Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Shirleíze Mariane Pereira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI
    (Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorização
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Dialogando saberes entre universidade e escola: relato de experiência
    (2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Santos, Shirleíze Mariane Pereira
    A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freire ano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Percepção de discentes de enfermagem acerca da formação voltada para o processo de envelhecimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Júnior, José Jailson de Almeida; Júnior, José Jailson de Almeida; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo; Sá, Fernanda Diniz
    O Brasil vem experimentando um acentuado envelhecimento populacional. Essa mudança no perfil do país precisa ser pensada no âmbito da formação profissional em saúde nas universidades, proporcionando uma graduação que prepare o futuro profissional para atuar na atenção à saúde da pessoa idosa. Este estudo objetiva descrever os significados atribuídos pelos estudantes de enfermagem à cerca da formação profissional em saúde, particularmente na temática do envelhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório-descritivo realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, na cidade de Santa Cruz-RN. A pesquisa foi desenvolvida e fundamentada segundo os princípios éticos da Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos. A amostra foi composta por 21 discentes do curso de Enfermagem, que aceitaram participar voluntariamente do estudo. Para a coleta dos dados utilizou-se de entrevistas individuais gravadas, cujo material foi submetido à Análise de Conteúdo. É evidente que a Universidade tem a preocupação de formar futuros profissionais capacitados para o mercado de trabalho, aptos para cuidar do outro. Porém, na concepção dos discentes, o ensino na graduação ainda é muito voltado para a assistência curativista, o que torna cada vez mais distante de uma formação que prepare para lidar com pacientes idosos que estão vivenciando o processo de envelhecimento, essa fragilidade na formação é vista nas falas dos discentes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM