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Navegando por Autor "Silva, Anderson Felix"

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    Dissertação
    A concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos em livros didáticos do ensino fundamental: um olhar sob a concepção histórico-culturalista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Silva, Anderson Felix; Nunez, Isauro Beltran; http://lattes.cnpq.br/6510404854167157; Bandeira, Francisco de Assis; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Mendoza, Héctor José García; http://lattes.cnpq.br/1661826896260586; Gutierre, Liliane dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Rêgo, Rogéria Gaudêncio do; http://lattes.cnpq.br/3882610066313180
    Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental necessitam desenvolver habilidades básicas intelectuais necessárias a essa fase da escolarização como a leitura e a escrita, por exemplo. Entretanto, precisam também desenvolver outros tipos de habilidades, que lhes permitam estruturar e desenvolver seu próprio pensamento. Dentre essas habilidades, destaca-se a importância de se formar nos estudantes a habilidade geral de resolução de problemas aritméticos. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em identificar e caracterizar sob a perspectiva teórica da concepção Histórico-Culturalista a concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos numa coleção de livros didáticos do ensino fundamental. Quanto a metodologia descrita, trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, onde se relacionam estratégias de análises qualitativas e quantitativas, o que favorece uma base contextual mais sólida em relação à interpretação e validação dos resultados obtidos. Os dados foram obtidos das análises de uma coleção de livros de matemática elaborados por Dante (2017) e aprovado no Plano Nacional do Livro Didático (2018), e se constituíram em pressupostos teóricos e metodológicos que embasam a proposta de ensino de matemática, e em tarefas, a partir das quais analisamos a concepção da habilidade de resolução de problemas aritméticos. Os dados foram explorados segundo uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Como aporte teórico, assumimos a concepção Histórico-Culturalista quanto a formação e o desenvolvimento de habilidades, o conceito de problema matemático (aritmético), o tipo de orientação que favorece a assimilação de conceitos e ações mentais segundo a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e do Conceitos de Galperin, o conceito de habilidade geral e sua importância no ensino de matemática em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados discutem qual a concepção da habilidade analisada implícita na coleção, a concepção da habilidade analisada a partir da concepção HistóricoCulturalista e suas implicações para o ensino da resolução de problemas aritméticos através do livro didático de matemática.
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