Navegando por Autor "Menezes, Ronny Diogenes de"
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TCC Caminhos para a inclusão de pessoas surdas através do ensino da Libras em escolas públicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Freitas, Mileni Santos de; Menezes, Ronny Diogenes de; http://lattes.cnpq.br/3040702749407728; http://lattes.cnpq.br/9366014271024463; Silva, Bianca Sonale Fonseca da; Ferreira, Maria Geane de LimaEste artigo explora o papel crítico do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos surdos em escolas públicas, com foco nas práticas pedagógicas empregadas pelos professores de Libras. De acordo com a Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988), a igualdade educacional para pessoa com deficiência é um direito constitucional, exigindo sua integração em ambientes educacionais regulares sempre que possível. O artigo enfatiza o papel fundamental dos professores de Libras no desenvolvimento educacional de alunos surdos, destacando como metodologias apropriadas podem melhorar significativamente as competências linguísticas e o crescimento educacional geral. Foi realizada uma revisão bibliográfica para examinar os estudos científicos e as práticas pedagógicas relativas ao ensino da Libras nas salas de aula regular e AEE. A pesquisa identifica vários métodos e desafios enfrentados pelos professores, bem como os avanços alcançados nesta área. Ressalta a importância de garantir os direitos educacionais dos alunos surdos e a necessidade de os professores serem proficientes em Libras e adotarem estratégias de ensino eficazes. O estudo tem como objetivo discutir o processo de Ensino em Libras com professores ouvintes formados e a inclusão de alunos surdos nas escolas públicas conforme relatado na literatura acadêmica. Além disso, foi realizada uma revisão da legislação pertinente para compreender como as políticas de educação bilíngue são implementadas nas escolas públicas. Este estudo revela a necessidade contínua de melhores práticas e políticas para melhorar a inclusão de estudantes surdos, com especial enfoque na formação e especialização de educadores.TCC Documentação pedagógica: importância do registrar na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Medeiros, Dayane Ingrid de; Menezes, Ronny Diogenes de; https://orcid.org/0000-0002-0936-3081; http://lattes.cnpq.br/3040702749407728; http://lattes.cnpq.br/1901071549670587; Morais, Isabela Cristina Santos de; https://orcid.org/0000-0002-7481-4520; http://lattes.cnpq.br/3174988973584084; Silva, Ana Caroline Pereira da; http://lattes.cnpq.br/5041749444648431Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de analisar as concepções de Documentação pedagógica descritas em documentos oficiais, utilizando abordagem teórica fundamenta nas contribuições de pesquisadores que se dedicam à temática, tais como Malaguzzi(1999), Hoffman(2012), Mendonça(2009) Pinazza e Fochi (2018), Zabala(1998), Pimenta(1997), Ceron e Junqueira Filho (2017) e Documentos oficiais como qual a BNCC, LDB e Constituição Federal. Apoiando-me no livro “As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância”, investigamos a origem da documentação pedagógica apoiada na abordagem reggiana, apresentando um breve histórico sobre sua filosofia, métodos e características inovadoras (Edwards; Gandini; Forman, 1999). O presente estudo investiga a relação entre documentação pedagógica e os processos avaliativos na educação infantil, relacionado teoria à prática a partir de relatos de experiências referente ao projeto Residência Pedagógica, e assim, evidenciando a importância da intencionalidade pedagógica no planejar, como também analisa o papel do registro como ferramenta de reflexão das práticas educativasTCC Ensino da língua portuguesa para surdos: uma perspectiva do ensino nas escolas públicas de Caicó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Araújo, Maria Natália Meira de; Menezes, Ronny Diogenes de; Tatiane Silva do Nascimento; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; Souza, Fábio Marques deA Educação brasileira possui falhas e essa é uma questão muito conhecida e vivenciada pela maior parte dos brasileiros. Nesse contexto, encontra-se, a educação de pessoas surdas, que não é um assunto tão difundido na sociedade. Como se desenvolve o ensino da Língua Portuguesa para esse grupo de pessoas é ainda mais alheio à população, expondo a real face da invisibilidade da educação da comunidade surda brasileira. Com isso, os objetivos do presente trabalho foram; Investigar e analisar, com base nas concepções teóricas, as abordagens de ensino empregadas atualmente no ensino de Língua Portuguesa para surdos; Apresentar as crenças dos professores a respeito de suas metodologias de ensino; Compreender e relatar a formação acadêmica pela qual os professores passaram; Investigar possíveis