Navegando por Autor "Pereira, Daniele Esteves"
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Tese Correspondências científicas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Pereira, Daniele Esteves; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; Flores, Cláudia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/8268667218086998; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; Chaquiam, Miguel; ; http://lattes.cnpq.br/9356361533701895; Valente, Wagner Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0648590779429965Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie (Cartas a uma princesa de Alemanha sobre diversos temas de física e filosofia) é a obra tomada como objeto de estudo desta tese. Trata-se de um sucesso literário escrito no século XVIII pelo matemático e físico suíço Leonhard Paul Euler (1707-1783) com o intuito de atender à uma solicitação do Rei da Prússia, Frederico II, o grande (1712-1786) para que aceitasse tutorear a educação intelectual de sua sobrinha, a jovem princesa Anhalt-Dessau (1745-1808).O método de ensino-aprendizagem por meio de cartas eleito para a educação da monarca alemã resultou em uma coletânea de 234 correspondências nas quais Euler versa sobre teoria musical, Filosofia, Mecânica, Óptica, Astronomia, Teologia e Ética entre outros. A pesquisa busca assinalar conteúdos matemáticos presentes na obra referência deste trabalho fundamentada na exploração e adaptação de obras históricas originais como articuladora do desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática na Educação Básica e em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCN). Tem como objetivo geral apontar os limites e potencialidades didáticas de Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie como fonte de estudos e apoio para professores da Educação Básica na elaboração de atividades para o ensino de matemática. As discussões levantadas sinalizam para possibilidades concretas de entrelaçamento entre os conteúdos matemáticos extraídos do bojo da obra com metodologias de ensino atuais a partir do redimensionamento do uso de cartas pedagógicas segundo a perspectiva freireana da correspondência e, principalmente da utilização de novas vias de comunicação do século XXI, ambas visando o diálogo e a aproximação entre quem escreve e quem lê.Dissertação Globos e mapas ao alcance das mãos : ensino de matemática numa perspectiva de alfabetização funcional na EJA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-22) Pereira, Daniele Esteves; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; Sá, Pedro Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/4323922632919962; Mafra, José Ricardo e Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736119A6; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8A dissertação que se apresenta tem como pressuposto principal a prerrogativa de visualizar os processos de alfabetização sob o ângulo da perspectiva funcional, fato que destitui o alfabetismo de ser uma prática unicamente vinculada à decodificação de códigos alfabéticos e permite a abertura de amplos espaços para a alocação de habilidades matemáticas nos domínios da alfabetização funcional. O objetivo principal deste estudo foi investigar quais as contribuições que uma seqüência de atividades e de metodologias elaboradas para o ensino de Geometria poderiam proporcionar a uma parcela do processo de alfabetização funcional em matemática de jovens e adultos da EJA, correspondente à aquisição ou ao aprimoramento de habilidades relativas à capacidade de orientação. O foco das análises consistiu na efetivação dessas atividades junto aos alunos jovens e adultos de uma classe de EJA pertencente a uma escola pública municipal de Natal/RN. Prevaleceram os legados de Paulo Freire sobre o redimensionamento do papel do educador, dos educandos, do conhecimento e de suas conexões dentro do processo de ensino-aprendizagem, nos encaminhamentos da metodologia utilizada na sala de aula e, principalmente, no estabelecimento de ligações dialógicas com os alunos, as quais direcionaram todas as observações e análises a respeito das informações obtidas. Os resultados indicaram que a composição de articulações entre o ensino de matemática e a exploração de mapas e do globo terrestre favoreceu a criação de ambientes e situações de aprendizagem multidisciplinares, onde verificamos, gradativamente, o desenvolvimento de procedimentos e atitudes indicativos da evolução de habilidades do tipo espaço-visual