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Navegando por Autor "Silva, Flávia Rayonara Santana da"

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    Artigo
    Aprendizado sobre envelhecimento humano na ótica de discentes de enfermagem
    (Research, Society and Development, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Gomes, Shirleíze Mariane Pereira Santos e; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Lira, Jayara Mikarla de; Medeiros, Jocellem Alves de
    Objetivo:Analisar as perspectivas de discentes no ensino e aprendizado do processo de envelhecimento humanocom olhar a ação educadora.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo. Sendo constituída por três fases: identificação e seleção de discentes aptos a participar do estudo, entrevistas individuais com roteiro de questões e gravação de respostas e transcrição das falas e respostas na íntegra para agrupamento de pensamentos. Resultados:Foi observado o desenvolvimento do processo ensino e aprendizado em vários aspectos inerentes a esse fenômeno com base nos olhares e subjetividade dos discentes, categorizando classes com âmbitos institucionais, docente, discente e subjetivos ao aprendizado e trabalho profissional no processo de envelhecimento humano. Conclusão: No contexto da pesquisa tornou-se evidente as potencialidades e dificuldades presentes nos aspectos educacionais sobre o processo de envelhecimento a partir da perspectiva discente, proporcionando oportunidade para se compreender como se constitui esse processo de formação e atuação em enfermagem
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    TCC
    Avaliação da experiência discente com base na vivência extramuros propiciada pela disciplina saúde e cidadania
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-07) Silva, Flávia Rayonara Santana da; Almeida Júnior, José Jailson de
    O presente estudo tem como pretensão questionar qual a percepção dos acadêmicos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) a respeito da disciplina Saúde e Cidadania (SACI) em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa a partir de levantamento de dados. A coleta de dados realizou-se por meio de grupos focais, com discentes da área da saúde na cidade de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. O processamento dos dados foi feito por meio da Análise Temática de Conteúdo. Da análise empreendida, inferiu-se que as vivências proporcionadas pela SACI permitem um processo de desconstrução de pensamentos e formulação de novas atitudes frente à comunidade em que os estudantes estão inseridos, contribuindo para a percepção do outro como ser social. Desse modo, a pesquisa proporcionar uma reflexão a respeito da importância da vivência extramuros na constituição de futuros profissionais da saúde humanizados, com pensamentos críticos, sensíveis e pautados em princípios éticos, que saibam ouvir, entender e buscar soluções para os problemas sociais
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    Artigo
    Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI
    (Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da Silva
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorização
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    TCC
    Cuidados Paliativos: relações entre equipe de enfermagem e familiares à luz da Teoria de Travelbee
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Medeiros, Jocellem Alves de; Almeida Jr, José Jailson de; Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Silva, Flávia Rayonara Santana da
    Objetivo: identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre sua relação com os familiares de neonatos e crianças que se encontram em cuidados paliativos. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediatria de uma maternidade pública do Rio Grande do Norte, com 17 profissionais de enfermagem, por meio de entrevista semi-estruturada. Após transcritos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e interpretados à luz da Teoria das Relações Interpessoais de Travelbee. Resultados: Da análise emergiram quatro categorias que indicam a percepção dos participantes acerca do objeto de estudo: “Cuidar e acolher pessoas, sentimentos e histórias”; “Reações em meio a dor: transitar entre a aceitação e o sofrimento”; “Comunicação de más notícias: desafios e estratégias”; “O peso do cuidar e do sofrer”. Considerações Finais: a assistência aos familiares pode ser estabelecida através dos princípios da teoria de Travelbee, pois oferece aporte teórico oportuno para ações de enfermagem no contexto dos cuidados paliativos.
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    Artigo
    Death and dying of newborns and children: relationships between nursing and family according to Travelbee
    (FapUNIFESP (SciELO), 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Medeiros, Jocellem Alves de; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos
    Objetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre sua relação com familiares de neonatos e crianças que se encontram no processo de morte e morrer. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediatria de uma maternidade pública do Rio Grande do Norte, com 17 profissionais de enfermagem, mediante entrevista semiestruturada. Após transcritos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e interpretados à luz da teoria das Relações Interpessoais proposta por Travelbee. Resultados: Quatro categorias emergiram da análise: "Cuidar e acolher pessoas, sentimentos e histórias"; "Reações em meio à dor: transitar entre a aceitação e o sofrimento"; "Comunicação de más notícias: desafios e estratégias"; "O peso do cuidar e do sofrer". Considerações finais: A assistência aos familiares pode ser estabelecida usando-se os princípios de Travelbee, pois oferecem aporte teórico oportuno para ações de enfermagem no contexto do processo de morte e morrer
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    Artigo
    Dialogando saberes entre universidade e escola: relato de experiência
    (2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Santos, Shirleíze Mariane Pereira
    A educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freire ano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveis
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    Artigo
    A vivência discente na formação em saúde nos espaços extramuros universitários
    (Research, Society and Development, 2020) Almeida Júnior, José Adailton da; Lira, Jayara Mikarla de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Vieira, Henry Walber Dantas; Fernandes, Maria Neyrian de Fatima
    A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, demandou um novo modelo de promoção à saúde, o que exige um perfil diferenciado na educação dos profissionais de saúde através do compromisso com os princípios e diretrizes do SUS e com o cuidado além do processo patológico. O SUS passa a ser norteador na educação dos profissionais de saúde, o que exige das instituições de ensino superior voltar a formação em saúde para o compromisso com a realidade sócio-sanitária. Este estudo tem como objetivo avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionadas pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de grupos focais submetidos à técnica de análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEQ. Os discursos dos discentes emergiram de experiências sensíveis e reconhecedoras da relevância da integralidade do cuidado e do trabalho em equipe para uma assistência mais ampla a população. Conclui-se que através de transformações nas estruturas curriculares norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde permitem que vivências como a SACI integrem a formação dos profissionais de saúde e contribuam para uma mudança no fazer saúde
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