Navegando por Autor "Naschold, Angela Maria Chuvas"
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Dissertação O desenvolvimento da competência leitora e as concepções de ensino-aprendizagem da leitura: um estudo com as crianças do projeto ACERTA na rede pública de Natal - RN(2015-02-04) Azevedo, Gibson Nascimento de; Weissheimer, Janaina; ; ; Vian Junior, Orlando; ; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; Buchweitz, Augusto;Aprender a ler pode ser considerado o maior passo no desenvolvimento cognitivo de uma criança, tendo em vista que o aprendizado desta habilidade não é natural como aprender a andar e a falar. Sob o ponto de vista neurobiológico, a leitura corresponde a um processo de complexas adaptações do sistema nervoso que necessita de estímulo e orientação externa. O ambiente e o estímulo ambiental são responsáveis pelo desenvolvimento do cérebro, que permite desenvolver diversas habilidades e adquirir conhecimento. (AMARO JR., CASELLA, COSTA, 2011; DEHAENE, 2009; OLIVEIRA, 2010; 2011; SCLIAR-CABRAL, 2009). Buscamos com este estudo investigar o desenvolvimento da competência leitora em alunos do segundo ano do ensino fundamental da rede pública da cidade de Natal – RN e levantar informações a partir da Provinha Brasil, de dados gerados a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos e análise do livro didático utilizado nas aulas. Com base neste objetivo principal, procuramos responder às seguintes perguntas de pesquisa: (a) Qual competência leitora o método de alfabetização das escolas pretende desenvolver nos alunos?; (b) Qual é a competência leitora desenvolvida a partir dos critérios de medição estabelecidos pela Provinha Brasil?; (c) Qual a relação entre o resultado da Provinha Brasil e a competência leitora desenvolvida com o método de alfabetização por meio do livro didático? Seguindo a metodologia de pesquisa quali-quantitativa (DÖRNEY, 2007), as Provinhas Brasil dos alunos do segundo ano do ensino fundamental de cinco escolas pertencentes ao Projeto ACERTA - Avaliação de Crianças em Risco de Transtornos de Aprendizagem (CAPES/OBEDUC)- foram analisadas e comparadas às percepções dos representantes das escolas sobre o ensino/aprendizagem da leitura e com o livro didático adotado. Os resultados indicam que a competência desenvolvida pelos alunos na alfabetização parece ir de encontro ao que é proposto pela escola. Contudo, os resultados também apontam para uma possível adaptação no método adotado pela escola, por parte dos professores alfabetizadores, o que pode explicar o desempenho dos alunos na Provinha Brasil. Pretendemos assim, contribuir com desenvolvimento da alfabetização a partir de dois vieses: ampliando o escopo teórico, no sentido de gerar maior inteligibilidade acerca das bases neurais da aprendizagem da leitura; e propondo uma nova possibilidade metodológica, utilizando os resultados da Provinha Brasil como instrumento de diagnóstico da habilidade de leitura e de possíveis transtornos de aprendizagem que acompanham este processo.Dissertação Desenvolvimento profissional de alfabetizadores no contexto da Ciência da leitura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Freitas, Claydianne Dos Santos; Azoni, Cintia Alves Salgado; Oliveira, Luciana Figueiredo De; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0009-0009-6717-0817; http://lattes.cnpq.br/2733050465958335; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Sargiani, Renan de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6520-6515; http://lattes.cnpq.br/0288516457691082Estudos mostram que a capacitação de professores baseada em evidências científicas causa impactos na compreensão teórica e prática destes profissionais. Os momentos de aperfeiçoamento profissional em formação inicial ou continuada enriquece a prática de ensino proporcionando aportes que fundamentam uma intervenção pedagógica efetiva e estruturada com foco nas necessidades educacionais dos alunos. As evidências científicas atuais sobre alfabetização fruto de pesquisas de alto rigor metodológico no campo das Ciências Cognitivas da leitura, têm auxiliado os professores na prática de ensino de crianças com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura através de abordagens que consideram a efetividade do ensino explícito e sistematizado da leitura e escrita. No entanto, existem poucas pesquisas de intervenção com capacitação de professores que abordam conteúdos sobre o processo neurobiológico da leitura e dificuldades persistentes no desenvolvimento da linguagem escrita, o que motivou a aplicação deste estudo, o qual tem o objetivo de identificar os conhecimentos dos profissionais brasileiros que atuam na rede pública de ensino de municípios do Rio Grande do Norte sobre alfabetização e verificar o impacto do Programa de Desenvolvimento Profissional de Alfabetizadores no Contexto da Ciência da Leitura. O estudo é descritivo de natureza exploratória com análise de dados baseada no modelo de Bardin, para o seu delineamento foram utilizadas revisões de literatura, questionários de avaliação Likert e intervenção com capacitação profissional. Com isso, foi possível identificar que os participantes não apresentavam segurança em relação aos conhecimentos sobre alfabetização baseada em evidências e sobre o ensino de alunos com dificuldades persistentes no desenvolvimento da leitura. Os achados da investigação dão suporte para realização de futuras capacitações profissionais no âmbito da alfabetização baseada em evidências que deem suporte para fortalecer ações educativas voltadas ao ensino inclusivo de leitura e escrita que atenda as necessidades educacionais dos alunos que apresentam maiores dificuldades no processo de aprendizagemTCC Desvelando o lugar da neurociência no currículo das licenciaturas em pedagogia das universidades públicas do nordeste brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) SOUZA, Carlete; Lautenschlager, Etienne; 2079167037256269; http://lattes.cnpq.br/2079167037256269; 8983762185756102; http://lattes.cnpq.br/8983762185756102; Naschold, Angela Maria Chuvas; 8840903885852886; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Castro, Nicole Francisca Henriques dos SantosA principal área da atuação do pedagogo é a educação infantil e as séries iniciais. Estudos da Neurociência evidenciam que conhecer o cérebro e seu funcionamento é algo fundamental para os profissionais da Educação, proporcionado a eles compreender como se dá o processo de aprender e quais as melhores formas de estimular seus alunos a uma aprendizagem significativa, respeitando sua individualidade e dificuldades. O presente estudo teve por objetivo investigar como a Neurociência é abordada no currículo de formação de pedagogos nas Universidades Federais dos estados da região Nordeste do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho documental através da análise das grades curriculares dos cursos de Pedagogia das Universidades Federais, com foco em disciplinas relacionadas à Neurociência. Os resultados apresentamos evidenciam que a Neurociência é uma área que vem se popularizando no meio educacional, no entanto, apesar do crescente número de publicações sobre a temática o currículo de formação de pedagogos traz resultados inexpressivos com relação a inserção de disciplinas dessa temática em suas estruturas. Por fim, nossos resultados sugerem a necessidade de repensar-se o currículo de formação de pedagogos, visto que, a educação infantil e as séries iniciais são as fases mais importantes para o desenvolvimento dos educados e os conhecimentos da Neurociência podem contribuir positivamente para a formação inicial do professorado.Tese Do mundo da literatura à formação do leitor: a contribuição da leitura de contos para se discutir o bullying na sala de aula(2020-02-27) Medeiros, Lívia Cristina Cortez Lula de; Amarilha, Marly; ; ; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Santos, Cassia de Fátima Matos dos; ; Segabinazi, Daniela Maria; ; Andrade, Fernando Cézar Bezerra de; ; Campos, Herculano Ricardo;Este estudo investiga o modo como a prática sistematizada da leitura de textos literários pode propiciar uma reflexão sobre o bullying entre escolares. Defende-se a tese de que a leitura de textos literários, mediada pelo processo de discussão, contribui para suscitar a reflexão de sujeitos aprendizes sobre esse tipo de violência. Ressalta-se, entretanto, que o trabalho com os textos literários para alcançar tal objetivo, não significa, de modo algum, uma abordagem pragmática ou meramente utilitária da literatura, uma vez que a polissemia intrínseca a essa arte possibilita ao leitor diversas interpretações. A pesquisa respalda-se, metodologicamente, na vertente qualitativa, caracterizando-se segundo o paradigma de uma pesquisa com intervenção. Como instrumentos metodológicos, adotou-se a observação participante, o diário de campo, a análise de documentos institucionais, a entrevista e a gravação (em áudio e em vídeo) das sessões de leitura. O locus de sua realização foi uma escola pública do Município de Natal – RN (BRASIL), em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, com 24 alunos de faixa etária entre 10 e 12 anos, dentre os quais 20 foram os sujeitos efetivamente participantes. Na intervenção pedagógica, realizaram-se 10 encontros, sendo 9 sessões de leitura de contos literários clássicos e contemporâneos e 1 aula de pré-ensino de vocabulário. As sessões foram estruturadas a partir da andaimagem (GRAVES; GRAVES, 1995). O corpus foi composto pelas sessões de leitura de literatura – em que se focalizaram, principalmente, os momentos de préleitura e as discussões de pós-leitura – e pelas entrevistas finais com os sujeitos