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    Dissertação
    As representações sociais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: o olhar dos(as) professores(as) alfabetizadores(as) do município de Natal-RN
    (2017-02-21) Santos, Camila Rodrigues dos; Melo, Elda Silva do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; http://lattes.cnpq.br/0838902670910946; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Lopes, Denise Maria de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-1791-0735; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; Nascimento, José Mateus do; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    A formação docente tem sido marcada por avanços, retrocessos e mudanças, em que propostas curriculares para formação inicial tem se mostrado, muitas vezes, insuficientes, evidenciando a necessidade de formação continuada. Assim, surgem políticas públicas propostas pelo Ministério da Educação, pelas Secretarias de Educação ou ainda formações em serviço, propostas pelas próprias instituições de ensino, com vistas ao atendimento às demandas formativas identificadas pelo corpo docente. Para realizar essa discussão de forma qualificada, utilizamos autores como Cambi (1999), Saviani (1991; 2000; 2009; 2011), Freire (1991; 2000), Libâneo e Pimenta (1997; 1999), Vicentini e Lugli (2009), Imbernón (2009), Dourado (2015), entre outros. Nossa pesquisa tem como objeto de estudo a representação social de professores sobre a formação continuada do PNAIC (Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Como objetivo, propomos compreender a representação social dos professores participantes do PNAIC acerca dessa formação continuada. Ou seja, o universo será constituído pelos alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Natal. As representações sociais, que tem como precursor Moscovici, revelam os sentidos atribuídos ao fazer docente enraizado no sistema do pensamento. Nessa direção, realizamos uma investigação que envolveu procedimentos teórico-metodológicos de caráter qualitativo e quantitativo, dentre os quais estão, na dimensão teórica: a revisão bibliográfica, o estado da arte, de acordo com nossa temática e a pesquisa documental; na dimensão empírica, utilizamos, na coleta de dados, a TALP – Técnica de Associação Livre de Palavras, o questionário socioeconômico, a observação in loco e fontes secundárias para caracterização do universo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados, utilizamos os softwares Excel e EVOC – Ensemble des Programmes Permetant 1' Analyse des Evocations (2000), posteriormente, a análise de conteúdo de Bardin (2011), a partir da categorização temática. Essa combinação de técnicas permitiu verificar as possíveis representações sociais da formação ofertada pelo PNAIC, em determinado momento, e por um grupo específico. Os resultados encontrados podem contribuir para um olhar mais amplo sobre essa representação, em que para os sujeitos os conhecimentos – construídos em uma proposta de troca de experiências e em uma relação teórico-prática – são importantes e necessários, tanto para reflexão sobre o fazer docente, quanto para o desenvolvimento de aprendizagens. Destacamos a relevância desta pesquisa frente a abrangência do programa e da necessidade de pesquisas que estejam em consonância com as demandas formativas dos docentes da rede básica de ensino.
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    Tese
    Representações sociais sobre ser docente: a formação continuada como vetor de mudanças no fazer docente nos contextos do Brasil e da Espanha
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Santos, Camila Rodrigues dos; Melo, Elda da Silva Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0838902670910946; Llavador, José Beltrán; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
    Investigar as contribuições dos estudos da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a prática docente tem como fundamentação epistemológica a concepção de que o conhecimento é uma construção humana a partir da visão individual e coletiva de um grupo específico, em determinada organização social, e das marcas históricas desse grupo e de seus membros individualmente. Posto isto, esta pesquisa objetivou analisar a representação social de um grupo de professores sobre o “ser docente”, a partir da interface entre a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a própria representação social do grupo enquanto fenômeno social e suas implicações no “fazer docente”, a partir de uma formação continuada. Esta investigação nasceu dos estudos elaborados na iniciação científica, durante a participação em Projetos de Pesquisa da linha “Educação, Representações e Formação Docente”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Contribuíram ainda para o estudo, pesquisas referentes à formação docente inicial e continuada, às políticas públicas educacionais e à prática docente, aliadas ao pressuposto de que os estudos referentes à TRS revelam um conhecimento da pesquisadora sobre si como “ser docente”. Tal conhecimento proporcionou mudanças em seu fazer docente e, por isso, a escrita tem inspiração autoetnográfica. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como suporte teórico-metodológico: a TRS, defendida por Moscovici (1961), Jodelet (2001, 2011) e Sá (1996, 1998); a Teoria do Núcleo Central (TNC), elaborada por Abric (1996, 1998) e abraçada por Melo (2009, 2022); e a Filosofia da Educação de Freire (1979, 1997, 2000, 2019). A partir da revisão de literatura e estado da arte, realizou-se a investigação sobre o uso das representações em formação continuada, no Banco de Teses e Dissertações Capes/MEC. Assim, percebeu-se a ausência de estudos a esse respeito, sinalizando que a proposição desta pesquisa é inovadora e pode contribuir para repensar a formação docente. Como pesquisa-ação em TRS, o percurso metodológico envolveu três campos que se constituem o lócus da pesquisa, realizada com 45 docentes da rede de ensino pública do Brasil e da Espanha. A construção dos dados foi por meio da Técnica de Associação de Livre Palavra (TALP) e de um questionário socioeconômico. Com os dados analisados, retornou-se ainda aos campos para a realização de Encontros Reflexivos Dialogais (ERDs). Para a análise e interpretação das informações geradas, realizadas em duas fases, assumiu-se uma perspectiva qualitativa. Primeiramente, os dados da TALP foram analisados a partir do Sistema de Espiral Representacional (SER) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Depois na segunda fase, a análise ocorreu por meio da descrição dos encontros e da triangulação dessas informações com a fundamentação teórica e da empiria. Os resultados revelam que esta pesquisa suscita um novo olhar para a formação docente continuada em sua relação com a prática, que parte da dimensão simbólica concernente à TRS e que traz subsídios para a promoção de debates que permitem repensar o próprio fazer docente nos cursos de formação inicial e nos cursos de formação continuada.
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