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Navegando por Autor "Rocha, Thayane Amanda de Lima"

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    Artigo
    Bibliometric analysis of the literature on phonological awareness in bilingual children
    (Revista Cefac, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Cunha, Élison Rixadson Araújo; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Alcântara, Hellen França; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: to characterize the profile of scientific production in the international literature on phonological awareness in bilingual children between 2011 and 2020. Methods: a bibliometric analysis was made with the search for articles in ERIC, LILACS, MEDLINE, and SciELO databases, using descriptors in English. The articles were selected based on the eligibility criteria, by reading the titles, then reading the abstracts, and lastly, reading the full-text articles. Results: a total of 1,167 articles were analyzed, 1,152 of which were excluded for not meeting the inclusion criteria. Hence, 15 articles were selected for full-text reading and bibliometric analysis. The United States was the country with most publications, followed by Brazil, Singapore, and China. The approach of the studies was predominantly quantitative, followed by qualitative; the most common type of study was crosssectional, with samples of more than 100 participants. Conclusion: there was a greater number of publications in the last 3 years, most of them cross-sectional ones, presenting better phonological awareness performance among bilinguals, with positive results in reading
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    TCC
    Processamento fonológico e leitura em crianças com dificuldade de aprendizagem de escolas bilíngues português-inglês: relatos de casos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Rocha, Thayane Amanda de Lima; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Brazorotto, Joseli Soares; Gonçalves, Maria de Jesus
    Embora o conceito de bilinguismo ainda seja muito discutido na literatura, é considerado um sujeito bilíngue aquele que fala dois idiomas distintos de forma fluente. Acredita-se que a aquisição de uma nova língua poderá trazer influências positivas para as habilidades de linguagem da língua materna. No entanto, quando consideramos este contexto em crianças com dificuldade de aprendizagem, os déficits apresentados na primeira língua poderão ser transferidos para o aprendizado do segundo idioma. Contudo, é observada a necessidade de mais estudos abordando o bilinguismo e sua influência nas habilidades linguísticas em crianças bilíngues nestas circunstâncias. O presente estudo teve por objetivo caracterizar o desempenho em processamento fonológico e leitura em três crianças com dificuldade de aprendizagem de escolas bilíngues português brasileiro-inglês. Foram apresentados dados da história clínica e de avaliação das habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e leitura de três escolares de 8 a 9 anos de idade, cursando 2º e 3º ano do ensino fundamental; todos com ao menos dois anos de exposição à escola bilíngue, especialmente na alfabetização. Na avaliação foram aplicados os protocolos CONFIAS, Memória de Trabalho Fonológica, TENA, RAN e Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Os sujeitos apresentaram desempenho aquém do esperado nas habilidades do processamento fonológico, dificuldades na fluência da leitura oral, bem como na compreensão leitora. Estes resultados podem contribuir para um diagnóstico diferencial de possível transtorno ou dificuldade escolar, bem como implicações clínicas e educacionais para estas crianças.
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    Artigo
    Processamento fonológico e leitura em crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês: relatos de casos
    (Distúrbios da Comunicação, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Messias, Bárbara Louise Costa; Azevedo, Anna Irenne de Lima; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Introdução: Há influência positiva no desenvolvimento da linguagem, quando ocorre a exposição a um novo idioma. No entanto, quando se considera esse contexto em crianças com dificuldade de aprendizagem, o deficit apresentado na primeira língua pode ser transferido para o aprendizado da segunda. Objetivo: O objetivo do presente estudo é caracterizar o desempenho em processamento fonológico e leitura em três crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês. Método: Os dados gerais sobre o desenvolvimento e desempenho nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e leitura em três crianças de 8 a 9 anos de idade, cursando 2º e 3º ano do ensino fundamental foram descritos; todos com, ao menos, dois anos de exposição à escola bilíngue, especialmente na alfabetização. Na avaliação, foram aplicados os protocolos CONFIAS, Memória de Trabalho Fonológica, TENA, RAN e Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Resultado: as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado nas habilidades do processamento fonológico, na fluência da leitura oral, bem como na compreensão leitora. Conclusão: esses resultados podem contribuir tanto para a compreensão de aspectos da linguagem escrita na atuação do fonoaudiólogo com crianças bilíngues, quanto para as implicações clínicas e educacionais, haja vista a escassez de estudos nessa área, no Brasil.
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