Navegando por Autor "Silva, Brunna Mayara Torres da"
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Produto Educacional Material didático instrucional: trabalhando questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Silva, Brunna Mayara Torres daÉ com muita alegria e entusiasmo que apresentamos para você este material didático instrucional, planejado e elaborado para ser um instrumento de apoio em suas aulas e auxiliá-lo na sua prática docente. Ele é o produto final de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa tem como título “Questões Sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de Ciências: contribuições para Alfabetização Científica” e conta com uma sequência de aulas que foi aplicada no sexto ano do ensino fundamental de uma escola estadual no município de João Pessoa/PB.Dissertação Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Silva, Brunna Mayara Torres da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/1033377782678082; Almeida, Elinei Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1617-5641; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Sodré Neto, LuizNos últimos anos, o Brasil assiste a uma crescente liberação de agrotóxicos em seu território. Algumas dessas substâncias são totalmente inéditas no portfólio do país, o que dificulta ainda mais o entendimento de possíveis efeitos a curto, médio e longo prazo. Tal realidade traz à tona inúmeras reflexões e considerações importantes, principalmente voltadas para o ensino de Ciências nas escolas. Formar um estudante alfabetizado cientificamente e que consiga atuar e transformar as diversas dimensões de sua sociedade não é, de longe, uma tarefa simples, mas pode ser facilitada com o uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Esta pesquisa apresenta como objetivos: 1) Planejar, aplicar e validar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) envolvendo QSCs sobre agrotóxicos; 2) Analisar e avaliar como a utilização de QSCs sobre agrotóxicos pode colaborar para alfabetizar cientificamente os estudantes, auxiliando na reflexão crítica e na tomada de decisão. Seguindo a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s), a sequência didática foi aplicada em uma turma de 33 estudantes do ensino fundamental II (6º ano) de uma escola estadual em João Pessoa/PB. Os resultados inicialmente analisados por questionário de conhecimentos prévios, revelam o pouco (ou nenhum) conhecimento dos estudantes com os principais malefícios a curto e a longo prazo do uso desenfreado dos agrotóxicos, bem como da falta de argumentação e pensamento crítico sobre a temática. Após a aplicação da sequência didática, observa-se uma clara melhora no desempenho dos estudantes, principalmente na argumentação, oralidade e utilização de uma linguagem mais científica. Entende-se que o uso de QSC sobre agrotóxicos, neste caso, permitiu uma melhora significativa para a promoção da alfabetização científica destes estudantes, contribuindo para seu crescimento como cidadão crítico e atuante na sociedade atual.