Navegando por Autor "Nelson, Aline Virgínia Medeiros"
Agora exibindo 1 - 17 de 17
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A Lei de Responsabilidade Fiscal como instrumento de planejamento na administração pública: análise de resultados obtidos no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Nascimento, Roger Lucas Bezerra do; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Silva, Dalvanir Avelino da; Sumiya, Lilia AsucaEste estudo tem por objetivo analisar a Lei de Responsabilidade Fiscal como um instrumento de planejamento na administração pública. Para isso, foram abordados três itens discorridos por essa lei: despesas com pessoal, metas fiscais e dívida consolidada líquida. Esses dados foram obtidos por meio dos Relatórios Anuais das Contas do Governo do Estado e das Leis de Diretrizes Orçamentárias. O período de tempo a ser analisado foi de quinze anos, entre os anos de 2001 a 2015. Os dados obtidos foram organizados em tabelas, de modo a observar se eles obedeceram ao planejamento feito pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Foi verificado que, dos três itens analisados, apenas a dívida corrente líquida apresentou resultados que obedeceram por completo os limites impostos. Embora os resultados das despesas com pessoal e as metas fiscais tenham apresentado períodos em que estiveram dentro do planejado, ficou constatado que houve períodos consideráveis em que esses resultados ficaram fora do planejado anteriormente.TCC A mobilidade acadêmica como estratégia no processo de internacionalização das instituições de ensino superior públicas: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pereira, Eric Matheus Bispo; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; Sumiya, Lilia AsucaEntendida como um processo de inclusão da dimensão internacional da educação e da pesquisa, a mobilidade acadêmica torna-se um fator de legitimação da circulação do conhecimento e da formação de recursos humanos no contexto da internacionalização do ensino superior. Nesse aspecto, o presente trabalho evidencia como se configura o processo de mobilidade no ensino superior na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, relatando-se o cenário, seus principais aspectos e sua relação com a política de internacionalização adotada na instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, documental e de campo, cujos dados foram obtidos em documentos oficiais, além de entrevistas semi-estruturadas junto à direção e servidores responsáveis pela política de mobilidade da UFRN, o que auxilia na preservação de características abrangentes e de importância para retratar os eventos em foco. A amostra foi escolhida tendo em vista a importância do cargo ocupado pelos servidores se relacionado à temática da pesquisa, bem como as importantes explanações de cada entrevistado em suas experiências nos atendimentos aos alunos e resolução de questões relativas aos processos de trabalho voltados à internacionalização do ensino na UFRN. Os resultados evidenciam o contexto de criação da atual Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da universidade, sua estrutura funcional, hierarquia, bem como forma de atuação no gerenciamento das atividades que lhe cabem. Além disso, relata as principais ações de mobilidade acadêmica executadas na UFRN entre os anos de 2014 a 2016, subdivididas em mobilidade nacional e internacional e os números a elas relacionados. Por fim, demonstra-se o fluxo de cadastro de Acordos de Cooperação, os Programas de mobilidade a qual a IES está vinculada e os principais dados na evolução no número de beneficiários.TCC A satisfação dos usuários de serviços públicos do Posto de Saúde do Tirol no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Cruz, Viviane Silva da; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Sumiya, Lilia Asuca; Silva, Dalvanir Avelino daOs serviços oferecidos às pessoas podem gerar nelas um sentimento de satisfação ou insatisfação com relação a eles. Atualmente, tanto empresas como órgãos públicos buscam melhorar o serviço prestado a população. Uma forma de receber o feedback do usuário é através de uma pesquisa de satisfação. Esse trabalho foi elaborado com o objetivo de verificar o nível de satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo Posto de saúde São João, localizado no bairro do Tirol no RN por meio de uma pesquisa por técnica de estudo de caso e tendo como aporte os critérios propostos pelo Guia Metodológico Pesquisa de Satisfação GESPUBLICA e pela Carta de Serviços ao Cidadão, proposta pelo Decreto Federal nº 5.378/2009. O modelo da pesquisa foi a descritiva e classificada como qualitativa, em que foram colhidos dados por meio de entrevistas. Assim buscou-se saber o perfil demográfico dos usuários e de 10 (dez) funcionários a fim de comparar as respostas e fazer as análises dos dados. Foram 62 (sessenta e duas) pessoas entrevistadas no período de 16 a 30 de abril de 2017. A análise dos dados possibilitou concluir que os usuários estão satisfeitos com os serviços prestados pelo Posto de saúde São João.TCC Análise comparativa do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública e PDTIC do Governo do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Soares, Matheus Gabryel do Amarante; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; http://lattes.cnpq.br/2016029312244167; Macedo, Marconi Neves; https://orcid.org/0000-0002-8684-2983; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004; Galvão, Athos Augusto da Silva; http://lattes.cnpq.br/9663854007024042Este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), publicado em 2023, e o PDTIC do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, de 2010. Por meio de um estudo de caso exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, a pesquisa examinou as diretrizes, metas, prioridades de investimento e avanços em tecnologia da informação e comunicação em ambos os planos. Nos resultados, revela-se que, embora ambos compartilhem o objetivo de otimizar os serviços públicos, o PDTIC da SESAP é mais operacional e voltado para resultados concretos na saúde, enquanto o estadual prioriza a estruturação tecnológica ampla e estratégica. Este estudo contribui para o entendimento das sinergias e particularidades na aplicação de PDTICs, ressaltando a importância do alinhamento entre tecnologia e estratégias institucionais.TCC Análise de eficiência da segurança pública dos estados brasileiros no ano de 2014(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fernandes, Matheus de Araújo; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Silva, Dalvanir Avelino da; Sano, HironobuDiante da realidade da segurança pública no Brasil, há a necessidade de se analisar a eficiência da segurança em todos os estados brasileiros de forma que se possa existir comparações dos mesmos. Objetiva este trabalho uma análise que tem como característica, medir a eficiência da segurança pública através da metodologia de análise envoltória de dados para se estudar qual unidade tomadora de decisão está sendo mais produtiva, até como uma forma de benchmarking e estratégias de políticas públicas para o tema em questão. A única entrada usada no método são os gastos e as saídas são índice de homicídios, latrocínios, estupros, tráfico de entorpecentes, roubo de veículos e presos. Os resultados demonstram que 56% dos estados estudados foram considerados ineficientes na gestão dos recursos da segurança pública em relação aos índices de criminalidade dos estados.TCC Avaliação dos indicadores institucionais de gestão: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Joás Albuquerque; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Silva, Dalvanir Avelino da; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO Setor público brasileiro vem passando nas últimas três décadas por uma série de mudanças em suas características organizacionais. Deixando de lado o modelo patrimonialista, e tentando reduzir as práticas do modelo burocrático, os órgãos públicos tem que adotar novos procedimentos em busca de uma gestão eficiente, eficaz e efetiva. Esta série de mudanças teve a denominação de Nova Gestão Pública, New Public Management ou Gerencialismo Puro. Os principais princípios norteadores para o sistema adotado estão na eficiência, que ganhou corpo com a inserção desta, como princípio explícito da Administração Pública no artigo 37 da Constituição Federal; a transparência e responsabilidade fiscal no gasto público, com a adoção da Lei complementar 101, conhecida com LRF, e o uso da expressão estrangeiro que ganhou corpo ultimamente, accountability, que induz ao processo de responsabilização dos agentes públicos. O marco destas transformações veio a partir de 2005, com a instituição do Programa Nacional de Desburocratização e Gestão Pública – GESPÚBLICA, que por meio da criação da carta de serviços ao cidadão informa para a comunidade geral seus serviços prestados, além de realizar um amplo estudo para o estabelecimento e avaliação futura de indicadores de gestão para a instituição. Desta forma, foi utilizada a metodologia do estudo de caso, por meio de pesquisa documental, com a verificação dos Relatórios de Gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional da organização com o objetivo realizar uma avaliação institucional por meio dos indicadores existentes e por final, propor possível sugestão para a continuidade do desenvolvimento da UFRN. Verificou-se por fim o nível de crescimento dos indicadores de gestão da UFRN em uma série histórica de anos.TCC Conferências nacionais de juventude: uma análise da participação social e suas contribuições para a criação de políticas públicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Lizandra Pascoal de; Silva, Dalvanir Avelino da; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO presente trabalho tem como objeto de estudo as Conferências Nacionais de Juventude e faz uma análise da participação social e suas contribuições na criação de políticas públicas, versando sobre a efetividade democrática desse espaço na construção de políticas públicas para a juventude do país. Em termos metodológicos, aplicou-se pesquisa qualitativa de natureza científica descritiva, com aplicação de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. As entrevistas foram transcritas e analisadas à luz da teorização pertinente, bem como foram analisados os documentos levantados. Isto permitiu constatar que a participação social é ativa nos processos das conferências nacionais de juventude e as decisões tomadas, transformadas em prioridades, entram na agenda dos governos e, algumas delas, são traduzidas em políticas públicas para a juventude e estas trazem resultados à sociedade, em especial, a juventude do país. Conclui-se que a participação social é uma forma indispensável de contribuição para a criação de políticas públicas e, consequentemente, para o bem comum.Dissertação Desenvolvimento Urbano e Cidades Inclusivas: Estudo Analítico do Princípio Constitucional da Função Social das Cidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-07) Nelson, Aline Virgínia Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8429436981406857; ; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; Pereira, Luis Fernando Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/2562222304915449; Guimarães, Patrícia Borba Vilar; ; http://lattes.cnpq.br/3134219236556237A realidade dos países da América Latina aponta que a industrialização e a urbanização são processos complementares, associados um ao outro. Por consequência do crescimento demográfico, nas últimas décadas, observa-se de forma agravada, no Brasil, uma urbanização completamente desordenada e destituída de infraestrutura, capaz de garantir direitos e serviços básicos à população. Paralelamente, a difusão da informação, a valorização da dignidade humana, realizado pelo bem-estar social, e as expectativas de consumo aprofundam as tensões entre os atores sociais, levando a Teoria do Direito ao Desenvolvimento a preocupar-se com a (re) construção de cidades. Perante essa realidade, a Constituição Federal de 1988 propôs uma política urbana participativa, embasada no ideal de enfrentamento da exclusão social de uma forma mais ampla, representada pelo princípio da função social das cidades, o qual pode ser estratificado em quatro eixos centrais de inclusão, a saber: a inclusão social em sentido estrito, a econômica, a cultural e a política. A análise de cada uma dessas dimensões, mantendo-se o enfoque na realidade e no ordenamento jurídico brasileiro, compõe os objetivos específicos deste trabalho. Desse modo, por meio da pesquisa dedutiva, com uso de técnica bibliográfica e interdisciplinar, quer essa dissertação realizar conexões entre inclusão e desenvolvimento, propondo um conceito analítico para o princípio da função social das cidades, através do estudo de seus basilares elementos. Com isso, pretende demonstrar como resultados, primeiramente, que o estudo jurídico, para compreender plenamente o processo de marginalização, precisa manter a perspectiva pluridisciplinar, própria das ciências sociais. Também se almeja demonstrar que as dimensões de inclusão são formadas pelos direitos fundamentais, individuais e coletivos, de liberdades e de garantias sociais e que sem respeito a todos eles não há como se falar em concretização do desenvolvimento urbano e nem, por consequência, sobre cidades inclusivas. Ao final, após verificar os principais instrumentos legais de política urbana que privilegiam a participação da comunidade, previsto no Estatuto das Cidades, e que potencializam o rompimento dos círculos de exclusão, pretende o trabalho contribuir para o esclarecimento e o despertar para importância de uma nova perspectiva democrática de desenvolvimento endógeno no país, embasada na valorização do indivíduo para realização de uma gestão pública moderna, descentralizada e que, portanto, busque a participação efetiva das comunidades urbanas na atuação estatalTCC Dimensionamento da força de trabalho do Tribunal de Justiça do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Alves, Juliana de Medeiros; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Fernandes, Leandro Trigueiro; Vasconcelos, Lucila Moura RamosO Dimensionamento da Força de Trabalho tem sido uma técnica muito valorizada pelas organizações, uma vez que ao proporcioná-las um quadro de pessoal ajustado poderão atuar com maior capacidade e melhor desempenho para alcançar seus objetivos, e com menores custos, levando a uma gestão mais eficiente dos seus recursos humanos. Dessa forma, analisando dados de ineficiência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte quanto a baixos índices de produtividade e altas despesas, o presente trabalho tem por objetivo avaliar se o quantitativo atual de servidores das unidades de 1º grau do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é o ideal para que as demandas judiciais possam ser atendidas eficientemente. Tendo em vista a escassez de literatura sobre o Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT), principalmente na área de Ciências Administrativas, optou-se pela realização da pesquisa de caráter exploratório, com a técnica de estudo de caso, caracterizando-se ainda como uma pesquisa descritiva e quantitativa. A respeito da metodologia de DFT utilizada, tem-se que foi aplicada a imposta pela Resolução nº 243 de 09 de setembro de 2016 do Conselho Nacional de Justiça do Poder Judiciário. Os resultados demonstraram que, de maneira geral, o quantitativo atual de servidores não é o ideal para que a demanda judicial possa ser atendida eficientemente, o que está contribuindo para os resultados de baixos índices de produtividade e altas taxas de congestionamento do Tribunal. Conclui-se com isso que o quadro apresentado é preocupante e, portanto, este estudo precisa ter continuidade a fim de se complementar a metodologia analisando variáveis qualitativas que interfiram na produtividade, e a partir de então, implantar os resultados alcançados, realizando ainda uma Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho, para assim, poder contribuir com ganhos de eficiência e efetividade organizacional.TCC Gestão de projetos na administração pública: mensuração da maturidade da metodologia de gerenciamento de projetos da justiça federal no RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Rita De Cássia De França; Silva, Dalvanir Avelino da; Aline Virgínia Medeiros Nelson; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Melo, Carolina de Sousa Martins; Bastos, Evangelina de MelloO objetivo deste trabalho é analisar o gerenciamento de projetos, tendo por enfoque a aplicação deste na Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN). A partir deste contexto, buscou-se mensurar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos nesta instituição, tendo como referência o modelo proposto por Darci Prado. O estudo foi classificado como sendo descritivo, exploratório e de abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizando-se também como um estudo de caso. Como principal resultado alcançado destaca-se o Núcleo de Gestão de Pessoas que apresentou o maior nível de maturidade em gerenciamento de projetos em relação aos demais núcleos. Este resultado pode ser atribuído entre outros motivos, ao fato de que todos os envolvidos com a metodologia no núcleo possuírem capacitação em gestão de projetos. Outro resultado importante, é que a JFRN apresenta maturidade satisfatória se comparada à pesquisa de nível de maturidade realizada por Archibald & Prado (2014) que abrange entre outras, organizações da Administração Pública Direta.TCC Gestão logística: práticas sustentáveis nas operações de uma unidade de alimentação e nutrição: um estudo de caso na base aérea de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Câmara, Pedro Vinícius de Oliveira; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; http://lattes.cnpq.br/1559702134384312; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; Macedo, Marconi