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Navegando por Autor "Oliveira, Paulo Henrique Sousa de"

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    Dissertação
    Avaliação e ensino de ondulatória, acústica e movimento harmônico simples usando contexto musical e jogo de tabuleiro
    (2018-09-17) Costa, Maxmyller Rezende; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Alves, Tibério Magno de Lima;
    Esta dissertação propõe-se a relatar a aplicação do produto destinado à orientação de docentes em física no que diz respeito a concepções alternativas de avaliação ou até ensino dos conceitos gerais relacionados à ondulatória, acústica ou mesmo Movimento Harmônico Simples (M.H.S.) através da problematização musical e do auxílio da lúdica metodologia como o uso de jogo de tabuleiro, de acordo com as necessidades das turmas de estudantes e respeitando as realidades de cada turma. A proposta é que o professor possa ter o auxílio de uma metodologia simples, barata, direta e facilmente aplicável para a dinâmica de ensinoaprendizagem em uma metodologia diferenciada de avaliação continuada no contexto geral de ensino de física, mas podendo também auxiliá-lo no processo de problematização dos assuntos. Este trabalho inicia-se com um levantamento sobre o que é proposto em alguns artigos científicos acerca da problemática e a relevância dessas metodologias em uso de jogos na capacidade de melhor assimilar um determinado assunto quando ativado o senso de participação e coletividade dos participantes, continuando com uma contextualização sobre a relevante eficácia do uso de jogos para o ensino de ciências, além de uma breve fundamentação teórica sobre ondulatória e acústica, passando pela aplicação do produto e finalizando com os gráficos dos resultados e as considerações finais sobre os positivos resultados atingidos.
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    Dissertação
    Confecção e aplicação de uma placa foto-eletrônica como ferramenta para mediar projetos pedagógicos sobre o efeito fotoelétrico no século XXI
    (2018-09-24) Silva, Denny Davidson de Almeida; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; ; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; Alves, Tibério Magno de Lima;
    Nas últimas décadas a nossa sociedade obteve uma mudança significativa em relação aos avanços científicos e tecnológicos. No entanto, boa parte dos nossos alunos se beneficia desses avanços tecnológicos de forma inconsciente e não relacionam estes aos saberes adquiridos na escola. Acionar automaticamente um motor ou um sistema de iluminação e transformar a energia solar em eletricidade são exemplos de processos tecnológicos que estão no cotidiano dos nossos alunos de forma trivial. Entretanto, a escola do século XXI não deve se omitir aos novos desafios propostos por essa nova configuração de mundo, assim, o professor tem obrigação de desenvolver hábitos e atitudes visando uma aproximação entre a escola e o desenvolvimento social e tecnológico em que o aluno está inserido. Portanto, o produto educacional confeccionado e aplicado nesse trabalho tem como objetivo auxiliar o professor na construção de projetos e planos de aula interativos que conduzam o aluno a conceitos de Mecânica Quântica, mostrando a relação entre matéria e energia presente em alguns componentes eletrônicos, como também, suas aplicações no nosso cotidiano. A aplicação do produto foi realizada em uma turma do primeiro ano do ensino médio por meio de quatro aulas de 50 minutos, mediada por duas sequências didáticas apoiadas nos três momentos pedagógicos desenvolvidos por Demétrio Delizoicov, evidenciando a parte histórica e tecnológica sobre o efeito fotoelétrico, a teoria das bandas de energia e os semicondutores. Assim, os estudantes usaram a placa eletrônica confeccionada neste trabalho para mediar a relação conteúdo-cotidiano sobre a interação da radiação com a matéria, automatizando um carrinho de fricção e um sistema de iluminação com LED para que eles fossem acionados na presença ou na ausência de luz e transformando energia solar em energia elétrica para acionar um cronômetro digital.
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    Dissertação
    Conhecendo as partículas subatômicas através de um jogo educacional: viajando ao invisível
    (2019-07-30) Silva, Vanessa Cristina da; Lima, Alexsandro Pereira; ; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; Maia Júnior, Francisco Franciné;
    A física é uma ciência muito presente em nosso cotidiano. Mesmo assim lecionar essa disciplina não é tão trivial quanto parece. Existe diversas dificuldades encontradas pelo professor em sua prática docente, dentre estas está a capacidade de associar suas aulas a dinamicidade da sociedade atual. Pensando a cerca, essas foram as motivações para a criação de um jogo de tabuleiro- Viajando ao invisível”. Com o objetivo principal em apontar a possibilidade de aprendizagem, devido a sua utilização de maneira lúdica e dinâmica, sobre conceitos do modelo padrão das partículas. Assim foi necessário analisar e aperfeiçoar a jogabilidade em alunos do ensino médio na Escola Estadual João Tibúrcio, na turma da 3°série A do turno matutino, da rede regular de ensino localizada no município de Goianinha no Rio grande do Norte. Para isso foi feita uma análise quantitativa e qualitativa utilizando a vivência em sala de aula quanto o banco de dados adquiridos após a aplicação e comparação do Pré e o pós teste realizado durante a aplicação do produto educacional. Verificamos que os alunos melhoraram os conceitos tanto de partículas subatômicas como de história da ciência após a aplicação do jogo de tabuleiro. Após a intervenção pedagógica cerca de 70% alunos passaram a identificar algumas das partículas elementares e a existências das forças fundamentais. Devido a isso, obtivemos muitos relatos positivos da utilização do produto educacional por meio dos alunos, e que foi um incentivo para a busca de mais informações sobre o tema em outros meios de acesso ao conhecimento. Por esse motivo espera-se que o trabalho sirva como parâmetro para aplicação do jogo em outros ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao conteúdo de física das partículas.
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    Dissertação
    Estudoda sismicidade na região de Sobral - CE em 2008
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-08-03) Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; Ferreira, Joaquim Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/0807368274222975; ; http://lattes.cnpq.br/8436498937193297; Bezerra, Francisco Hilario Rego; ; http://lattes.cnpq.br/6050302316049061; Soares, José Eduardo Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/3470407274471561
    A cidade de Sobral está localizada na porção Noroeste do estado do Ceará, a 250 km de sua capital, Fortaleza. No início de 2008, uma intensa atividade sísmica iniciou-se nas proximidades de Sobral, ocorrendo no dia 21 de maio, o evento com a maior magnitude registrada na região (4,2 mb). Todos os eventos, desde o início, foram registrados pela estação SBBR, localizada na fazenda da EMBRAPA Caprinos, que opera na região desde agosto de 2007. Após o evento de maio de 2008, o monitoramento da sismicidade foi realizado com uma rede sismográfica local, com início de operação no dia 5 de junho de 2008. Inicialmente, esta rede foi constituída de 6 estações sismográficas digitais, sendo depois preenchida com mais 5, totalizando 11 estações digitais, cada uma com 3 componentes. A rede com até 11 estações sismográficas operou entre o dia 6 de junho e 24 de setembro de 2008, detectando cerca de 2820 sismos, em pelo menos uma estação. No presente trabalho foram analisados os 581 sismos registrados, no mínimo, em três estações, objetivando a determinação de hipocentros, mecanismos focais e contribuir para uma melhor compreensão da sismicidade ocorrida na região Noroeste do Ceará. Para a determinação hipocentral, a partir da análise dos 581 eventos registrados pela rede, foram obtidos como parâmetros do modelo de velocidades, 1,71 para VP/VS e 6.00 km/s para VP, possibilitando encontrar uma zona sísmica ativa com profundidade variando de 1,1 km a 7,8 km e com 6 km de extensão horizontal na direção aproximada E-W. A determinação dos planos de falha e mecanismos focais foi obtida com o auxílio dos programas PLAN e FPFIT, possibilitando a utilização dos resultados do primeiro para ajudar a melhor definir o mecanismo focal, obtido com o programa FPFIT. Para obter os parâmetros dos planos de falha e mecanismos focais, foi selecionado um conjunto de 24 sismos com melhor precisão hipocentral. Com estes sismos, foi possível construir um mapa detalhado dos seus hipocentros, visando obter auxílio na identificação do tipo de mecanismo focal. Os mecanismos obtidos foram do tipo transcorrente, com movimento dextral. Apesar de a região possuir duas importantes estruturas tectônicas próximas ao local da área estudada: a falha Café-Ipueiras e o Lineamento Sobral-Pedro II, não foi possível obter correlação entre a sismicidade encontrada e qualquer uma dessas feições geológicas
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    Artigo
    Influence of the continental margin on the stress field and seismicity in the intraplate Acaraú Seismic Zone, NE Brazil
    (Oxford University Press (OUP), 2015-07-07) Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; Ferreira, Joaquim M.; Bezerra, Francisco Hilário Rego; Assumpção, Marcelo; Nascimento, Aderson Farias do; Sousa, Maria O. L.; Meneses, Eduardo A. S.
    The Borborema province in NE Brazil is characterized by seismic sequences with small earthquakes that can last 10 yr or more. The seismicity in this region is concentrated in three main seismic zones. In this work, we investigate the stress field in one of these zones, the Acaraú Seismic Zone, which is located in the NW part of the Borborema province. This seismic zone exhibits earthquake sequences that contain repeated earthquakes with similar waveforms and a shallow depth. Using a local network, we investigated a seismic sequence close to the town of Santana do Acaraú from December 2009 to December 2010, and we present detailed results (velocity model, hypocentres and focal mechanism) from this network. In addition, we inverted seven focal mechanisms, including six that were used in previous studies, and determined the directions of the three main axes of the regional stress field. Selecting a very precise set of 12 earthquakes, we found an active seismic zone with a depth between 3.5 and 4.8 km and with a horizontal dimension of approximately 2.5 km in the NW–SE direction (azimuth of 118°) and a strike-slip focal mechanism. The new seismic fault and some of the previous seismic faults determined in previous studies occur near the continental-scale Transbrasiliano lineament, but they exhibit no direct relationship with that ancient structure. The stress field is characterized by NW–SE trending compression and NE–SW trending extension. This result suggests that the rheological contrast between the continental–oceanic crusts created flexural stresses with maximum horizontal compression parallel to the continental margin. This stress pattern occurs along the Potiguar basin and continues west as far as the Amazon fan along the Equatorial margin of Brazil. This stress field and related seismicity may be a characteristic of this type of passive margin that is generated during the transform shearing between the South America and Africa plates and that exhibits an abrupt oceanic–continent transition, steep continental slopes and high bathymetric gradients
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    Dissertação
    Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
    (2019-06-26) Medeiros, Leandro Arrilton de; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; Souza, Thatyara Freire de;
    Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.
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    Tese
    Sismicidade e esforços tectônicos na zona sísmica Acaraú, Nordeste do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-30) Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; Ferreira, Joaquim Mendes; Nascimento, Aderson Farias do; ; http://lattes.cnpq.br/8600906973888297; ; http://lattes.cnpq.br/0807368274222975; ; http://lattes.cnpq.br/8436498937193297; Castro, David Lopes de; ; http://lattes.cnpq.br/8279954644750743; Casas, Jordi Julia; ; http://lattes.cnpq.br/0012168139768170; Barros, Lucas Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/2976574994064549; Rocha, Marcelo Peres; ; http://lattes.cnpq.br/5096756405469288
    A região noroeste do estado do Ceará é uma das principais regiões com sismicidade ativa dentro da Província Borborema. Há relatos de um abalo sísmico ocorrido em 1810, na cidade de Granja. A partir de janeiro de 2008, a atividade sísmica na região aumentou consideravelmente e foi instalada uma rede sismográfica com 11 estações digitais na serra da Meruoca. Em 2009, outra sequência de abalos sísmicos iniciou-se e outra rede foi instalada na cidade de Santana do Acaraú, com até 6 estações digitais. Os resultados mostrados nessa tese foram obtidos através da análise dos dados registrados nessas duas redes, principalmente. As áreas epicentrais estão localizadas nas proximidades da parte nordeste do Lineamento Transbrasiliano, uma zona de cisalhamento com trend NE-SW que corta a região de estudo. Identificamos zonas sísmicas com hipocentros localizados entre 1km e 8km. Os mecanismos focais encontrados foram do tipo transcorrente, predominante na Província Borborema. Foi realizada uma integração entre dados sismológicos, geológicos e geofísicos (aeromagnéticos) e mostramos que as falhas sismogênicas encontradas estão orientadas na mesma direção das estruturas frágeis locais observadas em campo e de lineamentos magnéticos. A direção do SHmax (esforço máximo) na região foi estimada usando uma inversão de sete mecanismos focais espalhados pela região e usamos as direções dos falhamentos sismogênicos. O esforço horizontal possui máxima compressão (σ1=300°) com orientação NW - SE e extensão (σ3=210°) com direção NE - SW e σ2 vertical. Esses resultados estão de acordo com resultados de estudos anteriores, mas foi usado um número maior de mecanismos focais. A atividade sísmica registrada na área de estudo não está relacionada com uma possível reativação do Lineamento Transbrasiliano, até o momento.
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    Dissertação
    Uma unidade de ensino potencialmente significativa com o aplicativo TRE Einstein para ensinar a relatividade especial
    (2018-10-04) Lima, Geogenes Melo de; Medeiros, Deusdedit Monteiro; ; ; Nunes, Luciana Angélica da Silva; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de;
    O presente trabalho destinou-se a elaborar e aplicar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e proposta por Marco A. Moreira e, também, desenvolver um aplicativo de jogos educacionais para ser aplicado durante a execução da UEPS. As unidades de ensino são, em linhas gerais, ferramentas que buscam facilitar a aprendizagem de um certo conhecimento, através de novas técnicas que podem ou não fazer uso de mídias educacionais. A UEPS desenvolvida nesse trabalho tem sua atenção no que tangue ao ensino da Teoria da Relatividade Especial (TRE) voltada a uma abordagem mais teórica, proporcionando ao estudante condições para um maior entendimento conceitual com menor ênfase na abordagem matemática. Acredita-se que dessa forma, o que se está aprendendo nas salas de aulas se aproxime mais tanto da Física quanto ciência da natureza, além do que, sendo bem entendido um conceito, a inserção da matemática ao menos será mais fácil. O aplicativo TRE Einstein, que é, de fato, o produto educacional desse trabalho, foi desenvolvido para ser aplicado na UEPS, visto que na sua essência encontra-se uma maior valorização ao entendimento e reflexão sobre os conceitos físicos que a matematização dos mesmos. Todavia, o aplicativo é versátil o suficiente para poder ser tranquilamente usado como parte de qualquer metodologia para o ensino da relatividade, seja aquela mais tradicionalista ou mais contemporânea.
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