Navegando por Autor "Silva, Flávia Rayonara Santana da"
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Artigo Aprendizado sobre envelhecimento humano na ótica de discentes de enfermagem(Research, Society and Development, 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Santos, Maxsuel Mendonça dos; Gomes, Shirleíze Mariane Pereira Santos e; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Lira, Jayara Mikarla de; Medeiros, Jocellem Alves deObjetivo:Analisar as perspectivas de discentes no ensino e aprendizado do processo de envelhecimento humanocom olhar a ação educadora.Metodologia:Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritivo. Sendo constituída por três fases: identificação e seleção de discentes aptos a participar do estudo, entrevistas individuais com roteiro de questões e gravação de respostas e transcrição das falas e respostas na íntegra para agrupamento de pensamentos. Resultados:Foi observado o desenvolvimento do processo ensino e aprendizado em vários aspectos inerentes a esse fenômeno com base nos olhares e subjetividade dos discentes, categorizando classes com âmbitos institucionais, docente, discente e subjetivos ao aprendizado e trabalho profissional no processo de envelhecimento humano. Conclusão: No contexto da pesquisa tornou-se evidente as potencialidades e dificuldades presentes nos aspectos educacionais sobre o processo de envelhecimento a partir da perspectiva discente, proporcionando oportunidade para se compreender como se constitui esse processo de formação e atuação em enfermagemTCC Avaliação da experiência discente com base na vivência extramuros propiciada pela disciplina saúde e cidadania(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-07) Silva, Flávia Rayonara Santana da; Almeida Júnior, José Jailson deO presente estudo tem como pretensão questionar qual a percepção dos acadêmicos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) a respeito da disciplina Saúde e Cidadania (SACI) em sua formação. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa a partir de levantamento de dados. A coleta de dados realizou-se por meio de grupos focais, com discentes da área da saúde na cidade de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte. O processamento dos dados foi feito por meio da Análise Temática de Conteúdo. Da análise empreendida, inferiu-se que as vivências proporcionadas pela SACI permitem um processo de desconstrução de pensamentos e formulação de novas atitudes frente à comunidade em que os estudantes estão inseridos, contribuindo para a percepção do outro como ser social. Desse modo, a pesquisa proporcionar uma reflexão a respeito da importância da vivência extramuros na constituição de futuros profissionais da saúde humanizados, com pensamentos críticos, sensíveis e pautados em princípios éticos, que saibam ouvir, entender e buscar soluções para os problemas sociaisArtigo Contribuições da iniciação à docência na formação em saúde através das vivências nos espaços extramuros na disciplina SACI(Research, Society and Development, 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Lira, Jayara Mikarla de; Santos, Shirleíze Mariane Pereira; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Flor, Loorrana Beatriz da SilvaO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do ser monitor na disciplina Saúde e Cidadania na formação acadêmica dos futuros profissionais da saúde. Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica nas bases de dados eletrônicas Scielo, Google Scholare na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) para uma fundamentação teórica sobre a temática. O banco de dados da pesquisa foi composto por duas etapas, primeiro a análise dos relatórios dos monitores da referida disciplina dos anos 2015e 2016da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), segundo a realização de 4 Grupos Focais entre os meses de maio e junho de 2016, sendo composto por 6 discentes cada. Os grupos focais foram gravados e transcritos na íntegra, originando-se um bancode dados submetido a análise no Software IRAMUTEQ. A exploração dos registros dos relatórios dos monitores da SACI permitiu a construção de uma categoria denominada “Contribuições na formação acadêmica pela vivência na monitoria da SACI". Jáo material obtido pelos grupos focais proporcionou a formação de três categorias temáticas, são estas: A compreensão da disciplina SACI; A experiência no ambiente social e serviços de saúde e o (re)aprender no dia a dia. Os pilares estruturais de todas as universidades são: ensino, pesquisa e extensão. No ensino destaca-se a monitoria, instrumento de melhoria do ensino-aprendizagem na graduação por meio da cooperação mútua entre discente monitor, docente e discentes alvos da monitoria, além de agir como umestímuloparaa iniciação àdocência e para sua valorizaçãoTCC Cuidados Paliativos: relações entre equipe de enfermagem e familiares à luz da Teoria de Travelbee(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-14) Medeiros, Jocellem Alves de; Almeida Jr, José Jailson de; Wanessa Cristina Tomaz dos Santos Barros; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Silva, Flávia Rayonara Santana daObjetivo: identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre sua relação com os familiares de neonatos e crianças que se encontram em cuidados paliativos. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediatria de uma maternidade pública do Rio Grande do Norte, com 17 profissionais de enfermagem, por meio de entrevista semi-estruturada. Após transcritos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e interpretados à luz da Teoria das Relações Interpessoais de Travelbee. Resultados: Da análise emergiram quatro categorias que indicam a percepção dos participantes acerca do objeto de estudo: “Cuidar e acolher pessoas, sentimentos e histórias”; “Reações em meio a dor: transitar entre a aceitação e o sofrimento”; “Comunicação de más notícias: desafios e estratégias”; “O peso do cuidar e do sofrer”. Considerações Finais: a assistência aos familiares pode ser estabelecida através dos princípios da teoria de Travelbee, pois oferece aporte teórico oportuno para ações de enfermagem no contexto dos cuidados paliativos.Artigo Death and dying of newborns and children: relationships between nursing and family according to Travelbee(FapUNIFESP (SciELO), 2022) Almeida Júnior, José Jailson de; Medeiros, Jocellem Alves de; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Silva, Clara Caroline dos Santos; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos SantosObjetivo: Identificar a percepção da equipe de enfermagem sobre sua relação com familiares de neonatos e crianças que se encontram no processo de morte e morrer. Métodos: Pesquisa qualitativa, realizada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediatria de uma maternidade pública do Rio Grande do Norte, com 17 profissionais de enfermagem, mediante entrevista semiestruturada. Após transcritos, os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e interpretados à luz da teoria das Relações Interpessoais proposta por Travelbee. Resultados: Quatro categorias emergiram da análise: "Cuidar e acolher pessoas, sentimentos e histórias"; "Reações em meio à dor: transitar entre a aceitação e o sofrimento"; "Comunicação de más notícias: desafios e estratégias"; "O peso do cuidar e do sofrer". Considerações finais: A assistência aos familiares pode ser estabelecida usando-se os princípios de Travelbee, pois oferecem aporte teórico oportuno para ações de enfermagem no contexto do processo de morte e morrerArtigo Dialogando saberes entre universidade e escola: relato de experiência(2015) Almeida Júnior, José Jailson de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Santos, Shirleíze Mariane PereiraA educação é um direito nosso garantido pela Constituição Brasileira de 1988. Mas para verdadeiramente exercer o seu papel de formadora de cidadãos éticos e conscientes de seus direitos e deveres, além de capazes de transformarem a sociedade que os circundam, deve ter seu foco no diálogo e na problematização da realidade vivida. Diante dessa necessidade de uma educação dialógica e transformadora da realidade a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro realizaram a interação entre academia e escola. Esse artigo trata-se de um relato de experiência vivenciadas por discentes da UFRN/FACISA no decorrer do desenvolvimento das atividades propostas. As práticas pedagógicas e os diálogos estabelecidos foram baseados no pensamento Freire ano que valoriza o conhecimento dos diversos atores sociais envolvidos. As atividades possibilitaram o empoderamento dos participantes que por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências promoveram a construção de cidadãos mais éticos, crítico e sensíveisArtigo A vivência discente na formação em saúde nos espaços extramuros universitários(Research, Society and Development, 2020) Almeida Júnior, José Adailton da; Lira, Jayara Mikarla de; Silva, Flávia Rayonara Santana da; Vieira, Henry Walber Dantas; Fernandes, Maria Neyrian de FatimaA instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, demandou um novo modelo de promoção à saúde, o que exige um perfil diferenciado na educação dos profissionais de saúde através do compromisso com os princípios e diretrizes do SUS e com o cuidado além do processo patológico. O SUS passa a ser norteador na educação dos profissionais de saúde, o que exige das instituições de ensino superior voltar a formação em saúde para o compromisso com a realidade sócio-sanitária. Este estudo tem como objetivo avaliar a experiência discente na vivência extramuros proporcionadas pela disciplina Saúde e Cidadania (SACI). Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo a partir de grupos focais submetidos à técnica de análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEQ. Os discursos dos discentes emergiram de experiências sensíveis e reconhecedoras da relevância da integralidade do cuidado e do trabalho em equipe para uma assistência mais ampla a população. Conclui-se que através de transformações nas estruturas curriculares norteadas pelos princípios do Sistema Único de Saúde permitem que vivências como a SACI integrem a formação dos profissionais de saúde e contribuam para uma mudança no fazer saúde