Navegando por Autor "Oliveira, Gledson Tavares Amorim"
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TCC Coesão de grupo na aderência à atividade física: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-20) Santos, Lucas Felipe; Elsangedy, Hassan Mohamed; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; http://lattes.cnpq.br/0217000401420085; Oliveira, Ricardo Santos; http://lattes.cnpq.br/5211091859010943; Oliveira, Gledson Tavares Amorim; http://lattes.cnpq.br/8753515239330619Introdução: Destaca os benefícios físicos e psicológicos da atividade física regular e a dificuldade em manter a aderência a longo prazo, embora apenas 30% da população brasileira pratica o nível recomendado de atividade física. Intervenções baseadas na coesão de grupo têm sido utilizadas com sucesso para promover a atividade física. A coesão de grupo é caracterizada como um processo dinâmico que tem como finalidade favorecer a união de um grupo para o alcance de suas metas e satisfação das necessidades afetivas dos membros. Objetivo: O estudo visa analisar e descrever as aplicações da coesão de grupo na aderência à atividade física, baseando-se em uma revisão narrativa da literatura. Metodologia: Uma busca em bases de dados como PubMed, Periódicos Capes e Google Acadêmico foi utilizada com descritores relacionados à coesão de grupo e atividade física. Foram selecionados sete artigos após aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Foi observado que intervenções baseadas na coesão de grupo são eficazes em aumentar a adesão à atividade física. A liderança e as relações sociais dentro do grupo são fatores cruciais para a manutenção da prática física. Estudos observacionais e experimentais revisados mostram que a coesão de grupo, especialmente a integração social e a identificação com a tarefa, influenciam positivamente a frequência e a continuidade da atividade física. Conclusão: O objetivo deste trabalho foi atingido na medida em que observou que os estudos apresentaram evidências de que intervenções e programas baseados em dinâmicas de grupo são uma abordagem eficiente no processo de aderência a atividade física. Esses trabalhos, contudo, apresentaram limitações de amostra, metodologia, precisão dos resultados, entre outros fatores. Portanto, é necessário aprofundamento das pesquisas e discussões sobre o tema, a fim de compreender de forma cada vez mais eficiente os aspectos (sociais, da tarefa e/ou de grupo) da coesão de grupo que reforçam a aderência a atividade física regular.Artigo Comportamento sedentário e atividade física de escolares de uma região de baixa renda no Brasil: associações com variáveis maternas(Journal of Human Growth and Development, 2021-07) Fayh, Ana Paula Trussardi; Bezerra, Ricardo Andrade; Oliveira, Gledson Tavares Amorim; Bagni, Ursula Viana; Barbalho, Érica Roberta; Rocha, Ilanna Marques Gomes da; Araújo, Fábio Resende deIntrodução: Na última década, um número crescente de estudos tem se preocupado em investigar marcadores de Comportamento Sedentário (CS) e Atividade Física (AF) em crianças na idade escolar, por serem reconhecidos como causadores de alterações do estado nutricional nesta faixa etária. Objetivo: Analisar os fatores associados maternos sobre o CS e AF de escolares. Método: Trata-se de uma pesquisa com delineamento transversal, envolvendo 410 mães de crianças matriculadas entre o primeiro e quinto ano nas escolas municipais de Santa Cruz, RN, Brasil. Por meio da aplicação de questionários, foram investigadas variáveis socioeconômicas da família, dados maternos e hábitos relacionados ao CS e AF dos escolares, nos dias da semana e no final de semana. Para testar associações foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher. Resultados: Foi observado que uma renda inferior a um salário mínimo e menor escolaridade materna foram associados com maior deslocamento ativo das crianças (69,3%, p = 0,012 e 68,4% p = 0,022, respectivamente). As crianças de famílias com baixa renda (65,4%, p = 0,016) e que tinham seis e sete irmãos (8,2%, p = 0,023 e 7,6%, p = 0,037, respectivamente) apresentam menor CS no final de semana. Um menor grau de escolaridade materna foi associado com uma menor prática de AF durante a semana (70,8%, p = 0,024). Conclusão: Conclui-se que os fatores socioeconômicos (i.e., renda familiar e número de irmãos) e maternos (i.e., nível de escolaridade) são importantes indicadores para o tempo dispendido em comportamento sedentário e atividade física de escolares