Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Brunna Rayane Mendes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A contação de história como ferramenta lúdica para educação em saúde de escolares brasileiros: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Silva, Brunna Rayane Mendes da; Lopes, Rayssa Horácio; https://orcid.org/0000-0001-7041-4792; http://lattes.cnpq.br/8651713853074718; http://lattes.cnpq.br/0210387574376249; Costa, Lauriana Medeiros e; Oliveira, Magali Araújo Damasceno de
    O presente artigo tem como objetivo conhecer o uso da contação de histórias como estratégia para a educação em saúde de escolares no contexto brasileiro. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados Scielo, Scopus, Web of Science, Eric, Medline via PubMed e Lilacs via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), no mês de janeiro de 2025. Para ampliar a sensibilidade da busca, utilizou-se também a técnica snowball. O software Rayyan foi empregado para identificação e exclusão de artigos duplicados e, em seguida, para a triagem dos estudos que compuseram a amostra. Os resultados indicaram que, embora a contação de histórias demonstre potencial como ferramenta lúdica e educativa no ambiente escolar, sua aplicação específica na promoção da saúde de escolares brasileiros ainda é pouco sistematizada. A maioria das iniciativas encontradas foi pontual, sem integração contínua ao currículo ou participação ativa dos estudantes. A prática tem sido conduzida, em geral, por profissionais da saúde e associada a outras atividades pedagógicas, com ênfase na sensibilização, na construção de vínculos e na facilitação do entendimento de temas complexos da área da saúde. Conclui-se que a contação de histórias constitui uma estratégia promissora para a educação em saúde de escolares, sobretudo por seu caráter humanizador, afetivo e culturalmente significativo. No entanto, é necessário ampliar sua valorização no contexto das políticas públicas intersetoriais, além de investir na formação de profissionais da saúde e da educação para garantir sua aplicação de forma contínua, crítica e participativa.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM