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Navegando por Autor "Ramalho, Ivone Priscilla de Castro"

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    TCC
    A brincadeira e suas implicações no desenvolvimento infantil: recorte da experiência do Programa Trilhas Potiguares/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lima, Flaviana Santos de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane Bezerra
    Contribuir sobre o tema “brincadeira, o lúdico na educação infantil” é extrair opções de auxiliar melhor o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, além de somar na melhora da prática do professor. Partindo deste princípio o trabalho teve como objetivo explicitar do ponto de vista teórico, didático- pedagógico e metodológico o papel que a brincadeira deve e pode ocupar na relação de ensino – aprendizagem, tomando-se como referência o Programa Trilhas Potiguares da UFRN. Neste programa foram realizadas palestras com os professores da educação infantil das escolas da prefeitura do município de Martins/RN. Tem como fundamento os seguintes referenciais teóricos: Kishimoto (1994), Vygotsky (1998), Piaget (1975), RCNEI (BRASIL 1998), dentre outros. O brincar está presente na identidade de toda infância, e não deve ser vista apenas como um passatempo, principalmente pelos próprios professores. Os mesmos devem contribuir de forma que o momento lúdico seja também espaço de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento integral das crianças. Pois a brincadeira, o ato de brincar é de suma importância para o desenvolver do indivíduo, seja cognitivamente, afetivamente, a criança no brincar apropria-se do mundo que a cerca. O brincar é direito da criança, assim como vários outros direitos já conquistados, e precisa ser visto como tal. Por tanto nada melhor que o professor, que tem a tarefa de educar, construir aquele ser em formação, se aproprie do brincar como identidade da infância e forma integral do desenvolvimento da criança. Portanto o trabalho visa contribuir com a reflexão acerca do papel que a brincadeira deve ocupar na educação, contribuindo no desenvolvimento infantil e nas práticas pedagógicas dos professores da educação infantil
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    TCC
    A capoeira como ferramenta metodológica na educação infantil: um relato de práticas educativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-07) Diniz Júnior., Marcos Luiz Bezerra; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O presente trabalho apresenta um relato reflexivo a partir das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado para a Formação de Professores na Educação Infantil, ocorrido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no município do Natal/RN. A turma na qual foi realizado era de nível II, com crianças de faixa etária entre 3 e 4 anos. A proposta do estágio era aplicar um projeto intitulado “Capoeira na Educação Infantil: consciência corporal e musical a partir do movimento” utilizando a capoeira como ferramenta metodológica tendo como objetivo o desenvolvimento psicomotor da criança, bem como sua expressividade corporal. Tendo como base os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil – RCNEI (BRASIL 1998), e trazendo uma perspectiva sociointeracionista de Vygotsky para o contexto. Para o desenvolvimento da prática, foi utilizado, com algumas adaptações, o método Brincadeira de Angola, desenvolvido por Omri Breda (2015), que ressalta a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. No decorrer da produção, são trazidas diversas reflexões sobre as situações em aula, considerando o desenvolvimento da consciência corporal na criança e suas reflexões para a posterioridade. É possível concluir no estudo, diante da prática, a concretização da importância desse desenvolvimento.
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    TCC
    A educação de crianças e adolescentes hospitalizados: O papel do pedagogo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Antunes, Natália de Sousa; Araujo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Souza, Louize Gabriela Silva de
    Esse estudo teve por objetivo investigar o papel do pedagogo no ambiente hospitalar como também quais atividades podem ser desenvolvidas por ele dentro dessas instituições, segundo os ordenamentos legais que regulamentam a prática do atendimento educacional hospitalar. Foram estudadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades do processo educacional dentro do ambiente hospitalar, assim como os benefícios proporcionados pelo contato do pedagogo/familia, da parceria entre a equipe que cuida do aluno e o pedagogo. A pesquisa bibliográfica foi realizada através de revisão de literatura tendo como principais fontes: Brasil (2002); Matos e Mugiatti (2001); Ortiz e Freitas (2005); Garcia (2002); Caiado (2003) entre outros. Ela possuiu também um caráter exploratório, visto que possibilita proximidade com o objeto de estudo, bem como um aprimoramento de ideias. A análise da literatura especializada permitiu compreender as possibilidades da atuação pedagógica no ambiente hospitalar no processo de tratamento da saúde da criança e adolescente hospitalizados. Nesse contexto, concluiu-se que há muitas formas do pedagogo trabalhar no ambiente hospitalar, pois onde há necessidade de uma ação educativa, dever haver o ato pedagógico, dado que a educação não se delimita apenas no modelo de ensino tradicional.
