Navegando por Autor "Santos, Regina Helena Rigaud Lucas"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A eficiência do estudo da inclusão pelos concluintes do curso de licenciatura em educação física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma análise qualitativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-21) Castro, Letícia de França; Surdi, Aguinaldo Cesar; Dantas, Karluza Araujo Moreira; Santos, Regina Helena Rigaud LucasEste trabalho tem como objetivo analisar o nível de capacitação dos alunos concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para atuar com educação inclusiva. Para alcançar esse propósito, aplicou-se um questionário autoavaliativo com questões abertas e fechadas, visando compreender a percepção dos discentes sobre a própria formação, especialmente no que se refere aos conteúdos voltados à inclusão de pessoas com deficiência. Os dados revelam que, embora a maioria dos participantes reconheça a importância da inclusão nas aulas de Educação Física, poucos se consideram preparados para atuar de maneira efetiva nesse contexto. Aproximadamente 75% dos respondentes afirmaram sentir-se aptos apenas “em parte” para elaborar um plano de aula inclusivo, enquanto 87,5% declararam que o curso contribuiu para o desenvolvimento de uma postura ética e acolhedora em relação à diversidade. Além disso, 56,3% dos alunos tiveram acesso a disciplinas específicas sobre inclusão, mas a maioria não vivenciou experiências formais em projetos promovidos pelo departamento com foco em pessoas com deficiência. Em contrapartida, alguns relataram vivências informais significativas, como oficinas de dança inclusiva, colônias de férias e participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os resultados reforçam a necessidade de aprimoramento da formação inicial, com a inclusão obrigatória de disciplinas voltadas à educação inclusiva e a valorização de práticas pedagógicas que articulem teoria e vivência. Conclui-se que, apesar dos avanços, ainda existem lacunas na preparação dos futuros professores de Educação Física para atender, de forma segura e qualificada, às demandas da educação inclusiva.TCC A experiência da iniciação à docência na Escola Estadual Berilo Wanderley: PIBID Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Souza, Camila Naya Lucena; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Regina Helena Rigaud LucasO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Para isso, promove a atuação de alunos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES) em escolas da rede pública de ensino, sob a orientação e supervisão de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O subprojeto Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atende a cinco escolas na cidade do Natal, possui três coordenadores de área e conta com seis professores supervisores. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da atuação do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley, no ano de 2015, para a formação dos bolsistas de iniciação à docência que atuaram na instituição. Como objetivos específicos deste estudo, temos: (i) identificar as possibilidades e os desafios apresentados pelos bolsistas de iniciação à docência (ID) durante a atuação do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley; (ii) apresentar a construção pedagógica vivenciada pelo PIBID Educação Física no ano de 2015 na referida escola; (iii) apontar os produtos obtidos nas avaliações realizadas, considerando as possibilidades identificadas na prática pedagógica. No que concerne à metodologia, esta pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo. Com cada participante da pesquisa (bolsistas de iniciação à docência do PIBID Educação Física da Escola Estadual Berilo Wanderley no ano de 2015) foi realizado um questionário composto por duas (2) questões abertas, as quais focaram na atuação de cada um na referida escola e na importância do PIBID para a formação deles. Pôde-se perceber, a partir das respostas obtidas, que o PIBID Educação Física contribuiu de forma significativa para a formação dos bolsistas - especialmente quando destacam a importância da inserção no contexto escolar – e que a ação pedagógica na Escola Estadual Berilo Wanderley proporcionou experiências relevantes para o desenvolvimento deles enquanto professores de Educação Física.TCC Afastamento x adesão nas aulas práticas de educação física no ensino médio: o uso do atletismo como elemento mediador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Morais, Erik Anderson Lourenço de; Surdi, Aguinaldo Cesar; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/3565274867272860; Dantas, Karluza Araújo Moreira; http://lattes.cnpq.br/1071969771517672; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048O presente trabalho tem o objetivo de investigar os fatores que contribuem para a aproximação ou afastamento dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e utilizar o Atletismo como ferramenta acolhedora para tais aulas, para a obtenção da nota parcial para a conclusão do curso de graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O estudo consiste em investigar por meio de observação quais os principais fatores que acometem os estudantes do ensino médio e como esses afetam no desenvolvimento das aulas, ademais, tenta compreender como o se dá o papel do professor que visa contornar tais situações, de modo que facilite e incentive a presença do aluno nessas aulas. As discussões geradas pelos resultados, nos remete que o professor, perante seu papel de agente mediador, deve sempre estar atento a inúmeros pontos que resultam na aproximação ou afastamento dos alunos, como a timidez, vergonha e até mesmo o medo de se expor. Ante esses resultados e discussões, percebemos que os objetivos do trabalho foram contemplados, dado que, diversos fatores foram encontrados, e tiveram seu impacto na relação dos alunos com as aulas, parcialmente ou completamente compreendidos.TCC BNCC e Educação Física – Um recorte sobre a unidade temática Danças proposta para os alunos do ensino fundamental II(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lobato, Cláudio Hélio; Dias, Maria Aparecida; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Santos, Regina Helena Rigaud LucasO presente Trabalho de Conclusão de Curso é intitulado “BNCC e Educação Física – Um recorte sobre a unidade temática Danças proposta para os alunos do Ensino Fundamental II”. Tal documento tem como problema compreender a proposta de sistematização da citada unidade temática presente na BNCC e como ela reflete a real necessidade de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, objetiva analisar a proposta da unidade temática Danças prevista na BNCC, tendo como pressuposto a sistematização deste conteúdo. Assim, se buscou compreender a relevância do conteúdo Dança como prática corporal; Analisar a classificação e sua indicação para cada ciclo de ensino na BNCC; E por fim, verificar as mudanças ocorridas na BNCC quanto à unidade temática Danças, frente às propostas dos PCN’s para o Ensino Fundamental II. Foram utilizadas obras de autores como Darido (1999), Soares (2002), Porpino (2006), Medeiros (2010), entre outros. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, contando, para a sua elaboração, com livros e sites de internet. Notou-se coerência entre o nível de ensino pesquisado e os estilos de Danças propostos, entretanto, de forma superficial. Por isso, se sugere um maior aprofundamento nas discussões sobre a unidade temática Danças contida na 3ª versão da BNCC. Realizando uma sistematização com maior clareza sobre as possibilidades de organização curricular, sobretudo indicando, com base nas características socioculturais de cada Estado da Federação, quais Danças e, não só os estilos, podem nortear a prática pedagógica dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II.Dissertação Educação física no novo ensino médio: a importância do planejamento participativo na construção do currículo escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-18) Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Marques, Danieli Alves Pereira; Cavalcanti, Loreta Melo Bezerra; Dias, Maria AparecidaAs diretrizes do Novo Ensino Médio inserem mudanças na educação física escolar. É imperativa uma readequação na metodologia de aula e principalmente no planejamento, pois temos que consolidar nosso lugar na escola. A construção de um planejamento unificado e participativo foi a nossa proposta de enfrentamento desse desafio. A pesquisa é de natureza qualitativa, que teve como objetivo geral investigar qual a importância do planejamento participativo na construção curricular da Educação Física no Novo Ensino Médio. Como específicos, analisar a construção de uma unidade temática para a escola Estadual Berilo Wanderley; identificar a importância das aulas de Educação Física para os alunos; investigar a viabilidade do planejamento participativo na construção do currículo da Educação Física no Novo Ensino Médio. A população foi constituída por 120 alunos do Ensino Médio, das turmas de 1° e 2° anos, e pela equipe de docentes da Escola Estadual Berilo Wanderley no ano de 2022. Para a obtenção dos resultados optou-se por questionário e reuniões para os alunos, nas quais foram realizadas o planejamento participativo; já para os docentes, foram realizadas entrevistas semi estruturadas e reuniões de planejamento. A devolutiva dos questionários validou o planejamento participativo tanto por alunos quanto pelos professores. Ao finalizar as intervenções, concluímos que o Planejamento Participativo é uma estratégia que proporciona muitos benefícios ao ser implementado na escola: possibilita melhorar a construção curricular, melhora da adesão às aulas, diminuição da evasão e maior interesse pelas aulas foram pontos importantes obtidos após o processo.TCC Entre o esporte na escola e o esporte da escola: uma reflexão necessária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-27) Oliveira, Fabio Matias de; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/9319775844852808; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491Este artigo é uma revisão de literatura que tem como objetivo analisar o papel do esporte no contexto escolar, conceituando e pautando as diferenças de "esporte na escola" e "esporte da escola". O "esporte na escola" refere-se ao esporte institucionalizado inserido no currículo educacional, enquanto o "esporte da escola" está relacionado às atividades esportivas organizadas pelos próprios indivíduos do meio, com adequações, adaptações e mudanças significativas para a fluidez e participação ativa de todos. O presente trabalho aborda como essas práticas são trabalhadas no cotidiano das escolas, considerando tanto as abordagens pedagógicas quanto