Navegando por Autor "Rodrigues, Julie Isabelle Freitas"
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Dissertação O discurso medicalizante do TDAH e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Rodrigues, Julie Isabelle Freitas; Barreto, Maria da Apresentação; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883; http://lattes.cnpq.br/2228319171386737; Cenci, Adriane; Santos, Fabio Alexandre Araújo dosA medicalização se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias. A escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. A escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Esta pesquisa se organizou tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem, problematizando a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e as mediações oferecidas pelas IFRN que facilitam esse processo. A análise dos dados apontou como as práticas medicalizantes acompanharam os estudantes em toda a trajetória escolar, não sendo ofertada, em espacial aos alunos com deficiência, as mediação necessárias para que eles pudessem aprender, culminando em alguns momentos em reprovações. Em todas as situações investigadas, a medicalização da educação está presente, seja por transferir aos sujeitos a responsabilidade por não aprender ou no uso de medicação por pessoas tão jovens, sem a real avaliação dos benefícios ou prejuízos para esses adolescentes a longo prazo. Por tratar-se de um mestrado profissional, o produto gerado consiste em um infográfico digital destinado aos professores da instituição, cujo conteúdo versará sobre o tema desmedicalização da educação e sua relação com a aprendizagem, a partir da ótica dos estudantes.Produto Educacional O discurso medicalizante do TDAH e suas implicações no processo de ensino aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Rodrigues, Julie Isabelle Freitas; Barreto, Maria da ApresentaçãoA medicalização se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias. A escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. A escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Esta pesquisa se organizou tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem, problematizando a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e as mediações oferecidas pelas IFRN que facilitam esse processo.