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TCC A importância dos jogos na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-28) Lopes, Josefa Eliene dos Santos Silva; Souza, Louize Gabriela Silva de; Souza, Louize Gabriela Silva de; Reis, Mônica Karina Santos; Aquino, Fernanda Mayara Sales deO trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência do estágio supervisionado realizado na Escola Municipal Miriam Gomes Rocha Vieira, localizada em Jaçanã/RN, mais especificamente com a turma de Pré I da educação infantil. Tem por objetivo refletir acerca da importância do uso dos jogos como estratégia metodológica para auxiliar na aprendizagem das crianças, de forma lúdica e significativa. No trabalho, a Educação infantil assume um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e pessoal da criança. No ambiente escolar a criança compartilha saberes, brinca, se diverte e aprende. O uso e a busca por novas metodologias de ensino são cada vez mais frequentes, visto que a educação se faz em sintonia com as demandas sociais e históricas, renovando-se cada dia. Os jogos educativos surgem como mais uma estratégia de ensino que visa promover uma aprendizagem significativa. Enquanto estratégias de investigação foram utilizadas técnicas de observação participante com registros fotográficos dos jogos e das atividades realizadas durante os jogos. Para realização desta pesquisa foram consultados diversos trabalhos dentre os principais autores destacam-se: Freire (1996), Kishimoto (1997), Oliveira (2002) Paro (2001) e Wajskop (1995 e 2012). Por meio dos resultados obtidos com a aplicação dos jogos ficou evidente o interesse das crianças em aprender brincando. Consideramos que, sem dúvida, as diversas estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para a Educação Infantil, enfatizando os jogos, se constituem numa ferramenta interessante e positiva para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do educando.TCC A inclusão de conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar (APH) nos cursos de pedagogia: uma reflexão sobre as práticas curriculares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Melo, Raylla Patrícia Tinoco Cortes de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosEste artigo apresenta um estudo bibliográfico acerca da necessidade da inclusão de conhecimentos sobre atendimento pré-hospitalar (APH) nos cursos de pedagogia, levando a uma reflexão sobre as práticas curriculares. O presente estudo foi elaborado a partir da experiência da pesquisadora enquanto técnica em enfermagem e estudante do curso de pedagogia, o que a possibilitou notar a falta de relevância por parte dos gestores escolares e a pouca instrução do profissional educador em zelar pela saúde dos alunos em situações de risco. Neste sentido, a referida pesquisa constatou que esse déficit ocorre devido aos profissionais da área educacional não terem o conhecimento acerca dos primeiros socorros, o que indica a relevância do estudo proposto. Pensando-se nisso, a pesquisadora lançou suas próprias apostas ao propor o componente curricular sobre primeiros socorros nos cursos de pedagogia.TCC A influência da afetividade no trabalho pedagógico em creches(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-15) Lima, Angelúcia Pereira de Almeida; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Souza, Louize Gabriela Silva deO presente artigo trata da influência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 3 anos. Situa e define a importância afetiva no processo de desenvolvimento das crianças a partir da teoria walloniana, destacando a valorização das emoções como sendo tão importante quanto o aspecto cognitivo para a aprendizagem do sujeito. A pesquisa bibliográfica partiu da necessidade de entender melhor como o fator emocional interfere no processo ensino-aprendizagem e como isso é tratado na prática docente do dia a dia das creches. Compreende que o tema é de extrema subjetividade, o que não esgota as reflexões acerca da temática neste trabalho, pois muito se tem a conhecer e apreender sobre a relevância da afetividade para o desenvolvimento integral da pessoa humana. A partir das leituras realizadas, pôde-se concluir que é necessário que os professores da educação Infantil ampliem seus conhecimentos sobre afetividade, conheçam os estados emocionais e suas manifestações no contexto de sala de aula, visando favorecer positivamente o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças pequenas.TCC A literatura de cordel no contexto da alfabetização de jovens e adultos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Rocha, Edimara da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da literatura de cordel como possibilidade de potencializar a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com esse assunto surgiu da necessidade de investigar sobre como a literatura de cordel poderia contribuir de forma significativa na potencialização da alfabetização de jovens e adultos, por ser um tipo de poesia que faz parte da cultura popular e perpassa pela trajetória de muitas gerações que hoje também se encontram no universo da EJA. Ao levantar os estudos sobre o caso é possível apontar como ocorre a alfabetização de jovens e adultos com a inserção da literatura de cordel e entender a cultura literária cordelista, interligando com a questão de sua utilização no processo de alfabetização de jovens e adultos. Para isto, foi realizado estudos sobre a literatura de cordel, alfabetização e EJA alicerçados em: Marinho e Pinheiro (2012); Paiva et al. (2003); Leal et al. (2010); Silva et al. (2010); Soares et al. (2011); Soek et al. (2009); Corrêia (2017); Galvão (2002); Silva (2017); Carmo (2016). Como também, utilizou-se uma abordagem exploratória-descritiva, usando o método qualitativo para análise. Para atingir os objetivos do estudo, foi escolhido professoras da EJA de acordo com os parâmetros estabelecidos pela investigadora. Enquanto aos instrumentos de coleta de dados e análise dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e uma análise de conteúdo. A partir dos resultados, observou-se que o potencial da literatura de cordel é percebido pelos atores envolvidos, reconhecem os benefícios e importância do uso da literatura popular no processo de alfabetização de jovens e adultos, como um recurso relevante para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura, escrita, criatividade e oralidade dos educandos. Pretendemos contribuir na prática dos professores da EJA na inserção de gêneros textuais ao alfabetizar jovens e adultos, especialmente na utilização da literatura de cordel.TCC As relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Damiana Batista Sales da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Souza, Louize Gabriela Silva deO presente estudo bibliográfico tem como objetivo principal discutir sobre as relações étnico-raciais nas práticas pedagógicas da educação infantil, enfatizando o papel do currículo e a importância da construção coletiva de propostas pedagógicas nas instituições dessa etapa educativa. A pesquisa busca responder ao seguinte problema: quais estratégias podem ser utilizadas para desconstruir estereótipos relacionados à raça e etnia no contexto da primeira infância? A relevância desta pesquisa justifica-se pelo fato de a temática da diversidade ser bastante recorrente e necessária na contemporaneiedade, algo destacado, inclusive, nas políticas públicas para a primeira infância. No desenvolvimento do trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica e análise dos documentos oficiais, analisando as proposições para se trabalhar a diversidade no contexto da educação infantil. As conclusões evidenciaram que o currículo, partindo de uma construção coletiva nas propostas pedagógicas das instituições de educação infantil, torna-se imprescindível para colaborar no combate ao racismo/preconceito. Como principais interlocutores, utilizamos os seguintes autores: Finco e Oliveira (2011); Silva (2011); Canen (2010); Gomes (2010); Ropoli (2010); entre outros.TCC A avaliação do ensino e sua relação com a educação especial: um relato de experiência sobre um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Delerino, Jéssica Bárbara Valentim dos Santos; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-9570-6660; http://lattes.cnpq.br/3389381045338422; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0001-5355-3547; http://lattes.cnpq.br/5122671799874415Este estudo está vinculado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Trata-se de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema de pesquisa é: quais elementos avaliativos são levados em consideração ao se verificar o processo de aprendizagem de um aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais do ensino fundamental?O objetivo geral consiste em apresentar uma análise a partir de um relato de experiência sobre os elementos avaliativos que são levados em consideração ao se verificar o processo de aprendizagem de alunos com TDAH no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do objetivo, temos como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza básica; quanto aos objetivos, descritiva; e quanto aos procedimentos, deu-se por meio da revisão bibliográfica e do relato de experiência feito a partir da relação pedagógica da pesquisadora com um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental em processo de diagnóstico de TDAH. Os resultados revelam que a docente faz uso da medição, e o domínio conteudista como elementos avaliativos do processo de aprendizagem de seu aluno revelam ainda que a criança com TDAH apresenta características relevantes, no que se refere a atenção e hiperatividade, as quais acarretam em dificuldades acadêmicas – principalmente para realização de atividades avaliativas quando estas não são formuladas mediante suas individualidades.Nesse sentido, conclui-se que, para que se cumpra de fato o papel efetivo de avaliação das práticas educacionais de ensino e aprendizagem, voltada para o desenvolvimento de atividades avaliativas da criança público alvo da educação especial, sobretudo alunos com TDAH, esta deve ser planejada para o grupo a que se pretende avaliar, de modo que sejam consideradas as peculiaridades de cada indivíduo envolvido no processo.TCC Biblioteca escolar: lugar de ensinar, aprender e formar cidadãos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-23) Lopes, Emily Kainy Dias; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Reis, Mônica Karina Santos; Costa, Ademarcia Lopes de OliveiraA biblioteca escolar é um espaço rico de informações que podem e devem ser utilizadas dentre as ferramentas primordiais do processo de ensino e aprendizagem. Com a intenção de responder como a Biblioteca pode contribuir para o processo de ensino e tornar-se uma extensão da sala de aula na prática, descrevendo a relevância da biblioteca no contexto do processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I. O estudo se trata de uma pesquisa qualitativa, de natureza básica no contexto de uma escola pública, no município de Santo Antônio/RN, tendo como instrumento de coleta de dados dois questionários em forma de entrevista, cada um contendo 10 perguntas, construídas através da curiosidade sobre os trabalhos realizados onde na teoria deveria ser uma biblioteca escolar, mas é uma sala de leitura. A amostra coletada contou com 50 respostas de professores de 1º-5º ano; e 10 respostas da profissional que atua na sala de leitura. A análise dos dados coletados foi realizada através da fundamentação teórica utilizada nesta pesquisa e apontou que, de forma geral, todos os docentes creem na importância do uso da sala de leitura como extensão das suas práticas pedagógicas. Os resultados da análise apontaram que infelizmente a escola não possui estrutura para uma biblioteca escolar, não possui um ambiente adequado, não possui profissionais habilitados, não há integração efetiva entre “sala de leitura” e comunidade escolar, e na percepção docente, o espaço da sala de leitura tem deixado a desejar em relação à sua atratividade, organização e mobiliário. Entretanto as atividades realizadas na sala de leitura têm produzido bons resultados na formação dos estudantes da escola, como: Desenvolvimento e estímulo à leitura, escrita, fala e fortalecimento das interações sociais e culturais.TCC Bibliotecas brasileira: análise sobre os trabalhos apresentados nas décadas de 50 a 70 no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Ângelo, Michelly Dourado; Cunha, Jacqueline De Araujo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Medeiros, Wagner Oliveira de; https://orcid.org/0000-0001-9881-1853; http://lattes.cnpq.br/3827211681433050; Reis, Mônica Karina SantosAborda a produção científica acerca das diferentes tipologias de bibliotecas brasileiras representadas no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação durante os séculos de 1950 a 1970. Tem como objetivo mapear os diferentes tipos de bibliotecas que surgiram no território brasileiro a partir das produções científicas do CBBD disponibilizados no repositório Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Realiza estudo exploratório por meio de pesquisa bibliográfica sobre o histórico das bibliotecas brasileiras até a fundação da Biblioteca Pública da Bahia. Realiza pesquisa documental para analisar os materiais no CBBD disponibilizados no repositório da FEBAB com foco nas mudanças de aspectos e nas diversas tipologias de bibliotecas no país. Compreende os tipos de bibliotecas apresentados, identifica seu público e como foram abordadas as bibliotecas nos estudos. Observa como resultado o crescimento de trabalhos sobre bibliotecas e sua ampliação de abordagens sobre as bibliotecas no decorrer das décadas.TCC Caracterização das pesquisas brasileiras sobre mangá: um recorte a partir das teses e dissertações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Purificação, Ítalo Lima da; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Tarragó, Nancy Sánchez; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702A presente monografia busca caracterizar as pesquisas a nível de pós-graduação sobre o tema 'mangá' no Brasil, através da criação de um corpus contendo teses e dissertações extraídas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) dentro do tema estabelecido e o analisando. As descobertas indicam que os estudos sobre mangá vêm predominantemente das ciências humanas, particularmente nos campos da literatura e da história, implicando que o mangá é frequentemente abordado a partir de uma perspectiva literária, linguística, cultural ou histórica. A análise dos documentos revelou que as teses e dissertações abordam o tema mangá de três maneiras distintas: utilizando as obras da literatura de mangá como objetos primários de estudo; examinando o fenômeno do mangá em si; ou utilizando o mangá como ferramenta para analisar outros fenômenos culturais ou sociais, muitas vezes com um papel secundário na pesquisa. Mostra-se também que as pesquisas estão concentradas principalmente nas regiões sudeste e sul, e num grau menor, na região nordeste do país, ao mesmo tempo que nos mostra a ausência de pesquisas nas demais regiões do país. A análise conclui que existe uma timidez geral entre os pesquisadores em relação à exploração da literatura de mangá, incluindo pesquisas na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, o que pode ser resultado de uma falta de conhecimento sobre os mangás e da pouca acessibilidade ao produto no Brasil de forma legal, ocasionado pelos altos custos e a disponibilidade limitada de mangás em comparação com o Japão.TCC Caracterização de periódico predatórios a partir de uma revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Costa, Raylla Nascimento; Cunha, Jacqueline de Araújo; Davi, Maria da Conceição; Reis, Mônica Karina SantosEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a identificação de periódicos predatórios no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação. O fenômeno dos periódicos predatórios tem se tornado uma preocupação crescente na comunidade acadêmica, afetando a integridade da pesquisa científica e a confiabilidade das publicações. O objetivo principal deste estudo é analisar e sintetizar as características, métodos e ferramentas utilizadas para identificar periódicos predatórios, fornecendo aos profissionais da informação e pesquisadores um guia abrangente para navegar nesse cenário complexo. A metodologia empregada envolveu uma revisão bibliográfica, assim como a busca da literatura em bases de dados relevantes, como SciELO, BRAPCI e Portal de Periódicos CAPES, utilizando critérios predefinidos. Os resultados indicam que a identificação de periódicos predatórios requer uma abordagem multifacetada, considerando aspectos como práticas editoriais, transparência, qualidade do processo de revisão por pares e métricas de impacto. Foram identificados diversos indicadores-chave, incluindo a ausência de informações claras sobre taxas de publicação, processos de revisão obscuros e promessas irrealistas de publicação rápida. Além disso, o estudo revela a importância de ferramentas e listas de verificação desenvolvidas por organizações respeitáveis para auxiliar na avaliação de periódicos. Conclui-se que a educação contínua e o desenvolvimento de habilidades críticas entre bibliotecários, pesquisadores e estudantes são fundamentais para combater a ameaça dos periódicos predatórios. Este trabalho contribui para a literatura existente ao fornecer uma análise atualizada e abrangente sobre o tema, destacando a relevância da questão para a integridade da comunicação científica e o papel crucial dos profissionais da informação nesse contexto.TCC Como trabalhar conceitos matemáticos com brincadeiras na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Oliveira, Leila Cristina da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Reis, Mônica Karina Santos; Gomes, Luanna Priscilla da SilvaO eixo principal desse trabalho é ressaltar a importância das atividades matemáticas nas brincadeiras com crianças na Educação Infantil, mostrando sua importância e descobrir como as utilizamos no dia a dia, como também compreender que, através das brincadeiras lúdicas, podem ser feitas atividades direcionadas para a aprendizagem da Matemática, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências cognitivas. Através de pesquisas realizadas, foi observado que a criança é capaz de comunicar-se matematicamente e, de acordo com a evolução de cada etapa, consegue solucionar problemas e fazer reflexões cada vez mais complexas, ressalta-se também o papel do professor como mediador que pode influenciar seus alunos com atividades elaboradas que os favoreçam a alcançarem o objetivo esperado. Na metodologia abordada foi realizada uma revisão de resultados obtidos em pesquisas que demonstram que a criança, principal agente desse processo de aprendizagem, se desenvolve através de atividades e brincadeiras que estimulam o seu pensamento lógico-matemático.TCC A competência em informação dos estudantes do ensino fundamental: visão dos professores da rede pública de ensino em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Inácio, Maria Jane Chelly de Oliveira; Moreira, Luciana de Albuquerque; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Reis, Mônica Karina SantosEsta pesquisa tem como objetivo compreender como se dá o desenvolvimento da competência em informação dos estudantes do ensino fundamental na rede pública estadual e municipal em Natal, no Rio Grande do Norte, buscando conhecer as ações que estão sendo desempenhadas, as políticas empregadas e os investimentos aplicados para desenvolver essa competência informacional dos alunos em ambas as redes. Traz um apanhado histórico e conceitual acerca da competência em informação, buscando mostrar sua relevância nos dias atuais, em virtude da ampla disponibilização das informações, principalmente, devido à presença das tecnologias. Aborda os aspectos da Competência em informação no âmbito educacional, especificamente no Ensino Fundamental, tendo em vista que a grande quantidade de informações e de recursos informacionais interferem na aprendizagem dos estudantes e a escola deve estar preparada para mediar e capacitar para este cenário. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, mediante um estudo de caso, partindo de uma amostragem não probabilística por conveniência. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos docentes de escolas da rede pública de ensino de Natal, no Rio Grande do Norte: uma estadual e uma municipal. Esclarece a importância do Bibliotecário e sua interação com os professores, atuando como mediador entre alunos, professores e fontes de informação, potencializando a aprendizagem. Também apresenta a relevância da Biblioteca Escolar como um espaço essencial dentro da escola contribuindo de forma significativa para a formação cultural, ética e cidadã do aprendiz. Observa a necessidade de investimentos em programas e projetos educacionais que viabilizem o desenvolvimento da competência em informação no Ensino Fundamental bem como a implantação de Bibliotecas Escolares e a valorização do profissional Bibliotecário nas escolas.Dissertação Comportamento Informacional da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Campus Caraúbas no uso de bibliotecas virtuais da instituição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-08) Rodrigues, Dalvanira Brito; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/9848276083363348; Paiva, Eliane Bezerra; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes nas bibliotecas, logo é necessário compreender como estas organizações vivenciam esse momento e como os serviços são direcionados de acordo com as necessidades de seus usuários. Dentre os recursos tecnológicos presentes nas bibliotecas, destacam-se as plataformas de bibliotecas virtuais, ambientes complexos e dinâmicos com recursos que visam facilitar o acesso e uso aos acervos de livros virtuais. As bibliotecas virtuais têm se tornado ferramentas importantes nas bibliotecas universitárias, logo torna-se preponderante analisar como se dá a aplicação e o uso dos referidos recursos em contextos específicos. Nesse cenário, surge a problemática da pesquisa: Qual o comportamento informacional da comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)/Campus Caraúbas, no Rio Grande do Norte, no uso do acervo virtual existente nas bibliotecas virtuais da instituição? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa consiste em: Propor diretrizes norteadoras para as ações da biblioteca da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/Campus Caraúbas, com vistas a potencializar o uso dos acervos das bibliotecas virtuais. Para alcançar o objetivo proposto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: a) realizar levantamento conceitual sobre bibliotecas universitárias e comportamento informacional no uso das bibliotecas virtuais; b) caracterizar a Instituição, os acervos e a comunidade a partir dos documentos institucionais, como também dos relatórios das plataformas virtuais adotadas no Sistema de Bibliotecas da UFERSA; c) verificar as indicações bibliográficas dispostas nos projetos pedagógicos de cursos da instituição em consonância com o acervo físico e virtual da referida biblioteca; d) realizar estudo de caso para verificar o comportamento informacional da comunidade acadêmica da UFERSA/Campus Caraúbas diante das plataformas de bibliotecas virtuais da Instituição. A metodologia empregada foi de abordagem quantitativa e de caráter exploratório descritivo, com método de pesquisa bibliográfico sobre os assuntos concernentes ao tema abordado, pesquisa exploratória documental para a caracterização do lócus bem como estudo de caso com aplicação de questionário. Dessa forma, os caminhos investigativos aplicados nesta pesquisa contribuem com a área do Estudo de Usuários com ênfase no Comportamento Informacional frente à utilização de recursos informacionais virtuais, a exemplo das bibliotecas virtuais. Os resultados evidenciam a falta de publicações dedicadas aos temas da biblioteca universitária, biblioteca virtual e comportamento informacional, destacando-se a ausência de abordagens interligadas entre essas categorias temáticas. Quanto ao estudo de caso aplicado o resultados direcionam que a comunidade da UFERSA Caraúbas reconhece a importância das bibliotecas virtuais, especialmente para fins acadêmicos, mas não há uma adesão prática de uso, resultando em uma percepção de atendimento parcial das necessidades, sendo a limitação de títulos e falta de conhecimento sobre as bibliotecas virtuais fatores que impactam o potencial uso das bibliotecas virtuais. Assim, este estudo propõe melhorias para a Instituição investigada com a elaboração de um Plano para as bibliotecas virtuais. Busca instituir uma abordagem colaborativa no cenário universitário, englobando a Gestão Universitária, o Sistema de Bibliotecas e os departamentos/docentes com foco em iniciativas conjuntas para favorecer o usuário final. Conclui-se que a evolução dos suportes, as mudanças nos perfis dos usuários e suas necessidades informacionais devem ser compreendidas para direcionar as inovações nas bibliotecas universitárias de acordo com as necessidades de seus usuários, alinhadas à estratégia da universidade e às tendências sociais.TCC A contribuição dos temas transversais no ensino fundamental : com foco na educação para o trânsito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-20) Souza, Ewerton Samuel Andrade de.; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosO presente artigo científico traz uma pesquisa qualitativa e utilizou métodos de análise documental, revisão bibliográfica, de alguns autores como Almeida (2007); Vasconcellos (2006); Niskier (2001); entre outros, e um relato reflexivo de práticas educativas através da ministração de aula temática sobre segurança no trânsito. Teve como público alvo alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Mun Prof Homero de O. Dantas, trazendo a problemática: Como integrar a educação para o trânsito de forma eficaz no currículo educacional proporcionando uma formação abrangente e contextualizada? Teve como objetivo geral entender o porquê integrar o tema transversal: educação para o trânsito de forma eficaz no currículo educacional, no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental. E como objetivos específicos: Analisar a importância da integração eficaz dos temas transversais, no currículo educacional, preparando os alunos para uma participação ativa na sociedade contemporânea; Refletir sobre a incorporação desses temas na educação do ensino fundamental, na rede pública; Avaliar a eficácia de uma abordagem prática de ensino, como a ministração de aulas temáticas. Através das contribuições dos discentes, foi possível evidenciar uma assimilação mais aprofundada dos conceitos relativos às leis de trânsito. Os alunos não apenas demonstraram uma melhor compreensão teórica, mas também revelaram um aumento na familiaridade e no reconhecimento eficiente das placas de trânsito. Além disso, compartilharam experiências pessoais, indicando mudanças notáveis em seus comportamentos ao transitar nas vias, tanto como pedestres quanto como passageiros em veículos sob a supervisão de seus responsáveis.TCC Contribuições das teorias da aprendizagem para a atuação do bibliotecário escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Monteiro, Gelvanessa Camila de Araújo; Carvalho, Gabrielle Francinne de Souza; Reis, Mônica Karina Santos; http://lattes.cnpq.br/2905658839080702; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299107Z7; Gallotti, Monica Marques Carvalho; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799664D8; Carmo, Mariana Moreira Costa do; http://lattes.cnpq.br/8627282918135419Na biblioteca escolar, o bibliotecário atua como um educador, pois desempenha papeis voltados para o ensino e para a aprendizagem. Por isso, buscar formas de fomentar as práticas do bibliotecário escolar em relação às principais teorias da aprendizagem a fim de fundamentar a prática profissional do bibliotecário escolar se faz de suma importância para uma prática mais consciente. Neste trabalho, evidenciou-se a importância da biblioteca escolar e a presença do bibliotecário como educador, além de apresentar as abordagens Comportamentalista, Humanista e Cognitivista, e os três principais teóricos do construtivismo: Piaget, Wallon e Vygotsky. Para fins metodológicos, o estudo recorreu ao uso da pesquisa bibliográfica, evidenciando as obras de renome dos autores citados, a epistemologia genética de Piaget, a psicologia da criança de Wallon e a formação social da mente de Vygotsky, além de utilizar a pesquisa exploratória, para familiarizar-se com as temáticas das áreas da Educação e da Biblioteconomia. Conclui-se que, o bibliotecário atua como um educador na biblioteca escolar, e as teorias da aprendizagem podem trazer benefícios para a atuação do bibliotecário escolar, pois com a compreensão de como funciona o desenvolvimento cognitivo dos alunos, é possível desenvolver práticas educativas de acordo com as necessidades do público alvo, além de ajudar na comunicação e interação com os alunos.TCC Contribuições do PHE no desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-10) Bezerra, Beatriz Cordeiro; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosA presente pesquisa visa investigar os processos de autorregulação da aprendizagem em discentes da graduação participantes do acompanhamento de estudos ofertado pelo Programa Hábitos de Estudo (PHE) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Nesse sentido, tem-se por objetivo principal analisar a contribuição do programa para a promoção da autorregulação nos estudantes, partindo de uma visão teórico-metodológica banduriana do conceito. Nesse panorama, adotou-se uma abordagem qualitativa, configurando-se como um relato de experiência das práticas psicopedagógicas dos atendimentos realizados durante o acompanhamento de estudos. Os resultados revelaram um notável desenvolvimento na autorregulação dos estudantes, abrangendo aspectos emocionais, organizacionais e de saúde mental. Esses achados sublinham a significativa relevância do Programa Hábitos de Estudo na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes universitários. O estudo, assim, atingiu seu objetivo geral, fornecendo insights valiosos sobre a eficácia do programa e sua influência positiva na formação acadêmica e pessoal dos participantes.TCC O desafio da inclusão de crianças com deficiência e necessidades educacionais específicas na escola pública em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Alves, Simone Cavalcante Santos; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosA presente monografia tem por objetivo identificar os desafios encontrados para se promover a Educação Inclusiva nas escolas públicas na cidade de Natal/RN. O estudo se trata de pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, descritiva. No que tange os procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Como instrumento de coleta, foi realizado um questionário por meio do formulário no google forms e uma entrevista. Participaram da pesquisa 5 professores da sala de aula regular, 1 professora do AEE e 1 coordenadora. O estudo evidencia que apesar dos avanços históricos e das legislações isso não é suficiente para se ter uma Educação Inclusiva eficaz. As análises apontam para a necessidade de ampliar os recursos, formações continuadas e erradicar o preconceito para que haja verdadeiramente a inclusão dos alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas.Dissertação Desenvolvimento de Guia Multimídia para apoiar pesquisadores na tramitação ética de projetos de pesquisa no Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-19) Ribeiro, Rodrigo Mateus Lima; Brazorotto, Joseli Soares; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; http://lattes.cnpq.br/5089914037590989; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; Clemente, Heleni Aires; Reis, Mônica Karina SantosA submissão de projetos de pesquisa aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) é o procedimento padrão e obrigatório no Brasil para pesquisadores responsáveis por projetos envolvendo seres humanos. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), regulamenta a pesquisa no país através de normativas, legislações e orientações pertinentes, a saber: as resoluções 466/2012 e 510/2016 para pesquisas com seres humanos e demais normas complementares e, mais recentemente, a Lei 14.874, que dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Entretanto, não é incomum que pesquisadores, em especial, os iniciantes, se deparam com dúvidas no momento de organizar o projeto de pesquisa e realizar a submissão, que atualmente ocorre, na Plataforma Brasil, e, quando o projeto é realizado em quaisquer Hospitais Universitários da Rede Ebserh, tramita na Plataforma Rede Pesquisa. Considerando que a uniformização das orientações aos pesquisadores pode minimizar o retorno dos projetos com pendências dos tipos documentais e de óbices éticos, o presente estudo objetivou desenvolver e validar como produto, um guia multimídia de boas práticas para o encaminhamento de projetos de pesquisa, considerando como universo de estudo, os pesquisadores de um Hospital Universitário da Rede Ebserh. Para a consecução desta pesquisa adotou-se um método de pesquisa misto, documental, descritivo-analítico e metodológico. No percurso desta pesquisa, foram realizados dois estudos prévios à validação do manual multimídia, a saber: um estudo documental, no qual objetivou-se caracterizar os materiais de orientação aos pesquisadores sobre a submissão de projetos para apreciação ética no Brasil e um estudo descritivo-analítico, o qual investigou a satisfação de pesquisadores que passaram pelo processo de assessoria em tramitação ética desenvolvido pelo pesquisador principal do estudo. Como resultados, destacam-se: no Artigo 1, primeiro produto desta dissertação, obteve-se retorno de 1.867 recursos informativos, sendo destes 45 analisados, dos quais 8 foram materiais escritos e 37 vídeos instrucionais. No Artigo 2, observou-se a satisfação dos pesquisadores com a assessoria prestada, de modo que identificou-se o modelo como viável para adoção no hospital pesquisado. Como produto final, foi desenvolvido e validado por juízes especialistas, membros e coordenadores de CEPs, um roteiro para o material multimídia educativo, composto por 4 vídeos e uma lista de checagem para apoiar os pesquisadores na submissão de projetos de pesquisa aos CEPs, o qual poderá ser disponibilizado na página da gerência de ensino e pesquisa. Considera-se que este material poderá auxiliar os pesquisadores na submissão de projetos ao CEP e GEP a fim de aperfeiçoar os conhecimentos dos pesquisadores e cooperar para maior celeridade dos processos de pesquisa no referido hospital, com a possibilidade de escalabilidade do produto para outras filiais Ebserh.TCC E-book como ferramenta educacional acessível em tempos de pandemia do COVID-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Fernandes, Ana Luisa Barreto Rabelo; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Freitas, Dayana Lúcia Rodrigues de; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; Reis, Mônica Karina SantosO presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência que tem como objetivo principal identificar a importância do e-book “Brincando e Descobrindo: vivências para a quarentena”, a importância do e-book enquanto recurso pedagógico capaz de promover a acessibilidade por parte de professores, estudantes e comunidade escolar e suas contribuições educacionais para a educação especial no período pandêmico. A metodologia adotada para a construção deste relato se define enquanto uma abordagem descritiva-exploratória, os resultados são apresentados de forma qualitativa por meio de levantamento bibliográfico, bem como, através da análise de dados obtidas por meio de um questionário do tipo semiestruturado tendo como entrevistados três dos educadores que participaram da construção do E-book relatado. A fundamentação teórica tem como os principais autores da área, tais como: Galvão (2009); Hansel (2014); Trindade (2020); Silva (2020, 2021), dentre outros. Após a análise das respostas, conclui-se que o uso dos e-books enquanto ferramentas pedagógicas trazem diversos benefícios para os estudantes público-alvo da educação especial no que tange a possibilidade de acesso e permanência destes indivíduos frente aos processos educacionais.TCC Educação básica em tempos de pós-pandemia do Covid-19: dificuldades de aprendizagem e desafios em uma comunidade escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Lima, Paula Dayane Santos de; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; 20180143437; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Reis, Mônica Karina Santos; Valentim, Rayane Emanuelle de OliveiraO presente estudo discute os desafios da educação básica em tempos de pós-pandemia de COVID-19 e os impactos na aprendizagem causados nos estudantes de uma turma de 4o ano do Ensino Fundamental. O problema central da pesquisa foi investigar de que maneira as aulas remotas prejudicaram os educandos que enfrentaram obstáculos devido a falta de acesso a dispositivos tecnológicos e a ausência de conexão à internet e quais as principais dificuldades enfrentadas por eles. Além disso, busca-se compreender estratégias adotadas pela professora regente da turma com a intenção de contribuir para atenuar as lacunas de aprendizagem que podem ter surgido nesse contexto desafiador. Objetivou-se de forma geral refletir sobre os principais desafios enfrentados, atualmente, em tempos de pandemia, pela comunidade escolar com a utilização do ensino remoto, estratégia utilizada para minimizar os prejuízos do período de ausência das aulas presenciais. Para construção deste relato, apresento como principais interlocutores/as os/as seguintes autores/as: Senhoras (2021); Gomes (2021); Mazzaro; Vendramini (2020); Cordeiro (2020), Morin (2020). A pesquisa realizada é de cunho qualitativo, fazendo uso da metodologia do estudo de caso. Como resultado, ressalta-se que durante o ensino remoto os estudantes tiveram dificuldades de acesso a tecnologias, desmotivação por parte das crianças, dificuldades das famílias em orientar seus filhos nas atividades escolares e dificuldades de aprendizagem pelas crianças. A pesquisa promoveu uma reflexão sobre os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal, durante o período de ensino remoto emergencial. Além disso, buscou-se analisar as estratégias adotadas pela escola para superar as dificuldades decorrentes desse cenário desafiador. Portanto, foi compreendido que a educação diante da pandemia de covid-19 se reinventou diante de uma nova forma de ensino e continua necessitando se reinventar, colocando em questão o formato escolar moderno.
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