Navegando por Autor "Piza, Carolina Toledo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Adaptação do modelo Pre-K RTI ao contexto brasileiro da educação infantil: desafios e perspectivas(Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 2019) Assenço, Ana Manhani Cáceres; Miranda, Monica Carolina; Piza, Carolina Toledo; Lyra, Pompéia Villachan; Pires, Izabel A. H.; Chaves, Emmanuelle C.; Sousa, Andre L; Bueno, Orlando F. Amodeo; https://orcid.org/0000-0003-2670-8245O objetivo deste estudo é descrever o processo de adaptação e de implementação do modelo Pré-K RTI (do inglês Response to Intervention) ao contexto brasileiro. Foram realizados dois estudos: o estudo 1 conduzido com uma amostra de 3 municípios no qual se aplicou o Programa de Treinamento de Desenvolvimento Cognitivo para educadores avaliado por meio de questionário de satisfação. O estudo 2implantou as práticas pedagógicas do modelo Pré-K RTI concebidas para estimular os processos de desenvolvimento cognitivo e social-emocional das crianças numa amostra de 17 professores de centros de educação infantil na cidade de São Paulo. No final deste processo, folhetos de atividades para desenvolvimento infantil foram compilados. A adaptação do modelo Pré-K RTI envolve um processo longo e detalhado e este estudo apontou a necessidade de adaptar extensivamente o modelo à realidade da educação infantil no Brasil. O processo de adaptação do Pré-K RTI em um país em desenvolvimento pode ser útil para outros com características socioeconômicas semelhantes. Palavras-chave: resposta à intervenção, primeira infância, formação continuada, neuropsicologia do desenvolvimento.