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Navegando por Autor "Rocha, Neide Maria Ferreira da"

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    Artigo
    Alimentação escolar em tempos de COVID-19: o papel do centro colaborador em alimentação e nutrição no estado do Rio Grande do Norte
    (Segurança alimentar e nutricional, 2021-03-04) Neves, Renata Alexandra Moreira das; Silva, Rônisson Thomas de Oliveira; Rosas, Cláudia Santos; Silva, Joana Barbosa; Nogueira, Gerlane Karine Bezerra; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; https://orcid.org/0000-0003-1014-0536; https://orcid.org/0000-0002-9779-5043; https://orcid.org/0000-0003-3217-9589; https://orcid.org/0000-0003-3864-703X; https://orcid.org/0000-0002-3619-5749; https://orcid.org/0000-0002-3702-8379; https://orcid.org/0000-0001-6360-3771
    Em virtude do impacto da pandemia o Brasil suspendeu, em meados de março de 2020, as aulas e atividades presenciais em toda a rede de ensino municipal, estadual e federal. Diante desse cenário repleto de desafios que o Programa de Alimentação Escolar (PNAE) teve que se apropriar, os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (CECANEs) se tornaram importantes prestadores de serviços para viabilizar a distribuição adequada dos gêneros alimentícios obtidos por meio de recursos financeiros recebidos. Com isso, este trabalho pretende relatar as ações remotas realizadas pelo CECANE/UFRN com 167 municípios do Rio Grande do Norte apoiando a distribuição da alimentação escolar no estado. Foi observado o panorama do serviço, destacando as diferentes situações e dificuldades enfrentadas durante a execução. Foram realizadas ações de orientação acerca da montagem e distribuição da alimentação escolar, prestação de contas e participação do controle social. Este trabalho objetiva firmar e legitimar o papel do CECANE para a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no cenário da alimentação escolar e reforça a importância de investigações acerca da logística de montagem e distribuição dos alimentos no território nacional, evidenciando a diversidade e dificuldades locais
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    Artigo
    Alimentação escolar em tempos de COVID-19: o papel do centro colaborador em alimentação e nutrição no estado do Rio Grande do Norte
    (Segurança Alimentar e Nutricional, 2021) Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Silva, RônissonThomas de Oliveira; Rosas, Cláudia Santos; Silva, Joana Barbosa da; Nogueira, Gerlane Karine Bezerra; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Neves, Renata Alexandra Moreira das; https://orcid.org/0009-0001-4777-763X
    Em virtude do impacto da pandemia o Brasil suspendeu, em meados de março de 2020, as aulas e atividades presenciais em toda a rede de ensino municipal, estadual e federal. Diante desse cenário repleto de desafios que o Programa de Alimentação Escolar (PNAE) teve que se apropriar, os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição (CECANEs) se tornaram importantesprestadores deserviços para viabilizar a distribuição adequada dos gêneros alimentícios obtidos por meio de recursos financeiros recebidos. Com isso, este trabalho pretende relatar as ações remotas realizadas pelo CECANE/UFRN com 167 municípios do Rio Grande do Norte apoiando a distribuição da alimentação escolar no estado. Foi observado o panorama do serviço, destacando as diferentes situações e dificuldades enfrentadas durante a execução. Foram realizadas ações de orientação acercadamontagem e distribuição da alimentação escolar, prestação de contas e participação do controle social. Este trabalho objetiva firmar e legitimar o papel do CECANE para a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no cenário da alimentação escolar e reforça a importância de investigações acerca da logística de montagem e distribuição dos alimentos no território nacional, evidenciando a diversidade e dificuldades locais.
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    Artigo
    Alimentação escolar: em busca da qualidade
    (Revista Extensão & Sociedade, 2017-08) Bezerra, Ingrid Wilza Leal; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Cardonha, Ângela Maria Soares; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Holland, Nély; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Alves, Jussara Cristina; Silva, Gidyenne Christine Bandeira da; Damasceno, Karla Suzanne Florentino da Silva Chaves
    O Projeto de Extensão Alimentação escolar: em busca da qualidade, realizado em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC/RN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), executado pelo Departamento de Nutrição (DNUT), por meio da Fundação de Pesquisa do Rio Grande do Norte (FUNPEC), foi resultado de uma licitação pública. O projeto teve a vigência de 04 (quatro) anos (2011 a 2015) e o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento das ações relacionadas à execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede pública estadual de ensino do RN. O desenvolvimento das ações propostas nesse projeto visou atender a necessidade de realizar ações de planejamento, orientação e monitoramento das atividades na execução do PNAE. Com isso, fortalece-se a segurança alimentar e nutricional da refeição oferecida aos usuários do programa. Dessa forma, contribuindo no atendimento às recomendações da Portaria Interministerial nº 1010, que institui as normas para a promoção da alimentação saudável nas escolas em concordância com a legislação (Resolução nº 26/2013 FNDE e a Lei 11.947 de 16 de junho de 2009) e ao Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional (2012). A consecução das metas propostas contribuiu para o melhoramento e fortalecimento do PNAE nas escolas da rede estadual de ensino do RN
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    TCC
    Avaliação da alimentação escolar oferecida aos alunos em creche
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Goes, Maria Raiane Bernardino de; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Morais, Célia Márcia Medeiros de; Rocha, Neide Maria Ferreira da
    Promover a alimentação saudável na escola, na perspectiva do direito humano, é garantir segurança alimentar e nutricional (SAN) e, sobretudo, construir cidadania. Para tentar suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais das crianças matriculadas em escolas públicas, bem como efetivar o que se preconiza na SAN, o PNAE vem sendo executado e aperfeiçoado em toda a rede pública no Brasil.No ambiente escolar, o aumento do consumo de frutas e hortaliças deve ser estimulado,assim como deve ser evitada a oferta de alimentos processados e ultraprocessados. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar os cardápios da alimentação escolar ofertados aos alunos da creche do município Camutanga-PE quanto à oferta de frutas, hortaliças, alimentos processados e ultraprocessados. Para tanto, realizou-se uma análise quantitativa dos alimentos presentes nos cardápios ofertados na alimentação escolar da creche. Sistematizaram-se as informações dos cardápios dos meses de fevereiro a novembro de 2016. A análise se baseou nas recomendações preconizadas na Resolução 26/2013- FNDE/MEC e nos critérios do Modelo de Perfil Nutricional da OPAS (2016), em relação à oferta de frutas e hortaliças e a identificação da presença de produtos alimentícios processados e ultraprocessados, respectivamente. Os resultados mostraram que a oferta de frutas e hortaliças, por meio dos cardápios oferecidos aos alunos da creche é superior à 200g/aluno/semana e que a frequência desses alimentos nos cardápios é igual ou maior a três vezes por semana. A quantidade ofertada no cardápio semanal variou de 565 g/aluno/semana a 905 g/aluno/semana e a frequência de 3 a 5 vezes por semana. Contudo,ressalta-se que a creche tem atendimento integral e os alunos realizam quatro refeições durante o período de permanência diário. Em relação à identificação de alimentos processados, os mais frequentes foram: produtos de panificação (pães e biscoitos), queijo mussarela e suco de uva.Sendo os pães e biscoitos, tipo maria, maisena e cream cracker, os mais identificados no cardápio. Dentre os ultraprocessados: creme de leite, achocolatado em pó, bebida láctea e requeijão.Foi possível perceber que apesar da proibição e da restrição de determinados alimentos, como uma tentativa de minimizar a presença desses na alimentação escolar e estimular o consumo dos alimentos in natura e minimamente processados, ainda existe uma prevalência, pequena, desse tipo de alimento na composição dos cardápios da creche.Diante do exposto, conclui-se que o planejamento dos cardápios da creche do estudo em geral mostrou-se adequado quanto à oferta de frutas e hortaliças, mas deve-se atentar para a prevalência de alimentos processados e ultraprocessados, de modo a melhor atender às necessidades nutricionais das crianças.
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    TCC
    Cenário da Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-28) Santos, Irys Duanne Guedes dos; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Pinheiro, Liana Galvão Bacural; Rocha, Neide Maria Ferreira da; Silva, Joana Barbosa da
    Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e visa à transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios destinados a suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos, durante o período de 200 dias letivos. Objetivo: Identificar o cenário da aquisição dos alimentos provenientes da Agricultura Familiar (AF) no âmbito do PNAE no estado do Rio Grande do Norte. Metodologia: A obtenção dos dados ocorreu no período de 24/04/2017 à 01/09/2017 em 7 (sete) municípios dos 16 (dezesseis) programados para as assessorias realizadas pelo CECANE/UFRN no ano de 2017 do RN. Utilizando-se o questionário de monitoramento aplicado pelos agentes do PNAE durante o período de assessoria nos municípios. Logo após a coleta dos dados nos questionários, os resultados foram avaliados e analisados tendo como critérios o que está preconizado na Lei nº 11.947 de 16 de junho de 2009 e na Resolução n° 26 de 2013 do FNDE, que ampara a compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar. Resultados e Discussão: Dos sete municípios assessorados pelo plano de trabalho do CECANE/UFRN apenas três (3) relataram ter comprado gêneros alimentícios provenientes da AF no exercício anterior (ano de 2016), estes ficando na faixa entre 1% a 30% da compra, no mesmo ano, quatro (4) relataram não ter comprado gêneros da AF; para o exercício atual (ano de 2017) nenhum dos sete municípios assessorados relatou estar comprando gêneros alimentícios provenientes da AF. Assim como, os cardápios avaliados mostram que a oferta dos alimentos da AF, ainda é baixa, considerando a quantidade de produtos provenientes da indústria nas preparações ofertadas. Conclusão: Considera-se que o número de municípios em conformidade com as exigências do programa ainda é relativamente baixo. É notório e crescente o benefício trazido com a inserção dos alimentos da AF na alimentação escolar. Nada obstante, para a realização e sucesso de qualquer política pública da dimensão do PNAE, é necessário um grande nível de articulações, para garantir o sucesso da execução do programa dentro das metas propostas no sentido de oferecer uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar.
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