Navegando por Autor "Nascimento, Fellipe Albano Melo do"
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Tese Atividades práticas experimentais e a motivação em aprender: implicações para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-23) Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-8811-7921; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; http://lattes.cnpq.br/7549771244259310; Praxedes, Gutemberg de Castro; Cunha, Liédja Lira da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Carvalho, Rozicleide Bezerra deAs Atividades Práticas Experimentais (APE) são uma estratégia complementar ao ensino deCiências que integra teoria e prática desde a educação infantil. Elas estimulam odesenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, argumentação e manuseio deinstrumentos de laboratório, bem como habilidades cognitivo-linguísticas, como classificaçãoe registro de atividades experimentais. Grupos pequenos de discussão favorecem a produçãoprodutiva e o respeito às ideias diferentes. No entanto, a falta de suporte e infraestrutura,como espaço e materiais específicos de laboratórios, prejudica a implementação da APE. Osprofessores valorizam seu caráter motivacional, mas a motivação dos estudantes para realizaressas atividades são variadas. As APE apoiam o desenvolvimento do pensamento científico,estratégico e criativo, além de favorecer a autonomia e a criticidade dos estudantes. Parapromover a motivação na APE, é crucial compreender teorias de aprendizagem, como aTeoria da Autodeterminação, que destaca a importância da motivação intrínseca e extrínseca.As teorias Histórico-Cultural e da Atividade defendem que atividades problematizadoras e deinteresse dos estudantes os motivam para aprender. O estudo busca desvelar como a APE édesenvolvida por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escolaparticular em Natal/RN e como destacado para a aplicação dos estudantes em Ciências. Apesquisa é quantitativa e qualitativa, exploratória, descritiva e analítica. Envolveu professorese estudantes, com etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com questionários,escalas de avaliação de avaliação e entrevistas. Os resultados mostraram que as professorasabordaram a APE de diferentes maneiras, algumas com atividades investigativas e outrasseguindo manuais e livros didáticos. A formação em Pedagogia muitas vezes não oferecepreparação adequada, priorizando a dimensão teórica. Uma pesquisa bibliográfica indicou queabordagens investigativas na Educação Básica aumentam a motivação dos estudantes edesenvolvem habilidades importantes. A Teoria da Autodeterminação e outras teoriassugerem que a motivação dos estudantes para a APE está ligada ao atendimento denecessidades psicológicas básicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamentometacognitivo. Os estudantes demonstraram motivação crescente para participar da APE aolongo dos anos, inspirados pelos professores, bem como foi evidenciado que essa motivaçãoestava mais próxima da motivação intrínseca, distanciando a motivação da necessidade dereforços positivos e negativosArtigo Avaliação de usabilidade do biotax no ensino remoto de entomologia médica(Universidade Nacional de La Plata, 2022) Silva, Bruno Santana da; Barbosa, Taciano de Moura; Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Gama, Renata Antonaci; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000Como a compreensão da biodiversidade é fundamental no estudo da Biologia, o pensamento biológico requer conhecer e praticar a identificação taxonômica. Chaves de identificação são instrumentos típicos utilizados para orientar a identificação de exemplares de seres vivos. Elas podem ser em papel ou serem softwares. Apesar de existirem investigações sobre o uso de software de chaves de identificação como recurso pedagógico, pouco se investigou sobre sua qualidade de uso. Este trabalho relata uma avaliação de usabilidade do software BioTax em duas turmas remotas de graduação de Entomologia Médica na UFRN em 2020. Os estudantes realizaram 2 exercícios de identificação taxonômica e 1 exercício de criação de chave de identificação com o BioTax. Depois, 15 estudantes responderam um questionário online sobre suas opiniões a respeito da experiência de uso do BioTax e perguntas da System Usability Scale (SUS). A média dos resultados gerais no SUS foi de 81,3, que indica uma excelente usabilidade do BioTax. Seus principais diferenciais relatados pelos participantes foram a facilidade de uso, a praticidade e o layout simples e limpo. Também foram relatados problemas na facilidade de aprendizado e na eficiência, erros funcionais e feitas sugestões de novas funcionalidadesDissertação Padronização e implementação do uso de armadilhas de oviposição nas ações de monitoramento do mosquito Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) no município de Natal, RN(2017-03-06) Nascimento, Fellipe Albano Melo do; Gama, Renata Antonaci; http://lattes.cnpq.br/0179756405650744; http://lattes.cnpq.br/7549771244259310; Araújo, Joselio Maria Galvão de; http://lattes.cnpq.br/6430774978643765; Tadei, Wanderli Pedro; http://lattes.cnpq.br/6806722604010480A ovitrampa, ou armadilha de oviposição, é uma das ferramentas preconizadas pelo Ministério da Saúde como complemento aos métodos de vigilância do Aedes aegypti. Essa armadilha visa à coleta de ovos de A. aegypti E sua eficiência pode ser potencializada pelo acréscimo de infusões orgânicas. O objetivo do presente estudo foi de padronizar a aplicação dessa metodologia de monitoramento para o município de Natal-RN nas ações de monitoramento do A. aegypti. Para isso foram realizados testes de padronização do raio de instalação das ovitrampas, onde foram testados os raios de 150 e 300 metros em dois bairros de Natal (Tirol e Quintas). Também foram realizados testes de atratividade de infusões de capim, folhas de caju, feno e água (controle) em laboratório e campo. Em laboratório os testes foram feitos com 100 fêmeas de A. aegypti (10 em cada gaiola) com duração de 3 dias. No Campo foram utilizadas 36 ovitrampas, distribuídas na UFRN, onde foram monitoradas durante 10 dias havendo a contagem dos ovos e troca das palhetas, diariamente. Como resultado do melhor raio, foi visto que não houve diferença significativa entre as distâncias para nenhum índice pesquisado (IDO, IPO, IMO). Quanto os testes com as infusões, em laboratório a quantidade de ovos na infusão de caju foi maior do que todos os outros tratamentos, em campo o feno foi o melhor tratamento, mas não demonstrou diferença estatística com a água, somente com as demais, e não foi observada diferença entre os dias de postura. Diante disso, sugere-se o uso da armadilha a cada 300m contendo apenas água em seu interior.