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Navegando por Autor "Nascimento, Cíntia Daniele Oliveira do"

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    Dissertação
    O aluno e o Programa Xeque-Mate: construções identitárias
    (2017-03-31) Nascimento, Cíntia Daniele Oliveira do; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/0737213001632829; Silveira, José Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/7181730692556570; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Analisam-se, neste estudo, as construções identitárias do programa televisivo Xeque-Mate, a partir de discursos de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O referido programa, produzido pelo Departamento de Comunicação em parceria com a TV Universitária, desde 2002, proporciona aos alunos aprendizados práticos, uma vez que suas diversas atividades são desenvolvidas em um estúdio de TV aberta. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e, justamente em função dessa ancoragem, se permite outras incursões teóricas, transitando pelos estudos da linguagem e pelos estudos da comunicação social. Esse aparato teórico, em particular o embasamento advindo de pressupostos do Círculo de Bakhtin (noção de discurso, de linguagem e de sujeito) e dos estudos culturais, constituiu o lastro em que se fundamentou a análise do corpus. As análises baseiam-se em questionário online respondido por 23 alunos das habilitações de Jornalismo e Radialismo que participaram do programa durante a graduação. Consideram-se, nesta pesquisa, cronotopos distintos, tempos e espaços que são fundamentais para a constituição desses sujeitos. Os discursos discentes revelam identidades do programa, ora como um espaço de experiências, ora como a oportunidade de aproximar teoria e prática. Essas identidades são construídas e reconstruídas e estão imersas em um conjunto de práticas sociais, esferas e campos determinados.
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    Tese
    A paisagem linguística de escolas públicas no cronotopo pandêmico: um olhar de professores sobre o Projeto Teleaulas Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-25) Nascimento, Cíntia Daniele Oliveira do; Faria, Marilia Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; http://lattes.cnpq.br/0737213001632829; Azzari, Eliane Fernandes; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
    Com o advento da covid-19, houve a suspensão das aulas presenciais da rede municipal de educação de Natal e, como estratégia para alcançar os alunos, a Secretaria Municipal de Educação idealizou o Projeto Teleaulas Natal, que consistiu na gravação de aulas para os alunos do 9º ano da rede de ensino. Com base no referido projeto, esta investigação tem por objetivo analisar a (construção da) paisagem linguística de escolas públicas municipais da cidade de Natal no cronotopo pandêmico, a partir do olhar de professores e assessores envolvidos no projeto. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativista; desenvolvida a partir dos interesses de estudo da Linguística Aplicada; tendo como referencial teórico a concepção dialógica e filosófica da linguagem do Círculo de Bakhtin, as discussões sobre identidade desenvolvidas pelos Estudos Culturais e os estudos que contemplam o conceito de paisagem linguística. A proposta metodológica incluiu a aplicação de questionários on-line, em virtude das limitações impostas pelo cronotopo pandêmico. A partir da análise dos dados, o estudo discute a relação entre as teleaulas e o ensino emergencial, a escolha da televisão como veículo acessível, a importância da diversidade de recursos para a mediação do processo de ensino e aprendizagem, a interação nas teleaulas e a experiência dos professores. Os resultados apontam para as novas características que a paisagem linguística escolar adquiriu diante do cronotopo pandêmico e para as mudanças que foram percebidas nas identidades culturais da escola pública ao sair do espaço físico para o espaço televisivo e virtual. Além disso, apresenta como sugestão a implementação dessa estratégia como projeto permanente nas escolas públicas vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Natal.
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