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Navegando por Autor "Silva, Ana Caroline Pereira da"

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    TCC
    Documentação pedagógica: importância do registrar na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Medeiros, Dayane Ingrid de; Menezes, Ronny Diogenes de; https://orcid.org/0000-0002-0936-3081; http://lattes.cnpq.br/3040702749407728; http://lattes.cnpq.br/1901071549670587; Morais, Isabela Cristina Santos de; https://orcid.org/0000-0002-7481-4520; http://lattes.cnpq.br/3174988973584084; Silva, Ana Caroline Pereira da; http://lattes.cnpq.br/5041749444648431
    Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de analisar as concepções de Documentação pedagógica descritas em documentos oficiais, utilizando abordagem teórica fundamenta nas contribuições de pesquisadores que se dedicam à temática, tais como Malaguzzi(1999), Hoffman(2012), Mendonça(2009) Pinazza e Fochi (2018), Zabala(1998), Pimenta(1997), Ceron e Junqueira Filho (2017) e Documentos oficiais como qual a BNCC, LDB e Constituição Federal. Apoiando-me no livro “As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância”, investigamos a origem da documentação pedagógica apoiada na abordagem reggiana, apresentando um breve histórico sobre sua filosofia, métodos e características inovadoras (Edwards; Gandini; Forman, 1999). O presente estudo investiga a relação entre documentação pedagógica e os processos avaliativos na educação infantil, relacionado teoria à prática a partir de relatos de experiências referente ao projeto Residência Pedagógica, e assim, evidenciando a importância da intencionalidade pedagógica no planejar, como também analisa o papel do registro como ferramenta de reflexão das práticas educativas
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    TCC
    Potencial de atuação do farmacêutico na terapia floral: um recurso complementar na ansiedade e depressão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Ana Caroline Pereira da; Aguiar, Maria Célia R. Dantas de; http://lattes.cnpq.br/2322853048963263; Micali, Idivaldo Antonio; http://lattes.cnpq.br/3806707595818634; Silva, Mariane Elivânia
    Atualmente, os transtornos mentais configuram uma epidemia mundial e estão entre as doenças mais debilitantes do mundo, havendo uma prevalência de casos de ansiedade e depressão. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que houve um aumento de mais de 25% nestes casos, apenas no primeiro ano da pandemia. A dificuldade no tratamento dos sintomas e o abandono do uso de medicamentos têm-se tornado um desafio na saúde pública. Através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a Terapia Floral surge como um recurso complementar, promovendo qualidade de vida e bem estar, durante o tratamento desses transtornos, a fim de se obter a recuperação integral da saúde. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo geral identificar evidências científicas sobre a atuação farmacêutica no uso de florais como estratégia complementar para pacientes com ansiedade e depressão. A revisão bibliográfica foi realizada no período de agosto a outubro de 2024, incluindo estudos publicados nas principais bases de dados de pesquisa em Saúde. A busca se deu em três bases: SciELO, PubMed e LILACS, selecionando 9 artigos publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, espanhol e inglês. Os resultados revelaram que há evidências acerca da eficácia da Terapia Floral como alternativa complementar no cuidado integral à saúde, especialmente em casos clínicos de ansiedade e depressão, e que a inserção do farmacêutico nessa prática integrativa ainda é limitada, e pode estar associada à falta de conhecimento técnico sobre as PICS. Limitações como falta de profissionais habilitados e escassez de material científico de qualidade dificultam o seu uso disseminado. Por serem de baixo custo de investimento em estruturas e materiais, as PICS apresentam grande potencial de crescimento no sistema de saúde. Conclui-se que o farmacêutico está atuando nas práticas integrativas, porém de forma limitada. Destaca-se ainda que as práticas integrativas, especialmente a Terapia Floral, auxiliam no manejo de casos de depressão e ansiedade, com uma abordagem multidimensional, que trata o paciente em si, sob uma visão holística e humanizada.
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    TCC
    Tandem Libras/Português: Uma experiência com graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-08-06) Silva, Maiara Patrícia da; Menezes, Ronny Diogenes de; Silva, Ana Caroline Pereira da; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz
    O presente trabalho intitulado Tandem Libras/Português: Uma experiência com graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN, teve por objetivos identificar e analisar os efeitos do Tandem na formação do pedagogo, para isso utilizamos de observações feitas às interações entre surdos e ouvintes e de respostas obtidas através de questionários aplicados aos graduandos do Curso de Pedagogia do Ceres-Caicó/RN, que participaram das interações. Foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, com método do estudo de caso de cunho exploratório, embasada teoricamente em autores como Vygotsky (2008), Silva (2018), Oliveira (2017) Menezes (2018), Telles (2009) e metodologicamente em Koche (2009) e Lakatos (2009). A pesquisa ganha carácter relevante pois percebeu-se a carência do uso da Libras em várias escolas de Caicó-RN. Por meio da análise dos dados deste estudo de caso foi possível perceber as contribuições do Tandem na formação do pedagogo como forma de melhorar seu desempenho nas salas de aula colaborando para o desenvolvimento da pessoa surda. Destacamos ainda que as interações em contexto Tandem contribuíram para a formação do pedagogo tanto no âmbito social como profissional, tendo em vista que a troca de experiência colaborou também para a quebra de preconceitos enfrentada pela comunidade surda, considerando a dimensão das interações não restringindo-se apenas a troca de conhecimento relacionados a língua dos colaboradores, pois envolve também o processo de humanização das relações entre surdos e ouvintes.
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