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Navegando por Autor "Silva, Fillipi André dos Santos"

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    TCC
    Administração de medicamentos em lactentes: percepção de estudantes acerca do uso de um simulador de baixo custo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-13) Espínola, Maria Ruth Cândido; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6393-6223; http://lattes.cnpq.br/1948074116351156; Silva, Fillipi André dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Araújo, Marília Souto de; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092
    A simulação é uma ferramenta de ensino-aprendizagem utilizada na área da saúde, tendo como finalidade a aplicação de um cenário fictício que aproxime o estudante da realidade para a melhora de habilidades e raciocínio clínico, para tal fim, é utilizado como instrumento o simulador. A utilização do simulador traz diversas vantagens para o ensino, principalmente para o treinamento da técnica de administração de medicamentos. Dessa forma, objetivou-se descrever as percepções dos estudantes de graduação em enfermagem acerca da utilização de um simulador de baixo custo para a administração de medicamentos em lactentes. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de estudo qualitativo descritivo, sendo realizadas entrevistas com 18 estudantes de enfermagem, no qual foram transcritas e posteriormente submetidas ao software IRaMuTeQ para análise. O resultado das entrevistas foi a evidência de quatro eixos temáticos: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Diante do exposto ao longo da pesquisa, conclui-se que a utilização do simulador de baixo custo é um método imprescindível para o ensino-aprendizagem, por contribuir efetivamente para o desenvolvimento de competências e habilidades a serem adquiridas pelo discente durante a graduação em enfermagem
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    Dissertação
    Eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde: estudo piloto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Silva, Fillipi André dos Santos; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Araújo, Marilia Souto de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    INTRODUÇÃO: Na consulta de enfermagem, à luz da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e dos referenciais e protocolos do Ministério da Saúde, a prescrição de medicamentos é uma realidade possível em determinadas situações condicionadas aos protocolos dos programas vinculados às políticas de saúde. Embora haja amparo legal na prescrição de medicamentos por enfermeiros, essa prática avançada ainda é pouco explorada na Atenção Primária à Saúde. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição de enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde. MÉTODO: Trata-se de um estudo quaseexperimental de grupo único, realizado com estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A intervenção foi realizada seguindo as instruções do método “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, no qual os alunos produziram prescrições de medicamentos e sua qualidade foi avaliada através do instrumento intitulado QualiPresc antes e depois da intervenção (pré-teste, pós-testes imediato, 15 e 45 dias após). Quanto à mensuração da motivação, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional antes e depois da intervenção (pré-teste e pós-teste imediato). Os dados foram tratados no software estatístico JAMOVI. Além da estatística descritiva para cada instrumento em cada momento, foi aplicado o teste de Friedman e Q de Cochran para avaliar a qualidade das prescrições. Os testes t pareado e de Wilcoxon e a Correlação de Pearson foram utilizados para avaliar a motivação situacional dos participantes. Foi utilizado a Correlação de Spearman para avaliar a interações entre as dimensões da Escala de Motivação Situacional. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer consubstanciado nº 7.080.533 em 16 de setembro de 2024, CAAE: 81497124.4.0000.5537, ReBEC: RBR-5mwfczh. RESULTADOS: A intervenção produziu melhorias significativas na qualidade das prescrições de medicamentos emitidas, com efeitos significativos imediatamente após o treinamento e sustentados ao longo do tempo. Apesar de uma leve redução no indicador entre o pós-teste imediato e os 15 e 45 dias, os resultados permaneceram estáveis após o 15º dia, indicando a durabilidade dos efeitos da intervenção. Quanto aos resultados para motivação situacional, a intervenção teve um efeito na motivação global com maior consistência na percepção de motivação situacional entre os participantes, porém o efeito global da intervenção variou entre os participantes, evidenciando um impacto positivo, embora não uniforme, na motivação situacional global. Referente às dimensões da Escala de Motivação situacional, a intervenção fortaleceu a motivação intrínseca, reduziu a dependência da regulação externa e evidenciou a complementaridade das dimensões motivacionais no processo de mudança. CONCLUSÃO: A aplicação do referido método de ensino baseado na aprendizagem por pares favorece o desenvolvimento de competências específicas e práticas avançadas, ampliando a atuação dos enfermeiros. Além disso, o estudo oferece subsídios para o aprimoramento dos currículos acadêmicos, incentivando o uso desse método ativo de ensino que pode ser adotado em diferentes contextos, alinhando-se às diretrizes internacionais e fortalecendo a saúde pública com práticas seguras e baseadas em evidências.
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    Artigo
    Simulação na formação em saúde: um enfoque em geriatria
    (Revista de enfermagem UFPE on line, 2018-08) Silva, Fillipi André dos Santos; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Verônica Rodrigues Fonseca; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Araújo, Marília Souto de; Sousa, Yanna Gomes de
    Objetivo: identificar os tipos de simulação e as competências e habilidades utilizadas de forma a contemplar a atuação do profissional e a formação em saúde em geriatria. Método: revisão integrativa com busca de estudos nas bases de dados SCOPUS, CINAHL e MEDLINE/PUBMED. Resultados: os tipos simulação mais utilizados em geriatria foram de baixa fidelidade, alta fidelidade com uso de paciente padrão, manequins computadorizados e role-play. As habilidades e competências objetivadas pela simulação foram de cunho técnico, não técnico e comportamental, como empatia e avaliação do estado de saúde e fragilidades socioeconômicas e afetivas. Conclusão: no processo de envelhecimento ocorrem alterações fisiológicas somadas às multimorbidades que causam limitações na vida do indivíduo idoso. Com isso, a simulação proporcionou um melhor entendimento sobre o processo de envelhecimento, melhorando de forma significativa o conhecimento e o comportamento dos discentes de vários cursos de graduação em saúde.
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    Artigo
    Types, purposes and simulation of contributions in vocational training in health: narrative review
    (International Archives of Medicine, 2017) Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Medeiros, Soraya Maria de; Araújo, Marília Souto de; Santos, Marcella Alessandra Gabriel dos; Medeiros, Kennya Cristina Mendes Cocentino de; Silva, Fillipi André dos Santos; Costa, Veronica Rodrigues Fonsêca; Martino, Milva Maria Figueiredo de; Araújo, Rosângela Symara Lima; Silva Junior, Francisco Lopes da
    Objective: To identify the types, purposes and the contributions of simulation in training in health. Method: This is a narrative review of the literature in its construction were used studies surveyed in databases Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS) and Scopus, and other data sources. Results: The types of simulations and simulators are characterized by the degree of organization of landscape and simulator technology: low, medium and high fidelity. These degrees of fidelity enable the development of skills and abilities in students in the context of health education. Conclusion: Considering the scope and possibilities of its use, the simulation can be a positive tool in health education process.
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