Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Dennis Emanoel Xaxá da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Aula-performance e programas performativos: pistas para uma subversão na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Silva, Dennis Emanoel Xaxá da; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/1739090264684032; Lopes, Melissa dos Santos; Lopes, Maria Luiza Soares
    Com o retorno gradual das aulas presenciais após os dois primeiros anos da pandemia por Doença do Novo Coronavírus, a pergunta central que atravessa este Trabalho de Conclusão de Curso é: que efeitos podem ter, nas novas realidades da escola após o advento da pandemia, as práticas de performance criadas e experimentadas nas aulas de arte durante o período do formato remoto de ensino? Partindo do pressuposto do potencial pedagógico da performance como linguagem artística, este estudo tem o objetivo de reelaborar Programas Performativos para instigar performances na escola, a partir dos estudos e práticas de alguns professores-pesquisadores-performers, tais como: Eleonora Fabião (2013), Diego Marques (2017), Denise Rachel (2013), André Bezerra, Lygia Clark e Grupo Andaluz de Teatro. Para tanto, faz uma breve revisão bibliográfica referente às pedagogias da performance, apresentando algumas concepções teóricas dos autores Renato Cohen (2011), Tania Alice (2016), Naira Ciotti (2013), Guilhermo Gómez-Peña (2016), Felipe Fagundes e André Bezerra (2009) e Pablo Helguera (2011). Trata-se, neste estudo, de propor pistas para aproximar crianças e jovens de uma das linguagens da arte contemporânea e inspirar professores de arte, licenciandos, pedagogos e demais pessoas interessadas que desejem trabalhar com exercícios cênico-performativos nas escolas após o advento da pandemia, que urgem ainda mais por práticas emancipadoras, transgressoras e poéticas capazes de enfrentar as duras realidades do ensino público no Brasil.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Do verso ao subverso: aula-performance e seus deslocamentos poéticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Dennis Emanoel Xaxá da; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; http://lattes.cnpq.br/1739090264684032; Lopes, Melissa dos Santos; Ciotti, Naira Neide; Silva, Keila Fonseca e
    Este estudo é uma cartografia de um processo artístico-pedagógico coma a poética da Aulaperformance. O estudo do corpo e da escola como paisagem e espaço sócio-político em diálogo com discussões relativas à subversão (Teixeira, 2019), deslocamento poético, transpedagogia (Helguera, 2011), professor-performer (Ciotti, 2014), aula em fluxo (Oliveira Junior, 2013), orientação emancipatória (Rancière, 2002), skholé (Masschelein; Simons, 2014), errância (Kohan, 2016), programa performativo (Fabião, 2013), e pesquisador do chão da escola permitiram as tecituras elaboradas nas linhas desta dissertação. O estudo desse aporte teórico e a investigação por meio da experiência me leva a defender a ideia que a aula-performance cria deslocamentos poéticos que permitem que o subverso da escola emerja.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM