Navegando por Autor "Oliveira, Júlio César do Nascimento de"
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TCC A dança como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Oliveira, Júlio César do Nascimento de; Ramalho, Betania Leite; Pessoa, Karine Symonir de Brito; Santos, Artemisa de Andrade eEste estudo aborda a importância da dança como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O interesse pelo tema se deu a partir de experiências vividas em uma escola da rede pública, localizada no Bairro Nova Descoberta em Natal/RN, durante a atuação no Estágio não-obrigatório e como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Pedagogia). Na ocasião pude observar o desinteresse dos/as alunos/as nas aulas regulares, percebendo, no entanto, que eles manifestavam maior envolvimento nas atividades que envolvia a dança. Com isso, surgiram as seguintes questões dessa pesquisa: como podemos fazer uso da dança como recurso didático-pedagógico nas aulas, visto que o interesse pela linguagem artística é considerável? De que forma podemos incluir a linguagem artística (dança) em determinados conteúdos que fazem parte do currículo escolar? A relevância desta pesquisa justifica-se pela necessidade de questionarmos a ausência de atividades mais dinâmicas e inovadoras que tornem mais atrativa a relação do ensino e da aprendizagem de alunos dos anos iniciais do segundo ciclo (4º e 5º ano) do ensino fundamental, minimizando, assim, a reprodução de atividades curriculares saturadas e desmotivadoras. Nesse sentido, consideramos que a dança pode ser um importante instrumento para desconstruir estereótipos e promover, por meio desta, aprendizagens apoiadas em recursos diversificados que, muitas vezes, estão às margens da perspectiva curricular oficial, podendo tornar-se práticas pedagógicas emancipadoras, democráticas e motivadoras (Silva, 2011). Para tanto, optamos por um estudo exploratório e bibliográfico buscando identificar obras de referência sobre o tema como, a LDB, os PCNs e o PPP da escola. Como também, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa baseada na aplicação de questionários para fortalecer nossa premissa: considerar a dança como um recurso didático e pedagógico a ser acionada nas atividades do processo de ensino-aprendizagem. Ademais consideramos ser a dança também um recurso estratégico para potencializar o desenvolvimento de crianças do ensino fundamental de maneira transdisciplinar, e, assim, ajudá-lo a enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos (Verderi, 2009), tornando-o um cidadão crítico e atuante, capaz de expressar-se por meio de formas variadas de linguagens.TCC Dança e Sagrado: Experiências em Composição Coreográfica no Ministério de Artes da Renovação Carismática Católica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Oliveira, Júlio César do Nascimento de; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; https://lattes.cnpq.br/7292400310137829; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Silva, Sebastião de Sales; http://lattes.cnpq.br/7250080468263829Este artigo aborda uma discussão em torno do processo criativo em composição coreográfica do ministério de Artes do Movimento Eclesial Renovação Carismática Católica (RCC) da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), localizada na região metropolitana da cidade de Natal/RN, tendo como referência a vivência do autor como intérprete-criador. A finalidade desta pesquisa é ampliar o campo das reflexões sobre essa temática no âmbito acadêmico e no espaço Sagrado e evidenciar relações entre dança e espiritualidade como forma de expressão de louvor a Deus. Dessa forma, o estudo traz à tona pensamentos e práticas corporais, levando em consideração o processo investigativo desse corpo que dança, a dança e o Sagrado que o cerca, e a criação coreográfica que transcende o corpo que se expressa. A metodologia da pesquisa tem a abordagem de natureza qualitativa de cunho teórico e parte dos conceitos chaves no âmbito religioso da Bíblia (2007), no contexto Sagrado de Chauí (2002) e Eliade (2001), dialogando com os estudos da Estesia e a fenomenologia da percepção de Merleau Ponty (1969; 1994), estudos dos elementos da dança de Rengel (2017), em composição coreográfica de Tibúrcio (2014), e aspectos da Eucinética e Corêutica de Rudolf Laban (1978) dentre outros autores, que discutem essa temática. Ao longo do texto trazemos uma escrita descritiva na interlocução com estudiosos e com a experiência por mim vivenciada e pelos participantes do produto coreográfico elaborado no ministério. O que resulta em conhecimento na área da criação em dança, na ampliação na dimensão expressiva do corpo, das qualidades do movimento em torno daquilo que transcende o corpo e atravessa a alma.