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    TCC
    A escola no hospital: A relevância da classe hospitalar e as contribuições político-pedagógicas na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-06) Lopes, Sônia Cristina de Jesus; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    A pesquisa aqui apresentada objetivou analisar as contribuições político pedagógicas oportunizadas a partir da implementação da classe hospitalar na unidade pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Na perspectiva de ampliar o discurso relativo a relevância desse serviço de ensino, em um contexto não escolar de educação. Assim, a partir da revisão da literatura relativa às abordagens pedagógicas que tratam da educação especialmente no âmbito da Classe Hospitalar (MATOS, MUGIATTI, 2009), como também por meio dos registros, das observações participantes (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e dos questionários realizados no lócus da pesquisa, tendo como colaboradoras as pedagogas atuantes na Classe Hospitalar da ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) situado no bairro de Petrópolis, Natal-RN. No processo de análise dos dados de campo trabalhamos com o estudo da legislação brasileira no tocante a essa temática, bem como a investigação de pressupostos teóricos que conferem o devido respaldo científico na área da aprendizagem e hospitalização escolarizada. O estudo caracteriza-se pela abordagem de pesquisa qualitativa em educação de cunho exploratório, buscando-se como resultado a compreensão da importância da implementação dessa modalidade de ensino, na perspectiva da garantia do direito à Educação e do desenvolvimento biopsicossocial do aluno hospitalizado.
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    TCC
    A importância da afetividade no desenvolvimento da criança: relatos de uma experiência na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Rodrigues, Juliana da Silva; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima
    Este relato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil, na Escola Lápis de Cor, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal-RN. Parte-se da compreensão de que o estágio contribui para a formação docente ao propiciar a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e essas relações (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse sentido, utiliza-se como estratégia metodológica o recurso das narrativas e/ou relatos autobiográficos (JOSSO, 2004; SOUZA, 2006), com o intuito de refletir sobre o processo de formação que percorrido durante o estágio supervisionado. Assim, discorre-se brevemente sobre a trajetória de (auto) formação, sobre a atuação no estágio diante da proposta de se conceber um planejamento aberto para trocas de saberes e experiências entre professor e alunos, levando-se em consideração, sobretudo, a importância da afetividade nesse processo. Com isso, enfatizam-se as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. Essa concepção norteou as experiências do estágio, que, de certa forma, conseguiram superar muitos desafios apresentados inicialmente pela turma da educação infantil.
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    TCC
    A importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Ribeiro, Larissa Ericka de Araújo; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Rocha, Maria Simone Maria da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    Com a perspectiva de ampliar as discussões e ações sobre a educação para além dos muros escolares, abordaremos nesta pesquisa a importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN). A escola da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a relevância desse serviço na instituição. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo investigar a importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do HUOL, garantido o direito da continuidade de crianças e adolescentes continuarem estudando, quando estão impossibilitados de frequentarem a escola regular. A metodologia utilizada foi a Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional que “envolve a obtenção de dados tendencialmente descritivos, obtidos no contato direto do pesquisador com a situação estudada, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p.13). Como procedimentos para obtenção dos dados, utilizamos: análise de documentos oficiais e autores que discutem a temática, entrevista semiestruturada com as pedagogas que atuam na classe hospitalar da instituição e observação participante, a fim de responder o objetivo proposto. Os resultados obtidos de acordo com esta pesquisa, confirmam a importância da implementação de classe hospitalar na ala pediátrica do HUOL. Percebeu-se que com a implementação, houve uma melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes/alunos internados no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), com o fazer pedagógico realizado de acordo com a realidade dos mesmos no intuito de darem continuidade aos seus estudos amenizando assim, possíveis perdas provocadas pelo afastamento da escola.
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    TCC
    A importância do brincar para o desenvolvimento das crianças da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-06) Nascimento, Jennifan Larissa Antonino da Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Vieira, Giane Bezerra
    O presente trabalho visa realizar uma análise acerca da importância do brincar na Educação Infantil. O objetivo central do estudo é analisar e refletir sobre as contribuições do brincar para o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e qual a importância que os professores dão para este momento no cotidiano em sala de aula, compreendendo o significado de brincar e o universo lúdico, que as crianças utilizam nas brincadeiras. Para tanto foi realizada uma pesquisa em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Natal/RN, com o intuito de analisar como se dá o momento da brincadeira na escola de educação infantil diante da atuação dos professores. Com base na abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo foi realizado por meio de observações em salas dos níveis III e IV e aplicação de questionários com professores destes níveis, instrumentos de pesquisa essenciais para analisar e relacionar a teoria com a prática, o que os autores falam a respeito da brincadeira e o que foi percebido na realidade escolar sobre: como os professores da Educação Infantil vêm trabalhando com a brincadeira durante sua prática pedagógica e quais suas consequências e contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Por meio da pesquisa realizada, percebi que o brincar está presente no cotidiano da escola de Educação Infantil, e por meio dele, as crianças encontram a oportunidade de se expressar, imaginar, aprender e se desenvolver, então, assim como a escola, os professores também estão cientes da importância dessa atividade para o desenvolvimento dos seus alunos. Portanto, a escola deve proporcionar as crianças, espaços e tempos para que o brincar aconteça, proporcionando a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento físico e intelectual. É importante a reflexão do professor sobre sua própria prática pedagógica por meio da formação continuada, atualizando seus conhecimentos sobre a ludicidade, abrindo-se para estratégias que reconheçam a significância dessa atividade no processo de ensino-aprendizagem.
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    TCC
    A inclusão de conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar (APH) nos cursos de pedagogia: uma reflexão sobre as práticas curriculares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Melo, Raylla Patrícia Tinoco Cortes de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Mônica Karina Santos
    Este artigo apresenta um estudo bibliográfico acerca da necessidade da inclusão de conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar (APH) nos cursos de pedagogia, levando a uma reflexão sobre as práticas curriculares. O presente estudo foi elaborado a partir da experiência da pesquisadora enquanto técnica em enfermagem e estudante do curso de pedagogia, o que a possibilitou notar a falta de relevância por parte dos gestores escolares e a pouca instrução do profissional educador em zelar pela saúde dos alunos em situações de risco. Neste sentido, a referida pesquisa constatou que esse déficit ocorre devido aos profissionais da área educacional não terem o conhecimento acerca dos primeiros socorros, o que indica a relevância do estudo proposto. Pensando-se nisso, a pesquisadora lançou suas próprias apostas ao propor o componente curricular sobre primeiros socorros nos cursos de pedagogia.
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    TCC
    A influência da afetividade no trabalho pedagógico em creches
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-15) Lima, Angelúcia Pereira de Almeida; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O presente artigo trata da influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 3 anos. Situa e define a importância afetiva no processo de desenvolvimento das crianças a partir da teoria walloniana, destacando a valorização das emoções como sendo tão importante quanto o aspecto cognitivo para a aprendizagem do sujeito. A pesquisa bibliográfica partiu da necessidade de entender melhor como o fator emocional interfere no processo ensino-aprendizagem e como isso é tratado na prática docente do dia a dia das creches. Compreende que o tema é de extrema subjetividade, o que não esgota as reflexões acerca da temática neste trabalho, pois muito se tem a conhecer e apreender sobre a relevância da afetividade para o desenvolvimento integral da pessoa humana. A partir das leituras realizadas, pôde-se concluir que é necessário que os professores da educação Infantil ampliem seus conhecimentos sobre afetividade, conheçam os estados emocionais e suas manifestações no contexto de sala de aula, visando favorecer positivamente o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças pequenas.
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    TCC
    A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Rocha, Edimara da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Mônica Karina Santos
    O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel.
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    TCC
    A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem: memórias de uma trajetória de formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-21) Oliveira, Sirleyne Karmuratti Silva de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Momo, Mariângela
    Este trabalho monográfico tem como objetivo principal discutir sobre a importância da ludicidade nos diversos contextos educativos. A autora discute a temática a partir da construção de suas próprias narrativas autobiográficas acerca das memórias de sua trajetória de formação, com o intuito de refletir a respeito de práticas educacionais significativas e com caráter lúdico as quais vivenciou. Neste sentido, narra sobre os métodos de ensino mais inovadores desde a educação infantil até a universidade. Além da metodologia das narrativas autobiográficas, a autora utiliza de pesquisa bibliográfica para discorrer sobre a importância do lúdico como estratégia de ensino, enfatizando o papel do professor e as contribuições do lúdico na construção do conhecimento. O referido estudo expõe, ao final, as alternativas lúdicas que podem ser trabalhadas por professores/as nos diversos níveis de ensino. A monografia apresenta como principais interlocutores/as os/as seguintes autores/as: Almeida (2013); Kraemer (2010); Candau (2012; 2013); Veiga (2012).
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    TCC
    A música enquanto linguagem na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Bruna Cristina da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    Na perspectiva de ampliar as discussões sobre a música enquanto linguagem no trabalho pedagógico na sala de aula, abordamos neste estudo sua significância para a formação da criança durante a etapa da educação infantil. A escolha desta temática se explica pela curiosidade de como explorar o ensino da música enquanto linguagem, de maneira integradora, no qual a musicalidade ocupe o papel de protagonista nas práticas educativas, tendo em vista o desenvolvimento da criança. Este trabalho pretende apresentar direcionamentos e problemáticas auto-reflexivas sobre o uso desse artefato cultural na educação infantil por meio de estudos e pesquisas que subsidiam como instrumento de aproximação, desenvolvimento e estimulação ao contexto das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de estudos, na intenção de confrontá-los e responder dúvidas sobre esta temática. Os resultados possibilitaram uma confirmação sobre a importância da música enquanto linguagem na educação infantil de maneira a favorecer ainda mais a docência. Foi constatado que a música é relevante ao processo de ensino na educação infantil, pois a criança sente o desejo em aprender por meio da música através de atividades lúdicas, do que exercícios sem intervenção do professor. Portanto, concluiu-se que a música integrada ao processo de ensino orienta a criança a ocupar um espaço crítico e reflexivo frente à sociedade, pois, o professor, utilizando tais recursos, possibilita estágios cognitivos capazes de tornar a criança um sujeito ativo e participativo na sociedade.
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    TCC
    A organização do espaço e do tempo escolar nas instituições de Educação Infantil do município Jardim do Seridó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nunes, Cláudio Dias; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O Presente artigo tem como objetivo analisar, reflexivamente, sobre a organização do espaço e do tempo escolar nas instituições de Educação Infantil no município de Jardim do Seridó/RN. A discussão sobre a temática, torna-se necessária para um melhor entendimento das práticas pedagógicas e curriculares para essa etapa de ensino. Esperamos que o presente trabalho possa contribuir para que os profissionais envolvidos nessa etapa de ensino reflitam sobre essa questão e, organizem as escolas proporcionando aos que nela estudam um ambiente, acolhedor e estimulante, propiciando assim uma aprendizagem prazerosa e significativa para as crianças que dela fazem uso. A pesquisa está consolidada a partir de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa exploratória realizada nas instituições dessa etapa de ensino no referido município; na qual, fundamentamos a partir documentos oficiais vigentes como os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para as instituições de educação Infantil (BRASIL, 2008); Os Parâmetros de Qualidade para Educação Infantil (BRASIL, 2008); As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, (BRASIL, 2010); Os Referenciais Curriculares para Educação infantil (BRASIL, 2008), bem como a contribuição de teóricos como, Barboza (2000), Oliveira, Goldschmied, Jackson (2006), HANK (2006), MELLO (2011), FRISON (2008).
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    TCC
    A prática pedagógica no 5º ano do ensino fundamental: relatório reflexivo de estágio supervisionado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-04) Oliveira, Fernanda Lima de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    O presente trabalho aborda o relato reflexivo da prática pedagógica vivenciada por mim, enquanto aluna da disciplina: “Atividade Especial Coletiva -Estágio Supervisionado de Formação de professores II”, numa turma do 5° ano do Ensino Fundamental, situada em uma escola estadual da rede pública de ensino localizada em Natal- RN.O estágio supervisionado é um pressuposto importante na vida acadêmica do estudante de Pedagogia, uma vez que, oportuniza a este a pôr em prática todos os conhecimentos aprendidos na literatura acadêmica, exigindo a busca constante de subsídios para uma boa prática de ensino, na perspectiva de oferecer as condições necessárias para que a aprendizagem se dê de forma satisfatória aos futuros alunos. Nesse sentido, o presente estágio foi dividido em duas partes - observação e regência de aulas. Na observação foi feito o diagnóstico da escola, de seus ambientes, funcionários, professores e alunos. Como também, o diagnóstico descritivo, caracterizando a realidade escolar, como, estrutura física, caracterização socioeconômica da comunidade, perfil da coordenação pedagógica, entre outros. Nessa mesma etapa, fui dirigida a sala de aula onde iria fazer o estágio. E tive a oportunidade de observar a prática de ensino do professor, entender como se dava a dinâmica da sala, observar como era sua organização interna e a relação estabelecida entre o professor e os alunos.Na segunda parte do estágio, configurada pela regência, fomos orientadas, eu e minha colega parceira no estágio, a dar continuidade a proposta de trabalho do professor titular da sala, contida dentro do projeto “Brinquedos e Brincadeiras” elaborado por ele. Assim, foram planejadas atividades interdisciplinares que envolviam a Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Educação Física dentro do projeto, que contemplaram os dez dias de regência.
