Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Brunna Mayara Torres da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Produto Educacional
    Material didático instrucional: trabalhando questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos na educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Silva, Brunna Mayara Torres da
    É com muita alegria e entusiasmo que apresentamos para você este material didático instrucional, planejado e elaborado para ser um instrumento de apoio em suas aulas e auxiliá-lo na sua prática docente. Ele é o produto final de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa tem como título “Questões Sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de Ciências: contribuições para Alfabetização Científica” e conta com uma sequência de aulas que foi aplicada no sexto ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de João Pessoa/PB.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Silva, Brunna Mayara Torres da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/1033377782678082; Almeida, Elinei Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1617-5641; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Sodré Neto, Luiz
    Nos últimos anos, o Brasil assiste a uma crescente liberação de agrotóxicos em seu território. Algumas dessas substâncias são totalmente inéditas no portfólio do país, o que dificulta ainda mais o entendimento de possíveis efeitos a curto, médio e longo prazo. Tal realidade traz à tona inúmeras reflexões e considerações importantes, principalmente voltadas para o ensino de Ciências nas escolas. Formar um estudante alfabetizado cientificamente e que consiga atuar e transformar as diversas dimensões de sua sociedade não é, de longe, uma tarefa simples, mas pode ser facilitada com o uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Esta pesquisa apresenta como objetivos: 1) Planejar, aplicar e validar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) envolvendo QSCs sobre agrotóxicos; 2) Analisar e avaliar como a utilização de QSCs sobre agrotóxicos pode colaborar para alfabetizar cientificamente os estudantes, auxiliando na reflexão crítica e na tomada de decisão. Seguindo a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s), a sequência didática foi aplicada em uma turma de 33 estudantes do ensino fundamental II (6º ano) de uma escola estadual em João Pessoa/PB. Os resultados inicialmente analisados por questionário de conhecimentos prévios, revelam o pouco (ou nenhum) conhecimento dos estudantes com os principais malefícios a curto e a longo prazo do uso desenfreado dos agrotóxicos, bem como da falta de argumentação e pensamento crítico sobre a temática. Após a aplicação da sequência didática, observa-se uma clara melhora no desempenho dos estudantes, principalmente na argumentação, oralidade e utilização de uma linguagem mais científica. Entende-se que o uso de QSC sobre agrotóxicos, neste caso, permitiu uma melhora significativa para a promoção da alfabetização científica destes estudantes, contribuindo para seu crescimento como cidadão crítico e atuante na sociedade atual.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM