Navegando por Autor "Resende, Camila Cavalcanti"
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Dissertação A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: uma análise a partir de duas experiências de ensino de projeto (UFRN e UFPE)(2016-05-06) Resende, Camila Cavalcanti; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; ; Pinto, Edna Moura; ; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; Bogéa, Marta Vieira;Esta pesquisa investiga o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro da didática do projeto de arquitetura. Considera primeiramente que a definição do tipo de estrutura, forma, locais de sustentação entre outras caraterísticas construtivas do projeto arquitetônico deve partir do profissional que cria a arquitetura. Esses aspectos precisam ser observados desde a fase de estudo preliminar uma vez que o sistema estrutural interfere intensamente na configuração espacial da obra. Do ponto de vista da formação profissional, o distanciamento entre ensino de sistemas estruturais e ensino do projeto traz como consequência a dificuldade de inserção da estrutura na concepção arquitetônica e, ainda, a falta de preparo dos arquitetos para lidarem com a concepção estrutural na sua vida profissional. A busca pela melhoria da didática do ateliê de arquitetura já é um tema recorrente no meio acadêmico, no entanto, ainda é escassa a literatura sobre a concepção estrutural como um elemento atuante no processo de projeto. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar como se dá a concepção estrutural no processo de aprendizagem de projeto arquitetônico, com base na análise de duas disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Visa também sugerir melhorias para as propostas metodológicas de ensino nas disciplinas avaliadas, a fim de contribuir para o aprimoramento do ensino de arquitetura tendo em vista o desenvolvimento de habilidades e domínio da estrutura na formação dos arquitetos. Para tanto, foram feitos levantamentos e análise da bibliografia inerente aos temas da relação entre estrutura e arquitetura e ao ensino/aprendizado do projeto associado ao ensino/aprendizado da estrutura desde as fases iniciais do projeto. Para os casos estudados, foram feitos um breve histórico e o aprofundamento das estruturas curriculares atuais. A análise das disciplinas de cada universidade foi elaborada com base em dados coletados nos questionários aplicados, na observação em sala de aula e na análise de projetos arquitetônicos dos discentes. Por fim, espera-se que os resultados coletados, a discussão e sugestões delineadas no final do trabalho contribuam para a melhoria do ensino nesse campo.Tese A integração da concepção estrutural no processo de ensino e aprendizagem do projeto de arquitetura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Resende, Camila Cavalcanti; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; https://orcid.org/0000-0002-3224-2245; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; https://orcid.org/0000-0001-6769-6960; http://lattes.cnpq.br/1960991319657613; Rocha, Germana Costa; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Balbi, Rafaela SantanaA inserção da concepção estrutural no ateliê de projeto é um dos aspectos comentados dentro do debate da formação em Arquitetura, por sua influência direta na forma e na função desta. Historicamente, o distanciamento do arquiteto do campo da tecnologia da construção, somado a um ensino focado no trabalho individual e no produto final e longe do processo, trouxe repercussões na prática desse tipo de formação até os dias atuais. Essa separação das outras áreas acarretou uma departamentalização dentro do curso e, consequentemente, ampliou a dificuldade de integração de conteúdos dentro do ateliê. Além disso, o desenvolvimento da Engenharia culminou em uma didática de Estruturas pautada no cálculo e afastada do aprendizado prático-reflexivo, característico do ensino de Projeto, o que resulta no desinteresse neste assunto por parte dos estudantes e em uma ideia de que tais disciplinas são apenas obstáculos a serem vencidos na graduação. Com isso, alguns autores afirmam que, para uma melhor integração do pensamento estrutural dentro do ateliê, faz-se necessária a implementação de exercícios de aprendizado ativo, dentre eles, um dos mais citados é a produção de modelos físicos reduzidos, a fim de criar oportunidades de compreensão da relação da forma arquitetônica com a resistente, o que pode contribuir no processo de projeto dos discentes. Assim, objeto de estudo da tese focaliza a integração e a didática da concepção estrutural no âmbito do ensino de Projeto de Arquitetura em Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. O objetivo geral é entender e avaliar como ocorre a integração da concepção estrutural no ensino/aprendizagem do Projeto de Arquitetura nos cursos de AU em duas universidades brasileiras. Tendo como hipótese a existência de estratégias didáticas que podem melhor auxiliar nesse tipo de ensino integrado. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos observacionais, com a análise de disciplinas, e experimentais com a realização de oficinas. Para tanto, foram elaborados roteiros analíticos com os aspectos a serem observados em cada etapa da pesquisa: análise dos planos de curso, observação direta, entrevistas com professores e estudantes e análise dos projetos desenvolvidos. Foram, no total, analisadas duas disciplinas, uma na UFRN e outra na UNICAMP, o que configurou a primeira fase da pesquisa. Nelas observou-se em alguns casos certa imparcialidade dos estudantes frentes às características estruturais, requerendo intenso incentivo para resolução dos elementos de suporte. Por outro lado, verificaram-se alguns pontos positivos como a preocupação e o esforço dos docentes de projeto no trato dos assuntos tecnológicos e estruturais, além da colaboração de um professor visitante de Estruturas, no caso da UNICAMP. A segunda fase da investigação procurou testar o método de aprendizagem por meio da fabricação de modelos físicos estruturais em duas oficinas realizadas nas Semanas de Arquitetura das instituições estudadas, com base na sequência pensar-fazer-quebrar. Como resultados, em consonância ao já comentado por outros autores, notou-se certa relutância dos estudantes à participação neste tipo de exercício, o que foi se modificando após o início da atividade prática, quando passaram a mostrar mais interesse e entusiasmo, até o momento do teste de cargas dos modelos. Em síntese, percebeu-se, nas duas fases da pesquisa, a necessidade de melhoria do ensino da concepção estrutural de maneira a mudar a postura reticente dos estudantes quanto a este assunto e ampliar sua inserção dentro do processo de projeto. Desse ponto de vista, a parceria e colaboração entre professores se mostraram uma solução importante, do mesmo modo que os exercícios do tipo “mão-na-massa” apontaram para uma aproximação com a materialidade inerente à Arquitetura e permitiram a visualização de pequenas amostras das possibilidades estruturais, o que pode ser positivo se também feito no âmbito do ateliê de Projeto.Dissertação Proposta arquitetônica de um edifício vertical habitacional considerando o gerenciamento de riscos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-24) Oliveira, Laura Iris Araújo de; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; http://lattes.cnpq.br/6998056467507055; Resende, Camila Cavalcanti; Goulart, Solange Virginia Galarca; https://orcid.org/0000-0001-6846-7772; http://lattes.cnpq.br/3736189855910739O gerenciamento de projetos é um importante meio para auxiliar os profissionais da área da construção civil no planejamento de suas atividades e, assim, obter êxito em seus empreendimentos. Uma das áreas do gerenciamento que pode contribuir para o processo projetual, incluindo o arquitetônico, é a gestão de riscos, visto que o bom emprego de suas diretrizes auxilia a identificação e minimização dos efeitos de imprevistos negativos ao projeto. Entretanto, esse é um ramo do gerenciamento ainda pouco disseminado na área da construção civil nacional, principalmente, no âmbito dos projetos arquitetônicos. A falta de uma quantidade significativa de estudos que abordem os riscos mais expressivos durante a elaboração do projeto de arquitetura contribuiu para que o tema seja tratado de maneira predominantemente intuitiva pelos profissionais. Como resultado da falta de padrões em relação ao gerenciamento de riscos nota-se a ocorrência de mudanças desnecessárias em projetos, problemas com prazos de entrega e prejuízos financeiros. Nesse contexto, o presente trabalho pretende auxiliar a disseminar o conhecimento em relação ao assunto e para tal estabeleceu como objeto de estudo a arquitetura do edifício vertical habitacional e a aplicação das técnicas e ferramentas do gerenciamento de riscos ao longo de seu processo projetual. Dessa forma, o objetivo principal desse relatório é desenvolver o anteprojeto arquitetônico de um edifício vertical habitacional multifamiliar adotando decisões projetuais como resposta aos riscos técnicos de maior impacto ao projeto. Para desenvolver o projeto algumas etapas foram realizadas: aprofundamento teórico-conceitual sobre habitação coletiva vertical e gerenciamento de projeto; análise de estudos de referências projetuais que serviram de base para o projeto arquitetônico; aplicação do gerenciamento de riscos no projeto de um edifício vertical habitacional; estudo dos condicionantes projetuais como aspectos físico-ambientais e legais. Na fase do emprego dos processos e ferramentas da gestão de riscos foi possível identificar os três principais impactos negativos ao projeto: extrapolação do orçamento, seleção incorreta de materiais e falta de interação com os métodos e construção local. Como resposta foram aplicadas a racionalização construtiva, a otimização dos materiais através de pesquisas no mercado local e a aplicação de elementos construtivos regionais promovendo sua valorização. O resultado é o projeto de um prédio residencial vertical com dez pavimentos tipo que tem com características marcantes a modulação e a utilização de materiais típicos da construção local nas suas fachadas. Acredita-se que o trabalho atingiu os objetivos estipulados e contribuiu para o amadurecimento do tema, principalmente quando se trata especificamente dos projetos arquitetônicos.