fatores problematizantes na atuação docente; Proporcionar um estudo de autorreflexão a professores atuantes, assim como a futuros professores, sobre as crenças do ensino de Português para pessoas surdas. Quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa o trabalho, utilizou-se tanto a abordagem qualitativa quanto a quantitativa, enquadrando-se em uma abordagem de pesquisa mista, como meio para investigação do processo de ensino dos professores, foram utilizadas duas fontes geradoras de dados: a entrevista e o questionário. A fundamentação teórica do trabalho baseia-se nos princípios de uma revisão bibliográfica que se deu por meio de pesquisas em documentos e obras impressas e eletrônicas, visando fazer o levantamento das concepções de autores como Almeida Filho (1993), Menezes (2019), Barcelos (2007), Gesser (2009), Skliar (1998), Perlin (1998) Salles (2004). Em detrimento das respostas obtidas na pesquisa, afirmouse que existe a necessidade de literaturas acerca da temática do ensino da Língua Portuguesa para surdos, bem como, a promoção de formas mais acessíveis dos materiais já existentes sobre a temática para que os professores da educação pública e para os alunos de cursos de licenciatura possam adquirir conhecimento sobre a temática para fundamentar sua prática. Sendo assim, consideramos que esse trabalho contribuirá para ampliar o conhecimento acerca da temática de modo a propiciar a produção de novas pesquisas na área e servir como base para esses novos conhecimentos, temos em mente que esse trabalho proporcionou também, ainda que minimamente, uma reflexão dos colaboradores acerca de suas práticas e suas crenças sobre o ensino.Artigo As escritas surdas como artefatos culturais mediadores de reflexões a respeito das crenças sobre a surdez(Universidade Estadual da Paraíba, 2017-10-15) Menezes, Ronny Diogenes deAs relações entre surdos e ouvintes, geralmente, são permeadas por preconceitos e visões estereotipadas e, por conta disso, muitas vezes, essas pessoas com surdez são invisíveis em nossa sociedade, pois ser ouvinte é considerado com uma posição superior a ser surdo. Tomando como ponto de partida a questão: Como fazer visível a cultura surda na comunidade ouvinte? esse trabalho teve por objetivo identificar as crenças de 18 alunos, ouvintes, do Ensino Médio, propondo meios para que, através das Escritas Surdas, elas pudessem ser (re)pensadas. Para isso, realizamos um estudo de caso em um campus do Instituto Federal de Pernambuco, no ano de 2016. A partir de uma análise preliminar do contexto, foi produzida e aplicada uma sequência didática que possibilitasse aos alunos refletir sobre a cultura e a identidade surda. Os dados, obtidos por meio de questionários e diário de bordo, foram analisados buscando perceber quais as crenças dos alunos participantes antes, durante e depois da experiência. Realizada essa etapa, e a partir de todos os dados gerados e analisados em nosso trabalho, produzimos um guia de orientações metodológicas para o ensino das Escritas Surdas. Toda essa investigação se baseou na concepção não de uma literatura engessada e atrelada a períodos ou às estéticas, e sim, a uma noção de escritas como mais abrangente, englobando várias produções, podendo ser impressas, em vídeo, através das artes plásticas, dentre outras. Nesse contexto, forjamos o conceito de Escritas Surdas, que pode transmitir as vivências de uma comunidade e surge na posição de resistência frente à dominação ouvinte. Esta pesquisa, filiada à Linguística Aplicada (in)disciplinar, se pautou na perspectiva sociocultural e na pedagogia dos multiletramentos. Com a conclusão dos trabalhos, foi possível perceber que é necessário que haja um processo de formação para que os professores de língua portuguesa possam utilizar as Escritas Surdas, além disso, concluímos que o contato com elas deve se iniciar, na escola, o mais cedo possívelTCC Família: sua importância no âmbito escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Medeiros, Claudijane Silva de; Cavalcante, Christianne Medeiros; Menezes, Ronny Diogenes de; Nóbrega, Suenyra SoaresO presente estudo estabelece uma discussão sobre a importância da família no âmbito escolar. Os objetivos traçados foram Investigar estratégias desenvolvidas pelas instituições educativas para aproximar a família do cotidiano escolar; Descrever como ocorre a comunicação da escola com a família, identificando os canais utilizados; Relacionar que tipos de atividades são propostas e refletir sobre sua efetividade. A base teórica que fundamentou este trabalho foram: Ariès (2006), Tiba (2007), Libâneo (2012), Zagury (2015), entre outros. A pesquisa de abordagem qualitativa, precedida de um estudo exploratório no tocante do levantamento bibliográfico, partiu de um processo de entrevista estruturada com gestores de 04 escolas públicas, sendo 02 estaduais e 02 municipais, em diferentes bairros da cidade de Caicó- RN. A análise evidenciou que a parceria entre família e escola é essencial para que alunos/filhos obtenham êxito no processo de ensino-aprendizagem, porém embora reconheçam a relevância ainda enfrentam dificuldades para efetivação da parceria entre a escola e a família.TCC Importância de estratégias e ensino inclusivo para crianças com TDAH(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Silva, Nayana Sanara da; Menezes, Ronny Diogenes de; Menezes, Ronny Diogenes de; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Bezerra, Josenildo Soares deO objetivo deste trabalho é analisar as estratégias e metodologias que influenciam a qualidade de ensino para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), particularmente na primeira infância. A primeira infância, que abrange a faixa etária de zero a cinco anos, é a etapa inicial da educação básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, considerando todos os seus aspectos. O TDAH é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, os quais podem interferir no desenvolvimento da criança. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e baseada em revisão bibliográfica, permitiu identificar uma variedade de estratégias e metodologias aplicáveis à educação infantil, com ênfase no atendimento às necessidades de crianças com TDAH. Constatou-se a urgente necessidade de ajustes no sistema educacional para garantir o acesso pleno e equitativo à aprendizagem de todos os estudantes. A inclusão vai além da simples inserção desses alunos nas salas de aula regulares, demandando a implementação de estratégias pedagógicas diversificadas que atendam às suas necessidades específicas.TCC Quem quer ser professor? Uma pesquisa realizada com concluintes do ensino médio na região do Seridó, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Medeiros, Ana Táyra dos Santos; Lautenschlager, Etienne; 0009000564000290; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Menezes, Ronny Diogenes deO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com estudantes do 3º ano do Ensino Médio no município de Caicó, RN, sobre suas escolhas de carreira e seu desejo de se tornarem ou não professores. São discutidas a questão da atratividade da carreira docente, as implicações dos desafios enfrentados pelo docente, a escassez e as razões pelas quais as pessoas podem ser dissuadidas de ensinar. Para tanto, foi aplicado um questionário com três perguntas a 115 estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. A análise dos dados mostrou que a carreira docente ainda é pouco atrativa para os jovens em geral e, atualmente, mais atrativa para estudantes de famílias com menos escolaridade. Evidencia-se também a urgência de políticas públicas voltadas para melhorar a oferta e a demanda de professores, assegurar a qualidade da formação dos professores que atuarão ou que já estão em exercício nas escolas públicas e valorizar a profissão com melhores condições de trabalho e remuneração.TCC Tandem Libras/Português: Uma experiência com graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-08-06) Silva, Maiara Patrícia da; Menezes, Ronny Diogenes de; Silva, Ana Caroline Pereira da; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da CruzO presente trabalho intitulado Tandem Libras/Português: Uma experiência com graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN, teve por objetivos identificar e analisar os efeitos do Tandem na formação do pedagogo, para isso utilizamos de observações feitas às interações entre surdos e ouvintes e de respostas obtidas através de questionários aplicados aos graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN, que participaram das interações. Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, com método do estudo de caso de cunho exploratório, embasada teoricamente em autores como Vygotsky (2008), Silva (2018), Oliveira (2017) Menezes (2018), Telles (2009) e metodologicamente em Koche (2009) e Lakatos (2009). A pesquisa ganha carácter relevante pois percebeu-se a carência do uso da Libras em várias escolas de Caicó-RN. Por meio da análise dos dados deste estudo de caso foi possível perceber as contribuições do Tandem na formação do pedagogo como forma de melhorar seu desempenho nas salas de aula colaborando para o desenvolvimento da pessoa surda. Destacamos ainda que as interações em contexto Tandem contribuíram para a formação do pedagogo tanto no âmbito social como profissional, tendo em vista que a troca de experiência colaborou também para a quebra de preconceitos enfrentada pela comunidade surda, considerando a dimensão das interações não restringindo-se apenas a troca de conhecimento relacionados a língua dos colaboradores, pois envolve também o processo de humanização das relações entre surdos e ouvintes.