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    Artigo
    Acesso aberto imediato ou embargo dos trabalhos de conclusão de curso? Estudo embasado na teoria da ação racial
    (Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 2021) Sánchez-Tarragó, Nancy; Medeiros, Joyanne de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072
    Objetivo: Identificar os fatores e as motivações determinantes do comportamento dos discentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) com respeito ao acesso aberto imediato ou ao embargo dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) Método: Embasada teoricamente na Teoria da Ação Racional com os construtos Crença, Norma, Atitude e Intenção. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o levantamento por questionários, em amostras de discentes e docentes da FACISA, assim como entrevistas. Resultado: No construto Crença, os resultados sugerem que a comunidade em estudo entende as vantagens do acesso aberto para a visibilidade e aproveitamento da produção científica, assim como a finalidade do embargo. Foi identificada a crença de que se embarga devido à exigência de ineditismo por parte dos periódicos científicos. Como Norma subjetiva alunos e professores percebem que o embargo do TCC pode gerar atraso a futuros estudos e que o uso de uma política de embargo muito restritiva é prejudicial à discussão científica. Já nas atitudes se evidenciam contradições, pois enquanto são favoráveis ao acesso aberto imediato também são favoráveis ao embargo, sobretudo, motivado pela crença de a necessidade de garantir ineditismo. Essas contradições se revelam na incerteza da intenção de depósito com acesso aberto imediato e em comportamentos que se inclinam ao embargo dos trabalhos. Conclusões: Se requerem ações para fomentar o acesso aberto imediato à luz das mudanças na comunicação científica, por exemplo, o uso ampliado dos preprints, assim como incentivar uma tomada de decisões informada por conhecimentos sobre as políticas das revistas
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    Produto Educacional
    Ações para promoção ao acesso aberto imediato à produção acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi: um estudo embasado na Teoria da Ação Racional: relatório técnico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-04) Medeiros, Joyanne de Souza; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-0596-3274
    Este relatório objetiva descrever ações capazes de motivar os estudantes da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) a adotarem a disponibilização imediata dos trabalhos de conclusão de curso na Biblioteca Digital de Monografias, levando em consideração o alto índice de trabalhos de conclusão de curso embargados, com acesso restrito de um a três anos. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e abordagem mista, pautada na Teoria da Ação Racional. Os resultados sugerem que professores e alunos compreendem os conceitos de acesso aberto e embargo, bem como percebem que o embargo pode gerar atrasos para a realização de outros estudos. Os alunos demonstraram indecisão no tocante ao acesso aberto ou embargo do trabalho final na Biblioteca Digital, já os docentes mostraram-se mais aderentes à ideia de propor o livre acesso aos orientandos. Contudo, essa atitude positiva ao acesso imediato se contradiz com as práticas, pois foi identificado que o embargo é uma orientação dos próprios professores aos alunos para efetuarem o depósito na Biblioteca Digital de Monografias, sendo reflexo da forte cultura de publicar o trabalho final (elaborado em formato de artigo). Logo, as questões de direitos autorais nas revistas e, em particular, o receio de perder o ineditismo vêm contribuindo para o aumento de embargos. Assim sendo, as motivações que contribuem para o embargo são: futura publicação, recomendação do orientador e medo ao plágio. Deste modo, foi elaborado um plano de ação para, entre professores e alunos, difundir os benefícios do acesso aberto imediato, bem como capacitá-los no uso de ferramentas como SHERPA/RoMEO e Diadorim, a fim de auxiliá-los nas questões de direitos autorais relacionadas às políticas das editoras de periódicos e incentivar o depósito de pre-prints nos repositórios
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    TCC
    Afrobrasilidade nas bibliotecas: análise das ações de competência crítica étnico-racial nas escolas do município de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Dantas, Cyndy Thays Marques; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133
    A biblioteca escolar e a competência crítica em informação, duas das temáticas discutidas nesta pesquisa, as quais apresentam características de caráter emancipatório, potencializando aspectos de reflexão perante os condicionamentos existentes na conjuntura social. Desse modo, auxiliam na mobilização de elementos que constroem noções críticas acerca das estruturas do poder hegemônico. Na sociedade brasileira, composta historicamente por uma multiculturalidade abrangente, faz-se importante investigar como a valorização da história e cultura afro-brasileira propicia um desenvolvimento de cidadãos que reconheçam seus papéis sociais no meio em que se integram. A pesquisa tem como objetivo discutir a competência crítica em informação no âmbito das bibliotecas escolares do município de Natal e a importância da educação voltada para relações étnico-raciais, com ênfase na cultura afro-brasileira. Sendo assim, o procedimento metodológico aplicado foi uma pesquisa bibliográfica, juntamente com uma entrevista semiestruturada de abordagem qualitativa, método indutivo e perfil exploratório, em uma amostra de escolas do Município de Natal, no Rio Grande do Norte. Temos como resultados uma latente indução da biblioteca escolar como uma ferramenta prática das metodologias pedagógicas a serviço da valorização cultural e literária, entretanto, uma pequena proporção da abordagem étnica como competência plenamente efetiva. Para fins de considerações que possam subsidiar novos estudos inerentes à temática, reportamos que se faz notável uma gradual ação dos educadores, professores e bibliotecários, para construção de sujeitos criticamente competentes em informação, com a realização de práticas educacionais permanentes das diversidades e pluralidades socioculturais previstas no ambiente escolar e na comunidade.
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    TCC
    Análise de domínio em Ciência da Informação: contribuição para o estudo dos novos movimentos sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Igor Oliveira da; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; 0000-0003-1098-8633; http://lattes.cnpq.br/4307759154757060; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; 0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Souza, Jacqueline Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8939049222796130
    Este trabalho objetiva compreender como a análise de domínio pode ser utilizada pelos profissionais e pesquisadores da informação para contribuir com as lutas dos Novos Movimentos Sociais (NMS). Em relação aos objetivos específicos, este trabalho pretende: (I) Descrever as características e aplicações da Análise de Domínio na Ciência da Informação; (II) Entender os integrantes dos Novos Movimentos Sociais como produtores e sujeitos informacionais e (III) Refletir sobre aplicações da Análise de Domínio para contribuir com as reivindicações dos movimentos sociais. Para isso, utiliza como aporte teórico a Análise de Domínio, desenvolvida por Birger Hjørland e Hanne Albrechtsen, no ano de 1995, que pensa as comunidades discursivas como parte da divisão social do trabalho. Domínio se compreende como o entramado de relações entre documentos, canais de comunicação, práticas de produção e comunicação, conceitos, relações sociais entre os membros, a forma como se estruturam e se organiza em um contexto social. A investigação se constitui de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, que utiliza a produção de pesquisadores já consagrados na área para justificar a expansão da Análise do Domínio do campo científico para o campo social. Mostra que, para além dos campos científicos, os Novos Movimentos Sociais e as percepções dos integrantes desses grupos, dotados de sentimentos e anseios, podem ser materializadas e transformadas em informação, tornando possível relacionar a Análise de Domínio com os Novos Movimentos Sociais, enquanto comunidade discursiva. Como resultados, se descrevem as características e aplicações da Análise de Domínio na ciência da informação. Também se analisa como os Novos Movimentos Sociais se tornam produtores e consumidores de informação. A partir da criação de categorias se apontam exemplos de canais de comunicação utilizados pelos NMS no Brasil. O estudo apresentou categorias segundo três tipos de canais de comunicação a) canais formais: Periódico Científico, Sites de ONG’s; b) canais semiformais: Central de atendimento, Conferências, palestras e encontros nacionais desenvolvidos por órgãos federais, e c) canais informais: Mídias Sociais. Ao identificar categorias e canais de comunicação, mostrou-se que os NMS podem ser delimitados como domínios, com vocabulários e práticas de produção e circulação de informação específicas, susceptíveis de ser estudadas pelos profissionais da informação. Como terceiro resultado, a pesquisa reflete sobre algumas aplicações da análise de domínio para contribuir com as reivindicações dos movimentos sociais, como a implantação de políticas de informações voltada para o público específico e uso de sistemas de organização do conhecimento que contribuem para minimizar as práticas discriminatórias e excludentes. Finalmente, considera, a partir dos elementos apresentados, que os Novos Movimentos Sociais se constituem importante domínio que pode se tornar objeto de estudo para o desenvolvimento social da Ciência da Informação.
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    Artigo
    Análise e visualização do domínio Internacionalização da educação superior no Brasil
    (Em questão, 2018) Sánchez-Tarragó, Nancy; Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; Bufrem, Leilah Santiago; 0000-0001-7123-0127
    Caracteriza e visualiza as redes de pesquisadores brasileiros e suas interrelações a partir da produção de artigos científicos e da participação em grupos de pesquisa formalizados no domínio Internacionalização da Educação Superior. Apresenta referencial teórico sobre a internacionalização da educação superior e a abordagem metodológica de análise de domínio. Utiliza a análise de domínio, combinando técnicas bibliométricas, de análise de redes sociais e a análise do conteúdo dos textos do corpus, constituído de 146 artigos de periódicos científicos e trabalhos em eventos a partir de busca nas bases de dados Scopus, Web of Science (coleção principal e SciELO Citation Index), SciELO e Redalyc. Utiliza as métricas e visualizações das redes com Gephi 9.0.2. Constata que, apesar de incipiente, existe uma comunidade de pesquisadores no Brasil organizando-se em torno do domínio Internacionalização da Educação Superior, formalizada inclusive em grupos de pesquisa certificados. Conclui que, embora com pouca parceria internacional e disseminada em fontes predominantemente nacionais, a produção científica discute temas relevantes, reflexos das principais preocupações relacionadas com a geopolítica do conhecimento, a mercantilização da educação e as estratégias de internacionalização
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    Artigo
    Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19
    (Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, 2020) Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914
    Em um contexto marcado pela agudização da crise social, econômica e política mundial, a emergência causada pela COVID-19 e a adoção de medidas extraordinárias de distanciamento social e quarentena, são impostos novos desafios às bibliotecas. Neste cenário, a pesquisa objetiva caracterizar a atuação das bibliotecas universitárias brasileiras, assim como os principais desafios para manter as atividades por meio de produtos e serviços não presenciais, a partir da perspectiva das bibliotecárias e bibliotecários. Se realiza um levantamento de dados por meio de questionários online e uma análise quanti-qualitativa de 188 respostas de participantes vinculados a 64 instituições de ensino superior, de todas as regiões brasileiras. A quase totalidade das bibliotecas respondentes está atuando em regime de teletrabalho, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (com destaque para as redes sociais) para realizar serviços de referência, disseminar informações, assim como para oferecer acesso a bases de dados. Processos técnicos e desenvolvimento de acervos também são realizados, embora com limitações. Algumas bibliotecas têm criado serviços de apoio específicos para pesquisas sobre COVID-19. Os principais desafios estão relacionados com a mudança brusca do atendimento e trabalho presencial a teletrabalho e atendimento virtual, sem uma preparação prévia (protocolos de atuação, infraestrutura, competências profissionais). A reabertura das bibliotecas também é um outro grande desafio que inclui mudanças nas instalações, os equipamentos de proteção e protocolos de higienização. Se conclui que as bibliotecas universitárias têm atuação e desafios que vão além dos aspectos técnicos para incluir dimensões éticas e políticas visando construir melhores sociedades
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    TCC
    Biblioterapia aplicada em transtornos relacionados a imagem corporal: um estudo bibliométrico na base de dados Dimensions
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-03) Lemos, Romário de Oliveira; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco a relação entre Biblioterapia e imagem corporal, com o intuito de investigar como essa prática pode contribuir para o enfrentamento de transtornos relacionados à autoimagem. O objetivo geral da pesquisa é identificar os principais autores, periódicos e o papel dos bibliotecários na promoção da Biblioterapia aplicada à imagem corporal. Para isso, foram definidos como objetivos específicos a contextualização teórica do tema por meio de pesquisa bibliográfica, a identificação de tendências e lacunas na produção científica e a observação da presença da Biblioteconomia nesse campo. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica, com base nos dados coletados na plataforma Dimensions, utilizando indicadores de produção, relação e impacto. A análise inicial contempla artigos e dissertações, abordando o surgimento da Biblioterapia e seu desenvolvimento, além de refletir sobre a imagem corporal e os prejuízos à saúde mental provocados por distorções nessa percepção. Os resultados apontam uma escassez de estudos que relacionem diretamente Biblioterapia e imagem corporal, embora se observe um crescimento gradual nas publicações nos últimos anos. Também foi identificado que a área da Biblioteconomia ainda é pouco representada na produção científica sobre o tema, evidenciando uma oportunidade de atuação mais efetiva dos profissionais da informação nesse campo. Conclui-se que há um potencial significativo na aplicação da Biblioterapia como ferramenta de apoio psicológico, especialmente no tratamento de questões ligadas à imagem corporal. O estudo evidencia a necessidade de novos trabalhos que valorizem o papel do bibliotecário como agente ativo em ações de promoção da saúde mental por meio de práticas biblioterapêuticas.
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    TCC
    Biblioterapia aplicada no contexto online e digital: análise da produção científica na base de dados Scopus.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-30) Toscano, Kalina Gonzaga; Sánchez-Tarragó, Nancy; Gallotti, Monica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716
    Este trabalho discorre sobre a biblioterapia, explorando sua evolução desde os aspectos históricos e conceituais até as modalidades on-line e digital, que constituem o principal foco da pesquisa. Tem como objetivo geral caracterizar a produção científica relacionada à biblioterapia digital e on-line, bem como analisar o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação dessas modalidades. Os objetivos específicos são: analisar a evolução temporal da produção científica que discute a biblioterapia nessas modalidades; identificar os autores, instituições e países que mais produzem na área; identificar as principais condições de saúde tratadas por meio dessas práticas; caracterizar os autores e documentos mais influentes no domínio; e refletir sobre o papel das bibliotecas e dos bibliotecários na implementação de programas de biblioterapia digital e on-line. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando a base de dados Scopus para identificar e analisar a literatura científica relevante. Foram recuperados 199 registros, analisados a partir dos seguintes indicadores de produção e análises relacionais: produtividade de autores, instituições e países; redes de cocitação de autores; redes de acoplamento bibliográfico de documentos; e redes de coocorrência de palavras-chave. Entre os resultados, destaca-se o aumento da produção científica a partir de 2015, com um pico em 2023. Os autores mais produtivos possuem entre sete e dez publicações sobre o tema. A Universidade de Linköping e o Instituto Karolinska, ambos na Suécia, foram identificados como as instituições com maior produtividade. Verificou-se que as publicações sobre a temática provêm, majoritariamente, das áreas da Medicina e da Psicologia, com escassez de trabalhos acadêmicos na área da Biblioteconomia. Entre as condições de saúde mais tratadas com biblioterapia estão a ansiedade e a depressão. Entre os documentos mais influentes, destacam-se pesquisas que utilizam a biblioterapia associada à terapia cognitivo-comportamental no tratamento do transtorno de pânico em ambientes virtuais. Embora ainda pouco presente na literatura recuperada, algumas publicações ressaltam o papel fundamental do bibliotecário na biblioterapia on-line e digital, atuando como mediador da informação, conselheiro e líder biblioterapêutico. Sua atuação requer formação específica, a fim de garantir práticas éticas e eficazes na e-biblioterapia. Também é enfatizada a importância da colaboração interdisciplinar e do fortalecimento de redes entre bibliotecas e serviços de saúde mental. Conclui-se que a biblioterapia, nas modalidades on-line e digital, constitui um campo em expansão e uma oportunidade para maior participação do bibliotecário — profissional qualificado para facilitar o acesso aos recursos e contribuir significativamente para a eficácia do processo terapêutico por meio da leitura.
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    Produto Educacional
    Cartilha de Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-26) Torres, José Carlos de Farias; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0009-0001-6687-6975
    Produto educacional fruto da pesquisa de dissertação de Mestrado intitulado: “APRIMORANDO OS FLUXOS INFORMACIONAIS NA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: PRODUTO INFORMATIVO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" do Programa de Ciência da Informação foi desenvolvida a “CARTILHA DE PROJETO PEDAGÓGICO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE” Com o objetivo de orientar as instâncias envolvidas, esta cartilha aprimora os procedimentos a serem adotados, promovendo maior eficiência e organização no fluxo do processo dentro da instituição.
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    Capítulo de livro
    Ciência aberta e acesso aberto para o Sul: perspectivas críticas e desafios
    (Rocha Gráfica e Editora (Selo Nyota), 2020) Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072
    Ao longo dos anos de desenvolvimento dos movimentos em prol do acesso aberto e da ciência aberta também não faltam as vozes críticas que alertam para novas formas de privatização do conhecimento, colonialismo, eurocentrismo e exclusão, atreladas a esses movimentos de abertura, embora existam, certamente, iniciativas exitosas que democratizam a participação na produção e acesso aos conhecimentos. A partir dessas perspectivas críticas emergem alguns questionamentos: É suficiente que o conhecimento esteja abertamente disponível? A abertura irrestrita de dados e informação é necessariamente boa para todos? A abertura oferece a todos a capacidade e a oportunidade de participar da ciência mundial? Que interesses defendem as políticas de acesso aberto e ciência aberta? Quais conhecimentos estão formando parte da construção da ciência aberta? Portanto, este capítulo tem como objetivo analisar e comentar algumas dessas posturas críticas, identificando autores, grupos de pesquisa e instituições que as esgrimem, para dialogar com seus argumentos. Pretende-se contribuir assim com a literatura crítica que busca incentivar transformações mais efetivas na maneira de construir e disseminar conhecimentos.
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    TCC
    Competências da pessoa bibliotecária na editoração de periódicos científicos no contexto da ciência aberta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Oliveira, Taliane de Assis; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-2266-8573; https://lattes.cnpq.br/5125339091877806; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Maia, Maria Aniolly Queiroz; https://orcid.org/0000-0003-4485-1774; http://lattes.cnpq.br/4060016033565089
    Diante do cenário vigente de inequidade no acesso à informação científica e nas capacidades de produção e comunicação da ciência, a discussão em torno da democratização do conhecimento já vem sendo pontuada, há alguns anos, por cientistas, editores e bibliotecários, dando lugar a movimentos em prol do acesso aberto à informação científica e, mais recentemente, em prol da ciência aberta. As práticas da ciência aberta podem e devem estar inseridas nos periódicos científicos, com o fito de possibilitar o acesso gratuito aos dados e resultados de pesquisas, a agilidade e a transparência no processo editorial e a cooperação entre pesquisadores e cidadãos no fazer ciência, exigindo assim dos bibliotecários atuantes nos periódicos científicos a constante atualização de seus conhecimentos profissionais para acompanhar a evolução científica. Baseado nisso, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que formas o novo ecossistema da ciência aberta coloca novos desafios e competências para bibliotecárias e bibliotecários que atuam em periódicos científicos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utiliza como métodos a revisão bibliográfica sobre a temática, além de levantamento de dados por meio de entrevistas não presenciais com sete editores de periódicos científicos. Após a revisão bibliográfica e a análise qualitativa dos dados coletados, foram identificadas competências técnicas, intelectuais, conceituais e cognitivas, interpessoais, organizacionais, competências-chave, competências de formulação e disseminação de produtos informacionais automatizados e competências do fluxo informacional, além de competências de gerenciamento de dados, métricas alternativas, integridade da pesquisa, publicação acadêmica e ciência cidadã. Conclui, evidenciando, que a ciência aberta demanda transformações nas competências profissionais dos bibliotecários, visto que entre os principais desafios se encontram a avaliação aberta, a aplicação de taxas de processamento de artigos (APC), os dados abertos, os preprints e as métricas alternativas, constatando que sempre é necessária a aprendizagem contínua dos editores com o propósito de acompanhar as transformações decorrentes da área científica.
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    TCC
    Conhecimentos e percepções dos discentes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre desinformação e atuação bibliotecária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Souza, Ana Mychelle Bezerra de; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://lattes.cnpq.br/7858134987301497; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Tanus, Gabrielle Francinne Carvalho de Souza; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299107Z7
    O aprofundamento da desordem informacional e da desinformação na sociedade brasileira contemporânea traz à tona a necessidade dos profissionais bibliotecários estejam cada vez mais cientes das complexidades destes fenômenos e melhor preparados para combatê-los. O desenvolvimento da competência crítica em informação constitui uma das vias para criar consciência crítica e resistência cidadã ante os mecanismos e relações de poder que contribuem a distorcer a realidade. Compreender o papel do bibliotecário neste contexto é chave para os discentes que se formam como bibliotecárias e bibliotecários. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar os conhecimentos e as percepções dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre desinformação e atuação bibliotecária. A pesquisa é exploratória e de natureza quali-quantitativa. Utiliza como instrumento para coleta de dados um questionário on-line distribuído através da plataforma Google forms. Participaram da pesquisa 70 alunos matriculados no curso no semestre de 2022.2. As variáveis analisadas foram comportamento informacional, conhecimentos sobre os conceitos relacionados com a desinformação, competência crítica em informação e suas percepções sobre as habilidades e áreas de atuação da pessoa bibliotecária para enfrentar a desinformação. as redes sociais WhatsApp, Instagram e Youtube foram indicadas como as mais usadas por eles para compartilhar informação, contudo, a grande maioria afirma não usar essas fontes para se manter atualizado sobre temas de saúde, economia e ciência, priorizando outras como periódicos, jornais e livros. Sobre as dimensões do conceito de desinformação e competência crítica em informação, constatou-se que os termos mais conhecidos foram Desinformação e Fake News, enquanto os termos menos conhecidos pelos discentes foram Infodemia e Fake science. Os conhecimentos dos discentes ainda apontam que uma pessoa tem competência crítica em informação quando não somente domina habilidades técnicas, mas também apresenta uma atitude crítica e ética frente à informação. Apesar do relativo conhecimento sobre os conceitos associados à desinformação e competência crítica, os resultados indicam que ainda é necessário aprofundar no conhecimento sobre eles, inclusive nas habilidades práticas para identificar as diferentes tipologias de desinformação e a verificação de fontes. Sobre percepções sobre habilidades bibliotecárias e áreas de atuação, as habilidades selecionadas pela maioria dos discentes estão: verificação de autenticidade de fontes, fotos, vídeos e manchetes de jornais e habilidades de avaliação da confiabilidade e qualidade de fontes de informação. Em relação às áreas de atuação da pessoa bibliotecária, se destacaram as áreas de seleção e avaliação de fontes de informação e os cursos treinamentos de competência crítica em informação. Conclui-se que é muito importante que os professionais da informação tenham uma atuação ativa e proativa para lutar contra a desinformação e que a formação em nível de graduação pode incluir variadas ações de ensino e de extensão, implementação no currículo de atividades educomunicativas e disciplinas obrigatórias, que visem tratar sobre temáticas da desinformação e competência crítica em informação.
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    TCC
    Construindo mundos sem muros: uma competência crítica em informação sob pressupostos decoloniais e anticoloniais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Gomes, Marcus Victor Siqueira Josuá; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Sánchez-Tarragó, Nancy; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106
    Trataremos, incialmente, a respeito da competência em informação, sua história e seu conceito, que vai ao encontro da Information Literacy (IL), buscando conflitar com um conceito mais atual de competência, que é o da “competência crítica em informação” – CCI, que se apoia em pedagogias libertadoras e outras questões – étnicas, de gênero e sexualidade, por exemplo, as quais possibilitam desenvolver uma práxis informacional mais crítica e reflexiva. A CCI, de teor mais radical, se baseia numa práxis e em pedagogias críticas, colocando foco na relação da informação com os problemas sociais que existe no mundo. Mesmo assim, permaneceremos “inconformados” com esse conceito e como forma de subsidiar mais radicalmente ainda a já radicalizada criticidade da competência crítica em informação, traremos à luz do debate epistemologias advindas da decolonialidade (Quijano, Dussel e Fanon) e da anticolonialidade (representado pelo zapatismo, Comunidad de Historia Mapuche, entre outros), como uma maneira de combater o colonialismo e capitalismo ainda em voga na América Latina, isto é, promovendo uma crítica, a partir da realidade latinoamericana, a respeito da CCI. Diante disso, essa pesquisa teórica de cunho bibliográfico abre caminhos para outras epistemologias e reflexões para a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, ao passo que discutiremos a competência crítica em informação com vistas a problematizar tal conceito. Por fim, apontaremos caminhos a serem percorridos, como uma práxis da libertação contida em Dussel (1977), antirracista e de autodefesa presentes em Fanon (2008), anticolonial/étnica (de defesa dos povos ameríndios e seus territórios) e de reflexão crítica sobre instâncias de domínio e poder, como é o caso do Estado-nação, providas da relação dos nativos com o território e sua autocrítica – sinalizada pelos pensadores anticoloniais. Tais questões da colonialidade podem ser percebidas pelo conceito de “colonialidade de poder” trazido por Quijano (2009), ao passo que serão direcionadas em relação a uma práxis do sujeito informacional diante da realidade capitalista e colonial e a CCI anticolonial e decolonial como alternativa para essa inevitável situação.
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    Artigo
    Contribuciones de la biblioteca universitaria a la internacionalización del campus: análisis sistemático de la literatura
    (Perspectivas em Ciência da Informação, 2017-07) Sánchez-Tarragó, Nancy; Castellanos-Gallardo, Inalvis; Bufrem, Leilah Santiago; 0000-0001-7123-0127
    Los procesos de internacionalización universitaria constituyen respuesta adaptativa a un contexto mundial signado por la globalización, que implica, grosso modo, mayor interrelación política, económica y social entre países y regiones. En este contexto, es válido preguntarse cuál es el papel y las contribuciones de la biblioteca universitaria en los procesos de internacionalización del campus, teniendo en cuenta que, históricamente, su razón de ser ha sido servir de apoyo a la universidad en el desarrollo de sus funciones. Para encontrar respuestas se realizó una revisión sistemática de la literatura publicada en Ciencia de la información entre el 2005 y el 2015 y un análisis bibliométrico de esa producción científica. Seb constató un crecimiento continuo de la investigación publicada, liderada por bibliotecarios de Estados Unidos, China y Canadá, que abordan diferentes aristas del trabajo bibliotecario que apoyan tanto la educación transnacional como la internacionalización ‘en casa’: servicios bibliotecarios para apoyar estudiantes y programas en el exterior, programas de alfabetización informacional, estudios sobre la influencia de las diferencias culturales y lingüísticas en la comunicación y los servicios, desarrollo de colecciones, entre otras. Se identificaron recomendaciones para la práctica bibliotecaria relacionadas con estrategias administrativas, de servicios, infraestructura, formación e investigación.
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    Artigo
    Emergência de saúde pública global por pandemia de COVID-19: desinformação, assimetria de informações e validação discursiva
    (Folha de Rosto, 2020) Lima, Clóvis Ricardo Montenegro de; Sánchez-Tarragó, Nancy; Moraes, Danielle; Grings, Luciana; Maia, Mariangela Rebelo; 0000-0002-6337-3918
    Quer-se investigar e discutir os processos e dinâmicas informacionais em torno da emergência global de saúde pública pela pandemia de COVID-19, com ênfase nas manifestações de desinformação ao redor da origem do vírus, da medida de isolamento social e dos tratamentos. Como alicerces teóricos discute os conceitos de desordem informacional, desinformação, assimetria de informações e validação discursiva. A pandemia de COVID-19 atualiza a discussão das estratégias de poder, em um contexto caracterizado pela difusão e uso intenso da informação em tempo real, o uso simples de tecnologias para a edição e publicação de imagens e textos e a emergência do negacionismo científico e a pós-verdade. Esta é uma das grandes novidades desta pandemia, que traz consigo questões críticas de sinceridade, veracidade e honestidade. A sinceridade diz respeito à dimensão subjetiva, a veracidade sobre a dimensão objetiva e a honestidade sobre a dimensão social. Ao mesmo tempo, as notícias na Internet retomam a discussão sobre fraudes que são, de certo modo, uma atualização da questão da "manipulação" nos meios de comunicação. A declaração de alerta sanitário pela Organização Mundial de Saúde dá uma dimensão global para controvérsias sobre objetividade na pandemia. A mudança do modo de comunicação de um para muitos, para uma comunicação de muitos com muitos, torna as questões da informação mais complexas. Na pandemia do COVID-19 são muitas as tensões, controvérsias e conflitos entre autoridades sanitárias, pesquisadores, profissionais de saúde, pensadores críticos e defensores de direitos humanos e sociais. Destaca a importância da validação discursiva da informação pois a disseminação da informação na sociedade enfrenta o filtro do uso público da razão, particularmente aguçado pelo horizonte da finitude humana
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    TCC
    Os estereótipos da mulher nas Classificações Bibliográficas CDD e CDU
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-18) Nascimento, Maiara Elaidia do; Medeiros, Wagner Oliveira de; Medeiros, Wagner Oliveira de; Sánchez-Tarragó, Nancy; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de
    Apresenta como discussão as classificações do conhecimento, que fazem parte das atividades e estudos de bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia ao redor do mundo, que procuram, da melhor maneira, organizar as informações para que cheguem de forma satisfatória aos usuários atendidos pelas Unidades de Informação. Como instrumento para este serviço, os Sistemas de Classificação Bibliográfica são fundamentais para as atividades de organização e gerenciamento de acervos. Partindo disso, esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar tais Sistemas de Classificação, em particular a Classificação Decimal de Dewey e a Classificação Decimal Universal, observando a presença de estereótipos sobre a mulher. Com os objetivos específicos: apresentar os Sistemas de Classificação do Conhecimento CDD e CDU; analisar sobre a representação da mulher nos Sistemas de Classificação do conhecimento delimitados; investigar a presença de estereótipos relativos à mulher nos Sistemas de Classificação delimitados e contextualizar a relação entre os estereótipos identificados e os aspectos históricos de representação da mulher na sociedade. Busca responder o problema de pesquisa: Os estereótipos femininos estão sendo reproduzidos nos Sistemas de Classificação CDD e CDU? Isto se justifica, visto a dificuldade em se perceber representações negativas, que carregam preconceitos e crenças de pessoas ou grupos e que estão, também, materializados nestas classificações. A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza bibliográfica. Os resultados indicam a presença de estereótipos associados à mulher na sociedade, evidenciando aspectos de maternidade e ocupações de cuidados, em um lugar de subserviência regada por discussões sensíveis em torno das questões de gênero. Com o papel educacional e sociocultural das bibliotecas, esta pesquisa reflete sobre como a mulher é representada, na luta pela consciência e respeito. Os estudos sobre os estereótipos nas classificações sobre a mulher permitem não só destacar situações vivenciadas por ela, como também abrem espaço para a compreensão de cenários ampliando as discussões e fomentando esta pauta na área de Biblioteconomia.
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    TCC
    Gamificação para o desenvolvimento da competência em informação nas bibliotecas escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Vale, Mayara Shelley Pascoal; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; https://orcid.org/0000-0003-0186-2449; https://lattes.cnpq.br/5940397421638214; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Souza, Marciele Oliveira de; https://orcid.org/0000-0003-3123-9420; http://lattes.cnpq.br/7019395598060930
    A pesquisa busca fomentar o desenvolvimento da Competência em Informação nas bibliotecas escolares por meio da proposta de atividades gamificadas. A gamificação, aplicação de mecânicas de jogos em contextos não lúdicos, constitui uma metodologia ativa de aprendizagem que promove motivação e pensamento crítico e ativo. Destarte, a pesquisa objetiva, de modo específico, caracterizar quais as competências em informação recomendadas para crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos; realizar levantamento de atividades gamificadas direcionadas a bibliotecas escolares, incluindo aquelas orientadas ao desenvolvimento de competências informacionais; e criar modelagens de atividades gamificadas apropriadas para desenvolver no contexto das bibliotecas escolares. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, assim como da adaptação de modelos para design de gamificação. Como resultado fundamental da pesquisa foi elaborado um modelo de design de gamificações, e ainda, baseado nele, são propostas três atividades gamificadas para desenvolver competências em informação, relacionadas a, por exemplo, compreensão da biblioteca escolar, sua organização e sistematização e entendimento acerca de fontes de informação e estratégias de pesquisa online, todas exequíveis em bibliotecas escolares. Se conclui que a literatura aponta os benefícios da gamificação para uma maior motivação e eficiência da aprendizagem. Portanto, as atividades aqui propostas podem ser efetivas no desenvolvimento de competências em informação em bibliotecas escolares.
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    Artigo
    Informação de perícias médicas para subsidiar ações de vigilância e promoção da saúde dos servidores públicos: o caso de uma universidade pública federal do Brasil
    (Reciis - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, 2021) Krolls, Tirzer Barbalho; Presser, Nadi Helena; Sánchez-Tarragó, Nancy; https://orcid.org/0000-0003-0031-0589
    O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral propor ações de vigilância e promoção da saúde dos servidores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com base nas informações de perícias médicas registradas, no período de 2016 a 2018, no prontuário eletrônico do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Para isso, o estudo descreve o perfil de morbidade dos servidores que buscaram a perícia médica, analisa os principais fatores de risco no ambiente de trabalho e sua relação com o perfil de morbidade revelado, de modo a estabelecer prioridades para ações de educação e promoção da saúde. As ações propostas abrangem estudos ergonômicos, avaliação e acompanhamento psicológicos, capacitação, entre outras, para intervir nas principais doenças identificadas (psíquicas e osteomusculares). As informações registradas no módulo de Perícias Médicas do SIASS, até então subutilizadas, revelaram suas potencialidades, pois permitiram identificar os problemas e propor a tomada de decisões gerenciais em prol da prevenção de doenças e da melhoria da saúde dos servidores
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    Artigo
    Los estudios métricos de información en el contexto de la pandemia por Covid-19
    (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, 2021) Sánchez-Tarragó, Nancy; González, Grisel Zacca; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072
    Esta nota de conjuntura apresenta uma breve análise da emergência de saúde pública devido à covid-19 e algumas das questões mais relevantes relacionadas à informação e comunicação em saúde. Desta forma, pretende-se contextualizar a aplicação de estudos métricos de informação como ferramentas de análise de realidades complexas e multidimensionais
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    Artigo
    Práticas de publicação e avaliação em ciências sociais e humanidades: contradições e desafios
    (P2P e Inovação, 2018-02) Santos, Raimundo Nonato Macedo dos; Caballero-Rivero, Alejandro; Sánchez-Tarragó, Nancy; 0000-0002-9208-3266
    Este trabalho discute aspectos sobre as peculiaridades das práticas epistêmicas das Ciências Sociais e Humanidades que exigem avaliações diferenciadas da sua produção científica como condição para julgar, com equidade, seu valor e lugar no contexto do sistema de Ciência e Tecnologia brasileiro. Baseado em uma pesquisa bibliográfica que se reflete também em resultados de estudos empíricos nacionais e internacionais realizados, reforça a discussão de que se faz necessário, urgente, um aprimoramento da “ciência da avaliação científica” com vistas a corrigir as deficiências dos indicadores métricos vigentes nos meios acadêmicos, bem como que tome em consideração configurações de poder no interior e entre as comunidades científicas do país. Enfatiza a importância de que se compreendam as diferenças das práticas epistêmicas no contexto das comunidades acadêmicas, particularmente, sobre o ponto de vista de limitar o uso acrítico e quase absoluto dos indicadores.
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