Navegando por Autor "Moreira, Pedro de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O lúdico pode entrar na aula de história? Relato de experiência com o uso de jogos numa aula de história no ensino fundamental anos finais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Moreira, Pedro de Souza; Pureza, Fernando Cauduro; http://lattes.cnpq.br/2532326969646232; https://lattes.cnpq.br/1408424931053716Este trabalho tem como objetivo evidenciar os benefícios do uso de jogos manuais para o Ensino de História, assim como relatar a minha experiência aplicando esse recurso didático no Ensino Fundamental Anos Finais. Foram analisadas diversas obras de vários autores e autoras sobre o tema a exemplo de: Andrade (2007), Andrade (2021) e Santos (2021) Huizinga (2000), Giacomoni (2018), Santos (2019) e entre outros, procurando entender cada etapa do uso de jogos na aula de História. Além disso, também é um foco deste trabalho auxiliar no processo de criação de jogos para aplicar em sala de aula considerando questões de infraestrutura. Com uma observação a partir das escolas estaduais do Rio Grande do Norte, considera-se que a ausência de ferramentas digitais para a demonstração dos jogos, permite dar ênfase a estratégias analógicas na confecção dos jogos.