Navegando por Autor "Santos, Shirleíze Mariane Pereira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI(Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da SilvaO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorizaçãoArtigo Dialogando saberes entre universidade e escola: relato de experiência(2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Santos, Shirleíze Mariane PereiraA educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freire ano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveisTCC Percepção de discentes de enfermagem acerca da formação voltada para o processo de envelhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Júnior, José Jailson de Almeida; Júnior, José Jailson de Almeida; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo; Sá, Fernanda DinizO Brasil vem experimentando um acentuado envelhecimento populacional. Essa mudança no perfil do país precisa ser pensada no âmbito da formação profissional em saúde nas universidades, proporcionando uma graduação que prepare o futuro profissional para atuar na atenção à saúde da pessoa idosa. Este estudo objetiva descrever os significados atribuídos pelos estudantes de enfermagem à cerca da formação profissional em saúde, particularmente na temática do envelhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritivo realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, na cidade de Santa Cruz-RN. A pesquisa foi desenvolvida e fundamentada segundo os princípios éticos da Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos. A amostra foi composta por 21 discentes do curso de Enfermagem, que aceitaram participar voluntariamente do estudo. Para a coleta dos dados utilizou-se de entrevistas individuais gravadas, cujo material foi submetido à Análise de Conteúdo. É evidente que a Universidade tem a preocupação de formar futuros profissionais capacitados para o mercado de trabalho, aptos para cuidar do outro. Porém, na concepção dos discentes, o ensino na graduação ainda é muito voltado para a assistência curativista, o que torna cada vez mais distante de uma formação que prepare para lidar com pacientes idosos que estão vivenciando o processo de envelhecimento, essa fragilidade na formação é vista nas falas dos discentes.