Navegando por Autor "Silva, Fernando de Assis"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Conhecimentos geográficos e práticas educacionais no ensino infantil e fundamental dos anos iniciais no seridó potiguar: uma análise exploratória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-22) Silva, Fernando de Assis; Santos, Rayra Kelly dos; Galvão, Cauê Almeida; https://orcid.org/0000-0002-6019-3903; http://lattes.cnpq.br/8121421402248445; https://orcid.org/0000-0003-2594-9995; https://orcid.org/0009-0002-1935-1102; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz; https://orcid.org/0000-0002-9849-8315; http://lattes.cnpq.br/6005114615753200; Melo, Maria Aparecida Vieira; https://orcid.org/0000-0001-6288-9405; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-3654-614X; http://lattes.cnpq.br/6725172619221610Através dos estudos e conhecimentos geográficos as crianças desenvolvem sua percepção de mundo, o pensar crítico, as habilidades para a observação dos acontecimentos ao seu redor, a consciência ambiental e o respeito pelas diversidades. Diante disso, o presente artigo busca analisar os processos metodológicos usados durante as aulas de Geografia no Ensino Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Seridó Potiguar. Foi realizada uma pesquisa com seis professores, sendo três do ensino infantil e três atuantes nos anos iniciais, da rede pública e privada, a fim de compreender quais práticas pedagógicas e também conteúdos geográficos estão presentes em suas aulas e como suas abordagens impactam no ensino e no aprendizado do aluno. Compreendeu-se com essa investigação a importância fundamental de saber os conhecimentos teóricos necessários para uma efetiva prática educacional no campo da geografia assim como os limites e possibilidades encontradas nas metodologias ativas contemporâneas como a gamificação e a metodologia maker