Navegando por Autor "Silva, Franciene Dantas da"
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TCC Desafios e possibilidades no processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo – TEA na cidade de Acari/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-03) Silva, Franciene Dantas da; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da CruzA educação inclusiva consiste em um paradigma decorrente de movimentos internacionais que impulsionaram a elaboração de políticas educacionais inclusivas em nosso país. O presente trabalho relata os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar desafios e possibilidades presentes no processo de escolarização de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Também foi norteada pelos seguintes objetivos específicos são: verificar os principais desafios encontrados pelos profissionais de Educação, no que se refere à inclusão de crianças com o TEA e identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos educadores na escolarização de alunos com TEA. Metodologicamente, inscreve-se na Abordagem Qualitativa, do tipo Estudo de Caso e teve como instrumento para a construção de dados a aplicação de um questionário on-line. Foi realizada com quatro educadores que atuam em uma escola pública localizada no município de Acari/RN, que tem alunos com TEA nela matriculados. Os principais autores que embasam o trabalho são: Sassaki (1993); Wing (1997); Silva (2012); Belisário Filho (2010); Assumpção Júnior (2015), Mazzota (2003); Vigotski (2001; 2003). Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas mediante a inclusão da criança com TEA são: a falta de colaboração por parte da família, a inadequação do ambiente escolar, a escassez de material didático, falta de trabalho multidisciplinar e formação deficitária para atuar com pessoas com TEA. Contudo, foi possível perceber que os educadores lançam mão de diferentes estratégias em suas práticas pedagógicas visando à inclusão da aluna com TEA, tais como adequação no planejamento, agrupamentos entre os alunos para favorecer a participação de todos e avaliação flexível e contínua, respeitando o ritmo dos estudantes. Assim, é possível afirmar que há desafios e possibilidades no processo de escolarização de crianças com TEA na escola investigada, sendo ainda necessários investimentos em diferentes dimensões por parte do sistema e dos educadores para a efetivação plena da inclusão escolar.