Navegando por Autor "Rocha, Hoziam Hudson Xavier"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-29) Rocha, Hoziam Hudson Xavier; Farias, Robson Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/6868773742105583; ; http://lattes.cnpq.br/9773777202956818; Franco, Carlos Ramon; ; http://lattes.cnpq.br/6851892564121875; Dantas, Deyse de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/3229830569545582; Marinho, George Santos; ; http://lattes.cnpq.br/0490476694313938; Pereira, José Everaldo; ; http://lattes.cnpq.br/4514178993300219Os conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino aprendizagem de Química. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância destas bases metodológicas para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Química foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica de livros didáticos de química, que teve como foco na análise desses livros o assunto ácido e base, sendo um tema que se trabalha nas três séries do ensino médio. O presente trabalho também desenvolveu em sua pesquisa questionários aplicativo que foram realizados para analisar até que ponto os professores de química do ensino médio estão trabalhando a contextualização e a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nessas pesquisas mostram que um ensino contextualizado e interdisciplinar contribui para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos, de forma dinâmica e interativa no ensino de química, mas que ainda encontram-se várias barreiras para se realizar essa prática de ensino-aprendizagem