participantes. Sua análise ancorou-se em princípios da Análise de Conteúdos (BARDIN, 2010). Em termos do referencial teórico, contou com os saberes derivados dos estudos de Amarilha (2004; 2006; 2010); Bettelheim (2007); Compagnon (2009); Iser (1996); Yunes (1995, 2003; 2010); Zilberman (1989; 2003; 2015); Olweus (2006); Avilés (2002, 2005, 2006; 2011); Salmivalli (1999); Jares (2002, 2004, 2007, 2008); Debarbieux (2002), dentre outros. Os resultados da análise revelam que a mediação pedagógica, construída com base em questionamentos, foi de suma importância para que os sujeitos passassem a agir ativamente nas sessões de leitura e construíssem relações entre a violência na ficção e os casos de bullying vivenciados no ambiente escolar. Igualmente, ficou evidente a identificação dos sujeitos com as personagens e com as situações ficcionais narradas, o que propiciou o desabrochar de sentimentos, como a empatia, ao encararem a violência sofrida pelas personagens. E foi justamente essa empatia que os conduziu, por vezes, a um julgamento para além da ficção, fazendo-os examinar os posicionamentos dos próprios colegas, o que revela a potencialidade do texto literário em suscitar a reflexão fora de suas páginas. Esse encontro, mediado, do leitor com o texto promoveu, assim, uma reflexão sobre o mundo circundante, levando os sujeitos a construírem relações com a realidade. Também se constatou que conhecimentos sobre o bullying foram construídos e evidenciados, desde as características que lhe são inerentes até as formas de combatê-lo na vida real. A interface literatura-bullying mostrou-se nas respostas dos sujeitos, que expuseram as relações construídas entre a violência narrada nas histórias e o bullying. Constatou-se, por fim, que a literatura – por sua natureza humanizadora, formadora e emancipadora – contribui para que, por meio da discussão, se possa refletir e desenvolver novos olhares sobre a violência entre pares.Tese Evidências de validade na construção de um instrumento de triagem de dislexia em adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-08) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/1652726901829406; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Delgado, Isabelle Cahino; Crenitte, Patricia Abreu PinheiroAdultos com queixas de problemas com a leitura vêm procurando auxílio para a identificação da sua condição. Diversas são as prováveis causas e uma das possibilidades é a dislexia, um transtorno neurobiológico que prejudica a capacidade de leitura e escrita das pessoas. Como o diagnóstico de dislexia é caro, demorado e requer uma equipe multidisciplinar especializada, ele muitas vezes é inacessível e se torna uma barreira imposta a muitas pessoas com dificuldades de leitura, impedindo que elas passem por este processo de diagnóstico. A triagem é um instrumento que visa identificar os indivíduos com maior chance de possuir alguma condição. Ela pode ser muito útil para reduzir o número de indivíduos que desconhecem o transtorno e que deixam de buscar o diagnóstico de dislexia, tornando o processo mais claro, menos moroso e com maior custo-efetivo. Apesar de existirem iniciativas de instrumentos de triagem de dislexia para crianças, as iniciativas direcionadas a adultos são incipientes, especialmente no contexto brasileiro. A partir desta lacuna, o presente estudo lançou uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos. Ele teve como objetivo geral propor um instrumento de triagem de dislexia para adultos com dificuldades de leitura em Português-Brasileiro e como objetivos específicos: revisar a literatura acerca dos instrumentos disponíveis para a triagem da dislexia em adultos; elaborar uma proposta de instrumento de triagem de dislexia para adultos e analisar as evidências validade de conteúdo do instrumento proposto a partir da avaliação de juízes pareceristas experientes na área. No tocante à metodologia utilizada, esta investigação teve cunho exploratório e descritivo, com análise de dados qualitativos e quantitativos. O procedimento foi realizado em duas etapas: a primeira tratou de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados nacionais e internacionais SCOPUS, Web of Science (coleção principal), SciELO, ProQuest Dissertations & Theses Global (PQDT Global), NDLTD, Open Access Theses and Dissertations – OATD, Eric, Pubmed e buscador Lilacs, que pretendeu identificar as produções científicas que versassem sobre instrumentos nacionais e internacionais de triagem da dislexia em adultos e a identificação das habilidades mais frequentemente avaliadas; a segunda etapa versou sobre a proposição de um instrumento de triagem da dislexia em adultos e a análise de concordância realizada por juízes especialistas. Como resultados, a revisão ratificou as habilidades concomitantemente selecionadas e possibilitou a construção da proposta de instrumento de triagem. Quanto à segunda etapa, a análise de concordância realizada pelos juízes pareceristas apontou a relevância e adequação do conteúdo do instrumento apresentado, necessitando apenas de pequenas adequações em sua forma. Com isso, concluiu-se que a proposta de instrumento de triagem é adequada para realizar a triagem da dislexia em adultos. No entanto, faz-se necessária a realização de mais estudos com o propósito de confirmar outros tipos de evidência de validade, assim como seu aprimoramento, no intuito de viabilizar a futura utilização por profissionais para a triagem da dislexia em adultos.TCC A importância das metáforas corporificadas no desenvolvimento da compreensão do sentido de histórias contadas para crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-31) Costa, Eduardo Bruno da; Naschold, Angela Maria Chuvas; Amarilha, Marly; Pereira, Vera WannmacherO objetivo principal do presente trabalho foi comparar a contação de histórias para crianças com figuras de correspondência real e a contação com objetos de correspondência metafórica aos personagens e fatos presentes na história. Para o dimensionamento do trabalho, levou-se em consideração que, em pesquisa anterior, se constatou que a contação objeto-metafórica, se comparada à contação com figuras, contribui de forma superior para a compreensão de histórias ficcionais (NASCHOLD et al., 2015b). No estudo atual, desejou-se verificar se também o conhecimento linguístico maior ou menor das crianças interfere nessa compreensão. A escolha dessa temática foi motivada pelos preocupantes indicadores de insucesso da alfabetização no Brasil. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizado um estudo bibliográfico das seguintes temáticas relacionadas à alfabetização: literatura infantil (AMARILLHA, 2003; BETTELHEIM, 2018; COELHO, 2000; KIDD & CASTANO, 2013; OATLEY, 2008), neurociências cognitivas (CONSENZA & GUERRA, 2011), neurociências da leitura (DEHAENE, 2012), metáforas conceituais (LAKOFF & JOHNSON, 2002; NASCHOLD et al, 2015b), contação de histórias (MATOS & SORSY, 2009) e compreensão leitora (KOCH & ELIAS, 2018; PEREIRA, 2013). Após o estudo bibliográfico foi organizada e realizada uma pesquisa exploratória experimental (PRODANOV & FREITAS, 2013) desenvolvida através de uma intervenção didático-pedagógica em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental pertencente a uma escola da rede pública de ensino da zona urbana do município de Jardim de Piranhas (RN). A pesquisa exploratória experimental obedeceu às seguintes etapas: primeiramente foram organizados 2 grupos de crianças, sendo um formado por crianças com conhecimento linguístico mais elevado. Para tal foram aplicados três testes (Teste de Leitura de Palavras e Frase, Teste de Escrita de Palavras e Frase, e Teste de Metáfora e Inferência) presentes na bateria de testes do Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais da Alfabetização (IDEIA, NASCHOLD, 2016). Posteriormente, realizaram-se os dois tipos de contação, sendo a com objetos metafóricos realizada no grupo com conhecimento linguístico menos elevado, e aplicou-se, com a finalidade de verificar a compreensão da história, uma sequência de atividades didático-pedagógicas baseadas na narrativa contada. Por fim, comparou-se o desempenho da compreensão da história nos dois tipos de contação. De modo geral, constatou-se que a contação de histórias ficcionais promove aos alunos a aquisição e o aperfeiçoamento de mecanismos importantes para o desenvolvimento da compreensão leitora, como, por exemplo: atenção, motivação, realização de inferências, ampliação de vocabulário e conhecimentos de mundo. Além disso, verificou-se a superioridade da contação com objetos metafóricos sobre a contação com figuras do livro. A contação da história com objetos metafóricos propiciou, aos alunos com menos conhecimentos linguísticos, resultados equivalentes ou mais elevados aos dos alunos com conhecimentos linguísticos superiores, demonstrando que a metáfora (LAKOFF & JOHNSON, 2002) se constitui em elemento essencial da compreensão do sentido.Tese Uma investigação sobre a memória de trabalho e desenvolvimento da leitura e escrita em crianças participantes do Projeto Acerta(2017-12-12) Moraes, Lígia de Souza Leite; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; https://orcid.org/0000-0002-2013-5717; http://lattes.cnpq.br/7207589224958088; Godoy, Mahayana Cristina; http://lattes.cnpq.br/3506387688763831; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; http://lattes.cnpq.br/0649912135067700; Naschold, Angela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Buchweitz, Augusto; https://orcid.org/0000-0003-3791-7472; http://lattes.cnpq.br/7897187838595254Este estudo longitudinal visa a investigar a relação entre a memória de trabalho (BADDELEY e HITCH, 1974; DANEMAN e CARPENTER, 1980; ENGLE, 2004; BADDELEY, 2012; entre outros) e o desenvolvimento da leitura e da escrita (CABRAL, 1986; FRITH, 1985; EHRI, 2005; DEHAENE, 2009, 2010, 2015; entre outros) em participantes do projeto ACERTA (Avaliação de Crianças em Risco de Transtorno de Aprendizagem), alunos do Ensino Fundamental I, matriculados em 6 escolas municipais de Natal-RN ao longo de 2014 a 2016. Para tanto, três perguntas de pesquisa nortearam este trabalho (1) Como a memória de trabalho está relacionada ao desenvolvimento da leitura e escrita das crianças participantes do estudo?; (2) De que forma a memória de trabalho (MT) pode predizer o desenvolvimento de leitura e escrita das crianças avaliadas? e, (3) De que forma a Provinha Brasil (PB) pode predizer o desenvolvimento de leitura e escrita das crianças avaliadas? Os 57 participantes foram submetidos à Provinha Brasil no ano de 2014 e realizaram atividades de avaliação de leitura e escrita e avaliações de MT (AWMA – Automated Working Memory Assessment) de 2014 a 2016. Os resultados quantitativos obtidos através das correlações de Spearman para responder à primeira pergunta de pesquisa e corrigidos através do FDR (False Discovery Rate) revelam que: (1) a MT verbal não teve correlação significativa com nenhuma das atividades de leitura e escrita propostas nos anos de 2015 e 2016; e (2) a atividade de MT para não-palavras realizada tanto em 2015 quanto em 2016 obteve correlação significativa com a atividade acurácia nos dois anos em que foi realizada, revelando semelhanças e diferenças entre tarefas designadas a medir o mesmo construto, porém com modos de apresentação de estímulos distintos. Em resposta à segunda pergunta, os resultados quantitativos obtidos por regressão linear revelam que a MT não foi capaz de predizer o desenvolvimento da leitura das crianças em nenhuma das quatro medidas propostas no ano de 2016, aspecto que não se alinha à hipótese de que a MT sozinha é capaz de prever o desenvolvimento da leitura. Ao contrário do previsto, os resultados apontam a memória de curto prazo com uma possível tendência de prever o desenvolvimento dos nossos participantes nas atividades de acurácia e cópia. Por fim, para responder à terceira pergunta de pesquisa, também através de regressão linear, a Provinha Brasil 2014 revelou-se um preditor ineficaz do desenvolvimento de leitura e escrita em 2015 e 2016, já que somente duas das oito atividades propostas foram preditas pela PB 2014. A discussão proposta pretende lançar luz sobre as variáveis que impactam o processo de aprendizagem da leitura, sob um ponto de vista neurocognitivo.Dissertação A leitura de literatura na escola: por uma educação emocional de crianças na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-25) Silva, Nívea Priscilla Olinto da; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8; ; http://lattes.cnpq.br/0315655779410858; Carvalho, Ana Maria Sá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708677P6; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886Esta dissertação investiga as contribuições da leitura de literatura infantil na problematização das experiências e conflitos emocionais de crianças de educação infantil. Sua relevância consiste em oferecer subsídios ao trabalho pedagógico com a leitura de literatura nas séries iniciais, com o intuito de ampliar a competência do professor para explorar o texto literário em sua natureza problematizadora e enriquecedora das experiências e conflitos emocionais da criança. Respalda-se, metodologicamente, nos princípios da pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. A pesquisa realizou-se em uma turma de nível V de educação infantil, com 28 alunos de faixa etária de 5 e 6 anos de idade, em escola pública de Natal-RN (Brasil). Os instrumentos utilizados foram: gravação em áudio, diário de campo, entrevistas. As aulas realizadas se constituíram em 17 sessões de leitura de contos clássicos, contemporâneos, fábulas e lendas, com a utilização de diferentes estratégias didáticas. Essas sessões foram desenvolvidas conforme a experiência de leitura por andaime (scaffolding), descrita por Graves & Graves. Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (1997/ 2006), Bettelheim (2004), Coelho (1987/2000), Damásio (2005), Del Nero (2003), Eco (1994/2006), Held (1980), Iser (1996), Jauss (2002), Stierle (2002), Wallon (2007), Telles (2006), Yunes (2003), Zilberman (1987). As análises assinalaram que a leitura de literatura em sala de aula se constituiu como um território privilegiado de inclusão da subjetividade do leitor, das suas experiências emocionais e de seus conflitos na trama da história, de forma a auxiliar as crianças a refletirem e se apropriarem de estratégias para lidar com sua realidade interior. Evidencia a leitura literária como atividade experiencial e formativa, que auxilia a criança a compreender sua realidade emocional, através do processo de identificação, exteriorização e catarse, em que a experiência estética, proposta pelo texto, propicia ao leitor o autoconhecimento, ampliando a percepção sobre sua realidade interior e exterior e lhe oferecendo capital emocional para lidar com as adversidades da vida. É salutar destacar que as discussões propostas em sala de aula se configuraram como campo de confronto de experiências, em que os leitores tiveram a possibilidade de compartilhar suas vivências, suas dores e seus sofrimentos com outros que experienciaram os mesmos problemas, auxiliando-os na construção de estratégias que melhor orientem sua atuação sobre o meioTCC Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Marques, Elizama Rauane Dantas Soares; Naschold, Angela Maria Chuvas; Cavalcante, Christianne Medeiros; Silva, Diêgo de Lima SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como título “Leitura e contação de histórias na Educação Infantil: do ambiente escolar ao familiar”. O trabalho foi realizado sob a forma de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema com base nos estudos de Zeni (2018); Cardoso e Farias (2016), seguida da aplicação de questionários sob a forma de perguntas abertas e fechadas para os familiares e professores de instituições escolares que atendem a Educação Infantil no município de Caicó/RN. As perguntas abertas foram avaliadas de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2016). Neste contexto de pesquisa, os questionários tiveram como objetivo trazer as discussões atuais acerca da temática, sendo que foi priorizado recolher dados acerca da importância que as duas práticas de narrar histórias têm para o desenvolvimento infantil, tanto para os professores quanto para as famílias que desenvolvem tais atividades em seu lar. Para tanto, responderam aos questionários 14 (quatorze) familiares e 17 (dezessete) professoras. O levantamento bibliográfico foi desenvolvido tendo como referências Alves (2011); Bezerra (2017); Botini e Farago (2014); Silva (2014); Helena (2018); Prodanov e Freitas (2013), entre outros, bem como alguns dos documentos que regem a Educação Infantil brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). O levantamento dos relatos realizados através dos questionários indicou que as práticas da leitura e contação de histórias são reconhecidamente importantes entre professores e familiares para a aprendizagem das crianças tanto no ambiente escolar de Educação Infantil, quanto no familiar.Dissertação Literatura e infância: ouvindo e dando voz as crianças(2012-09-27) Peixoto, Simone Leite da Silva; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; ; http://lattes.cnpq.br/2143967032796869; Naschold, Angela Maria Chuvas; ; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Carvalho, Ana Maria Sá de; ; http://lattes.cnpq.br/7207255834466533Esse estudo se propõe a investigar o papel da literatura no desenvolvimento e na educação infantil considerando às concepções de crianças nesse processo. Sua relevância consiste na possibilidade de perceber os pensamentos e construções sócio-culturais das crianças enquanto sujeitos que vivenciam a prática literária na escola. Respalda-se metodologicamente na abordagem qualitativa, onde a pesquisa assumiu as características do tipo exploratório e se desenvolveu em duas etapas: estudos teóricos e empíricos através de entrevistas com crianças de cinco anos em uma instituição de Educação Infantil com práticas sistemáticas de leitura literária do município de Natal-RN. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Bardin (2011) e descrição das etapas da pesquisa-ação. Como referencial teórico adotou-se Amarilha (2006; 2010); Bettelheim (1980); Coelho (1987); Oliveira (2001); Zilberman (2003) Dalhberg; Moss, Pence, (2003); Sarmento (2008); Kramer (2008), Cruz (2008). As análises das observações e entrevistas mostram uma ampla compreensão das crianças acerca do papel/função da literatura, o que reafirma a perspectiva de que a criança é capaz de criar e produzir uma nova cultura a partir de sua visão.TCC Literatura infantil em sala de aula: guia de metodologias para leitura, contação e teatralização de histórias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Marcelino, Isabele de Araújo; Naschold, Angela Maria Chuvas; Melo, André Magri Ribeiro de; Braga, Francisca Edilma; Melo, Maria Aparecida Vieira deConsiderando que o exercício da docência exige um constante aprimoramento e disposição e, que não é fácil educar crianças, este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou gerar um guia de metodologias para o trabalho com a Literatura Infantil, usando como ferramentas a leitura, contação e teatralização de histórias. Uma vez que ouvir histórias permite que o professor estimule o seu aluno de diferentes formas, desenvolvendo habilidades relacionadas a desenhar, pensar, imaginar, brincar, ler e escrever, pois textos têm potencial para dar asas à imaginação e estimular a aprendizagem (ABRAMOVICH, 1994). Para a fundamentação deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do que há na literatura sobre a temática, além de entrevistas com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Valdemir Fernandes de Medeiros – Jucurutu/RN, buscando identificar suas reais necessidades, a fim de produzir um trabalho que seja realmente útil e adequando ao que buscam. Esta é uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia de pesquisa participante, modalidade metodológica que envolve os sujeitos pesquisados no processo de análise da sua própria realidade. A análise das entrevistas permitiu identificar um perfil geral dos docentes, possibilitando observar suas dificuldades e desejos com relação ao trabalho com literatura, trazendo também reflexão sobre a motivação de suas respostas, considerando o ser professor para além do profissional. Espera-se que a partir do guia sejam alcançados impactos positivos tanto nas percepções como nas ações dos envolvidos na pesquisa, que estes sintam-se incentivados e acolhidos a buscarem aprimorar suas habilidades e conhecimentos.TCC A literatura na Educação Infantil e suas contribuições para a formação do leitor: um encontro com o Projeto Leva e Traz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Medeiros, Daniela; Naschold, Angela Maria Chuvas; http://lattes.cnpq.br/8993514147680652; Naschold, Angela Maria Chuvas; Silva, Elen Karla Sousa da; Brito, NazineideO presente trabalho foi desenvolvido no C.M.E.I. Maria Nilciene Mariz de Medeiros, na cidade de São João do Sabugi/RN, e tem como objetivo geral analisar a importância do projeto “Leva e Traz” para a formação do leitor na Educação Infantil; como também investigar o impacto do projeto para a aprendizagem das crianças; e refletir sobre a relação que o projeto proporciona entre pais, filhos e escola, ao oportunizar às famílias das crianças dessa instituição de ensino o contato e acompanhamento no processo de iniciação das mesmas no âmbito da leitura. Desse modo, após adentrar o espaço da instituição e ter contato com o projeto, realizamos um questionário com uma das professoras da escola que utiliza o projeto com as crianças. Para que pudéssemos fundamentar o nosso trabalho e chegar a uma discussão e reflexão diante dos objetivos, nos embasamos em alguns teóricos, bem como nos dispositivos e documentos que orientam as ações educativas, quais sejam: BNCC (2018), Feba e Souza (2011), Colomer (2007), Coelho (1991), e Kramer (2007). Na fundamentação teórica e metodológica, mantém-se um diálogo com obras de pesquisadores que possuem produções neste campo, entre outros. Pelos resultados desta pesquisa, foi possível comprovar que a leitura é fundamental para a formação do leitor, e que o projeto “Leva e Traz” consegue contribuir significativamente para tal formação, garantindo-se, com isso, o enriquecimento do processo educacional sob uma perspectiva que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos.TCC Portfólio digital para a educação criado a partir do portfólio educacionaL “Pinote, o fracote e Janjão, o fortão”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Diniz, Daniel Icaro Faria; Rabelo, Humberto; Naschold, Angela Maria Chuvas; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; http://lattes.cnpq.br/4563502602959752; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2794156T2&tokenCaptchar=03AGdBq27Kf-CwNpheZ1CK4yh7kA-ZTw0Mbd2qhQyrrIq-_sqBC2deEn__ozhhNZcarjWnwgTjImAqfwJNJNcd1dODtYMdFWlqpi0yqjdIELm1dHTiIPHDAWdNf_4KYW11alnOeNB3_LYhUxKPknzltHP80GTE05gAQ6FVUFJKZ0N6qZpQF5JRd7oQBvd8nX2z_utCHrLuMmcsNRJJoVoBRg5RWZmyCy921vhXi7jIzl-QjoTgngKC1XS-m9E2hEzf6qDdqEWBGTf_8tFucwtamIMYUUYZBwEyW5Al5cG3GJUNTGrTils-bYovVGeWdSEafD2r7vZleyb_SOC1gMWwE9-QDU1wyawJLhZrOhDrQWQeemJ0CD5x5lIu9STtSeFVr5OzUEOtGy5hn0GoFoSbdW1BLV18Kj4HH1A8NEJwA_vY2XIUd3iqh5vgdNryyTrIex0lBCoWdrEWO6W9NjaiTLFM1Sl_-a26mQ; Andrade, Adrianne Paula Vieira De; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4493625U6; Ferreira, Almir MirandaEste trabalho descreve o processo de adaptação do portfólio didático criado no projeto Leitura + Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e baseado no livro “Pinote, o fracote e Janjão o fortão” de Fernanda Lopes de Almeida (2008) para mídia digital. O software foi criado na plataforma Construct 2 e exportado para a internet para ser usado como atividade do aprendizado de linguagens, possuindo fases de leitura, interpretação de texto, encaixe de palavras e entre outras. Pelos resultados obtidos nas avaliações heurísticas e demais dados obtidos do portfólio criado, busca-se criar uma ponte para que mais portfólios sejam adaptados, tornando a educação cada vez mais abrangente.Artigo Selective inhibition of mirror invariance for letters consolidated by sleep doubles reading fluency(Elsevier, 2020-12-17) Torres, Ana Raquel; Mota, Natália Bezerra; Adamy Neto, Nery; Naschold, Angela Maria Chuvas; Lima, Thiago Zaqueu; Silva, Mauro Copelli Lopes da; Weissheimer, Janaina; Pegado, Felipe Andre Fernandes; Ribeiro, Sidarta Tollendal GomesMirror invariance is a visual mechanism that enables a prompt recognition of mirror images. This visual capacity emerges early in human development, is useful to recognize objects, faces, and places from both left and right perspectives, and is also present in primates, pigeons, and cephalopods. Notwithstanding, the same visual mechanism has been suspected to be the source of a specific difficulty for a relatively recent human invention—reading—by creating confusion between mirror letters (e.g., b-d in the Latin alphabet). Using an ecologically valid school-based design, we show here that mirror invariance represents indeed a major leash for reading fluency acquisition in first graders. Our causal approach, which specifically targeted mirror invariance inhibition for letters, in a synergic combination with post-training sleep to increase learning consolidation, revealed unprecedented improvement in reading fluency, which became two-times faster. This gain was obtained with as little as 7.5 h of multisensory-motor training to distinguish mirror letters, such as “b” versus “d.” The magnitude, automaticity, and duration of this mirror discrimination learning were greatly enhanced by sleep, which keeps the gains perfectly intact even after 4 months. The results were consistently replicated in three randomized controlled trials. They not only reveal an extreme case of cognitive plasticity in humans (i.e., the inhibition in just 3 weeks of a ∼25-million-year-old visual mechanism), that allows adaptation to a cultural activity (reading), but at the same time also show a simple and cost-effective way to unleash the reading fluency potential of millions of children worldwideTCC O uso de ferramentas do google para ensino e aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Costa, Adnama Lins Gorgônio; Rabelo, Humberto; Ferreira, Almir Miranda; Naschold, Angela Maria ChuvasTendo em vista os benefícios relacionados à informação que a internet e a tecnologia trazem, é cada vez comum inseri-los na educação como uma forma de apoio para o conhecimento. A exemplo disso, na educação especial as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), assumem um papel primordial de auxiliar as práticas pedagógicas, aumentar a mídia interativa entre professor-aluno e atrair a atenção dos discentes por meio da interação com o universo informativo. Neste contexto, o presente trabalho versa sobre a usabilidade de ferramentas colaborativas, e tem como objetivo investigar e verificar o processo de ensino e aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da criação de Histórias em Quadrinhos utilizando os aplicativos Google Drive. Para tanto, do ponto de vista metodológico, foi realizado um estudo de caso em torno da ferramenta Google Drive a partir dos alunos portadores de TEA e aplicação de questionário online aos professores de uma escola da rede pública da cidade de São João do Sabugi/RN. Quanto ao contexto da pesquisa, através dos resultados, conclui-se que o Google Drive possui boa usabilidade e que a utilização de tal ferramenta é uma opção útil e viável na perspectiva dos profissionais da educação voltada para alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista.TCC Virtualização do portfólio educacional da história infantil de João e Maria(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Medeiros Júnior, Jânio Fernandes de; Rabelo, Humberto; Naschold, Angela Maria Chuvas; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Ferreira, Almir MirandaEste trabalho descreve o processo de adaptação para mídia digital do Portfólio Didático da História “João e Maria”, desenvolvido para potencializar a aprendizagem da leitura em crianças no Ensino Fundamental. O software digital educacional foi desenvolvido na Unity Game Engine e conta com atividades-fase que trabalham diferentes aspectos da prática da leitura e da interpretação textual, além disso no escopo do software foram introduzidos elementos dos jogos digitais como estratégia para despertar maior interesse dos alunos. O software foi aplicado a um grupo de amostra e depois foi aplicado um questionário sobre a usabilidade do mesmo, para verificar sua qualidade e possível aplicação. Baseando-se nos resultado pôde-se concluir que a adaptação foi bem sucedida, pois a maioria das heurísticas de Nielsen (1994), que foram utilizadas como parâmetros avaliadores, apresentaram bons resultados da escala Likert, mas ainda apresenta pontos fracos na documentação e na prevenção de erros que precisam ser explorados e melhorados.