Navegando por Autor "Silva, Gisely do Amaral"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Leitura, livro ilustrado e crianças com TDAH: uma janela a partir de Ernesto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Silva, Gisely do Amaral; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Souza, Danielle Medeiros de; Cenci, AdrianeEste trabalho de conclusão de curso aborda a relação leitura e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O interesse em desenvolvê-lo parte de experiências pessoais e profissionais com crianças que possuem transtornos globais do desenvolvimento. Tem como objetivo principal analisar o livro ilustrado Ernesto (Blandina e Lollo, 2016), de modo a evidenciar as possibilidades de identificação da criança com TDAH com a sua leitura. De modo específico, pretende-se: a) estudar o personagem principal do livro Ernesto (Franco e Lollo, 2016), considerando a narrativa verbal e visual e b) refletir sobre a qualidade temática, textual e gráfica do livro . Adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e analítica. Para embasar a análise, o estudo recorre às reflexões teóricas e metodológicas de autores renomados, como Amarilha (2000), Cândido (1995), Colomer (2007), Zilberman (2005), Bajard (2007), Coelho (2000), Souza (2011) e Cavalcante (2018) dentre outros. A análise do livro Ernesto evidenciou como a leitura de narrativas ficcionais e ilustradas pode suscitar a identificação estética por meio do texto verbal e das ilustrações, permitindo que a criança com TDAH reconheça o livro como janelas, portas de correr e espelho. Sua temática e o modo como o enredo se desenvolve são cuidadosamente construídos para estimular a reflexão sobre as diferenças.