Navegando por Autor "Nascimento, Joanilson Kélis do"
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TCC Planejamento de ensino e educação física: uma análise sobre o processo de elaboração nas escolas municipais do município de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-04) Silva, David José de Lima; Santos, Antônio de Pádua dos; Oliveira, Marcio Romeu Ribas; Nascimento, Joanilson Kélis doO presente estudo buscou analisar o processo de elaboração do planejamento de ensino, tendo como caso a ser estudado, os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Natal-RN. Por meio de questões centrais que tratavam a temática, os professores participantes do estudo puderam relatar suas experiências e fornecer informações que permitiram analisar o significado atribuído ao planejamento de ensino e identificar quais os principais elementos que constituem e norteiam a ação do planejar. O procedimento metodológico adotado neste trabalho foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa abrangeu 9 (nove) escolas de diferentes regiões da capital do estado. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário composto por duas seções, a primeira relacionada ao perfil do participante, já a segunda se aprofundando no tema planejamento do ensino. A pesquisa identificou certas incongruências sobre as significações do planejamento de ensino, os docentes apresentam um conhecimento superficial sobre tal processo, acabam por negligenciar aspectos imprescindíveis para uma construção reflexiva, representativa e significativa das ações pedagógicas. Algumas barreiras interferem consideravelmente durante a elaboração do planejamento de ensino, como o espaço inadequado para a realização das aulas, curto tempo para consolidações das atividades planejadas, carga de trabalho elevada, além de dificuldade em adequação com normas propostas pelas escolas.Dissertação Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-25) Nascimento, Joanilson Kélis do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Costa, Mackson Luiz Fernandes da;A participação dos estudantes nas práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física diminui significativamente ao longo da Educação Básica. Essas mudanças se tornam mais perceptíveis à medida que eles avançam em seus estudos, ficando mais evidentes nas unidades temáticas que não possuem relação com as práticas esportivas tradicionais (futebol, voleibol, handebol e basquetebol). Nesse sentido, realizamos o presente estudo cujo objetivo foi verificar a eficiência da utilização do planejamento participativo como uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física. Para tanto foi necessário diagnosticar e identificar a percepção dos estudantes sobre a função da Educação Física na escola e suas experiências com o componente curricular, identificar a percepção dos estudantes em relação aos fatores que contribuem para o afastamento das práticas corporais, planejar uma unidade temática com a utilização do planejamento participativo e descrever o comportamento e participação dos estudantes nas práticas corporais das aulas após a utilização do planejamento participativo. Utilizamos a metodologia qualitativa, através de pesquisa do tipo exploratória, descritiva e pesquisaação, sendo o estudo realizado na Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, localizada em Currais Novos (RN). Tivemos como população 27 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, no 9º ano A. Os instrumentos utilizados para coleta das experiências foram: questionário e diário de campo, sendo as experiências relatadas analisadas através da análise descritiva. A pesquisa, cadastrada na Plataforma Brasil sob o nº 15865919.0.0000.5537, foi aprovada pelo Comitê de Ética com parecer de aprovação nº 3.474.756 datado de 29 de julho de 2019. Os resultados indicam que é possível utilizar o planejamento participativo como uma possibilidade bastante eficiente para superação do afastamento das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física, pois permitiu construir um ambiente de caracterizado pela sensação de pertencimento, envolvimento e motivação dos estudantes com as práticas corporais experienciadas nas aulas.