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    TCC
    A relação do cuidar e educar através da alimentação saudável na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-15) Teixeira, Andressa Layse Sales; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Schulz, Luciane; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    Trabalhar sobre o tema alimentação saudável na educação infantil irá contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional, entre outros, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para a criança. Pensando nessa perspectiva o trabalho teve como objetivo apresentar algumas considerações sobre o papel do pedagogo e a educação alimentar das crianças inseridas na educação infantil, como também as contribuições ao realizar ações de cuidar e educar através da alimentação saudável. Para isso, foi necessário realizar entrevistas e aplicar questionários com professores de dois Centro Municipais de Educação Infantil na cidade do Natal/RN. Tem como alicerce alguns referenciais teóricos: Mello (2012), Weiss (1999), Loureiro (2004), Bezerra, Guimarães e Pinto (2010), Gonçalves (2008), RCNEI (BRASIL, 1998), dentre outros. A ação de estimular as crianças a ter o hábito de consumir alimentos que favoreçam a saúde e o desenvolvimento delas não se deve partir apenas da família e dos profissionais de saúde, os próprios professores podem contribuir nessa promoção de saúde desde a educação infantil. Pois, a alimentação saudável é muito importante para o crescimento e desenvolvimento delas, além de ajudar no processo de ensino aprendizado. Nada melhor do que o próprio educador que convive semanalmente com as crianças para fornecer informações sobre bons hábitos alimentares, promovendo atividades que auxiliem nas suas práticas pedagógicas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Então, essa pesquisa visa contribuir com reflexões acerca do papel do professor da Educação Infantil na contribuição das suas ações frente as práticas pedagógicas relacionadas ao tema alimentação saudável, além de proporcionar a visão e o posicionamento das professoras dos centros pesquisados acerca dos conhecimentos que tem sobre o assunto.
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    TCC
    Aprender brincando, brincar aprendendo: O lúdico e o seu papel na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Barbosa Jr, Aldo Nicácio; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Aquino, Fernanda Mayara Sales de
    Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como principal objetivo discutir sobre a importância do lúdico no contexto da Educação Infantil, demonstrando suas principais contribuições. O texto está subdividido em duas partes. Na primeira, o autor descreve sobre a importância do lúdico como estratégia de ensino, fazendo uso de eixos temáticos que retratam o papel da escola e o papel do professor no contexto da ludicidade e alguns métodos e procedimentos que podem ser considerados importantes para essa prática. Na segunda parte, discorre sobre alternativas lúdicas na Educação Infantil, que foram planejadas e sugeridas pelo próprio autor. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciam que o lúdico colabora fundamentalmente para o desenvolvimento da criança, demonstrando a necessidade de sua incorporação nas práticas pedagógicas. Compreende-se, portanto, que o referido trabalho pode ser relevante para o desenvolvimento de outros estudos na área, tendo como ponto de partida as sugestões apresentadas por meio das alternativas lúdicas.
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    TCC
    As expressões da violência nas Escolas Municipais de Parnamirim/RN: Uma análise a partir da visão dos gestores escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Valéria Regina Carvalho de; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Aquino, Fernanda Mayara Sales de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Souza, Louize Gabriela Silva de
    Com vistas a analisar as expressões da violência nas escolas municipais de Parnamirim/RN, a partir da visão dos gestores escolares, este artigo foi construído. Assim, apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou as expressões da violência e a frequência em que estas ocorrem em oito (8) escolas que atendem ao público de Ensino Fundamental I e II no diurno e ao público de EJA no turno noturno, com destaque para o I semestre do ano de 2016. Para tanto, reflete sobre a violência e as suas diversas expressões e o papel do gestor escolar. Por fim, constata que as análises demonstram a desconstrução da ideia partilhada por uma parte considerável da equipe escolar de que a juvenilização da EJA seja uma determinante para a violência sofrida pelas escolas e aponta como sendo algumas formas de atuar junto a temática da violência no contexto escolar com vistas a preveni-la: a necessidade do gestor escolar buscar desenvolver um trato para com as situações que requerem o respeito a heterogeneidade, considerando a existência de diferentes padrões culturais e também a adoção de ações que busquem mediar conflitos que potencialmente podem vir a ser situações materializadas em alguma expressão das diversas formas assumidas pela violência.