Neves; https://orcid.org/0000-0002-8684-2983; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004O trabalho apresentado investiga sobre o universo das cozinhas industriais e outras atividades que as envolve, explorando algumas possibilidades de como tornar a alimentação mais sustentável. A pesquisa investiga como a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) pode reduzir o impacto ambiental causado pela produção de refeições. Ao analisar a rotina da UAN foco no estudo de caso, foi identificada a importância de adotar práticas mais conscientes, como a segregação do lixo e maior peso na compra de alimentos de produtores locais, incluindo a agricultura familiar, através da elaboração de novas práticas de gestão, utilizando ferramentas como os cardápios. A pesquisa propõe que a UAN incorpore a sustentabilidade em etapas do processo, desde o recebimento dos insumos até o descarte dos resíduos. Os resultados mostram que é possível transformar a forma como produzimos alimentos, sendo mais responsável com o meio ambiente e com as futuras gerações. Ao adotar as recomendações propostas, as UANs contribuirão para um mundo mais sustentável e para a promoção da saúde na vida das pessoas.TCC Inovação dos Ministérios Públicos Estaduais brasileiros com ênfase no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Nascimento, Alane Graciele Costa do Nascimento; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-8931-3833; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; Sano, Hironoburo; https://orcid.org/0000-0002-4955-8895; http://lattes.cnpq.br/6037766951080411; Dias, Thiago Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-0749-5654; http://lattes.cnpq.br/9579256535097635Este trabalho tem como objetivo analisar a instituição de laboratórios de inovação no âmbito do Ministério Público Estadual brasileiro. Em busca desse objetivo, depois de caracterizados os laboratórios existentes no Brasil, foi realizada uma análise do laboratório de inovação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, visando defini-lo de acordo com uma revisão bibliográfica dos principais conceitos sobre laboratórios de inovação no setor público. Ainda, para analisar um laboratório nos seus primeiros anos de existência, foi realizado um cruzamento de dados por técnica de estudo de caso, por meio de técnicas de observação e entrevista para coleta de dados no laboratório. Como resultados, observou-se que ao longo dos anos de 2018 a 2022 surgiram no Brasil 8 laboratórios de inovação oficialmente instituídos no âmbito do Ministério Público Estadual, representando 30,7% de laboratórios em um total de 26 Ministérios Públicos. Também se observou que a instituição dos laboratórios de inovação é seguida por antecedentes ambientais facilitadores relacionados a aspectos regulatórios e ao fato de a inovação estar sendo amplamente discutida no âmbito dos MPs. Além disso, com a investigação no laboratório do MPRN, foi possível identificar aspectos facilitadores individuais. Quanto ao grau da inovação praticada, foi observado que, na criação oficial dos laboratórios, as atribuições designadas de inovação estão no grau experimental ou radical. Sobre as atividades desenvolvidas nos primeiros anos, é possível constatar que laboratórios desenvolvem atividades de inovação em Processos Administrativos e também Conceitual, visando fomentar uma cultura de inovação na Instituição. Por isso, a maioria dos laboratórios podem ser caracterizados como Educadores e/ou Desenvolvedores.TCC Planejamento estratégico nas instituições públicas de ensino fundamental e médio da área urbana do município de São Paulo do Potengi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Micaelli de Sales; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Sumiya, Lilia Asuca; Dias, Thiago FerreiraO Planejamento Estratégico é um processo que busca formular estratégias para o alcance dos objetivos organizacionais, considerando o ambiente interno e externo no qual elas estão inseridas. É um instrumento administrativo, que auxilia os gestores no processo de gestão organizacional, correspondendo a um princípio adotado principalmente por empresas privadas, no entanto, se adaptado a realidade de cada tipo de organização pode ser facilmente aplicado, pois entre elas existem aspectos e processos de gestão que se assemelham. Neste sentido, esta pesquisa pretendeu investigar a existência de ações de planejamento estratégico nas instituições públicas de ensino fundamental e médio da área urbana do município de São Paulo do Potengi/RN. A abordagem da análise utilizada foi a pesquisa qualitativa por alcançar de forma ampla a subjetividade do estudo. Na coleta dos dados utilizou-se uma entrevista estruturada aplicada aos gestores das seis instituições públicas de ensino pertencentes a área urbana do município. O modelo utilizado na análise dos dados presente no estudo foi o interpretativo. Sendo assim, o estudo verificou a inexistência do processo de planejamento estratégico praticado nas instituições públicas participantes da pesquisa, no entanto, constatou-se a existência de ações pertencentes ao processo de desenvolvimento de planejamento estratégico. Do ponto de vista prático, a pesquisa recomenda aos gestores escolares o conhecimento e estudo a respeito da metodologia de planejamento estratégico, para uma possível implementação, assim como a adoção essencialmente de procedimentos formais no desenvolvimento da gestão das instituições por eles geridas, contribuindo, desta forma, para o direcionamento de esforços para o alcance de uma gestão de qualidade.TCC Programa Bolsa Família: contribuições para o desenvolvimento humano no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Daniel Ferreira dos; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Alves Filho, Antônio; Silva, Dalvanir Avelino daConsiderado um programa de transferência condicionada de renda, o Programa Bolsa Família (PBF) nasce a partir da junção de programas semelhantes já existentes, com o intuito de renovar a gestão da proteção social no Brasil, e responder às graves desigualdades sociais ainda muito fortes no cenário nacional. Este estudo tem por finalidade analisar a contribuição do Programa Bolsa Família (PBF) para a melhoria do desenvolvimento humano no Brasil, tendo por definição de desenvolvimento os critérios adotados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para o alcance do objetivo é utilizada a metodologia preponderantemente hermenêutica, consistindo em um ensaio teórico e o método de análise é bibliográfico e descritivo, por meio da revisão bibliográfica e consultas a leis e outros documentos oficiais relativos ao programa. Os resultados sugerem que o Programa Bolsa Família (PBF) contribuiu decisivamente na ampliação do desenvolvimento humano no cenário nacional, tendo em vista que seu foco são os critérios elencados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), porém também indicam que, nos últimos dois anos, há certa tendência de estagnação dos efeitos sobre a redução da indigência, trazendo a necessidade de reflexões mais profundas sobre a melhoria da qualidade dos serviços públicos básicos, como saúde e educação.TCC Proposta de plano estratégico para o setor de Recursos Humanos da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Freire, Rafaela da Silva; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Marcondes, Mariana Mazzini; Dias, Thiago FerreirasMuitas instituições, sejam elas privadas, públicas ou de terceiro setor estão cada vez mais em busca de melhorar o seu desempenho organizacional, uma vez em que estão inseridas em um ambiente de incerteza que exige flexibilidade frente das transformações, no setor público, em especial, alguns usuários estão mais participativos e comprando eficiência nas demandas públicas. Nesse contexto, a elaboração de um planejamento estratégico adequado às características, pretensões e realidade da organização é essencial. E um método possível de definição de objetivos estratégicos para as organizações, que agrega valor no desenvolvimento do planejamento entregando perspectivas a serem criadas no momento de definir os objetivos, metas e indicadores é o Balanced Scorecard (BSC). Assim, este estudo tem como objetivo elaborar o planejamento estratégico, baseado Balanced Scorecard (BSC) para um órgão público, no caso, a Seção de Recursos Humanos da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, a fim de analisar como a sua elaboração pode contribuir para maior efetividade nas atividades desenvolvidas pelo setor. Para tal, fez uso de pesquisa teórica, observação participante e entrevistas estruturadas com os servidores para buscar informações úteis que possibilitasse a elaboração do plano. Como resultado esperado, tem-se o planejamento estratégico estruturado a partir do diagnóstico do setor e da elaboração da identidade organizacional. Por fim, pôde-se perceber a contribuição do planejamento estratégico para o setor, apresentando os principais problemas e como solucioná-los da melhor forma.TCC Qualidade de vida no trabalho: um estudo realizado no