as condições estruturais e culturais presentes nos ambientes educacionais. A partir da análise das práticas atuais e conceitos trabalhados, o artigo propõe reflexões sobre possíveis mudanças, visando aprimorar a integração do esporte ao processo educacional, promover a inclusão de diferentes perfis de alunos, corroborando para a formação integral dos estudantes. O estudo destaca a importância do professor enquanto instrumento facilitador no processo de participação dos alunos, como propositor de mudanças e adaptações, tornando o esporte escolar mais eficaz, que considere a diversidade de necessidades dos alunos e a valorização do esporte como ferramenta de desenvolvimento social e educacional.TCC Formação continuada, capacitação de professores no ensino do esporte adaptado em escolas públicas de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Silva, Elisabeth Gurgel de França e; Surdi, Aguinaldo Cesar; http://lattes.cnpq.br/8779180576319375; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; Dantas, Karluza Araújo MoreiraO objetivo deste estudo foi analisar a formação continuada e a capacitação de professores de Educação Física no ensino de esportes adaptados em escolas públicas de Natal, levando em consideração a situação brasileira. A pesquisa buscou entender como os professores atuam, os desafios que enfrentam e a importância da formação nesse contexto, visando contribuir para uma educação inclusiva e de qualidade. A justificativa para o estudo reside na importância do tema, dada a necessidade de garantir que todos os alunos tenham acesso à prática esportiva e estimular reflexões sobre a realidade nas escolas públicas. Por fim, pretende-se apresentar uma análise com base nos dados coletados por meio de um formulário, resultando em informações e sugestões relevantes para aprimorar as práticas educacionais.TCC O impacto do pibid na formação dos licenciandos em educação física da UFRN: percepção dos ex-pibidianos do edital 23/2022(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-01) Silva, Kaio Fernando Cândido da; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491O presente estudo analisa as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos licenciandos em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na percepção dos ex-bolsistas do edital 23/2022. O procedimento metodológico se pautou em uma abordagem qualitativa dos dados, através de um questionário contendo dez questões abertas que investigaram as motivações para ingresso no programa, dificuldades enfrentadas, experiências docentes e impactos na construção da identidade profissional. Os resultados indicaram que o PIBID foi essencial na integração entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, maior segurança no ambiente escolar e fortalecimento da identidade docente. Além disso, o programa contribuiu significativamente para a permanência dos licenciandos no curso, tanto pela experiência prática quanto pelo suporte financeiro das bolsas. As vivências proporcionadas pelo PIBID ampliaram a percepção sobre a relevância da Educação Física como área de conhecimento e prática pedagógica, destacando seu papel na formação integral dos alunos. O estudo conclui que o programa é uma política pública transformadora e indispensável para a formação inicial de professoresTCC As implicações da BNCCna prática pedagógica dos professores de educação física da rede pública e privada do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Rodrigues, Maria Clara de Freitas; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; Santos, Regina Helena Rigaud LucasO presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na prática pedagógica dos professores de Educação Física da rede pública e privada de Educação do Natal/RN. Através de um estudo de abordagem qualitativa, utilizamos duas pesquisas no formato de questionário, o primeiro com a participação de 35 professores de Educação Física da rede pública de Educação do Natal/RN e o segundo com participação de 20 professores da rede privada de Educação do Natal/RN. Dessa forma, a partir do estudo, foi possível constatar a existência de dificuldades no ensino que é relacionado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com dúvidas e resistências na aplicação do documento em sala de aula e no planejamento anual escolar, dando ênfase, principalmente, no ensino das dimensões do conhecimento e unidades temáticas.TCC O ensino da Freestyle Olympic Wrestling na escola: uma proposta de sistematização a partir da experiência do PIBID 2017(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-27) Nóbrega, Jonatas Augusto Maia da; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos; Tinôco, Rafael de Gois; Santos, Regina Helena Rigaud LucasO presente trabalho aborda o relato de experiência do autor enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Educação Física/UFRN na E. E. Berilo Wanderley, Natal, RN, em que foi desenvolvido o conteúdo lutas no terceiro bimestre de 2016, com as turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio. O trabalho teve como objetivo identificar as dificuldades encontradas no planejamento e implementação das modalidades Freestyle Olympic Wrestling, Luta Olímpica Estilo Livre, no ambiente escolar e sugerir uma sistematização baseada nos fundamentos desta forma de luta. Como metodologia, o presente Trabalho utilizou a pesquisa descritiva sobre o relato