Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Gisely do Amaral"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Leitura, livro ilustrado e crianças com TDAH: uma janela a partir de Ernesto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Silva, Gisely do Amaral; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Souza, Danielle Medeiros de; Cenci, Adriane
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a relação leitura e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O interesse em desenvolvê-lo parte de experiências pessoais e profissionais com crianças que possuem transtornos globais do desenvolvimento. Tem como objetivo principal analisar o livro ilustrado Ernesto (Blandina e Lollo, 2016), de modo a evidenciar as possibilidades de identificação da criança com TDAH com a sua leitura. De modo específico, pretende-se: a) estudar o personagem principal do livro Ernesto (Franco e Lollo, 2016), considerando a narrativa verbal e visual e b) refletir sobre a qualidade temática, textual e gráfica do livro . Adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e analítica. Para embasar a análise, o estudo recorre às reflexões teóricas e metodológicas de autores renomados, como Amarilha (2000), Cândido (1995), Colomer (2007), Zilberman (2005), Bajard (2007), Coelho (2000), Souza (2011) e Cavalcante (2018) dentre outros. A análise do livro Ernesto evidenciou como a leitura de narrativas ficcionais e ilustradas pode suscitar a identificação estética por meio do texto verbal e das ilustrações, permitindo que a criança com TDAH reconheça o livro como janelas, portas de correr e espelho. Sua temática e o modo como o enredo se desenvolve são cuidadosamente construídos para estimular a reflexão sobre as diferenças.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM