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Navegando por Autor "Monteiro, Verner Max Liger de Mello"

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    TCC
    Além dos muros: projeto arquitetônico de um centro socioeducativo.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Silva, Mayara Melo da; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; 0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; 0000-0001-8796-2867; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Lima, Mônica Maria Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Medeiros, Deisyanne Câmara Alves de; http://lattes.cnpq.br/9463473981528777
    O sistema carcerário brasileiro enfrenta desafios complexos, especialmente com o sucateamento das unidades prisionais, destacando a necessidade premente de uma abordagem mais humanizada. Os centros socioeducativos, destinados à detenção juvenil e respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), buscam garantir direitos humanos e oportunidades de reabilitação para os jovens, porém, enfrentam obstáculos estruturais que comprometem sua principal finalidade de ressocialização. Nesse contexto, a arquitetura humanizada emerge como uma alternativa promissora para aprimorar esses espaços, desempenhando um papel crucial na recuperação dos jovens infratores. No estado do Rio Grande do Norte, atualmente, existem três unidades de internação em diferentes municípios que atendem toda a demanda estadual, a concentração das unidades de internação em apenas três localidades reflete desafios significativos relacionados à cobertura e ao atendimento equitativo. Refletir sobre melhorias no sistema socioeducativo é fundamental para construir um futuro mais promissor tanto para esses jovens quanto para a sociedade em geral. Portanto, este trabalho visa desenvolver uma proposta de projeto de arquitetura para um centro socioeducativo destinado a menores infratores, por meio de espaços humanizados, compreendendo o funcionamento das instituições socioeducativas, analisando as características dos ambientes humanizados e aplicando os princípios da humanização em contextos de privação de liberdade.
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    TCC
    Anteprojeto de nova sede para a APAE Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) FAGUNDES, Giovanna Palhares Souza de Paiva; Elali, Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Souza Filho, José Aureliano de; Timeni, Giordana Chaves Calado; Monteiro, Verner Max Liger de Mello
    A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva brasileira (MEC, 2008) orienta as estratégias educacionais sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio de atividades e recursos pedagógicos que são prestados às pessoas com deficiência em complementação ao ensino regular. Um exemplo de instituição que se enquadra nessa categoria é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que atua no país há mais de 60 anos, focalizando crianças e adolescentes (0 a 18 anos) com deficiências física, motora, intelectual ou múltiplas. Nesse contexto, o presente Trabalho Final de Graduação objetiva desenvolver o anteprojeto arquitetônico de uma nova sede para a APAE Natal/RN, utilizando diretrizes da arquitetura sensorial a fim de promover um ambiente que estimule a aprendizagem de seus usuários. A proposta se baseia em revisão de literatura do panorama internacional e brasileiro acerca da educação inclusiva, e na análise dos princípios da flexibilidade arquitetônica. Implantada em terreno com cerca de 8.000 m², a nova edificação recorre a blocos de concreto estrutural para criar uma área construída de 2.454,40m2, composta por setores de apoio pedagógico e poliesportivo, e de tratamentos clínicos, como hidro e equoterapia.
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    TCC
    Ascender: proposta arquitetônica de um centro de qualificação e desenvolvimento do empreendedor popular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-16) Cavalcante, Ian da Costa; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Lima, Glênio Leilson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4952659336597818
    Nos últimos anos, com a baixa oferta de emprego e a pouca escolarização da maior parte da população brasileira, a busca por empregos formais vem se tornando uma atividade cada vez mais difícil. Desse modo, o empreendedorismo popular, surge como uma alternativa frente às altas taxas de desemprego e subemprego, sendo uma solução para que a população em situação de pobreza consiga garantir o sustento da sua família. Entretanto, a ausência de equipamentos que ofereçam um suporte técnico a esse público empreendedor ainda é um desafio latente na sociedade. O conhecimento entra como pilar para o sucesso desses empreendedores no mercado. Esses profissionais por muitas vezes não tiveram acesso nem a uma educação básica no decorrer da vida, e, longe disso, jamais tiveram acesso a conhecimentos técnicos necessários para gestão positiva de um negócio. A partir dessas demandas, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para um centro de qualificação e desenvolvimento do empreendedor popular, no bairro do Alecrim. Para a proposta arquitetônica, a ênfase foi na flexibilidade, de modo a atender as necessidades do empreendedor nos diversos cenários ao longo dos anos. Como forma de atingir esses objetivos foram adotados os seguintes passos: identificar as necessidades arquitetônicas características de um centro de empreendedorismo popular; compreender aspectos relacionados à flexibilidade de espaços para criação de uma edificação corporativa; aplicar diretrizes projetuais relacionadas à arquitetura flexível para propor um espaço dedicado à formação empreendedora adaptável às demandas do uso ao longo do tempo. Como resultado, o edifício elaborado conta com 3.039,92m² distribuídos em três pavimentos, com seu programa organizado sobre dois eixos: Educação Empreendedora e Empresas Apoio.
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    TCC
    Bambaataa: anteprojeto para um centro de cultura hip hop na comunidade do Passo da Pátria - Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-06) Paiva, Gabriela Ferreira Palhano de; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Lima, Mônica Fernandes; Dantas Júnior, Lúcio Medeiros
    Academias de artes são predominantemente frequentadas pela elite, no Brasil e pelo mundo afora. As formas de arte consideradas eruditas são gloriosamente aplaudidas por um nicho social em que se acredita no consumo de uma “cultura de qualidade” sendo diretamente proporcional ao poder aquisitivo. Há um grande choque e, principalmente, certa dificuldade de aceitação quando esta classe se depara com a arte urbana, que está lá, fora dos grandes museus e casas de show, para ser vista, ouvida e experimentada por qualquer um que deseje faze-lo, independentemente de seu poder de consumo. Suja, inconveniente e de mal gosto, as artes de rua por muito tempo foram ignoradas e seu ensino e aprendizado marginalizados, afastando das academias de arte aqueles que por muitos nem se quer podem ser considerados artistas. Ainda assim, a cultura Hip hop, líder e mãe das artes urbanas, resiste e cresce, seguindo com seu foco em empoderar as classes oprimidas e valorizar a cultura negra. A Bambaataa – Casa de Cultura Hip hop, surge, assim como uma alternativa para que os praticantes dessa vertente cultural não precisassem mais escolher entre pagar caro ou ter um ensino de qualidade. Um espaço em que sua identidade artística seria respeitada e enaltecida, Bambaataa vislumbra uma mudança do olhar para com a cultura Hip hop, localizada no coração da comunidade do Passo da Pátria, mas com braços abertos à toda Natal.
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    TCC
    Casa do Saber: proposta arquitetônica de uma escola pública integral de educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Wanderley, Ana Heloísa Melo; Medeiros, Luciana de; https://orcid.org/0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Silva, Larisse Hellen Soares da; http://lattes.cnpq.br/4799541241038339
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral a concepção de um anteprojeto arquitetônico para uma escola pública de tempo integral voltada à educação infantil, localizada no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal/RN. A relevância do tema está associada ao atual cenário da educação pública brasileira, caracterizado pela insuficiência de infraestrutura adequada e pela carência de vagas em creches e pré-escolas. Reconhece-se que a educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, e que o ensino público integral desempenha um papel essencial na redução das desigualdades sociais. Nesse contexto, o trabalho explora como o ambiente físico das escolas pode ser projetado para atuar como uma ferramenta pedagógica, promovendo um aprendizado de qualidade e alinhado às necessidades da primeira infância. Fundamentada no método de ensino construtivista, a proposta arquitetônica valoriza o espaço físico como um agente ativo no processo educativo, contribuindo para a formação integral do aluno e ampliando as possibilidades de interação, criatividade e desenvolvimento pleno. Desse modo, a proposta busca propor espaços diversos de lazer, descanso e ensino diante das diretrizes e recomendações arquitetônicas estudadas resultando em um projeto de 1696,01m², alinhado com a realidade local e atendendo às exigências em torno da concepção de uma escola integral de educação infantil.
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    TCC
    Casa EPS: edifício residencial em painéis monolíticos de poliestireno expandido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Barreto, Monalisa Nogueira; Sousa, José Jefferson de; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Medeiros Júnior, Aldo
    Os processos construtivos convencionais, compostos de alvenaria de tijolos cerâmicos, por exemplo, amplamente utilizado, vem ao longo do tempo contribuindo para a geração de um sério dano ambiental com a produção de resíduos sólidos, como também, para uma perpetuação de uma prática que, se por um lado não exige uma qualificação apurada da mão de obra, termina por contribuir para uma baixa produtividade na construção civil. Contrapondo-se a esta prática, os painéis monolíticos de poliestireno expandido (EPS) são uma opção bastante interessante e que vem sendo usado na construção de edificações diversas. O sistema de painéis monolíticos de EPS é um conjunto integrado de painéis modulares, com função estrutural e/ou de fechamento, compostos por placas de poliestireno expandido pré-fabricados, montadas entre duas malhas de aço galvanizado eletrossoldadas e revestidas com micro concreto. Assim, este trabalho tem por objetivo demonstrar a relevância da implementação de novas tecnologias e do desenvolvimento de projetos com esse sistema construtivo, através do resultado final de projeto arquitetônico para uma residência unifamiliar, localizada na praia de Jacumã, Município de Ceará Mirim, estado do Rio Grande de Norte. Para tanto, utilizou-se de pesquisas de fundamentação teórica sobre o processo construtivo e estudos de referência em projetos arquitetônicos executados com a tecnologia. O trabalho resultou na proposta de uma edificação que quebra paradigmas de sistemas autoportantes e une as qualidades construtivas e de desempenho do sistema com princípios de habitabilidade e estética.
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    TCC
    Centro cultural vó Maria: um projeto bioclimático para a Vila de Ponta Negra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-12) Agostinho, Emanuelle de Moraes; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; 0000-0001-8796-2867; 0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; http://lattes.cnpq.br/1631255121443729; Lima, Mônica Maria Fernandes de; 0000-0002-5250-5225; http://lattes.cnpq.br/8621868780418810; Medeiros, Sara Cibele Rêgo de; http://lattes.cnpq.br/9393147882820927
    A Associação Rendeiras da Vila mantém viva a tradição das rendas de bilros, um legado imaterial importante na composição da cultura popular potiguar. Localizada na Vila de Ponta Negra, a Associação é composta por cerca de 90 mulheres que, além de terem acompanhado as transformações ocorridas na comunidade em decorrência das atividades turísticas, também fizeram parte do desenvolvimento da pequena vila cuja base econômica era composta pelas atividades pesqueiras e produção de artesanato. Esse grupo de rendeiras apesar da sua relevância histórica e cultural, não possui um local qualificado para atuar, desse modo, todos os dias elas se reúnem, em um espaço cedido na Tapiocaria da Vó, para produzir suas peças e realizar as demais atividades da associação. Observou-se, que esse cenário é recorrente entre outros grupos culturais presentes na comunidade que, assim como as rendeiras, possuem suas práticas limitadas pela ausência de um equipamento que atenda às suas necessidades. A partir dessa constatação, foi realizado o presente trabalho com o objetivo geral desenvolver o estudo preliminar de um centro cultural para a Vila de Ponta Negra fundamentado na arquitetura bioclimática. Dessa maneira, foram elencados como objetivos específicos Identificar as especificidades de um equipamento destinado à atuação da Associação das Rendeiras da Vila de Ponta Negra e o fomento de atividades culturais existentes na área, Verificar as diretrizes projetuais para o desenvolvimento de propostas arquitetônicas bioclimáticas para o clima quente e úmido e Identificar soluções que façam alusão à produção arquitetônica vernacular praieira nordestina. Nesse contexto, entende-se como justificativa que o projeto de um equipamento voltado para o incremento da cultura se torna benéfico para atender às demandas da comunidade, além de desempenhar um papel ilustrativo na produção arquitetônica de espaços culturais que dialogam harmoniosamente com o entorno e a identidade local. Além disso, a produção arquitetônica voltada para o fomento e a valorização de atividades culturais nordestinas em áreas periféricas e litorâneas é uma temática pouco explorada na comunidade acadêmica. Dessa forma, pela especificidade da temática abordada e pela carência de estudos sobre o assunto, faz-se de suma importância a realização deste presente trabalho.
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    TCC
    Centro paradesportivo Dois Irmãos: estudo preliminar arquitetônico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12) MILITO, Daniela Simas; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Medeiros, Luciana de; Grevi, Marconi
    O presente trabalho trata-se de uma intervenção arquitetônica em nível de estudo preliminar de um reuso para a Fábrica Simas Industrial que hoje se encontra em estado de abandono em uma área central de Natal- RN. O projeto propõe a implantação de um Centro Paradesportivo, o qual será composto pela revitalização do antigo prédio modernista (aplicando algumas reformas internas para atender o novo uso) e pela adição de um prédio anexo. A principal motivação para a realização de um projeto dessa natureza se baseia, de um lado, na valorização da nossa história deixada nos patrimônios arquitetônicos, e por outro, da valorização do esporte para deficientes, que ainda não possui nenhum centro exclusivo de treinamento na cidade. Para a produção desse trabalho foram realizadas pesquisas para embasamento teórico, assim como estudos de caso diretos de propostas arquitetônicas, e visitas in-loco ao terreno de intervenção. Toda a proposta será pensada a partir das necessidades dos paratletas da cidade, alinhadas à funcionalidade de um centro paradesportivo, e fundamentada em técnicas de intervenção de edifícios patrimoniais.
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    TCC
    Clube Asas do Potengi: projeto arquitetônico de uma sede social esportiva na Zona Norte de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Costa, Kelvin Johnson Barros da; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; http://lattes.cnpq.br/1610722261549071; Pereira, Marizo Vitor; http://lattes.cnpq.br/8301937882429068; Dantas, Petterson Michel; http://lattes.cnpq.br/3387302501195818
    O presente trabalho trata do projeto de um clube e sua sede social esportiva voltado para a formação de atletas na Zona Norte da cidade do Natal/RN. A proposta é composta por equipamentos esportivos e de ambientes visando suporte técnico e estrutural para se atingir as condições mínimas necessárias para um espaço de qualidade ao público-alvo do universo de estudo. Além disso, busca-se o desenvolvimento dos atletas filiados ao clube em sua esfera social e também a criação de espaços voltados a atividades em parceria com a comunidade, uma vez que a Região Administrativa Norte da cidade do Natal conta com uma população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e sem a possibilidade de usufruir de um serviço do tipo em sua localidade. A principal motivação para a realização de um projeto dessa natureza é a falta de um espaço exclusivo para a formação de atletas e a nutrição de equipes de alto rendimento situados na Zona Norte da cidade, fator que acarreta em uma maior dificuldade em moradores desta região de ascender no esporte e desfrutar de seus benefícios sociais, que segundo autores como Tubino (2011), é a partir do esporte que é possível nutrir valores essenciais ao desenvolvimento pessoal, como: a ética, liderança, companheirismo, empatia, bem-estar físico e psicológico. Tendo em vista esses aspectos, para a produção do presente trabalho, foram realizadas pesquisas para embasamento teórico, estudo de casos diretos e indiretos de propostas arquitetônicas de complexos esportivos, assim como visitas ao eixo de intervenção.
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    Tese
    A construtibilidade no processo de projeto paramétrico colaborativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; Paio, Alexandra Cláudia Rebelo; Silva, Heitor de Andrade; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Celani, Maria Gabriela Caffarena; http://lattes.cnpq.br/1900829386347923; Almeida, Paulo Pereira; Januário, Pedro Miguel Gomes
    A incorporação da modelagem paramétrica ao processo de projeto computacional tem proporcionado aos arquitetos a possibilidade de experimentar formas geométricas sem precedentes, mas também tem trazido consigo a dificuldade de materialização do edifício projetado, que comumente não é considerada nas fases iniciais da concepção. Essa dificuldade de pensar a materialidade desde o princípio pode levar à descaracterização, nas fases posteriores, do que foi concebido inicialmente pelo projetista, podendo resultar em mudanças mais drásticas também na própria construção, quando não incorre em inviabilidade construtiva. Esse contexto traz ao processo de projeto uma forte necessidade de colaboração, que integre aspectos como estrutura, materiais, fabricação e construção. Nesse cenário, surge a questão: Como a construtibilidade interfere no processo de projeto paramétrico? Como hipótese, defendemos que a percepção da construtibilidade, quando priorizada desde as fases iniciais por equipes colaborativas, contribui para o projeto paramétrico, fazendo com que os aspectos construtivos sejam integrados à modelagem e consequentemente facilitem a materialização do edifício. O objeto compreende, portanto, a relação entre a construtibilidade e o processo de projeto paramétrico. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar como as questões relativas à construtibilidade, consideradas por uma equipe colaborativa, interferem no processo de projeto paramétrico. O método utilizado está dividido em compreensão do problema (fase I), proposição de uma solução (fase II) e sua validação (fase III). A fase de compreensão está amparada pelas etapas dos Referenciais Teórico-conceitual e Empírico, assim como da realização de Experimentos de Projeto. A de proposição é composta pela indicação de diretrizes metodológicas para projetos paramétricos focados na construtibilidade, validada (Fase III) por um painel internacional de especialistas da área. O principal resultado da pesquisa indica a confirmação da hipótese nos casos analisados, atestando que a priorização da construtibilidade leva a um processo de projeto paramétrico mais sistematizado e fluido, através da incorporação de aspectos construtivos à modelagem. A pesquisa contribui para a área de CAAD (Computer Aided Architectural Design), com um estudo sobre o impacto da construtibilidade no processo de projeto de Arquitetura e com a indicação de diretrizes metodológicas para um projeto paramétrico focado na construtibilidade.
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    TCC
    Conviver e pertencer na universidade: projeto de um centro cultural e de convivência para a UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Dombroski, Júlia Goularte; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; 0000-0001-8796-2867; https://www.escavador.com/sobre/5028463/verner-max-liger-de-mello-monteiro; http://lattes.cnpq.br/6772826928587995; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; 0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; Sousa, Nilberto Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5035581904956422
    Para além de ambientes como salas de aula; de professores; laboratórios; bibliotecas e tantos outros ambientes diretamente relacionados ao ensino e, portanto, inerentes à uma Universidade, existe também a necessidade de alguns espaços que sirvam à vivência de seus usuários. Seja como um local para encontros ou como apoio de serviços básicos, esses espaços são necessários uma vez que tais usuários habitualmente acabam passando longos períodos de tempo na Universidade. Atualmente, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) há um edifício intitulado Centro de Convivência Djalma Marinho que reúne um programa arquitetônico que se integra principalmente por serviços como bancos; farmácia; livraria; restaurante; lanchonete entre outros. O que se propõe para o presente trabalho é um exercício de projeto cujo objetivo é a concepção de um espaço de convivência completamente novo para a UFRN, que seja um ambiente responsivo e democrático. A opção de pensar um projeto completamente novo deriva da oportunidade de discutir sobre as relações de lugar e de pertencimento dos usuários com relação aos edifícios, uma vez que o papel principal do ambiente estudado é viabilizar a convivência dos usuários da Universidade. Com auxílio das diretrizes de projetação de ambientes responsivos (BENTLEY et al,1985), reafirma-se a importância de ambientes legíveis; robustos; ricos e personalizáveis – características, segundo os autores, de um ambiente democrático, isto é, que atende realmente aos anseios dos usuários.
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    TCC
    Estudo preliminar de um centro de atividades do SESC para o Alecrim
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Santana, Matheus Felipe Gonzaga; Pinto, Edna Moura; 0000-0002-2863-385X; lattes.cnpq.br/3789406301829141; lattes.cnpq.br/3983286019502673; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; 0000-0001-8796-2867; lattes.cnpq.br/3039985432086774; Sousa, Nilberto Gomes de; 0000-0002-8728-3087; lattes.cnpq.br/5035581904956422
    Os trabalhadores do comércio do Alecrim sempre lidaram com os problemas do bairro, principalmente com a carência de acesso à serviços complementares como refeitórios, banheiros, espaços de descanso, equipamentos culturais, saúde, lazer e educação próximos aos seus locais de trabalho, para serem utilizados nos intervalos ou após o expediente. O Serviço Social do Comércio - SESC - foi criado em 1946 e hoje se tornou uma instituição reconhecida pela ampla oferta cultural, de esporte, lazer e de assistência social. O auge dos serviços prestados pela entidade encontra-se hoje na região Sudeste onde as unidades contam com arquitetura e tecnologias sofisticadas, além de atenderem aos cinco pilares de atuação do SESC. Em Natal, as unidades são especializadas, de pequeno porte e carentes de atualização tecnológica, ademais, encontram-se distantes do seu público-alvo: os trabalhadores do comércio. Diante desta problemática, o trabalho se debruça sobre os centros de promoção de serviços complementares com enfoque nos trabalhadores do comércio a partir da proposição de um espaço sócio-cultural no Alecrim, alinhado com o que vem sendo praticado nas cidades da região Sudeste do Brasil. O tema se faz relevante para a formação do arquiteto e urbanista ao permitir o exercício de projeto vertical com extenso programa de necessidades em um contexto urbano complexo, permitindo a revisitação de conceitos de urbanismo, morfologia e estruturas; no âmbito social, a relevância do tema está no potencial deste trabalho de servir como indutor de reflexões e futuras propostas para o bairro do Alecrim, hoje carente de ações de melhorias. Dito isto, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um projeto em nível de estudo preliminar de uma unidade regional do SESC no bairro do Alecrim, observando as diretrizes práticas de projeto para ambientes responsivos. Para tal, se faz necessário desenvolver um edifício verticalizado com espaços legíveis ao usuário através de uma configuração espacial simplificada e circulações inteligíveis (1); promover o favorecimento da relação do edifício com o espaço público, considerando o desempenho do primeiro como indutor de vitalidade urbana (2); articular espaços para o favorável desempenho dos serviços e atividades oferecidos pelo SESC, considerando a abrangência dos pilares de atuação da instituição (3).
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    TCC
    Estudo preliminar de um edifício comercial, com ênfase no design biofílico.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Carvalho, Mikael Gomes de; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; http://lattes.cnpq.br/7145054711406591; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Lima, Fábio Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5043402877266938
    O objeto de estudo deste trabalho final de graduação consiste nos princípios do design biofílico aplicados em espaços comerciais. Este surgiu, tendo em vista que a atividade comercial é parte da vida humana desde que a produção excedeu o necessário para a subsistência, permitindo a troca de produtos e serviços. Na sociedade contemporânea, o comércio vai além do aspecto econômico e tem um caráter cultural, abrindo possibilidades de lazer e apropriação de espaço nos locais comerciais. Com a pandemia de COVID-19, e o isolamento social imposto, destacou-se a importância do contato com a natureza nos ambientes construídos para melhoria do bem-estar e a saúde dos indivíduos. Dessa forma, a motivação para a escolha da proposta deste trabalho surge principalmente pelo interesse pessoal do autor com o tema, além dos impactos causados por soluções adequadas ou bem pensadas a espaços comerciais, visto que o planejamento dos espaços possui uma grande importância na experiência sentida pelos usuários. A proposta resulta no desenvolvimento do estudo preliminar de um centro comercial para a cidade de Natal/RN.
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    TCC
    Grifo 732: anteprojeto de edificação híbrida com baixo consumo energético
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-19) Santos, Allyson Carvalho Silva; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Aldomar Pedrini; Goulart, Solange Virginia Galarça; Medeiros, Deisyanne Câmara Alves de
    Com o passar dos anos surgem e se tornam mais complexos os desafios e problemáticas enfrentadas pela arquitetura e urbanismo, sendo então necessário estudar novas abordagens a fim de propor soluções mais adequadas para essas novas demandas da sociedade. Nesse contexto, a arquitetura híbrida busca atender a diversas necessidades ao mesclar diferentes programas numa mesma edificação. Para tanto, tem a integração entre os programas e com o contexto urbano como uma das suas características fundamentais, uma vez que ele se beneficia da diversidade de usuários que ocupam a edificação e dos variados horários de uso deles e, por conseguinte, torna mais rentável os usos com menor atração e também contribui para tornar o espaço urbano mais atrativo à população. Por essa capacidade de combinação de usos e pelo impacto no entorno, o híbrido se torna tão versátil e interessante enquanto solução arquitetônica, além do mesmo possibilitar a aplicação e combinação de diversas estratégias projetuais, entre as quais aquelas que visam a eficiência energética. Uma vez que as edificações são responsáveis por consumir grande parte do total de energia elétrica produzida no país, e com a tendência desse consumo aumentar devido a popularização dos sistemas de climatização artificiais, é necessário estudar meios que visem o aumento da eficiência energética no setor. Desta maneira, este trabalho aborda as especificidades projetuais de uma edificação híbrida de modo a analisar como estes diferentes usos podem se unir numa mesma edificação de maneira integrada entre si e com seu entorno, seguido do desenvolvimento de uma proposta de um anteprojeto de uma edificação híbrida adequada à realidade de Natal, Rio Grande do Norte. Além disso, visando a redução do consumo energético da edificação, serão adotados princípios bioclimáticos através de estratégias projetuais, as quais terão sua efetividade parcialmente avaliada em relação à carga térmica e a ventilação natural.
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    Dissertação
    Memória Viva: projeto de centro cultural indígena no município de Baía da Traição - PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Medeiros, Bruna Letícia Coutinho; Rodrigues, Clara Ovídio de Medeiros; Nascimento, José Clewton do; http://lattes.cnpq.br/3481803473530409; https://orcid.org/0000-0003-4359-1026; http://lattes.cnpq.br/5499175480089878; http://lattes.cnpq.br/8880305559052352; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Viegas, Cíntia Camila Liberalino
    O presente trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em uma proposta projetual técnica de intervenção arquitetônica de um centro cultural indígena em Baía da Traição, destinada aos povos indígenas Potiguara do estado da Paraíba. Entendendo as inúmeras perdas culturais que os indígenas já sofreram historicamente, o trabalho tem como objetivo propor uma edificação, que possa ser palco e auxiliar em um processo de preservação cultural, através de um espaço vívido, pensado para as mais diversas manifestações culturais. Para desenvolver o projeto foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema e o público ao qual se destina, por meio de pesquisa bibliográfica, estudos de referências projetuais e pesquisa de campo. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com a identificação dos dilemas projetuais e, consequentemente, o estabelecimento de metas para o projeto. A partir dessa base, e com auxílio das disciplinas ministradas no curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. O trabalho buscou se utilizar de estratégias arquitetônicas para proporcionar o conforto térmico, em um ambiente fluido e integrativo. Além disso, a modelagem paramétrica foi utilizada como ferramenta na concepção e representação de uma cobertura em bambu, cujo desenho se baseou no grafismo indígena Potiguara. O resultado alcançado na presente pesquisa, consiste em um anteprojeto, onde buscou-se principalmente: criar uma atmosfera através de estudos paisagísticos e de materialidade, que possibilitasse a vivência natural dentro de um contexto urbanizado; e aliar tecnologias construtivas contemporâneas com técnicas tradicionais, entendendo qual melhor se adequaria em cada situação. É possível concluir que a discussão da preservação cultural nos âmbitos teórico e prático permitiu o desenvolvimento de um produto que retrata um processo reflexivo fruto de uma jornada de estudos e pesquisas tanto no campo teórico, quanto projetual.
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    TCC
    Memórias de um silêncio: proposta arquitetônica de um museu e memorial Norte-Rio-Grandense pelas vítimas da COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Araújo, Thales Thaynan Lemos Saldanha de; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; http://lattes.cnpq.br/8972384460519444; Costa, Suerda Campos da; http://lattes.cnpq.br/3899041910080727; Fernandes, Leila Araújo Guilhermino; http://lattes.cnpq.br/2077203371426394
    Os anos de 2019 e 2020 foram marcados pelo surgimento do vírus responsável, nesta década, pela maior crise na saúde pública mundial. Conhecido pela taxa elevada de transmissibilidade, a COVID-19, como é denominado o patógeno, é capaz de acometer suas vítimas às mais diversas formas de síndromes respiratórias. Como resultado, o mundo passou por um longo período de dor e sofrimento marcado por inúmeras restrições de circulação (instauradas para frear a propagação do vírus) que fizeram com que milhares de pessoas não conseguissem dar o suporte e adeus digno aos familiares e amigos padecidos pela doença. Frente a esse contexto, a arquitetura de museus e memoriais têm um papel importante no ato de materializar a emoção do intangível por meio de uma memória coletiva do que deve ser lembrado ao longo do tempo. Isto posto, o tema do trabalho é justificado por fomentar uma discussão muito importante para o meio acadêmico e profissional: como as características construtivas de um projeto de arquitetura podem interferir de forma positiva ou negativa na recuperação física e emocional de uma pessoa que passou pelo processo traumático da perda de um ente querido? Desse modo, este trabalho tem por objetivo geral propor um projeto arquitetônico para um Museu e Memorial Norte-Rio-Grandense voltado à memória das vítimas da COVID-19, adotando os princípios da arquitetura sensorial de modo a propiciar a criação de espaços que interajam de maneira acolhedora, reflexiva e emocional com o público. Para tanto, é almejado, a partir das análises documentais: (1) compreender os conceitos da arquitetura sensorial assim como sua influência na busca da criação de ambientes acolhedores, reflexivos e memoráveis; (2) entender a dinâmica espacial e as necessidades dos espaços voltados para a arquitetura de museus e memoriais; (3) aplicar os princípios da arquitetura sensorial no projeto visando criar espaços que se conectem de forma acolhedora, reflexiva e emocional com o público. Como resultado, tem-se um Museu e Memorial do tipo “organismo extraordinário” formado por dois blocos, um retangular (auditório) e um em “T” (ambientes de exposições, sociabilização e serviços), elevados por pilotis, que através dos usos dos materiais de construção e acabamento proporcionam uma maior relação com o entorno e propõe, através dos jardins multissensoriais, a atenuação do luto daqueles que perderam algum ente querido seja para a COVID-19 ou outra enfermidade.
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    TCC
    Panapanã: anteprojeto de um teatro itinerante
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Ruan Henrique Lima de; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Bianca Carla Dantas de Araújo; Alves, André Felipe Moura; Sousa, José Jefferson de
    A arte é a forma de expressão pela qual as pessoas exprimem seus sentimentos e conhecimentos a partir de diversos meios como a pintura, a dança e a encenação, por exemplo. O teatro é um cenário onde as manifestações artísticas são apresentadas e com isso passam a serem responsáveis por preservar a identidade de um povo e transmitir emoções e valores sociais. O Brasil é um país com uma diversidade cultural enorme que, no entanto, necessita uma valorização mais substancial no aspecto da cultura. Muitas cidades pequenas não possuem condições de manter um teatro ativo por um longo período. Nesse sentido, existe uma carência de levar a arte até esse grupo e uma forma de garantir isso é refletida no objeto de estudo desse trabalho: um anteprojeto de um teatro itinerante. Busca-se projetar um teatro com sistema construtivo portável capaz de atender as necessidades de transportabilidade e conforto ambiental. Para tanto foi realizada uma investigação exploratória com base em procedimentos metodológicos que abrangeu revisão bibliográfica, entrevistas, visitas técnicas e documentação por imagem. O tema se torna importante a medida que atende a uma demanda real em relação a cultura e abre espaço para a discussão de uma tecnologia construtiva pouco usual até então. Além disso, condiciona e instiga os estudos sobre o tema do conforto ambiental.
