Navegando por Autor "Quaresma, João Cláudio Brandemberg"
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Tese Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-02-19) Quaresma, João Cláudio Brandemberg; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Nogueira, Romildo Albuquerque; ; Sá, Pedro Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/4323922632919962; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491O presente estudo analisa o desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de Grupo a luz da teoria do pensamento matemático avançado, proposto por Dreyfus (1991) e apresenta subsídios didáticos que contribuam para o ensino-aprendizagem das estruturas algébricas, visando dar maior significado ao referido conceito abordado na graduação em Matemática. Nesse sentido, o estudo responde a seguinte pergunta: de que maneira uma abordagem de ensino, inicialmente, centrada na Teoria dos Números e na Teoria das Equações se constituiria em um modelo de efetivação do ensino do conceito de Grupo? Para responder a questão fizemos uma reconstrução histórica do desenvolvimento desse conceito, de Lagrange a Cayley, em uma reescrita orientada na arqueologia do saber proposta e discutida por Foucault (2007) e com o apoio teórico em Dreyfus (1991) analisamos o material histórico elaborado. Em seguida, fizemos uma pesquisa exploratória com turmas da graduação em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para avaliar a formação de imagens conceituais nos alunos participantes de dois cursos de álgebra baseado em um modelo tradicional de ensino. Além disso, realizamos outra experiência, na UFPA, com o ensino de álgebra envolvendo, conjuntamente, a inclusão da componente histórica (MENDES, 2001a; 2001b; 2006b), o desenvolvimento de múltiplas representações (DREYFUS, 1991) e a formação das imagens conceituais (VINNER, 1991). Avaliamos a eficácia da abordagem em termos da profundidade no alcance do aprendizado, ou seja, a imagem conceitual estabelecida na mente dos alunos. Ao final, apresentamos uma classificação, baseada em Dreyfus (1991), que relaciona períodos históricos do desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de grupo aos processos de representação, generalização, síntese e abstração, e uma proposta para um curso de álgebra na graduação em MatemáticaTese Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-28) Ferreira, Lúcia Helena Bezerra; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/0287865024067821; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Moura, Maria da Glória Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/7771877551818435; Brito, Antonia Edna; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138897Y2; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Sousa, Giselle Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da utilização da História da Matemática como um recurso mediador didático e conceitual, na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação, com o intuito de mostrar a importância da realização de Ateliês de História e Pedagogia da Matemática como contribuição na superação das dificuldades didáticas e conceituais desses professores com relação aos conteúdos abordados no Curso de Pedagogia, e que, posteriormente, eles têm de ensinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, partimos do princípio de que a compreensão histórica, social e cultural, sob um enfoque conceitual e didático, oportuniza aos alunos, de forma efetiva, o exercício seguro e justificado do ensino e aprendizagem da Matemática, de modo a contribuir para a superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem, costumeiramente ocorridas nas salas de aula dos anos iniciais. Neste sentido, organizamos um grupo de estudos, formados por alunos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática da Universidade Federal do Piauí, desenvolvemos cinco ateliês formativos em História e Pedagogia da Matemática, com carga horária de 20 horas cada um e quatro sessões de acompanhamento e assessoramento, perfazendo um total de 180 horas. A finalidade dos ateliês foi desenvolver estudos sobre a história da Matemática que pudessem subsidiar a formação conceitual e didática de um grupo de alunos das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, com vistas à elaboração de materiais didáticos e atividades baseadas nas informações extraídas dos estudos históricos realizados. Os produtos finais elaboradas foram utilizados na formação do próprio grupo, para, posteriormente, serem aplicados à formação de professores da rede pública de ensino de Teresina, na forma de um ateliê de História e Pedagogia da Matemática, visando superar problemas didáticos e conceituais decorrentes de sua formação de Licenciatura em Pedagogia. Com base nas informações obtidas, sugerimos novos encaminhamentos processuais em nível de ensino e extensão universitária que possam contribuir para a reorientação da formação inicial e continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chaves: Educação. História e Pedagogia da Matemática. Ensino Fundamental. Formação de ProfessoresTese A criatividade matemática de John Wallis na obra Arithmetica Infinitorum: contribuições para ensino de cálculo diferencial e integral na licenciatura em matemática(2017-02-24) Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Sad, Ligia Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/1714140036102231A pesquisa que originou este texto de tese de doutorado teve como objetivo examinar de que forma as ideias de John Wallis, emergentes na obra Arithmetica Infinitorum, datada de 1656, apresentou inovações que podem contribuir para o encaminhamento conceitual e didático de noções básicas da componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, avaliamos