de experiência que contou com auxilio e supervisão, desde o planejamento-aplicação das aulas até a pesquisa-ação, da professora supervisora do PIBID. Este trabalho se justifica pela aparente ausência do conteúdo lutas nas aulas de educação física escolar, sendo assim, fez-se necessário investigar as possíveis dificuldades para a aplicabilidade deste tema. Foi possível observar que as modalidades menos famosas entre o público brasileiro, possuem aceitação e aplicabilidade dentro da escola, todavia carecem de bibliografia especializada em língua portuguesa.TCC Um relato de experiência sobre o Estágio em Educação Física com alunos de 14 a 65 anos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Chaves, José Vitor Mariano; Surdi, Agnaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189 https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/5879568246178336; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Gadelha, George Tawlinson Soares; http://lattes.cnpq.br/2297691701882491É notório que as práticas curriculares, trazem um bom alicerce para que as vivências obtidas no período de estágio tenham uma fundamentação teórica, tornando assim os momentos didáticos e pedagógicos ancorados em procedimentos e estudos pré-estabelecidos. Torna-se importante dizer que o Estágio Supervisionado em Educação Física, seja ele obrigatório ou não, é uma ferramenta deveras importante para o desenvolvimento das capacidades docentes dos novos professores, já que inúmeras situações podem somente ser experimentadas quando exposto ao cotidiano escolar. Neste sentido o presente texto, objetiva relatar e debater as práticas vivenciadas no período correspondente a 2 (dois) anos, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Parnamirim, onde as aulas foram acompanhadas e ministradas a turmas de 1º e 4º anos do Ensino Médio técnico, professores, terceirizados do campus e alunos dos cursos Subsequente e superior, bem como tratar da importância dessa etapa para a formação acadêmica dos novos professores.. Trata-se de um relato de experiência em que os procedimentos metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa aproveitando o método descritivo. Conclui-se que tal experiência trouxe possibilidades aquisitivas no sentido a ganho de conhecimentos sobre rotina e trato com o público discente no ensino médio, bem como práticas de qualidade de vida no trabalho.TCC Saúde mental dos alunos do ensino médio: a importância em abordar a qualidade de vida nas aulas de Educação Física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Judson Oliveida da; Surdi, Aguinaldo Cesar; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; https://orcid.org/0000-0001-8212-0863; http://lattes.cnpq.br/6639786480025464; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas; http://lattes.cnpq.br/7466849391229048; Dantas, Karluza Araújo Moreira; http://lattes.cnpq.br/1071969771517672O presente trabalho teve como objetivo analisar a relevância da abordagem do tema saúde e qualidade de vida na perspectiva dos alunos do Ensino Médio, bem como investigar de que maneira a Educação Física escolar pode contribuir para a promoção de uma melhor qualidade de vida e maior estabilidade emocional entre os estudantes. A pesquisa adotou uma metodologia quali-quantitativa, envolvendo a aplicação de dois questionários discursivos, onde no segundo questionário, foi solicitado que os alunos atribuíssem uma nota para expressar o grau de importância que atribuíam à inclusão dessa temática no contexto escolar. Os dados obtidos foram analisados com o propósito de compreender o nível de interesse dos estudantes em relação à temática ao longo do Ensino Médio, bem como avaliar a percepção deles acerca do impacto das aulas de Educação Física na promoção da saúde e do bem-estar. A conclusão do estudo busca avaliar a eficácia da abordagem do tema e o engajamento dos alunos durante todo o processo investigativo, contribuindo para reflexões sobre a importância de incorporar a saúde e a qualidade de vida como eixo estruturante nas práticas pedagógicas da Educação Física escolarTCC Sintomas de "Stress" Pré-competitivo Infanto-Juvenil em atletas de futebol do JERNS 2019(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Felix, Carlos Vitor de Morais; Surdi, Aguinaldo César; Surdi, Aguinaldo César; Cunha, Sérgio Melo da; Santos, Regina Helena Rigaud LucasO presente estudo investiga a Lista de Sintomas de Stress Pré-competitivo Infanto-juvenil, elaborada por Rose Junior (1998) em alunos-atletas dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs) da modalidade de futebol na categoria juvenil da Escola Estadual Tristão de Barros (EETB) da cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. O objetivo da pesquisa foi identificar os sintomas de maior evidência, relaciona-los com o cotidiano escolar e traços adolescência e propor aos responsáveis por esses jovens uma visão mais aguçada aos aspectos psicológicos dos indivíduos no contexto das competições escolares. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso que adotou o questionário como coleta de dados. Foram respondidos precisamente 24 questionários, detectando um índice moderado de stress dos alunos-atletas. Percebeu-se que a equipe estudada apresenta um bom nível de confiança e entusiasmo, relacionado à ativação, que pode estar ligada à orientação para a tarefa, contrariamente à orientação pelo resultado.