O problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros e quota
    (2018-12-14) Carvalho, Allan Vilar de; Goldbarg, Marco César; ; ; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro;
    O presente trabalho apresenta o Problema do Caixeiro Viajante com Múltiplos Passageiros e Quota, variante do Problema do Caixeiro Viajante com Quota. O problema consiste em minimizar os custos de um caixeiro viajante que deve coletar uma cota mínima de bônus nas localidades do problema, considerando a possibilidade de rateio das despesas de rota com eventuais passageiros embarcados no veículo do caixeiro. Os passageiros, se embarcados, devem ser transportados obrigatoriamente até seus destinos previamente conhecidos. Os passageiros participam do rateio dos custos da rota nos trechos em que estiverem embarcados. O trabalho propõe e valida um modelo de Programação Matemática Linear para formalizar o problema. São propostos também um banco de instâncias e métodos heurísticos para a solução do problema. Experimentos computacionais validam os métodos propostos através da solução das instâncias do banco proposto. Desenvolve-se um experimento computacional para obter conclusões sobre a eficiência e eficácia dos métodos propostos.
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    Tese
    O problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros, bônus opcionais, quota e tempo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-23) Carvalho, Allan Vilar de; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/1940984438214856; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901; Fernandes, Islame Felipe da Costa; Goldbarg, Marco Cesar; Menezes, Matheus da Silva
    O trabalho apresenta o Problema do Caixeiro Viajante com Múltiplos Passageiros, Bônus Opcionais, Quota e Tempo. O problema tem o objetivo de maximizar o lucro de um caixeiro viajante que além de transportar mercadorias pode transportar passageiros para ratear as suas despesas de rota. As mercadorias e os passageiros devem ser transportados obrigatoriamente das suas origens para os seus destinos. As mercadorias transportadas requerem tempo de carregamento e descarregamento e devem contabilizar uma quota mínima definida a priori. O caixeiro também decide se transporta ou não uma mercadoria ou um passageiro quando visita uma localidade. O trabalho descreve o problema, relacionando-o com outros problemas e o formaliza matematicamente. São propostos um modelo de programação matemática não linear, dois algoritmos heurísticos e treze algoritmos meta-heurísticos. As heurísticas desenvolvidas seguiram as meta-heurísticas ACO, GRASP e Transgenético. Para isso, foram criados dois conjuntos de instâncias de teste, um experimento computacional que compara e valida algoritmos propostos são apresentados.
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