o potencial pedagógico da referida obra para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos, em particular as noções de integrais, com vistas ao melhoramento do entendimento dos estudantes acerca dessas ideias matemáticas, tratadas nos Cursos de Formação de Professores de Matemática. Por admitirmos que os alunos necessitam ampliar o número de trajetórias que levam ao desenvolvimento de uma ideia Matemática é que, neste trabalho, nos propusemos a responder a seguinte questão: como a exploração didática do exercício criativo de um matemático na história pode contribuir na abordagem pedagógica para o ensino de conteúdos de Cálculo e Análise na Licenciatura em Matemática? Para tal, apoiamo-nos em princípios de criatividade elaborados por Mihaly Csikszentmihalyi, que propôs um modelo para criatividade que leva em consideração o contexto social e cultural. Por considerarmos fundamental a explicação do ciclo do pensamento referente à invenção matemática, associamos a esses princípios os processos do Pensamento Matemático Avançado, proposto por Tommy Dreyfus, de modo que destacamos como esses processos se conectam com as noções de criatividade. Assim, formulamos um modelo para examinarmos a obra Arithmetica Infinitorum, indicando seus potenciais pedagógicos para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos baseado em um caráter investigativo. De maneira que foi possível estabelecermos uma proposta de conexão entre conhecimento matemático desenvolvido historicamente por diferentes matemáticos e seus potenciais conceituais epistemológicos, com a possibilidade de ser implementada na ação do professor de Matemática formador de professores de Matemática, com vistas a desenvolver competências e habilidades para uma futura atuação do professor em formação.Tese A matemática recreativa e suas potencialidades didático-pedagógicas à luz da teoria da objetivação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-20) Bezerra, Maria da Conceição Alves; Morey, Bernadete Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/7049377093050808; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Lopes, Maria Maroni; http://lattes.cnpq.br/2220543374873550; Anjos, Marta Figueredo dos; http://lattes.cnpq.br/1802642900191449; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180Esta pesquisa faz um estudo sobre Matemática Recreativa, abordando seus aspectos conceituais, didático-pedagógicos e as tarefas mais frequentes: jogos, quebra-cabeças matemáticos e Problemas Recreativos. A questão norteadora da pesquisa é: quais características da Matemática Recreativa podem ser evidenciadas por meio dos princípios da Teoria da Objetivação, potencializando seu uso em sala de aula? Como objetivo de pesquisa, nos propusemos a investigar contribuições teórico-metodológicas da Teoria da Objetivação para a proposição de tarefas de Matemática Recreativa em sala de aula. Nesse contexto, a tese estabelecida é que tarefas de Matemática Recreativa, elaboradas com base no Labor conjunto e na Ética Comunitária da Teoria da Objetivação, contribuem a formação matemática do estudante como cidadão em uma coletividade histórico-cultural. Para tal, realizamos um mapeamento de pesquisas em Matemática Recreativa a partir de Teses e Dissertações produzidas entre 1994 e 2018. Esse mapeamento contribuiu para a compreensão da Matemática Recreativa como uma abordagem metodológica que pode proporcionar motivação, prazer e diversão, entre outros aspectos positivos. Esse estudo possui uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, utiliza o método de análise multimodal e está fundamentado na Teoria da Objetivação. Assim, organizamos a proposta Didático-Pedagógica à luz da Teoria da Objetivação, de modo a apresentar aos estudantes de Licenciatura em Matemática a Matemática Recreativa em suas vertentes mais relevantes, tanto do ponto de vista de resolução de problemas como de reflexões pedagógicas. Desse modo, desenvolvemos a oficina exploratória Matemática Recreativa para professores e estudantes de Licenciatura em Matemática. Quanto à intervenção pedagógica foi composta por cinco tarefas a serem desenvolvidas com os licenciandos do Curso de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal). Contudo, da intervenção proposta, só foi aplicada a Tarefa 1. Quanto à análise da oficina, verificamos que estudantes e professores se mostraram interessados na leitura e na resolução do Problema Recreativo de forma divertida e prazerosa, promovendo um trabalho de cooperação humana, nutrido por uma ética de responsabilidade, compromisso e cuidado com o outro. Em relação à Tarefa 1 proporcionou aos licenciandos pensamentos éticos e reflexivos, pois trabalharam em um ambiente colaborativo por meio do Labor conjunto e sustentado por uma Ética Comunitária. Tais resultados indicam que a inserção de tarefas de Matemática Recreativa na formação de professores de Matemática possibilita maior dinamicidade e ludicidade nas aulas.Tese Objetiva(ação) da medida e contagem do tempo em práticas socioculturais e educativas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-14) Barros, Osvaldo dos Santos; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437; Silva, Maria José Ferreira da; ; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; ; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625Esta tese descreve a analisa alguns processos estabelecidos e praticados por dois grupos socioculturais acerca da objetiva(ação) da medição do tempo, mobilizados de algumas práticas sócio-históricas como o uso do gnômon, do relógio de Sol e a leitura e interpretação dos movimentos das constelações celestes, em contextos culturais como as comunidades indígenas e de pescadores do estado do Pará. A finalidade do estudo foi descrever a mobilização de tais práticas sócio-históricas na elaboração de matrizes para o ensino de conceitos e habilidades geométricas relacionadas a ângulos, semelhança de triângulos, proporcionalidade e simetria na formação de professores de Matemática. O registro de toda a trajetória de investigação das práticas sócio-históricas, da ação formativa, foi realizado com base nos pressupostos epistemológicos da Educação Etnomatemática, propostos por Vergani (2000, 2007) e D Ambrosio (1986, 1993, 1996, 2001, 2004). e nas concepções de Alain Bishop acerca da Enculturação Matemática. Ao final do estudo apresento minhas impressões quanto às contribuições mobilizadas das práticas sócio-históricas e culturais para a matemática escolar, no sentido de dar significação à formação conceitual e didática dos alunos, principalmente nas implicações da Educação Etnomatemática proposta por Vergani (2000, 2007) para a formação de futuros professores de MatemáticaTese Pelos caminhos das idéias e da existência: a propósito das cartografias de J. T. de Moura Filho(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-23) Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/4291670232604529; Santo, Adilson Oliveira do Espírito; ; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Pereira, Francisco de Assis; ; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169O presente estudo teve como objetivo investigar a trajetória intelectual, pessoal e profissional de José Tavares de Moura Filho. Engenheiro civil que se dedicou à Ciência Cartográfica, mesmo não sendo cartógrafo, e à literatura. Aos 65 anos de idade, já com a aposentadoria, passou a se dedicar a escrever seus livros e a conhecer o mundo, como dizia. Foram nove livros escritos, sendo cinco de poesias, prosas e contos, e quatro de cunho cartográfico. Publicou seus livros de forma independente. Escrevia e sua esposa Elza datilografava. Anos mais tarde, o próprio autor passou a digitar no computador. Ele mesmo produzia a capa, como um bom desenhista que foi. Depois de pronto, ia procurar a gráfica, mais tarde uma editora, para que reproduzissem seus escritos. Gostava de afirmar que preferia custear seus livros do que comprar um carro novo, e assim fez. Faleceu aos 82 anos de idade, deixando um rico material para os jovens estudantes, aqueles que leem, como sempre fazia ao dedicar seus livros. Para alcançar os objetivos deste estudo, usouse como referencial teórico alguns autores que tratam da historiografia, história oral, itinerários de intelectuais e da história das idéias, como Garnica, Nóvoa, Barros, Bosi, Le Goff dentre outros. Nessa perspectiva, construiu-se uma arqueologia das ideias e da existência de Moura Filho, de modo a apontar contribuições para o ensino da matemática a partir de sua obraTese Problemas e modelos que contribuíram com o desenvolvimento do cálculo diferencial e integral: dos gregos à Newton(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-25) Silva, Maria Deusa Ferreira da; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/3035450120770104; Santo, Adilson Oliveira do Espírito; ; http://lattes.cnpq.br/5870609258842071; Silva, Maria José Ferreira da; ; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176Esta tese de Doutorado teve como objetivo fazer uma (re)construção histórica do desenvolvimento Conceitual do Cálculo Diferencial e Integral olhando-o como uma construção de modelos, dos gregos a Newton. Tais modelos eram gerados a partir de problemas que foram sendo propostos ao longo da história e iam sendo modificados à medida que novos problemas eram postos e o conhecimento matemático avançava. Nessa perspectiva, busco também mostrar que esse processo envolveu uma legião de matemáticos/filósofos da natureza, tendo início com as especulações de natureza científica e filosófica dos antigos gregos e culmina com o trabalho de Newton, no século XVII. Além disso, nesse processo de reconstrução do desenvolvimento conceitual do cálculo apresento e analiso os problemas propostos (questões em aberto), modelos gerados (questões respondidas) bem como as condições sociais, econômicas, políticas e religiosas envolvidas no processo. O trabalho está dividido em seis capítulos mais as considerações finais. No capítulo 1 apresento como a pesquisa se configurou a partir das minhas motivações e experiências. Delineio os caminhos percorridos para o refinamento da pergunta diretriz e apresento o objeto de e os objetivos da pesquisa e fecho o capítulo apresentando os campos teóricos em que a pesquisa se fundamenta, os quais denominei de Campos Teóricos de Investigação (CTI). No capítulo 2 discorro sobre cada um dos Campos Teóricos de Investigação, introduzidos no final do primeiro capítulo. Nessa discussão procuro ligar os CTI com a pesquisa. No capítulo 3 delimito e discuto as escolhas metodológicas com base nos campos teóricos em que a pesquisa se assenta. Então, nos capítulos 4,5 e 6, apresento o corpus principal da pesquisa, ou seja, reconstruo a história do cálculo numa perspectiva de construção de modelos (questões respondidas) a partir a dos problemas geradores (questões e aberto), analisando as contribuições dos gregos antigos ( capítulo 4), pós-gregos, especialmente, a contribuição dos romanos, indus, árabes e as contribuições na Idade Média (capítulo 5). Retomo o renascimento europeu e as contribuições dos filósofos/cientistas até culminar com o trabalho de Newton (capítulo 6). Finalmente, nas considerações finais, relato minhas impressões sobre o desenvolvimento da pesquisa e de como asseguro que a pergunta diretriz e os objetivos foram alcançados. Por último, delineio uma proposta de curso de Cálculo Diferencial e Integral tendo como eixo os três últimos capítulos da tese