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Navegando por Autor "Serafini, Paula Gonçalves"

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    TCC
    Afroempreendedorismo feminino: um estudo em salões especializados em cabelos afros e tranças em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Lima, Johanna Oliveira de; Carício, Marcelo Rique; Carício, Marcelo Rique; Serafini, Paula Gonçalves; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de
    As mulheres negras vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, especialmente no ramo da beleza, visando o resgate das suas raízes e o fortalecimento da identidade negra para outras pessoas. Em um universo ainda pouco explorado, o cuidado com cabelos afros e o mundo das tranças surge como uma oportunidade para que essas mulheres possam empreender e trabalhar naquilo que se identificam. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar dificuldades encontradas por mulheres negras para empreenderem e as principais motivações para focar em salões especializados para cabelos e penteados afros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com mulheres negras empreendedoras da cidade de Natal/RN. Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível identificar que os desafios envolvem a gestão dos empreendimentos, a necessidade de exercer todas as funções da empresa sozinhas e a insegurança com a visão de terceiros sobre a profissão e o modelo de negócio. Contudo, as mulheres são motivadas pela identificação pessoal com o ofício e pela aspiração em ensinar outras pessoas a conhecerem seus cabelos, aprenderem a cuidar e a amarem seus traços.
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    TCC
    Análise das estruturas e serviços de hospedagens disponíveis para animais de estimação em Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Schwatey, Giuly Marcele; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; http://lattes.cnpq.br/6015947653467153; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-1712-1186; http://lattes.cnpq.br/7752633176611951; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    O segmento de serviços de hospedagem e creche vem crescendo bastante nos últimos anos e consequentemente alavancam o mercado Pet, tornando uma forma de empreender muito lucrativa e essencial nos dias atuais. Pois isso tem a ver com o aumento de inserção dos animais nos domicílios e com a humanização dos animais cada vez mais forte. Indo de acordo com o que foi exposto, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as estruturas e serviços de hospedagem para os animais, focando em cães e gatos, de estimação na cidade do Natal – RN. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e quantitativa de natureza exploratório-descritiva. A coleta de dados foi realizada por um mapeamento pelo site do Google maps e por meio de entrevistas com os funcionários (atendentes) dos hotéis e creches. A partir disso, os resultados encontrados pela pesquisa mostram a necessidade de dados mais detalhados sobre o ramo de hotelaria PET distribuídos em sites do governo, a melhoria das informações extraídas pelas redes sociais dos hotéis e creches e o desenvolvimento de planos de marketing diversificando junto com os planos de promoção.
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    TCC
    Análise de clima organizacional dos estagiários na Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-29) Calazans, Vinicius de Araújo; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-1712-1186; http://lattes.cnpq.br/7752633176611951; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964
    A análise de Clima Organizacional é uma ferramenta administrativa da área de gestão de pessoas a qual busca entender melhor os integrantes da organização estudada. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o clima organizacional na Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte (SET/RN), na percepção dos estagiários atuantes na secretaria em estudo. A pesquisa é classificada como exploratória descritiva quantitativa, a qual foi disponibilizada para os 24 estagiários efetivos da SET que responderam de forma voluntaria o questionário. O questionário era composto por 20 questões de múltipla escolha (obrigatórias) e 1 área dissertativa (não obrigatória), sendo ele dividido em 5 seções (Estrutura Física de Trabalho; Comunicação e Liderança; Processo de aprendizagem das Competências do Estagiário; Processo de Gestão do Estagiários e Qualidade de vida no trabalho). A seção com melhor avaliação foi a relacionada ao processo de aprendizagem. Por outro lado, a gestão do estagiário foi a seção com pior avaliação. Outro ponto de destaque ficou para que 100% dos entrevistados indicariam o estágio na secretaria para algum colega de curso. Concluiu-se que por meio dos dados, a secretaria ainda possui lacunas a melhorar diante da visão do estagiário, porém ainda é avaliada com um bom clima organizacional na visão deles.
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    TCC
    Aplicação de ferramentas de marketing para a coordenação do curso de administração sob a perspectiva do Neuromarketing e Marketing sensorial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Bertoldo, Marisa Rios; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; 0000-0001-7010-7418; http://lattes.cnpq.br/8884591960970422; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; 0000-0003-1712-1186; http://lattes.cnpq.br/7752633176611951; Serafini, Paula Gonçalves; 0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    Este trabalho se propõe numa proposta de projeto de intervenção prática na área de marketing, junto à Coordenação do curso de Administração da UFRN embasados na perspectiva do neuromarketing e marketing sensorial, especialmente com o uso do método FREGI. A área do marketing vem buscando agregar mais valor na relação de troca entre consumidor e organização, valendo-se para isso do conhecimento oriundo da neurociência no qual são desenvolvidas ferramentas que atuam sobre a análise e estímulo do comportamento do consumidor para tomada de decisão. Com isso faz-se necessário a compreensão sobre a posição do consumidor no cenário atual de mercado, o posicionamento do marketing frente às novas realidades e a forma como a neurociência conecta-se com o marketing, ou seja, o compreender o neuromarketing. Através do estudo de marketing e suas novas realidades foram desenvolvidas quatro ferramentas que tiveram por objetivo aproximar os discentes com a coordenação do curso de Administração da UFRN. As ferramentas: Slogan, Experiência coordenação móvel, Jogo da vida universitária e Publicações baseadas no método FREGI visam propiciar uma comunicação moderna sobre suas atividades e uma atuação consonante com as demandas dos discentes e docentes. Espera-se ainda com a proposta de intervenção contribuir com a evolução da área de marketing de forma a validar as novas ferramentas que surgem como forma de atender a um mercado cada vez mais exigente.
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    TCC
    Barreiras, inclusão e acessibilidade: a opinião de Docentes do Curso de Administração da UFRN sobre alunos com necessidades específicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Silva, Mirna Vitória Dantas da; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; http://lattes.cnpq.br/1076958431222075; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-1712-1186; http://lattes.cnpq.br/7752633176611951
    Este estudo examina a opinião dos docentes do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em relação à Política de Educação Inclusiva para o Ensino Superior, considerando os fundamentos normativos de acessibilidade. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a opinião dos professores sobre a política de inclusão e acessibilidade no campus da UFRN, para os alunos com necessidades específicas, e analisar possíveis melhorias para a instituição com base nessas opiniões. A metodologia adotada é de natureza descritiva, embasada em uma abordagem quantitativa, incluindo análise de pesquisas bibliográficas. A amostra compreendeu professores ativos da UFRN, submetidos a questionários aplicados durante entrevistas de campo. Ao fim, conclui-se que há a necessidade de um compromisso contínuo com a inclusão de alunos com necessidades específicas na universidade, reconhecendo a importância da formação docente, da colaboração institucional e do apoio físico, além de destacar a necessidade de construir uma cultura de aceitação da diversidade que permeie todos os aspectos da vida acadêmica. Para estudos posteriores indica-se a análise com docentes de outros cursos, para ter uma maior quantidade de dados de todo o campus, além de uma análise qualitativa estatística, por meio de entrevistas com perguntas abertas, a fim de explorar os dados coletados com maior profundidade e entendimento sobre a inclusão em todo o ecossistema da UFRN.
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    Apresentado em Evento
    Compliance e cultura organizacional: uma análise da geração de resultados no ambiente interno e externo de uma organização
    (2019-10-03) Serafini, Paula Gonçalves; Moura, Jéssica Morais; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X
    O presente artigo objetiva aprofundar a discussão sobre os conceitos e aplicações do programa compliance nas organizações, analisando os fatores que levam as empresas a aderirem a esse conjunto de normas e estimulando uma reflexão sobre os benefícios que esse programa pode trazer para o desenvolvimento interno e externo da organização. Partindo de uma conceituação teórica, analisa-se a trajetória da evolução do termo e constata-se que a sua aplicação está diretamente relacionada ao combate da corrupção e a necessidade de instituir novos padrões culturais. Nessa perspectiva, identifica-se que o compliance não surge de algo novo ou é externamente criado. Trata-se de uma evolução conceitual de práticas organizacionais relacionadas a governança corporativa que foram originárias a partir de iniciativas de modernização de sistemas, mitigação de riscos e aprimoramento normativo com vistas a promover maior transparência e regulação jurídica. A partir de um estudo de caso com a empresa SIMM Soluções e considerando a aplicação da técnica da entrevista semiestruturada, o artigo identifica o contexto de surgimento do programa compliance, descrevendo a sua implementação e apontando as mudanças que podem ser percebidas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo. Os resultados gerais do trabalho evidenciam a importância da adoção de práticas de compliance e de como a sua implementação pode ser um fator diferencial de competitividade e geração de resultados. Assim, partir da sistematização realizada com este trabalho, espera-se contribuir na consolidação dessa prática, fornecendo insumos relevantes para identificação de desafios e oportunidades enfrentados pelo mundo corporativo.
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    TCC
    O contexto de eventos na Pandemia: uma análise histórico descritiva à luz da Gripe Espanhola e da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Azevedo, Inácia Joeline da Silva; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros; Serafini, Paula Gonçalves
    Os eventos surgiram em um contexto onde o ser humano sentia a necessidade de explorar o desconhecido, buscando novas formas de diversão. Tratando-se de acontecimentos que tem sua origem na antiguidade clássica, chegando até o período contemporâneo, até se tornar uma atividade econômica e social, trazendo vários benefícios socioeconômicos. Caracterizam-se principalmente, pela reunião de pessoas ou entidades com o objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos, seja qual for a sua motivação. Sempre estará atrelado a movimentação de grande número de pessoas e na maioria das vezes à atividade turística. O presente trabalho tem como objetivo central identificar os impactos sofridos pelo setor de eventos durante as pandemias dos séculos XX e XXI, com ênfase aos efeitos decorrentes da Gripe Espanhola e da COVID-19. Como objetivos específicos foram traçados alguns pontos, quais sejam: Apresentar um breve estudo sobre a realização de eventos ao longo da história, buscando demonstrar sua importância e identificando suas consequências ao setor de eventos. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa descritiva e exploratória. O instrumento de coleta de dados utilizado é a pesquisa bibliográfica através de livros. As conclusões obtidas apontam que o setor de eventos foi um dos mais atingidos, tendo sido o primeiro a parar e provável último a retornar com as suas atividades. A partir de então, é possível concluir que as pandemias ocorridas em início do século XX e XXI atingiram todas as partes do globo, dizimando economias, mostrando que apesar de todo o desenvolvimento e tecnologia adquirida, nada supera a mãe natureza. Inúmeras empresas do ramo de eventos e prestação de serviço tiveram de fechar as portas, pois uma vez que suas atividades foram paralisadas, não tinham como se manter no mercado. Os eventos se reinventaram se apresentando sob novos formatos, adaptando-se à essa nova realidade que as pandemias trouxeram.
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    TCC
    Controle interno na administração pública sob a perspectiva financeira: análise da estrutura adotada pelo Programa Restaurante Popular no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Carneiro, José Álvaro Duarte; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Araújo, Fábio Resende de; https://orcid.org/0000-0001-8268-0078; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    Para alcançar a eficiência e eficácia desejadas, o controle interno na administração pública é crucial. Ele envolve procedimentos, normas e práticas para fiscalizar e monitorar atividades governamentais, garantindo o cumprimento de leis, regulamentos e boas práticas de governança, além de manter a transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos. O referido trabalho busca, como objetivos específicos caracterizar a estrutura de controle interno existente utilizada pela entidade gestora do PRP no RN, verificar os mecanismos e indicadores utilizados para controle gerencial financeiro do PRP/RN, distribuição das refeições e investigação de denúncias, além de apontar os desafios e oportunidades encontrados para o processo do controle gerencial financeiro do PRP/RN. Principalmente, compreender como se estrutura o controle interno utilizado para mensuração do desempenho na execução do Programa Restaurante Popular, sob a ótica financeira, no Rio Grande do Norte. Este estudo busca responder a essas questões através de uma pesquisa aplicada e descritiva, utilizando métodos documentais e observacionais para analisar os mecanismos de controle interno do PRP no Rio Grande do Norte, destacando oportunidades e desafios, com ênfase na perspectiva financeira, como meios para compreender como se estrutura o controle interno utilizado para mensuração do desempenho na execução do Programa Restaurante Popular, sob a ótica financeira, no Rio Grande do Norte. Como resultados destaque para as mudanças implementadas a partir de 2019, como a digitalização dos processos e a elaboração de contratos mais detalhados, que mesmo apesar dos avanços, desafios como a rotatividade de pessoal e a falta de um sistema gerencial que centralize as informações do programa que possam gerar dados consolidados ainda persistem, obstaculizando a eficiência do controle.
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    TCC
    Empreendedorismo feminino na visão das empreendedoras da Zona Norte de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Silva, Brena Emanuela Sacramento da; Carício, Marcelo Rique; Carício, Marcelo Rique; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; Serafini, Paula Gonçalves
    O empreendedorismo é um dos principais meios econômicos, e a mulher emu7ypreendedora tem buscado seu espaço no mundo dos negócios cada vez mais. Durante o desenvolvimento do seu empreendimento, sofre dificuldades e desafios, tal como preconceitos, credibilidade no mercado e lidar com a múltipla jornada. O objetivo deste trabalho foi analisar, na perspectiva da mulher empreendedora da Zona Norte de Natal/Rio Grande do Norte (RN), sua visão sobre o processo empreendedor e como suas experiências levam ao empoderamento feminino. Foi realizado um estudo de caso descritivo, por meio da realização de entrevista via WhatsApp, que foi definido pelo critério de acessibilidade e relacionamento amigável entre a pesquisadora e as entrevistadas, com cinco empreendedoras, todas consentiram sua participação de forma esclarecida e voluntária. Como resultados da pesquisa constatou-se que as empreendedoras sempre estão à procura de cursos de qualificações e especializações para crescimento e expansão do negócio, bem como levar a inovação para o empreendimento. Uma das motivações para iniciar o negócio, é a independência financeira e a realização pessoal. Conclui-se que as mulheres estão cada vez mais em busca de empreender e de se tornarem independentes. Os dados obtidos confirmaram a necessidade e a importância de mostrar a mulher como empreendedora, pois mesmo sem perceber, existem outras mulheres que se inspiram e se empoderam através delas. As mulheres tem diferencial competitivo, por conseguirem lidar com mais de uma situação simultaneamente, sonhos e desejo de vencer. A partir dos resultados alcançados, foram feitas sugestões de melhorias e especializações.
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    TCC
    Estudo bibliométrico no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: uma análise da produção científica sobre clima organizacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Nascimento, Amanda Tais da Silva; Ferraz, Janaynna de Moura; Souza, Marília Duarte de; http://lattes.cnpq.br/0814800732706233; https://orcid.org/0000-0003-3668-4195; http://lattes.cnpq.br/6047443183161152; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168
    O presente estudo tem o objetivo de investigar como as produções científicas de monografias, teses e dissertações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vêm se comportando em relação à temática do Clima Organizacional. Este tema impacta organizações de vários âmbitos, por isso é importante que seja cada vez mais discutido na academia e este trabalho busca compreender como isso vem acontecendo. É uma pesquisa bibliométrica do tipo descritiva, e de natureza mista, pois se utilizou de análises quantitativas e qualitativas. Foi feita uma pesquisa de publicações realizadas entre 2018 e 2022 sobre Clima Organizacional, contando com uma amostra de 28 trabalhos de uma base externa à UFRN (Periódico CAPES e Spell) e 19 trabalhos da UFRN. Foram analisadas variáveis de frequência de publicação por ano, palavras-chave, publicações por departamentos e cursos, além dos docentes com mais trabalhos orientados. Para a análise qualitativa a amostra foi reduzida para três trabalhos publicados pelos alunos de Administração do CCSA, onde foi analisado se havia relação - e qual seria -, entre os temas de Motivação e Satisfação, palavras-chave em destaque na base da UFRN. De forma geral, as publicações debatem de maneira menos profunda essas correlações. Dois dos trabalhos chegam a colocar essa relação, inclusive a influência que os fatores têm sobre os outros, mas não há uma discussão tão forte acerca disso e como essa influência é posta no dia a dia das organizações.
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    TCC
    Estudo de caso para a viabilidade de implementação de uma usina fotovoltaica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Aquino, Wylliam Lucydamn Martins de; Caricio, Marcelo Rique; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Caricio, Marcelo Rique; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-1712-1186; http://lattes.cnpq.br/7752633176611951
    Com base no atual contexto vivenciado pelas instituições federais de ensino superior no que diz respeito aos diversos decretos recebidos nos últimos anos com relação aos cortes de gastos e escassez dos recursos destinados à educação, o que acabou exigindo por parte delas a tomada de decisões que possibilitem a continuidade do funcionamento de suas atividades essenciais de forma que continuasse garantindo a qualidade e eficiência dos serviços prestados à comunidade. Contudo, quando nos referimos aos respectivos cortes é analisado que praticamente na maioria dos casos referidos, não há acompanhamento de estudos que possibilitem auxiliar os gestores a compreender as possíveis medidas que poderiam ser tomadas com base no cenário vivenciado por cada entidade, evitando prejudicar seu funcionamento e as atividades chaves praticadas pelas instituições. Atualmente dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os gastos relacionados ao consumo de energia elétrica ficam atrás apenas da folha salarial, com isso, apesar dos altos custos destinados para o pagamento das contas de energia, há uma grande taxa de desperdício ocasionada devido a utilização inapropriada e até mesmo pelo sucateamento de diversos equipamentos dificultando assim seu funcionamento de maneira efetiva. Desse modo, a eficiência energética entra em foco como um dos princípios constitucionais que regem o serviço público, tendo como objetivo principal alcançar uma taxa mínima desperdício. Além das questões constitucionais referente ao serviço público, também precisa ser levado em consideração as metas do milênio que devem ser alcançadas até o ano de 2030, onde a obtenção de energia limpa e acessível é representada dentro do item 7, tendo como finalidade o aumento considerável da participação das energias renováveis no que diz respeito a matriz energética global no tópico 7.2. Sendo assim, esse trabalho consiste em demostrar a viabilidade técnica/financeira da instalação de uma usina fotovoltaica dentro da instituição, a fim de possibilitar a redução dos gastos da universidade através do investindo direto em uma matriz energética, na qual possibilite a produção de sua própria energia e consequentemente a redução de seus gastos com eletricidade. Para isso, foi necessário entrar em contato com uma empresa que atua no ramo de energia solar e realizar pesquisas bibliográficas, com o intuito, de entender e orça qual seria o custo necessário para o investimento com base nas normativas vigentes pela ANEEL, e a demanda contratada junto a concessionaria responsável pela distribuição de energia no estado, conseguindo, portanto, estimar através desse investimento uma economia de quase 5 milhões de reais por ano para a instituição.
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    TCC
    Explorando as vantagens do business intelligence em micro e pequenas empresas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Medeiros, Luiz Felipe Dias de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Silva, Mariana Augusta de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    O presente trabalho possui como objetivo, pesquisar e analisar as vantagens da utilização de um Business Intelligence (B.I) em micro e pequenas empresas. Para atingir a meta estabelecida o trabalho listou alguns objetivos específicos, dentre os quais, identificar os principais conceitos sobre micro e pequenas empresas sobre a luz da legislação nacional, conceitos sobre o Business Intelligence e por fim, identificará e analisará as vantagens atuais de ter um B.I funcionando em uma MPMEs, o trabalho caracteriza-se como metassíntese qualitativa de obras publicadas entre 2018 e 2023, a pesquisa tem com amostra 6 trabalhos, todos em concordância com o tema trabalhado por fim, os resultados mostram que as vantagens da utilização de um BI não se limita ao ambiente interno das organizações, podendo ser importante ferramenta para o trabalho de Marketing, negociação com fornecedores, controle financeiro a até auxilia no processo decisório e estratégico da empresa no geral, possibilitando melhorias significativas e consistentes.
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    TCC
    Futebol e inclusão: uma análise da campanha 'Lendas Alvinegras' do ABC Futebol Clube
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Petrovich, Marcelo Antonio Iorio; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    Este trabalho analisa a campanha “Lendas Alvinegras” realizada pelo ABC FC. A campanha, implementada em 2023, teve como principal diferencial a inclusão de letras em braille e tecido tátil nas camisas oficiais. O estudo teve como o objetivo geral de analisar a opinião dos torcedores do ABC FC sobre a campanha de “Lendas Alvinegras”, além de abordar objetivos específicos como segmentar um perfil dos torcedores entrevistados, apontar o aumento de engajamento decorrente da campanha e estabelecer a importância das ações de inclusão para os torcedores. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, de abordagem quantitativa e utilizou um questionário aplicado junto a 311 torcedores do ABC FC. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes considerou a campanha “Lendas Alvinegras” como positiva, evidenciando um impacto significativo na melhoria da imagem do clube e no engajamento da torcida. Foi identificado que a base de torcedores do ABC é composta majoritariamente por homens, na faixa etária de 18 a 30 anos, com um forte vínculo histórico com o clube, dado o longo tempo de torcida da maioria dos respondentes. Além disso, a pesquisa destacou que ações de inclusão social, como a campanha em questão, são amplamente valorizadas pelos torcedores, fortalecendo a relação emocional e a fidelidade ao clube. Conclui-se que a campanha “Lendas Alvinegras” foi bem-sucedida ao vincular a marca ABC FC a valores de inclusão e responsabilidade social, evidenciando o potencial do marketing esportivo como ferramenta de engajamento e fortalecimento de marca. Recomenda-se que o clube amplie iniciativas semelhantes a fim de consolidar ainda mais sua base de torcedores.
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    TCC
    Geração Z: uma análise da qualidade de vida e de aspectos relacionados ao trabalho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Dantas, Bruno Santos; Pignataro, Thelma; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de; https://orcid.org/0000-0003-1712-1186
    O avanço da tecnologia da informação moldou as formas de trabalho e de enfrentamento as situações do cotidiano, fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais interesse em alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Essa busca tem afetado adultos e jovens que pertencem a geração z, pessoas que nasceram entre 1990 a 2010. O estudo tem o objetivo de realizar uma análise da qualidade de vida e de aspectos relacionados ao trabalho da Geração Z. Para o alcance dos objetivos, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e aplicado um questionário online para avaliar a percepção dos jovens da geração Z sobre trabalho e vida pessoal. A importância deste trabalho se dá pela compreensão dos desafios enfrentados pelos jovens profissionais da geração Z na busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, principalmente no contexto atual de intensificação do ritmo de trabalho e da crescente preocupação com a qualidade de vida. A pesquisa comprovou que quão mais satisfeito a geração Z está com a qualidade de vida e consigo mesmo, mais satisfeito estará com a sua capacidade para o trabalho. Com isso, compreende-se a importância do equilíbrio nas diferentes dimensões/áreas que contemplam a vida e o bem-estar.
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    TCC
    A gestão de projetos e seus impactos: um estudo de caso na disciplina de prática profissional no curso de administração da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Silva, Gabriel Ferreira da; 0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Silva, João Florêncio da Costa; 0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Serafini, Paula Gonçalves; 0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705; Soares, Adeliane Marques
    Pesquisa realizada com os alunos do curso de administração na disciplina de prática profissional, que procurou conhecer as práticas adotadas pelos alunos em relação á gestão de projetos voltada para o uso de ferramentas visuais em específico a ferramenta Lyfe Cycle Canvas nos projetos realizados pelos alunos.
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    TCC
    Gestão patrimonial: um estudo de caso da gestão de animais em uma empresa pública, com ênfase na inovação e governança pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Almeida, Tobias Matheus Lopes; Pignataro, Thelma; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    O presente trabalho tem o objetivo de realizar a promoção de medida inovadora no setor patrimonial de animais, de modo que possa auxiliar no melhoramento dos atuais gargalos enfrentados no controle de dados alinhando-se aos postulados da governança pública. A metodologia utilizada foi de estudo de caso por abranger a individualidade do caso, e pesquisas bibliográficas por abranger uma revisão de literatura sobre as principais teorias de autores que norteiam o trabalho. O universo de pesquisa trata-se de uma empresa pública de agropecuária que atua em pesquisas, possui 8 filiais no Estado do Rio Grande do Norte, e tem em seu patrimônio animais bovinos. Na obtenção de dados e informações foram realizadas pesquisas em site de acesso público e visitas presenciais para observar a realidade presente. Ao final do trabalho, a partir dos resultados encontrados, foi sugerido a realização da promoção de medidas inovadoras que busque estabelecer uma conexão participativa dos interessados no processo de gestão dos animais.
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    TCC
    Gestão sustentável e responsabilidade social corporativa: tendências e desafios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Souza, Shayane Beatriz Danielly; Serafini, Paula Gonçalves; Pignataro, Thelma; Oliveira, Edna Maria da Silva Medeiros de
    O presente trabalho abordará sobre Gestão sustentável e responsabilidade social corporativa, com ênfase em tendências e desafios. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar as tendências e desafios da gestão sustentável e da responsabilidade social corporativa. E os objetivos específicos: contextualizar gestão sustentável e responsabilidade social corporativa, apresentar os ODS e a influência que possui em nível macro, estudar os benefícios e, sobretudo, os desafios da gestão sustentável, compreender a tendência do ESG, estratégias, ferramentas e indicadores para implantação e manutenção de uma responsabilidade corporativa de sucesso, descrever as normas e as certificações que podem ser obtidas por meio da gestão sustentável. Este trabalho justifica-se pelo fato da temática abordada ter impactos profundos na maneira como as organizações operam no cenário atual. A gestão sustentável e a responsabilidade social corporativa não são mais apenas considerações superficiais; tornaram-se elementos fundamentais na formulação de estratégias empresariais. Neste sentido, investigar as tendências nesses campos é essencial para compreender como as organizações estão respondendo às demandas crescentes por práticas mais éticas, socialmente responsáveis e ambientalmente conscientes. Este estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, de caráter analítico, descritivo e a coleta e análise de dados foram realizadas por meio de uma pesquisa bibliográfica. Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível analisar que a gestão sustentável e a responsabilidade social corporativa dentro das empresas não são mais apenas opções ou estratégias adicionais, mas elementos fundamentais para a viabilidade e relevância a longo prazo no cenário empresarial contemporâneo. Por fim, a descrição das normas e certificações relacionadas à gestão sustentável destaca o compromisso das organizações em atender a padrões reconhecidos globalmente.
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    TCC
    A influência do marketing digital para sustentabilidade financeira das organizações do terceiro setor: um estudo de caso em uma associação de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Silva, Juscyelle Kácia Themistocles da; Pignataro, Thelma; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705
    As demandas pela promoção da proteção e pelo desenvolvimento social são os principais impulsionadores de criação de Organizações do Terceiro Setor. De modo que elas buscam contribuir para melhorias na sociedade, principalmente, na perspectiva da educação, saúde, trabalho e renda, lazer e qualidade de vida. Englobando ainda perspectivas voltadas para os direitos humanos, sustentabilidade, proteção animal, proteção ambiental e outros. E, nesse sentido estão as Organizações da Sociedade Civil. Destarte, infere-se que é necessário garantir a sustentabilidade financeira dessas instituições, e nesse contexto destaca-se a importância do marketing digital. Diante do cenário atual da sociedade, no qual a utilização de mídias socias, criação de comunidades digitais e atuação no ambiente digital está cada vez mais frequente, entende-se que a utilização de marketing digital pode contribuir significativamente para a sustentabilidade financeira das Organizações do Terceiro Setor. Assim, busca-se responder nesta pesquisa: como a influência do marketing digital pode contribuir para a sustentabilidade financeira da Associação Irmãos de Ponta Negra? Nesse sentido, acredita-se que este estudo poderá auxiliar na criação de valor, para a organização, além de servir como um exemplo para outras Organizações do Terceiro Setor em Natal, no Rio Grande do Norte e até mesmo em nível nacional. Para isso, definiu-se como objetivo geral: Realizar uma análise das estratégias de marketing digita utilizadas pela Associação Irmãos de Ponta Negra (AIPON). Os objetivos específicos foram: 1) Fazer um levantamento das estratégias de marketing digital utilizadas pela AIPON, 2) Construir um diagnóstico por meio da análise SWOT do posicionamento nas redes sociais da associação, 3) Elencar sugestões de melhoria para aumentar a performance da AIPON nas redes sociais. Para isso, realizou-se um estudo de caso exploratório e descritivo. Os resultados indicaram que a associação possui redes sociais, mas não está utilizando todo o seu potencial. Por isso, há a necessidade de melhorias no processo de utilização das redes sociais como ferramenta capaz de agregar valor, credibilidade e sustentabilidade financeira à organização.
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    TCC
    Iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente de negócios de um e-commerce de moda praia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Pontes, Janaine de Sousa; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/4230169570870332; Oliveira, Marcelo Barbosa; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184
    O seguinte trabalho tem como propósito sugerir iniciativas estratégicas por meio da análise do ambiente interno e externo da empresa, assim como de seus elementos orientadores da estratégia. Tal abordagem visa melhorar o desempenho da organização tanto no cenário competitivo quanto em suas atividades cotidianas. A técnica de Brainstorming foi empregada para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, em uma reunião participativa com colaboradores. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, e organizados de acordo com a visão da gestora proprietária. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi analisada e foi elaborado um plano de ação através do 5W2H. A partir das iniciativas estratégicas foram destacados caminhos possíveis para alcance das metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas nesta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida.
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    Livro
    Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em universidades brasileiras: experiências e desafios
    (Gradus Editora, 2021-12-06) Serafini, Paula Gonçalves; Moura, Jéssica Morais; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X
    Este livro expressa, de forma geral, a relevância e a necessidade da pesquisa sobre os níveis dos avanços na integração dos ODS aos compromissos das instituições, no Brasil e em outros países. De forma estrita, aponta caminhos para que a universidade formule planos e projetos que priorizem a educação para o desenvolvimento sustentável. Ler sobre o que as pessoas podem fazer pelo planeta e pela prosperidade, por meio de parcerias, buscando a paz, é uma oportunidade trazida por esta obra. O conteúdo do livro traz uma agradável constatação: a Agenda 2030 não é só governamental; ela deve ser assumida pelas instituições, organizações de todos os setores e pelas pessoas. Na leitura, podem ser encontrados vários projetos e práticas que corroboram essa afirmação. Sob outra ótica, pode ser encontrada uma fotografia dos projetos e práticas visando à integração dos ODS aos planos institucionais e coletivos, a partir de pesquisas realizadas pelos autores
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