Navegando por Autor "Santos, Adele Guimarães Ubarana"
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TCC Contribuições da brinquedoteca escolar para brincadeiras de faz de conta na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Mendes, Itamara Beatriz da Silva; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; Santos, Adele Guimarães Ubarana; Lima, Juliana de MeloAs atividades que norteiam a escrita deste trabalho resultam da participação como bolsista em um projeto de extensão intitulado “Brinquedoteca Escolar: Possibilidades Lúdicas para Crianças do Ensino Fundamental”, desse modo, optei pela escrita no formato de Relato de Práticas Educativas. Tem como objetivo principal apresentar processos educativos decorrentes das ações de extensão e refletir acerca das contribuições da brinquedoteca escolar para as brincadeiras de faz de conta na educação infantil, com foco nas mediações realizadas com a turma IV, com crianças de 5 e 6 anos. Compreende-se que, por meio do brincar, as crianças vivenciam novas percepções sobre suas emoções, resolvem conflitos, aprendem e desenvolvem habilidades interpessoais importantes. Elas também são capazes de compreender o mundo ao seu redor e as regras sociais por meio do faz de conta. Considerando as experiências que vivenciei como bolsista da instituição durante o período de maio a dezembro de 2023, foram realizadas atividades correspondentes a três etapas: observação, planejamento e participação. Em cada uma delas, foram promovidas práticas pedagógicas intencionais relacionadas ao faz de conta no espaço da brinquedoteca, sobretudo enfatizando a criança como protagonista de sua aprendizagem e escolhas durante as interações e brincadeiras no espaço da brinquedoteca. Por fim, a partir da descrição e análise do brincar de faz de conta no espaço da brinquedoteca, são identificados momentos de ludicidade, compreendendo e valorizando a construção de identidades individuais, relações de bem-estar e autopercepção do eu, outro e nós. Além disso, é possível reconhecer o brincar como agente potencializador no desenvolvimento infantil, capaz de agregar elementos de socialização e integralização nas práticas cotidianas utilizando das representações simbólicas expressas nos jogos e brincadeiras.TCC Contribuições de um laboratório de inclusão e acessibilidade para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Duarte, Gabriele Ferreira de Oliveira; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; https://lattes.cnpq.br/0951168387199849; Santos, Adele Guimarães Ubarana; Diógenes, Clarice Ferreira GuimarãesA pesquisa aborda as contribuições de um laboratório de inclusão e acessibilidade voltado à educação inclusiva e à acessibilidade. Destaca-se as contribuições do referido laboratório para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir do fomento de ambientes flexíveis e de recursos capazes de potencializar as aprendizagens das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo investiga a importância de estratégias pedagógicas, como o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), materiais flexibilizados e atividades diversificadas, que atendam às necessidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além da investigação das estratégias pedagógicas, o estudo faz a análise de documentos elaborados pelos profissionais da instituição e incorpora dados provenientes de observação de campo, realizadas durante o atendimento educacional especializado voltado a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados sugerem que a criação de um espaço que agrega recursos e estratégias de acessibilidade, na escola, promove a quebra de barreiras de acesso às práticas pedagógicas e, consequentemente, favorece o desenvolvimento das crianças, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento integral de cada um.Dissertação Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-18) Santos, Adele Guimarães Ubarana; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; ; http://lattes.cnpq.br/0487676081443927; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da MatemáticaTCC O papel dos cantos temáticos na educação infantil: espaços de experiências significativas na formação de crianças na faixa etária de 2 e 3 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Dantas, Michele da Silva; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Santos, Adele Guimarães Ubarana; Oliveira, Jacyene Melo deO presente trabalho monográfico apresenta como tema em questão o papel dos cantos temáticos na Educação Infantil: Espaços de experiências significativas na formação de crianças na faixa etária de 2 e 3 anos. Ao trabalharmos com essa temática, buscamos reconhecer quais recursos e estratégias que melhor se adequaram na sala de experiência, como meio para o desenvolvimento dessas crianças. Além de refletir sobre como esses espaços podem proporcionar experiências significativas de aprendizagem na formação de crianças na faixa etária de 2 e 3 anos. Tendo como objeto de estudo os cantos temáticos de duas salas de referência do Centro Municipal de Educação Infantil Maria Eunice Davim - Natal-RN, nas turmas de nível I e II, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, por compreendemos que esta permite que a investigação seja vista como uma ação em movimento. Para isso, tivemos como referência Ludke e André (1986). Tal escolha será exposta de forma descritiva, através de observação da turma e entrevista com as professoras. Os pressupostos teóricos deste estudo e prática pedagógica estão fundamentados em Vygotsky (1999), BRASIL (1998), Oliveira (2002), Vieira (2009) entre outros autores, possibilitando uma melhor compreensão sobre o tema em questão. Ao concluirmos esse trabalho, foi possível apresentar com mais facilidade a complexidade de algumas ações, sem perder de vista o processo de interação, cuidando da questão que diz respeito ao universo da criança. Nesse sentido, percebemos que os cantos temáticos têm papel essencial na formação da criança, a qual proporciona a oportunidade de enriquecer sua experiência de vida. E que desta forma o professor tem um papel primordial no desenvolvimento do trabalho referente à organização da sala de experiência, uma vez que, será aquele que realizará a mediação entre o indivíduo e o meio, e com que o interesse pelo o mundo seja despertado na criança.