CEASA-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Teixeira, Igor Andrei de Castro; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; Alves Filho, Antônio; Silva, Dalvanir Avelino daO presente trabalho, apresenta como interesse entender quais são os fatores mais relevantes na percepção dos indivíduos segundo a qualidade de vida no trabalho nessas empresas estudadas no CEASA. A utilidade para com esse tema pesquisado, deve-se a algumas práticas observadas em um determinado espaço de tempo, bem como a presença de grande descontentamento de alguns colaboradores por meio de relatos informais no que relaciona as técnicas oferecidas voltadas para a qualidade dos clientes internos. O estudo, é baseado numa pesquisa de cunho empírico, descritivo e apresenta uma forma de estudo de caso, onde suas informações serão posteriormente analisadas de forma qualitativa e quantitativa, com a aplicação de um questionário. Como base de dados utilizadas para formulação teórica, foi selecionado alguns teóricos que apresentam estudos voltados para essa determinada área, tais como: Chiavenato; Fernandes; Gil; Luz, Maximiano; Rodrigues; Vergara dentre outros. Como espaço amostral da pesquisa, foram selecionados colaboradores de algumas organizações pesquisadas no CEASA. Posteriormente foram analisadas as informações coletadas, com o intuito de desvendar os primeiros relatos, além de dar ênfase nos resultados que abrangem uma complexidade mais elevada. A medida que os dados obtidos foram tabulados e quantificados, ficou claro a demonstração parcial da insatisfação dos colaboradores quanto as condições de trabalho oferecidas pelas organizações no qual estão inseridos. Nesse estudo, a falta de motivação, ausência de benefícios, impossibilidade de crescimento profissional, bem como a falta de condição física no ambiente de trabalho, são as questões que apresentam os maiores índices de reinvindicações quanto a falta de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Dessa forma, ficou claro a necessidade de mudança nesse cenário pesquisado, visto que, esses colaboradores devem estar inseridos em um ambiente onde sejam oferecidas condições satisfatórias com a finalidade de realização tanto pessoal quanto profissional.TCC O retorno das atividades presenciais: relato de uma escola da rede municipal da cidade de natal – Rio Grande do Norte, durante a COVID-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Souza, Bárbara Brenda Domingos de; Sumiya, Lilia Asuca; https://orcid.org/0000-0002-6938-8731; http://lattes.cnpq.br/0678147138094480; http://lattes.cnpq.br/9672844653903738; Nelson, Aline Virgínia Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-8931-3833; http://lattes.cnpq.br/0268682852336814; Gomes, Sandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/4344381187418239Em razão da Pandemia do Coronavírus, denominado de Sars-Cov-2, causador da COVID-19, que ocorreu no início do ano de 2020, as instituições brasileiras implementaram restrições que resultaram na paralisação das atividades presenciais com objetivo de reduzir aglomerações de pessoas e conter a propagação da doença. Embora a tecnologia tenha avançado em níveis onde já nos permitia ter acesso rápido a informações e nos comunicar à distância, foi com a necessidade de se isolar que muitos locais se viram obrigados a aderir à modalidade de teletrabalho, e no caso das escolas, aderir às aulas remotas. Mesmo assim, nem todas as pessoas tinham acesso às tecnologias, o que dificultou prosseguir com suas atividades remotamente. No cenário atual, ano de 2023, após a distribuição de vacinas e a implementação de protocolos de retorno informando os meios de prevenção, a maior parte da população conseguiu voltar a sua rotina quase que normalmente. O presente trabalho buscará auxiliar as discussões a respeito de como ocorreu o retorno das atividades presenciais, a partir da experiência e relato da equipe gestora de uma escola da rede municipal de Natal, RN. O estudo compreende o período de paralisação total das atividades durante a Pandemia da COVID-19, que ocorreu no início do ano de 2020, até o presente momento, junho do ano de 2023. O retorno presencial das aulas das escolas da rede municipal de ensino só ocorreu no final do ano de 2021, depois de quase dois anos de paralisação das atividades presenciais. A pesquisa relata os maiores desafios vivenciados durante a pandemia e os efeitos identificados pós pandemia, indicando que a escola entrevistada é um pequeno retrato dos desafios da educação básica pública brasileira.