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    Dissertação
    Por uma moradia termicamente confortável: proposta de habitação de interesse social com ênfase no conforto térmico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-14) Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Pedrini, Aldomar; ; http://lattes.cnpq.br/9012296636400514; Bittencourt, Leonardo Salazar; ; http://lattes.cnpq.br/8764685045584103; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781767J7
    Esta pesquisa abrange a temática da habitação de interesse social e sua relação com o conforto térmico, de forma aplicada a uma intervenção urbanística e arquitetônica em terreno situado na região central da zona urbana de Macaíba/RN. Refletir sobre o papel do projeto e da utilização de materiais construtivos alternativos na busca por melhores resultados de desempenho é um dos seus principais objetivos. A hipótese é que, através da mudança de parâmetros de projeto e de escolha de materiais, é possível obter melhores resultados de desempenho térmico, sem ultrapassar os limites orçamentários impostos pelos programas habitacionais. Para tanto, foram realizadas simulações computacionais de desempenho térmico e de ventilação natural através de dinâmica dos fluidos computacional ou CFD (Computacional Fluid Dynamics). A apresentação dos dados de simulação térmica seguiu a metodologia proposta na dissertação de Negreiros (2010), que visa encontrar o percentual da quantidade de horas de conforto obtidas em todo o ano, enquanto que a análise dos dados de ventilação natural foi feita a partir das imagens geradas pelas imagens extraídas do CFD. A partir do modelo de edificação projetado, foi montado um quadro analítico que tem como resultado um comparativo entre três diferentes propostas de habitações modelo de conjuntos habitacionais, no qual é avaliada a questão do desempenho térmico das edificações, e também são abordadas as variáveis espaciais de projeto, materiais construtivos e custos. Conclui-se que o trabalho final confirmou as hipóteses gerais estabelecidas no início da pesquisa, tendo sido possível quantificar os resultados e identificar que a importância do projeto e dos materiais construtivos são equivalentes, e que, se somados, levam a ganhos de desempenho térmico em potencial.
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    TCC
    Projeto arquitetônico de uma pousada na Serra de São Bento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Melo, Renata Maria Nobre de; Cavalcante, Eunadia Silva; https://orcid.org/0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Reis, Maíra Nascimento Queiroz; http://lattes.cnpq.br/9732243167343015
    Esse trabalho consiste na proposta arquitetônica de uma pousada para a Serra de São Bento/RN. No contexto da pandemia da Covid-19, destinos que propiciam atividades ao ar livre possuem maior procura, e o local, portanto, apresenta alto potencial paisagístico, caracterizado pela beleza de suas serras. O projeto, então, parte dessa observação e o terreno em declive auxilia na criação de visuais para o entorno. Com o objetivo de utilizar os princípios da arquitetura bioclimática com ênfase nas questões térmicas, foram utilizados processos projetuais que alcançassem tal objetivo. O desenvolvimento da proposta foi realizado através de pesquisas e programas computacionais para auxílio das simulações de possíveis soluções. As estratégias bioclimáticas foram aplicadas ao projeto, através de desenhos e componentes arquitetônicos, combinados com materiais específicos, resultando na proposta da edificação.
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    TCC
    Proposta de escola infantil com base na abordagem humanista de ensino e aprendizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-14) Pinheiro, Maria Izabela Freire Maia; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; 0000-0001-8796-2867; https://www.escavador.com/sobre/5028463/verner-max-liger-de-mello-monteiro; Cavalcante, Eunadia Silva; 0000-0002-9245-4995; http://lattes.cnpq.br/1742544253160099; Medeiros, Deisyanne Câmara Alves de; https://www.escavador.com/sobre/463151/deisyanne-camara-alves-de-medeiros
    A escola tem papel fundamental na formação do ser humano ao promover o acesso ao conhecimento e a construção moral e ética dos estudantes. Pensando em amplificar este papel da instituição em formar cidadãos conscientes e capazes de contribuir com a sociedade, o projeto desenvolvido é baseado na abordagem humanista de ensino e aprendizado, que tem o estudante como foco, respeitando sua individualidade e permitindo-o desenvolver suas habilidades no seu próprio ritmo. A importância da arquitetura é ressaltada na abordagem humanista por ser apresentada como ferramenta de ensino, com a qual a criança aprende também através da exploração e organização do espaço. Seguindo essas ideias, o presente trabalho tem como objetivo geral propor um estudo preliminar de escola infantil cuja arquitetura esteja compatível com a abordagem humanista de ensino e aprendizado, e como objetivos específicos: (1) compreender quais aspectos arquitetônicos de espaços escolares podem influenciar positivamente ou negativamente no processo de ensino e aprendizado, (2) estudar as principais características que envolvem a abordagem humanista no intuito de identificar quais os elementos espaciais mais adequados para o desenvolvimento do método e (3) projetar espaços adequados para o processo de ensino-aprendizagem de crianças prevendo mudanças de layout e otimização para a qualidade do ar no ambiente. Para orientação da proposta arquitetônica, fez-se um aprofundamento teórico acerca do tema juntamente com estudos de referência e estudos das condicionantes legais e do terreno. São também abordadas as etapas projetuais que deram origem à Escola Infantil térrea, com área de 1.751,52m², que associa a abordagem humanista com o projeto arquitetônico através de um planejamento dos espaços que considera o bem-estar, a conexão com a natureza e as condições para o pleno desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
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