Navegando por Autor "Rodrigues, Carla Renata Vieira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Cidadania e igualdade como projeto: o ensino de História em uma escola inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Rodrigues, Carla Renata Vieira; Souza, Juliana Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/7893663154086378; ; http://lattes.cnpq.br/9080147177051219; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; Lima, Marta Margarida de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/1258785825294835O presente trabalho propõe relacionar o Ensino de História e a Educação Inclusiva, de modo a contribuir para tornar a sociedade brasileira menos excludente e mais preparada para valorizar as diferenças dentro do contexto escolar. O resultado deste estudo culmina no desenvolvimento de um material didático voltado aos professores de História do 6º ano, que visa estimular a interação entre os estudantes com deficiência e os demais colegas de sala, por meio da criação de situações de aprendizagem que favoreçam a superação das dificuldades de comunicação entre os jovens que integram essa etapa do ensino regular. O que se propõe é a construção de valores democráticos em sala de aula a partir do ensino de História, com o fim de sensibilizar os estudantes sobre a relevância social do comprometimento ativo com a defesa de direitos iguais para todas as pessoas, sobre a importância da solidariedade com os grupos vulneráveis e menos favorecidos, e sobre a necessidade de todo cidadão se engajar no combate a toda e qualquer forma de preconceito, promovendo o respeito e a valorização das diferenças.