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    TCC
    As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Damiana Batista Sales da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Souza, Louize Gabriela Silva de
    O presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: quais estratégias podem ser utilizadas para desconstruir estereótipos relacionados à raça e etnia no contexto da primeira infância? A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato de a temática da diversidade ser bastante recorrente e necessária na contemporaneiedade, algo destacado, inclusive, nas políticas públicas para a primeira infância. No desenvolvimento do trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise dos documentos oficiais, analisando as proposições para se trabalhar a diversidade no contexto da educação infantil. As conclusões evidenciaram que o currículo, partindo de uma construção coletiva nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, torna-se imprescindível para colaborar no combate ao racismo/preconceito. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Finco e Oliveira (2011); Silva (2011); Canen (2010); Gomes (2010); Ropoli (2010); entre outros.
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    TCC
    As rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC - Apodi/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Silva, Joyce Gomes da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Giane Bezerra Vieira e Ivone Priscilla de Castro Ramalho; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    Com a perspectiva de ampliar as discussões e as ações sobre a rotina escolar, abordaremos neste estudo as rotinas nas práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança - CAIC – Apodi/RN. A escolha da temática se justifica pela necessidade de melhor compreender a importância da rotina nas práticas pedagógicas na referida instituição de ensino, e conhecer quais as concepções dos docentes sobre a rotina, avaliando se a mesma contribui para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas da rotina na Creche Sonho de Criança – CAIC – Apodi/RN. Assim, pretendemos apresentar a contribuição da rotina no processo ensino-aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada foi o estudo do referencial teórico/bibliográfico e pesquisa de campo de caráter exploratório, com investigação qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com questões objetivas e subjetivas para cada profissional que atua em sala de aula, a fim de responder aos objetivos propostos. De acordo com esta pesquisa, confirmou-se a importância da rotina nas práticas pedagógicas na instituição de ensino, na qual a mesma contribui bastante no processo ensino-aprendizagem das crianças pequenas. Constatou-se que o grupo entrevistado (as educadoras infantis) reconhece a rotina como um elemento imprescindível para a educação infantil. Conclui-se que a rotina é parte integrante do planejamento e das práticas pedagógicas da Creche Sonho de Criança, localizada no município de Apodi – Rio Grande do Norte.
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    TCC
    Atendimento educacional hospitalar: a atuação do Pedagogo no contexto hospitalar – um estudo teórico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-15) Sena, Sâmela Ritchely Antunes de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Rocha, Simone Maria da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro
    Este estudo tem por objetivo discutir a formação profissional do pedagogo, considerando as exigências da contemporaneidade, no intuito de atender as necessidades socioeducativas no contexto não escolar Hospital. Dessa forma, foram analisadas as questões que envolvem os limites e as possibilidades de atuação do professor no âmbito hospitalar, assim como os benefícios da educação no contexto hospitalar e a promoção da saúde e do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. Assim, esta pesquisa de caráter bibliográfico se debruçará na investigação da literatura, por meio do estudo de subsídios teóricos. Conforme Gil (2007), a pesquisa bibliográfica possui caráter exploratório, uma vez que possibilita proximidade com o objeto de estudo, bem como um aprimoramento de ideias. Nesse sentido, a análise da literatura especializada permite compreender que as possibilidades da atuação pedagógica no ambiente hospitalar são crescentes e que essas ações contribuem no processo de tratamento da saúde da criança hospitalizada, uma vez que esse atendimento educacional é participante da atenção integral às necessidades da criança internadas. Além disso, possibilita a percepção de que a educação não se restringe apenas a um modelo, local e forma de execução, de modo que a função de professor não deve ser limitada e onde houver a necessidade de ações educativas, deverá haver o ato pedagógico.
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